terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O fantasma do Arianismo na Igreja hoje

 

As heresias são como ervas daninhas. Eles continuam voltando. A questão é que eles voltam em formas diferentes. No século IV, o arianismo fazia parte do grande debate sobre a divindade de Cristo e, portanto, a definição da Santíssima Trindade.

No curso que estou ensinando no Instituto Ávila sobre  Como São Bento mudou o mundo, passamos parte da primeira sessão de segunda à noite discutindo a heresia do arianismo. A heresia começou com o ensino de Ário em meados do século III e se espalhou por todo o Império. Missionários da parte oriental do império foram para o norte e as tribos góticas foram convertidas ao arianismo. Em nossa discussão sobre Bento XVI, apontamos como, quando ele era um jovem que estudava em Roma por volta do ano 500, a Itália era governada pelo rei gótico Teodorico, o Grande, que era ariano.

O arianismo se desenvolveu não apenas em um problema teológico, mas em um grande cisma. Os arianos tinham suas próprias igrejas, seus próprios bispos e seus próprios poderes temporais, como Teodorico, apoiando-os. No cerne do arianismo estava uma negação da cristologia niceno. Simplificando, eles acreditavam que Jesus era o “Filho de Deus”, mas ele não era a segunda pessoa da santa e indivisa Trindade que assumiu a carne humana de sua abençoada mãe. Ele era, em vez disso, um ser criado - um semideus e, portanto, subordinado a Deus Pai.

Santo Atanásio, que lutou contra o arianismo, notou que os arianos eram teólogos sutis. Eles usaram uma linguagem ambígua e falavam em termos vagos. Eles estavam mais interessados ​​no cuidado pastoral do que no dogma. Eles também eram, em sua maioria, os mais educados e das classes dominantes. O arianismo era uma forma de cristianismo muito mais confiável. Jesus como um criado subordinado ao Pai era mais palatável intelectualmente do que a doutrina de sangue puro da Encarnação que levou às dificuldades intelectuais da doutrina da Trindade.

Hoje, o Arianismo assume uma forma diferente e chega até nós sob a forma de humanismo. Por 'humanismo' quero dizer aquele sistema de crenças que toma o homem como medida de todas as coisas. Este humanismo é um conglomerado de diferentes crenças modernistas, mas o resumo de tudo isso é materialismo - que este mundo físico é tudo que existe, a história humana é tudo o que importa e o avanço da raça humana neste reino físico é a única coisa que luta para.

O arianismo hoje é uma interpretação do cristianismo de acordo com essa filosofia materialista e humanista. Claramente, Jesus Cristo como o Filho Divino de Deus e a segunda pessoa coeterna da Santíssima Trindade realmente não se encaixa. Em vez disso, Jesus é um bom professor, um rabino sábio, um belo exemplo, um mártir por uma causa nobre. No máximo, ele é um ser humano "tão realizado e auto-realizado que 'se tornou divino'". Em outras palavras, "Jesus é um ser humano tão completo que nos revela a imagem divina na qual todos fomos criados - e, portanto, nos mostra como é Deus". Em certo sentido, essa “divinização” aconteceu a Jesus como resultado das graças que recebeu de Deus, da vida que levou e dos sofrimentos que suportou.

A diferença entre Ário e os hereges modernos é que Ário foi realmente explícito em seus ensinamentos. Os hereges modernos, não. Eles habitam nossos seminários, nossos mosteiros, nossas casas paroquiais e presbitérios. Eles são o clero modernista que domina as principais denominações protestantes e que também são numerosos dentro da Igreja Católica. Eles não são uma seita ou denominação separada. Em vez disso, eles infestam a verdadeira igreja como um parasita horrível.

Muitos deles nem mesmo sabem que são hereges. Eles foram mal catequizados desde o início. Suas crenças sobre Jesus Cristo permaneceram confusas e fora de foco. Eles mantêm suas crenças em uma névoa sentimental na qual vagamente sentem que o que acreditam é
"cristão", mas não querem definir isso muito. Isso ocorre porque eles foram ensinados que o dogma é “divisivo”. Eles deliberadamente mantêm suas crenças vagas e focam nas “preocupações pastorais” para evitar as questões difíceis. Eles foram ensinados que o dogma faz parte de uma era anterior na igreja e que amadurecemos e partimos desse tipo de questão minuciosa. “Deus, afinal, não pode ser colocado em uma caixa. Ele é maior do que tudo isso ... "

A Virgem Maria então se torna "Uma boa e pura moça judia que lidou com sua gravidez não planejada com grande coragem e fé". A crucificação se torna "A trágica morte de um jovem e corajoso lutador pela paz e pela justiça". A ressurreição significa que, "De alguma forma misteriosa, ao seguir seus ensinamentos, os discípulos de Jesus continuaram a acreditar que ele estava vivo em seus corações e na história."

Agora, o que realmente me interessa é que esses arianos modernos (e tenho certeza que o mesmo pode ser dito da versão do século IV) não são pecadores perversos e imundos. Eles são boas pessoas. Eles são pessoas articuladas e educadas. Eles são pessoas abastadas. Eles são pessoas bem conectadas. Eles são pessoas "cristãs" boas, sólidas e respeitáveis. Caramba, até mesmo os imperadores eram arianos em seus dias. Eles são as pessoas no topo da hierarquia socioeconômica. Além disso, sua versão ariana da fé parece muito mais razoável, sensível e crível do que a ortodoxia intelectualmente escandalosa de Atanásio, Basílio e Gregório e da igreja histórica através dos tempos.

Quero manter a fé histórica de Nicéia com Atanásio, Basílio e Gregório e com os santos e mártires ao longo dos tempos. Não me importo nem um pouco se o mundo pensa que essa fé é "antiga" ou "esquisita" ou "infelizmente rígida" ou "dogmática demais" ou "inacessível aos cristãos modernos". Os arianos provavelmente fizeram todos esses mesmos argumentos também.

Eu afirmo o Credo Niceno e não me importo de dizer "consubstancial com o Pai" e mantenho a clareza e simplicidade das palavras e não acho que elas precisam ser "reinterpretadas".

 

Fonte - dwightlongenecker

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...