sábado, 30 de setembro de 2023

O Que Significa Crer na Igreja?

Série visita Basílica de São Pedro, em Roma, nesta quinta (10/10)  Institucional - EBC

Basílica de São Pedro, em Roma.

 

 

Por Gabriel Mesquita

 

Toda vez que rezamos o Credo, afirmamos que cremos na Santa Igreja. Muitas vezes, porém, não se compreende o que isso que dizer. Obviamente, essa afirmação não significa apenas que cremos que existe uma igreja estruturada com uma hierarquia (Papa, bispos, e padres), templos e ritos. Essas coisas visíveis não precisam da Fé para serem percebidas, até um ateu, pagão e protestante as constatam. No entanto, sabemos que a Fé é uma certeza a respeito do que não se vê (Hb 11,1). Então, o que esse artigo do Credo significa?

            Antes de tudo, dizer crer na Igreja é crer na Divindade da Igreja. Crer naquilo que é invisível através daquilo que é visível na Igreja. Crer na Igreja é aceitar que Jesus Cristo é seu Fundador, que ela foi, é e será assistida sempre pelo Espírito Santo. Conclui-se disso que sua Doutrina é a Verdade e sua Moral é que diferencia o Bem do Mal e que ambas por serem reveladas por Deus nunca podem ser alteradas porque Ele não muda.

            Crer na Igreja significa que, além de sua Doutrina e Moral serem eternamente verdadeiras e boas, os seus Sacramentos santificam verdadeiramente (quando recebidos com a disposição suficiente). É crer que quando se pronuncia “Eu te batizo em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” e se jorra água em um batizando, são lhe perdoados os pecados atuais e apagado o pecado original, apesar da invisibilidade desse efeito. É crer que Cristo se sacrifica misticamente quando um sacerdote pronuncia as palavras da consagração e que as aparências de pão e vinho se tornam verdadeiramente o Corpo e Sangue de Cristo.

            Infelizmente, é necessário constatar que a maioria dos que se dizem católicos, inclusive grande parte dos que confessam de boca para fora esse artigo todo domingo na missa, não crê verdadeiramente na Igreja. Na realidade, até expressiva parte de bispos e cardeais não crê nela mais.

            Portanto, neste tempo de grave crise, faz-se mister que se conheça a Doutrina Católica. Recomenda-se para este fim a leitura do Catecismo de São Pio X, o mais claro e de fácil leitura mesmo para quem não tem nenhuma instrução religiosa (católica). Antes disso, deve-se rezar porque a Fé é um dom de Deus e o simples fato de conhecer a Doutrina não implica obrigatoriamente que ela será aderida, mas nossa vontade obstinada pode negá-la por causa de nossos vícios.

            Por fim, rezemos sempre o Ato de Fé que se encerra da seguinte maneira: Creio em tudo o mais o que crê e ensina a Santa Igreja Católica Romana, porque Deus, Verdade Infalível, lh’o revelou e, nesta Crença, quero viver e morrer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente artigo. O autor Gabriel Mesquita descreve muito bem sobre como devemos crer na Igreja no seu caráter divino de Esposa Mística de Cristo Nosso Senhor. Salve Maria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...