segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

"Que a homilia seja breve! Por favor, não mais de 10 minutos!"

[infovaticana]
Por Fernando Beltrán

"E aquele que entrega a homilia deve estar ciente de que ele não está dizendo algo dele, ele está pregando, dando voz a Jesus, ele está pregando a Palavra de Jesus. E a homilia deve estar bem preparada, tem que ser breve, breve! Foi o apelo do Papa na catequese nesta manhã, no qual ele falou do evangelho e da homilia".



Na audiência geral desta manhã, que aconteceu às 9h35 no Salão Paul VI do Vaticano, o Santo Padre reuniu-se com grupos de peregrinos e fiéis da Itália e de todo o mundo. O Papa continuou a catequese na Santa Missa falando sobre a Liturgia da Palavra, concentrando-se neste tempo no tema Evangelho e homilia .
Depois de resumir o seu discurso em diferentes línguas, o Santo Padre saudou em particular os grupos dos fiéis presentes. Ele então lançou um apelo para o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico, que se celebra hoje em dia, na memória litúrgica de São Joséfina Bakhita e para a XXIII edição dos Jogos Olímpicos de Inverno que se abrem em Pyeongchang, Coréia. Sul, sexta-feira, 9 de fevereiro.  
A audiência geral terminou como sempre com a música do Pater Noster e a Bênção Apostólica. Oferecemos-lhe o discurso completo do Papa. Catequese do Santo Padre
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Continuamos com a catequese na santa missa. Chegamos às leituras.
O diálogo entre Deus e seu povo, desenvolvido na Liturgia da Palavra na Missa, atinge o ponto culminante na proclamação do Evangelho. É precedida pela canção do Alleluia - ou, na Quaresma, outra aclamação - com a qual "a assembleia dos fiéis acolhe e cumprimenta o Senhor que o falará no Evangelho" [1] Como os mistérios de Cristo iluminam toda a revelação bíblica, assim, na Liturgia da Palavra, o Evangelho é a luz para entender o significado dos textos bíblicos que a precedem, tanto o Antigo como o Novo Testamento. Na verdade, "Cristo é o centro e a plenitude de toda a Escritura, e também de toda celebração litúrgica" [2] Jesus Cristo sempre está no centro, sempre.
Portanto, a mesma liturgia distingue o Evangelho das outras leituras e o rodeia com uma honra e uma veneração particular [3] Com efeito, apenas o ministro ordenado pode lê-lo e, quando ele termina, beija o livro; devemos levantar-se para ouvi-lo e fazemos o sinal da cruz na testa, na boca e no peito; Velas e incenso honram Cristo que, através da leitura evangélica, ressoa sua palavra efetiva. Através destes sinais, a assembleia reconhece a presença de Cristo que anuncia a "boa notícia" que converte e transforma. É um diálogo direto, conforme atestado pelas aclamações com as quais a proclamação é respondida: "Glória a você, Senhor", ou "Louvado, Cristo". Nós nos levantamos para ouvir o Evangelho: é Cristo quem nos fala, lá. E é por isso que prestamos atenção, porque é uma conversa direta. É o Senhor quem nos fala.
Assim, na missa não lemos o Evangelho para saber como as coisas se foram, mas ouvimos o Evangelho para tomar consciência do que Jesus fez e disse uma vez; e essa Palavra está viva, a Palavra de Jesus que está no Evangelho está viva e atinge meu coração. É por isso que ouvir o Evangelho é tão importante, com um coração aberto, porque é uma Palavra viva. Santo Agostinho escreve que "a boca de Cristo é o Evangelho". [4] Ele reina no céu, mas não pára de falar na terra". Se é verdade que na liturgia "Cristo continua a proclamar o Evangelho" [5], deduz-se que, ao participar da missa, devemos dar uma resposta. Nós ouvimos o Evangelho e temos que responder com a nossa vida.
Para que a mensagem dela chegue, Cristo também usa a palavra do sacerdote que, depois do Evangelho, pronuncia a homilia [6] Vigormente recomendado pelo Concílio Vaticano II como parte da mesma liturgia [7], a homilia não é um discurso de circunstâncias, nem uma catequese como a que estou fazendo agora - nem uma palestra, nem uma lição: a homilia é outra coisa. O que é a homilia? É "um retorno a esse diálogo que já está estabelecido entre o Senhor e seu povo", [8] para que encontre sua realização na vida. A autêntica exegese do Evangelho é a nossa vida santa! A palavra do Senhor termina sua carreira se tornando carne em nós, traduzindo em obras, como aconteceu em Maria e nos santos. Lembre-se do que eu disse a última vez, a Palavra do Senhor entra pelos ouvidos, atinge o coração e vai às mãos, às boas obras. E também a homilia segue a Palavra do Senhor e faz esta jornada para nos ajudar a que a Palavra do Senhor alcance as mãos através do coração.
Já discuti o tema da homilia na Exortação Evangelii Gaudium, onde lembrei que o contexto litúrgico "exige que a pregação oriente a assembléia e também o pregador para uma comunhão com Cristo na Eucaristia que transforma a vida." [9]
Aquele que pronuncia a homilia deve cumprir seu ministério - aquele que prega, o sacerdote, o diácono ou o bispo - oferecendo um verdadeiro serviço a todos os que participam da missa, mas aqueles que a escutam devem fazer sua parte. Em primeiro lugar, prestar a devida atenção, isto é, assumir a disposição interior, sem pretensões subjetivas, sabendo que cada pregador tem seus méritos e limites. Se às vezes há razões para se aborrecer pela longa homilia, não centrada ou incompreensível, outras vezes é um preconceito que constitui um obstáculo. E aquele que entrega a homilia deve estar ciente de que ele não está dizendo algo dele, ele está pregando, dando voz a Jesus, ele está pregando a Palavra de Jesus. E a homilia deve estar bem preparada, tem que ser breve, breve! Um padre me disse que já havia ido a outra cidade onde seus pais viviam e seu pai havia dito: "Você sabe? Estou feliz porque meus amigos e eu encontramos uma igreja onde ele diz massa sem homilia ". E quantas vezes vemos que durante a homilia alguns adormecem, outros batem ou saem para fumar um cigarro... Portanto, por favor, deixe a homilia ser breve, mas esteja bem preparada. E como é preparada uma homilia, queridos sacerdotes, diáconos, bispos? Como se prepara? Com a oração, com o estudo da Palavra de Deus e fazendo uma síntese clara e breve; Não precisa durar mais de dez minutos, por favor. 
Em conclusão, podemos dizer que na Liturgia da Palavra, através do Evangelho e da homilia, Deus dialogue com seu povo, que o escutam com atenção e veneração e, ao mesmo tempo, reconhecem-no como presente e ativo. Se, portanto, ouvimos as "boas novas", ela nos converterá e nos transformará para que possamos mudar-nos e o mundo. Por quê? Porque a Boa Nova, a Palavra de Deus entra através dos ouvidos, vai ao coração e alcança as mãos para fazer boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...