domingo, 27 de fevereiro de 2022

Pachamama fez isso

Pachamama 

 

Por Eric Sammons

 

Quando a história do Covid for contada um dia, os historiadores especularão sobre a causa do próprio vírus e a reação mundial a ele. A arrogância de brincar com a natureza em nossos laboratórios certamente será mencionada. Muitos historiadores provavelmente enfatizarão as implicações sociológicas do medo em grande escala. E é claro que não se pode ignorar o crescente autoritarismo que encontrou uma faísca para acender seu pavio. 

No entanto, o que acredito ser a causa raiz provavelmente permanecerá oculto: Pachamama. 

Você leu corretamente: acredito que a pandemia de Covid e a horrível resposta a ela foram causadas diretamente pela veneração desse ídolo pagão no Vaticano por prelados, padres e leigos. Em outubro de 2019 um falso ídolo foi criado no coração da Igreja Católica, e logo depois todo o inferno começou na terra. 

Bispos em todo o mundo trancaram as portas de nossas igrejas. Aos moribundos foram negados os Últimos Ritos. Os católicos não conseguiam encontrar padres para ouvir confissões. Os governos forçaram os cidadãos a confinar. As crianças eram mascaradas à força durante horas todos os dias. Os não vacinados eram tratados como leprosos. Proprietários de pequenas empresas perderam o trabalho de sua vida com o golpe da caneta de um governador. 

Isso teria acontecido se Pachamama tivesse sido mantida fora de Roma? Eu penso que não.

As justificativas para o incidente de Pachamama são fracas. Disseram-nos que era na verdade a Santíssima Virgem Maria, a suposta “Nossa Senhora da Amazônia”. Então nos disseram que na verdade era Pachamama, mas que não era venerada como um ídolo. Foi apenas um ato de inculturação. Isso pode ter enganado alguns católicos ingênuos, mas Deus não é ridicularizado.  

Agora, para pessoas modernas e sofisticadas, eu sei que culpar a Pachamama pelo Covid parece um absurdo. Afinal, pessoas com mestrado em teologia não deveriam pensar assim. Devemos entender que Deus é um Deus amoroso e que o mundo não funciona de maneiras tão simplistas. Temos uma compreensão científica do mundo agora, e sabemos que algumas pessoas reunidas em torno de um pequeno objeto de madeira não podem impactar o resto do mundo, certo?

Os antigos judeus teriam zombado de nosso ceticismo. Mesmo uma leitura superficial do Antigo Testamento mostra que os antigos israelitas (ou pelo menos os autores sagrados) viam uma conexão direta entre infidelidade (particularmente idolatria) e problemas mundanos. E, inversamente, quando os israelitas eram fiéis, seguia-se a prosperidade terrena.

Este não é um Evangelho de Proto-Prosperidade. Se você orar muito, você não vai milagrosamente ganhar um milhão de dólares, e se você contar uma mentira no trabalho, você não vai ser acometido de câncer de repente. Mas os israelitas acreditavam que se o povo de Deus O rejeitasse da maneira dramática e clara que é idolatria, Ele poderia muito bem negar Sua proteção a eles. 

Para que não canalizemos nosso interior Marcião e pensemos que tais crenças seriam descartadas com a vinda de Cristo, São Paulo diz aos romanos que para aqueles que “trocaram a glória do Deus imortal por imagens semelhantes ao homem mortal ou pássaros ou animais ou répteis”, Deus “entregou-os” à sua impureza e pecado. Mais especificamente, São Paulo diz que “a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e maldade dos homens” (cf. Romanos 1:18-32). A ira de Deus não desapareceu após a Ressurreição.

Muitos católicos hoje resistem a associar o pecado a eventos terríveis, a menos que estejam diretamente relacionados, como um homem assassinando sua esposa. Afinal, Cristo deixou claro que alguém nascido com um defeito físico, como a cegueira, não era devido aos seus pecados ou aos pecados de um de seus pais: “Não foi que este homem pecou, ​​ou seus pais, mas que o obras de Deus se manifestassem nele” (João 9:2-3). Em outras palavras, Deus não puniu o homem com cegueira porque ele ou seus pais fizeram algo errado.

No entanto, as pessoas muitas vezes interpretam mal as palavras de Cristo para significar que nossos pecados não podem causar coisas ruins não relacionadas. Não é isso que as palavras de Nosso Senhor significam. Ele está deixando claro que, embora os defeitos naturais sejam parte deste mundo caído, nossos pecados específicos não são a causa de defeitos naturais específicos, como cegueira ou surdez. Mas isso não significa que grandes eventos ruins não estejam relacionados aos nossos pecados  corporativos.

Hoje, muitos de nós percebem Deus como um pai excessivamente indulgente, alguém que olha para os nossos pecados de outra maneira. Este não é o Deus da Bíblia, no entanto. Sim, o verdadeiro Deus está sempre disposto a perdoar nossas transgressões – quando nos achegamos a Ele – mas Ele não evita consequências negativas para nossas ações. O pai do filho pródigo deixou seu filho chafurdar com os porcos para que ele pudesse reconhecer seus pecados.

Então, qual é a conexão entre nossos pecados corporativos e o mal que ocorre no mundo? Como São Paulo aludiu, Deus pode, e muitas vezes o faz, reter Sua proteção quando O rejeitamos. E uma coisa que as Sagradas Escrituras deixam claro é que a idolatria é a pior forma de rejeitá-lo. O Primeiro Mandamento de não ter outros deuses diante de Deus é o primeiro por uma razão, porque é o mais importante. A idolatria é a rejeição definitiva de Deus e, como já observei, Deus não se deixa escarnecer.

Talvez Deus não tivesse permitido que o vírus Covid escapasse de um laboratório de Wuhan. Talvez ele tivesse permitido que os líderes do governo reconhecessem e promovessem tratamentos precoces para o Covid que foram suprimidos. Talvez Deus tivesse permitido que os líderes da Igreja entendessem melhor a devastação espiritual que seria causada por uma reação de medo e lhes dado coragem. Talvez, talvez, talvez. 

Deus retém Sua proteção não por ira rancorosa, mas por um senso de misericórdia. Quando nos tornamos tão arrogantes e indisciplinados que brincamos com a idolatria em nossos lugares mais sagrados, precisamos ser humildes. Precisamos ver como é o mundo quando seguimos falsos deuses em vez do verdadeiro Deus. E é assim: dor, desespero, sofrimento e desolação espiritual. Líderes religiosos que nos abandonam e líderes políticos que nos odeiam. Essa é a consequência natural da idolatria.

Colocar o mal feito em nome da Covid nos últimos dois anos aos pés da Pachamama não desculpa quem executou esse mal. As pessoas ainda são responsáveis ​​por seus pecados e têm livre arbítrio para escolher o bem sobre o mal. Mas as graças necessárias para prevenir o mal em grande escala podem muito bem ter sido retidas para que pudéssemos ser humilhados e reconhecer nossa necessidade desesperada de Deus.

Então o que nós podemos fazer? Como podemos sair dessa bagunça que criamos? Reparação. Os católicos devem reparar os pecados da idolatria, particularmente a veneração à Pachamama. Os católicos leigos individuais e o clero devem fazê-lo. Mas acima de tudo, nossos bispos – e nosso papa – devem fazer essa reparação. Implore por perdão por zombar de Deus. Peça-lhe misericórdia. Oração, penitência, pano de saco e cinzas: este é o caminho para um povo pecador e idólatra.

Então talvez, apenas talvez, Deus permita que a loucura do Covid termine, total e completamente.

 

Fonte - crisismagazine 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...