quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A TRINDADE SANTA

  Por João Batista

O Espírito Santo de Deus inspirou-me a escrever sobre a Trindade porque com certeza existe muito crente que ainda não acredita na existência do Deus vivo criador de todas as coisas que se faz presente em três, PAI, FILHO e ESPIRITO SANTO. Somente pela fé que é um dom de Deus, iremos entender que o Corpo de Cristo é a Igreja onde o próprio FILHO é a cabeça e o ESPIRITO SANTO conduz o Corpo em conjunto com todos os seus membros. Tenho certeza que muitos não acreditam por não entenderem. Como pode três ser uma só pessoa? Estudando através do Espírito Santo, com certeza Ele nos dá a sabedoria necessária para entender e acreditar nesta verdade de fé: Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação, e ser-lhe-á dada.
(Tiago 1,5).
Para se entender a verdade da Santíssima Trindade necessitamos de sabedoria, não a sabedoria do mundo, mas a de Deus. Se com simplicidade, fé e desejo de conhecer as verdades de Deus, pedirmos a sabedoria necessária sem vacilar, porque: O homem que vacila assemelha-se à onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro. (Cf. Tiago 1, 6b). Com certeza Ele (Deus), nos dá.
A Palavra de Deus narra que: No principio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gênesis 1, 1-2). Notemos que nestes dois primeiros versículos da Bíblia a Trindade Santa está presente: Deus que criou os céus e a terra, Jesus palavra de Deus que tudo cria e, na plenitude dos tempos encarnasse no mundo, e o Espírito Santo de Deus que como a Bíblia narra; e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.  
Quando Deus criou o homem Ele disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.
(Gênesis 1, 26a). É bem provável que quando Deus criou todas as coisas, o exercito celeste, ou seja, os anjos estavam presentes, mas somente a Deus é dado o poder de criar logo podemos entender através do seu Espírito que quando Deus diz: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, Ele diz para si mesmo que é ao mesmo tempo, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Muitos entendem que este; Façamos refere-se ao exercito celeste, entendem assim por não buscarem a sabedoria divina, e se buscam, com certeza o buscam vacilando, pois: Não pense, portanto, tal homem que alcançará alguma coisa do Senhor, pois é um homem irresoluto, inconstante em todo o seu proceder.
(Tiago 1, 7-8). 
 Na plenitude dos tempos Deus vem ao encontro da criação através do seu Filho Jesus. A Palavra de Deus, o próprio Deus encarna-se no meio de nós: No principio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (Jo 1, 1-5).
E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. (Jo 1,14).
Jesus manifesta esta verdade a seus apóstolos quando diz: Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.
(Jo 14, 7). Jesus sabia que eles ainda não tinham compreendido que Ele, o Pai e o Espírito Santo são uma só pessoa e acontece o maravilhoso diálogo: Disse-lhe Filipe: “Senhor mostra-nos o Pai e isso nos basta”. (Jo 14, 8). Era o que Jesus precisava para começar a mostrar aos seus apóstolos que Ele, o Pai e o Espírito Santo são uma só pessoa; tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: mostra-nos o Pai... Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Crede-me; estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras. (Jo 14, 9-11).
A condição para que Jesus peça ao Pai que envie o seu Espírito é que o amem e guardem os seus mandamentos. (Cf. Jo 14, 15-16).  O próprio Jesus fala: Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós. (Jo 14,18).  A condição para sermos templo do Espírito Santo é amar Jesus, e amando guardaremos a sua Palavra e nos tornaremos morada da Trindade Santa: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. (Jo 14, 23). Não tenhamos duvidas que somente aceitando Jesus Cristo verdadeiramente, guardando a sua Palavra é que nos tornamos morada da Trindade Santa.
Enquanto Jesus ainda estava com seus apóstolos, antes de morrer e ressuscitar, antes de ser glorificado Ele falava tudo isso a eles, ao partir para junto do Pai é o Espírito da verdade que irá ensinar todas as coisas e recordar tudo o que Jesus disse: “Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito”. (Jo 14, 25-26).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...