segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Eucaristia... Segunda união!

Casais de segunda união podem comungar? - YouTube

 
Por João Batista
 

O sínodo que irá acontecer em outubro (2014)próximo, debaterá entre outros temas, a eucaristia para os casais de segunda união. Muitos acham que a Igreja é radical, que a Igreja não é mãe por "proibir" aos divorciados a eucaristia, mas se analisarmos através do que nos fala a Palavra de Deus (bíblia), fica fácil entender o porquê da proibição.
O matrimônio é um sacramento porque foi instituído por Cristo. Mas como assim se o mesmo já existia antes de Cristo se encarnar? Explico; Antes era permitido dar carta de alforria (carta de divórcio), por causa da dureza de coração, Jesus Cristo diz que antes porém, não era assim, vejamos. Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério. (Mt 5, 31s)
Jesus Cristo diz que não veio para abolir a lei, mas sim nos levar à perfeição.
Jesus institui o sacramento do matrimônio quando se dirige aos discípulos e diz: Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério. (Mt 19, 9), o matrimônio só não é válido quando se trata de um falso matrimônio, quando nunca existiu, do contrário, é válido, indissolúvel. Atente para as Palavras de Jesus... EU VOS DECLARO, ou seja, EU DETERMINO.     
Onde se concluí que quando divorciado e "casado" novamente, a pessoa encontra-se em pecado mortal, em adultério, pois que não está em conformidade com o que foi determinado por Cristo, logo, não está apto para receber o Pão do céu (eucaristia).  
Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus. Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. (Mt 5, 17-20)

Portanto, se o casamento não deu certo e um dos conjugues resolve se separar, que o outro viva o celibato, isso não será nada fácil a não ser que você tenha no coração o desejo de assim viver, acredite, Deus lhes dará a graça para suportar tal situação (celibato). 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...