sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Reflexão 33º Domingo do Tempo Comum

[comdeus]
 
alt
Muitas vezes queremos escapar de certas reflexões do evangelho pelo comprometimento que ele nos oferece, mas é Palavra de Deus. Sabemos que Jesus assumiu nossa condição humana, se fez homem em tudo, exceto no pecado, para nos libertar da morte eterna proporcionando a volta do homem na amizade com Deus e conseqüentemente a Vida Eterna. Mas por outro lado sua missão ainda não acabou. Jesus veio pagou o preço de nossos pecados na cruz e em sua ressurreição nos trouxe a vida eterna e com isso venceu o Demônio e a morte. De tal forma que nosso mundo material que estava entregue ao mal foi resgatado por Jesus, mas Jesus ainda não tomou posse de sua conquista e isso vai acontecer no último dia em sua vinda gloriosa, na Parusia, no dia do juízo final. Assim neste tempo subsiste no mundo a Graça conquistada por Cristo e o mal com suas concupiscências que tenta arrastar o homem para a morte eterna.

Este período que é o tempo da Igreja onde acontece o resgate por Deus de seus eleitos pelo sangue de Jesus derramado na cruz e o tempo do Espírito Santo em santificar os que pertencem a Deus para que os planos d’Ele sejam realizados. Tempo difícil. Muitos mistérios que foram revelados, mas ainda não foram entendidos em sua plenitude e talvez nem seja entendido, mas será vivido, pois é certo que o Senhor virá para julgar os vivos e os mortos.
É sobre isso que a primeira leitura nos diz. Que será a alegria daqueles que esperam a salvação e a glória junto com Deus. Será um tempo difícil para os que estão longe de Deus, mas para os inscritos no livro de Deus será uma plenitude sem fim. Porque foram salvos. É nisto que nos dá a certeza na segunda leitura quando Hebreus nos diz sobre o sacrifício de Jesus: “Porque, com uma única oblação, Ele tornou perfeitos para sempre os que Ele santifica. Onde há remissão dos pecados, já não há necessidade de oblação pelo pecado”. “Os que ele santifica”. São todos os que ouvem a voz do Senhor e se rendem ao seu chamado, os que renunciam tudo na vida e colocam Jesus como o centro e tudo o que a vida oferece só será aceito se estiver conforme a vontade ao Senhor. Estes são seus servos que ouvem a voz de seu Senhor e dão a vida para servir e segui-lo pelas sendas deste mundo que passa.
Portanto temos que refletir sobre nossa entrega a Jesus, que não seja algo displicente, indiferente, negligente. Em que certas horas vivemos a fé e em outros momentos vendemos Jesus por menos de trinta moedas – Judas vendeu por trinta moedas – em nossos pecados, negócios, prostituições em cenas eróticas pela TV e filmes e em muitos casos entregando a própria luxuria e tantas outras formas de pecado. Como será que está a balança de nossos atos? Se Jesus viesse neste momento como estaríamos em nosso julgamento? Que cada um examine-se a si mesmo e procure recuperar o tempo perdido. É bom começar pelo exame sincero dos pecados e uma boa confissão, comunhão e lutar na oração pessoal para ficar em estado de graça. Não é difícil, se fosse Jesus teria nos dado outro caminho para nos mantermos na santidade. De outro lado Ele nos deu o Espírito Santo do qual somos templos. Peçamos ao Mestre de nossa alma que nos direcione no caminho da santidade no amor ao próximo servindo a Deus no irmão.
São João nos diz: “Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”. (I Jo 2,1)
Graças sejam dadas a Deus que nos deu um grande Salvador.

Antonio ComDeus

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...