terça-feira, 31 de outubro de 2023

Céu, morte, purgatório. O que são os Novíssimos?

Alguns ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica sobre o bom costume de rezar pelos familiares e amigos falecidos, especialmente indicados para serem considerados no mês de novembro.

El cielo, la muerte, el purgatorio. ¿Qué son los Novísimos?
A morte de São José, pai adotivo de Jesus.

 

Nos Livros Sagrados, as coisas que acontecerão ao homem no final de sua vida, morte, julgamento, destino eterno: céu ou inferno são chamadas de Mais Novas. A Igreja os torna presentes de maneira especial durante o mês de novembro. Através da liturgia, os cristãos são convidados a meditar sobre estas realidades. 

1. O que existe depois da morte? Deus julga cada pessoa pela sua vida? 

O Catecismo da Igreja Católica ensina que “a morte põe fim à vida do homem como um tempo aberto à aceitação ou rejeição da graça divina manifestada em Cristo”, em um julgamento particular que remete sua vida a Cristo, seja através da purificação, seja para entrar imediatamente na bem-aventurança do céu, ou para condenar-se imediatamente para sempre. Neste sentido, São João da Cruz fala do julgamento particular de cada pessoa como se dissesse que “à tarde te examinarão com amor”. Catecismo da Igreja Católica, 1021-1022.  

São Josemaria 

Tudo está consertado, menos a morte... E a morte conserta tudo. Sulco, 878.  

Enfrente a morte, sereno! Assim te quero. Não com o estoicismo frio dos pagãos; mas com o fervor do filho de Deus, que sabe que a vida é mudada, não tirada. Morrer?... Viver! Sulco, 876. 

Não faça da morte uma tragédia para mim, porque não é. Somente as crianças que não amam não ficam entusiasmadas em conhecer os pais. Sulco, 885. 

O verdadeiro cristão está sempre pronto para comparecer diante de Deus. Porque, a cada momento, se ele luta para viver como homem de Cristo, está preparado para cumprir o seu dever. Sulco, 875. 

Achei engraçado que você fale da 'conta' que Nosso Senhor lhe pedirá. Não, para você ele não será Juiz – no sentido austero da palavra – mas simplesmente Jesus. –Esta frase, escrita por um santo Bispo, que consolou mais de um coração atribulado, pode muito bem consolar o seu. Estrada, 168.

2. Quem vai para o céu? Como é o céu?  

O céu é “o objetivo final e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado supremo e definitivo de bem-aventurança”. São Paulo escreve: “Os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem se passou pela mente do homem as coisas que Deus preparou para aqueles que o amam”. (1Cor 2, 9). 

Depois do julgamento particular, aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus e são perfeitamente purificados vão para o céu. Eles vivem em Deus, eles o veem como ele é. Eles estão para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, gozam da sua felicidade, do seu Bem, da Verdade e da Beleza de Deus. 

Esta vida perfeita com a Santíssima Trindade, esta comunhão de vida e de amor com Ela, com a Virgem Maria, com os anjos e com todos os bem-aventurados chama-se céu. Foi Cristo quem, através da sua morte e ressurreição, nos «abriu o céu». Viver no céu é “estar com Cristo” (cf. Jo 14,3; Fp 1,23; 1Ts 4,17). Quem chega ao céu vive “Nele”, ainda mais, encontra ali a sua verdadeira identidade. Catecismo da Igreja Católica, 1023-1026. 

São Josemaria  

Os homens mentem quando dizem “para sempre” em coisas temporárias. Somente o “para sempre” da eternidade é verdadeiro, com verdade total. –E é assim que você tem que viver, com uma fé que te faz sentir os sabores do mel, a doçura do céu, quando você pensa nessa eternidade, que é para sempre! Forja, 999.  

Pense em quão agradável é a Deus Nosso Senhor o incenso que se queima em sua homenagem; Pense também em como valem as pequenas coisas na terra, que assim que começam já acabam... Por outro lado, um grande Amor te espera no Céu: sem traição, sem engano: todo o amor, toda a beleza , toda a grandeza, toda a ciência...! E sem enjoar: vai te satisfazer sem saciar. Forja, 995. Se transformarmos projetos temporários em metas absolutas, cancelando do horizonte a morada eterna e o propósito para o qual fomos criados – amar e louvar ao Senhor, e depois possuí-Lo no Céu – as tentativas mais brilhantes se transformam em traições, e até em veículo para degradar criaturas. Lembre-se da sincera e famosa exclamação de Santo Agostinho, que tantas amarguras viveu enquanto não conhecia a Deus, e buscou a felicidade fora Dele: Tu nos criaste, Senhor, para sermos teus, e o nosso coração está inquieto, até que descanse em Você! Amigos de Deus, 208  

Na vida espiritual, muitas vezes é preciso saber perder, na terra, para ganhar no Céu. –É assim que você sempre vence. Forja, 998.

3. O que é o purgatório? É para sempre?  

Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, embora tenham a certeza da sua salvação eterna, passam pela purificação após a morte, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu. A Igreja chama esta purificação final dos eleitos de purgatório, que é completamente diferente da punição dos condenados.  

Este ensinamento também é apoiado pela prática da oração pelos mortos, da qual a Escritura já fala: “Por isso [Judas Macabeu] ordenou que este sacrifício expiatório fosse feito em favor dos mortos, para que fossem libertos do pecado”. (2M 12, 46). Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em particular o sacrifício eucarístico (cf. DS 856), para que, uma vez purificados, pudessem alcançar a visão beatífica de Deus. A Igreja também recomenda esmolas, indulgências e obras de penitência em favor dos defuntos. Catecismo da Igreja Católica, 1030-1032. 

 São Josemaria  

O Purgatório é uma misericórdia de Deus, para limpar os defeitos daqueles que desejam identificar-se com Ele. Sulco, 889  

Não queira fazer nada para ganhar mérito, nem por medo das dores do purgatório: tudo, até a menor coisa, de agora em diante e para sempre, insista em fazê-lo para agradar a Jesus. Forja, 1041.  

"Esta é a sua hora e o poder das trevas." –Então, o homem pecador tem a sua hora? –Sim..., e Deus é a eternidade! Estrada, 734. 

4. O inferno existe? 

Significa permanecer separados Dele – do nosso Criador e do nosso fim – para sempre pela nossa livre escolha. Este estado de auto exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados é o que designa pela palavra inferno.  

Morrer em pecado mortal, sem se arrepender e sem aceitar o amor misericordioso de Deus, é escolher este fim para sempre.  

O ensinamento da Igreja afirma a existência do inferno e a sua eternidade. As almas daqueles que morrem em estado de pecado mortal descem ao inferno imediatamente após a morte e ali sofrem as dores do inferno, “fogo eterno”. A principal pena do inferno consiste na separação eterna de Deus, em quem só o homem pode ter a vida e a felicidade para as quais foi criado e às quais aspira. 

Jesus fala frequentemente da Geena e do fogo que nunca se apaga, reservado para aqueles que, até ao fim da vida, se recusam a acreditar e a converter-se, e onde a alma e o corpo podem perder-se. A principal pena do inferno é “a separação eterna de Deus, em quem só o homem pode ter a vida e a felicidade para as quais foi criado e às quais aspira". 

As declarações das Escrituras e os ensinamentos da Igreja a respeito do inferno são um apelo à responsabilidade com que o homem deve usar a sua liberdade em relação ao seu destino eterno. Constituem ao mesmo tempo um apelo urgente à conversão: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ela; mas quão estreita é a porta e quão estreito é o caminho que conduz à Vida!; e são poucos os que o encontram” (Mt 7, 13-14). Catecismo da Igreja Católica, 1033-1036. 

São Josemaria  

Não se esqueça que é mais confortável – mas é um erro – evitar o sofrimento a todo custo, com a desculpa de não incomodar os outros: muitas vezes, nesta inibição reside uma fuga vergonhosa da própria dor, já que geralmente não é agradável. dê um aviso sério. Meus filhos, lembrem-se que o inferno está cheio de bocas fechadas. Amigos de Deus, 161.  

Um discípulo de Cristo nunca raciocinará assim: “Procuro ser bom, e os outros, se quiserem..., vão para o inferno”. Este comportamento não é humano, nem está de acordo com o amor de Deus, nem com a caridade que devemos ao próximo. Forja, 952 

Somente o inferno é punição pelo pecado. A morte e o julgamento nada mais são do que consequências, que quem vive na graça de Deus não teme. Sulco, 890.

5. Quando será o julgamento final? Em que consistirá?  

A ressurreição de todos os mortos, “dos justos e dos pecadores” (Act 24, 15), precederá o Juízo Final. Esta será “a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz [...] e aqueles que fizeram o bem ressuscitarão, e aqueles que fizeram o mal serão condenados” (João 5, 28- 29). Então, Cristo virá “na sua glória acompanhado por todos os seus anjos [...] Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele as separará umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Ele colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda [...] E estes irão para o castigo eterno, e os justos para a vida eterna.» (Mt 25, 31. 32).  

O Julgamento final acontecerá quando o glorioso Cristo retornar. Só o Pai sabe o dia e a hora em que isso acontecerá; somente Ele decidirá seu advento. Então Ele pronunciará, por meio de Seu Filho Jesus Cristo, Sua palavra definitiva sobre toda a história. Conheceremos o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis ​​pelos quais a sua Providência terá conduzido todas as coisas ao seu fim último. O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa sobre todas as injustiças cometidas pelas suas criaturas e que o seu amor é mais forte que a morte (cf. Ct 8, 6). 

A mensagem do Juízo Final exige a conversão, enquanto Deus ainda dá aos homens «o tempo favorável, o tempo da salvação» (2 Cor 6, 2). Inspire o santo temor de Deus. Comprometa-se com a justiça do Reino de Deus. Anuncia a "bendita esperança" (Tt 2, 13) do regresso do Senhor que "virá para ser glorificado nos seus santos e admirado em todos os que creram" (2 Tes 1, 10). Catecismo da Igreja Católica, 1038-1041. 

São Josemaria  

Quando você pensar na morte, apesar dos seus pecados, não tenha medo... Porque Ele já sabe que você O ama... e de que matéria você é feito. Se você procurar por ele, ele te acolherá como o pai acolhe o filho pródigo: mas você tem que procurá-lo! Sulco, 880. 

“Conheço alguns que não têm forças nem para pedir ajuda”, você me diz, enojado e triste. –Não passe por aqui; sua vontade de salvar a si mesmo e a eles pode ser o ponto de partida de sua conversão. Além disso, se você pensar novamente, notará que eles também estenderam a mão para você. Sulco, 778.  

O mundo, o diabo e a carne são aventureiros que, aproveitando-se da fraqueza do selvagem que há em você, querem que você, em troca do pobre espelho de um prazer - que não vale nada -, lhes dê o ouro fino e o pérolas e os brilhantes e rubis embebidos no sangue vivo e redentor do seu Deus, que são o preço e o tesouro da sua eternidade. Estrada, 708.  

Para salvar o homem, Senhor, você morre na Cruz; e no entanto, por um único pecado mortal, condenas o homem a uma infeliz eternidade de tormento...: como o pecado te ofende, e quanto devo odiá-lo! Forja, 1002.

6. No fim dos tempos, Deus prometeu um novo céu e uma nova terra. O que devemos esperar?  

A Sagrada Escritura chama esta renovação misteriosa que transformará a humanidade e o mundo de “novos céus e nova terra” (2Pd 3,13; cf. Ap 21,1). Esta será a realização definitiva do desígnio de Deus de «fazer com que tudo tenha como Cabeça Cristo, tanto o que está no céu como o que está na terra» (Ef 1,10). 

Para o homem, esta consumação será a realização final da unidade do género humano, querida por Deus desde a criação e da qual a Igreja peregrina foi “como o sacramento” (LG1). Aqueles que estão unidos a Cristo formarão a comunidade dos resgatados, a Cidade Santa de Deus. Não será mais ferido pelo pecado, pelas manchas, pelo amor próprio, que destroem ou ferem a comunidade terrena dos homens. A visão beatífica de Deus será a imensa fonte de felicidade, de paz e de comunhão mútua.  

«Não sabemos o momento da consumação da terra e da humanidade, e não sabemos como o universo será transformado.  

Certamente a forma deste mundo, deformado pelo pecado, desaparece, mas somos ensinados que Deus preparou uma nova morada e uma nova terra na qual habita a justiça e cuja bem-aventurança preencherá e superará todos os desejos de paz que surgirem. o coração dos homens" (GS 39).  

«No entanto, a espera por uma nova terra não deve enfraquecer, mas antes intensificar, a preocupação de cultivar esta terra, onde cresce aquele corpo da nova família humana, que já pode oferecer um certo contorno do novo século. Portanto, embora devamos distinguir cuidadosamente o progresso terreno do crescimento do Reino de Cristo, no entanto, o primeiro, na medida em que pode contribuir para uma melhor ordenação da sociedade humana, é de grande interesse para o Reino de Deus” (GS 39). Catecismo da Igreja Católica, 1043-1049.  

São Josemaria  

Enquanto vivemos aqui, o reino é comparado ao fermento que uma mulher pegou e misturou com três alqueires de farinha até que toda a massa levedasse.  

Quem compreende o reino que Cristo propõe, percebe que vale a pena arriscar tudo para obtê-lo: é a pérola que o comerciante adquire à custa da venda do que possui, é o tesouro encontrado no campo. O reino dos céus é uma conquista difícil: ninguém tem certeza de alcançá-lo, mas o grito humilde do homem arrependido faz com que as suas portas se abram de par em par. É Cristo passando, 180.  

Nesta terra, a contemplação das realidades sobrenaturais, a ação da graça nas nossas almas, o amor ao próximo como fruto saboroso do amor de Deus, já representam uma antecipação do Céu, uma iniciação destinada a crescer dia a dia. Os cristãos não suportam uma vida dupla: mantemos uma unidade de vida simples e forte, na qual todas as nossas ações se fundem e permeiam.  

Cristo nos espera. Vivamos agora como cidadãos do céu, sendo plenamente cidadãos da terra, no meio das dificuldades, das injustiças, das incompreensões, mas também no meio da alegria e da serenidade que advém de se conhecer filho amado de Deus. É Cristo quem passa, 126.  

O tempo é o nosso tesouro, o “dinheiro” para comprar a eternidade. Sulco, 882.

===============================================================

Por que orar pelos falecidos?  

Na Igreja Católica, o mês de Novembro é iluminado de modo particular pelo mistério da comunhão dos santos, que se refere à união e à ajuda mútua que os cristãos podem proporcionar uns aos outros: nós que ainda estamos na terra, aqueles que de nós que já estamos seguros do céu são purificados antes de se apresentarem diante de Deus dos vestígios do pecado no purgatório e que intercedem por nós diante da Santíssima Trindade onde gozam para sempre. O céu é a meta última e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado supremo e definitivo de felicidade (Catecismo da Igreja Católica, 1024).  

«Até que o Senhor venha no seu esplendor com todos os seus anjos e, com a morte destruída, tenha tudo subjugado, os seus discípulos, alguns peregrinos na terra; outros, já falecidos, são purificados; enquanto outros são glorificados, contemplando 'claramente o próprio Deus, um e trino, assim como ele é.'"  

Todos nós, porém, embora em graus e formas diferentes, participamos do mesmo amor a Deus e ao próximo e cantamos o mesmo hino de louvor ao nosso Deus. (Catecismo, ponto 954).  

A Igreja peregrina, perfeitamente consciente desta comunhão de todo o Corpo místico de Jesus Cristo, desde os primeiros tempos do cristianismo honrou com grande piedade a memória dos defuntos e também ofereceu orações por eles "pois é uma ideia santa e proveitosa rezar pelos defuntos, para que fiquem livres dos seus pecados» (Catecismo, n. 955).  

Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, embora tenham a certeza da sua salvação eterna, passam por uma purificação após a morte, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu (Catecismo, ponto 1030). 

 A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é completamente diferente do castigo dos condenados (Catecismo, ponto 1031).  

Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, especialmente o sacrifício eucarístico, para que, uma vez purificados, pudessem alcançar a visão beatífica de Deus. A Igreja também recomenda esmolas, indulgências e obras de penitência em favor dos defuntos.  

São Josemaria, em Surco  

“O Purgatório é uma misericórdia de Deus, para limpar os defeitos daqueles que desejam identificar-se com Ele” (Ponto 889).  

«Quão feliz deve-se morrer, quando cada minuto da sua vida foi vivido heroicamente! Posso assegurar-lhe porque testemunhei a alegria de quem, com serena impaciência, durante muitos anos, se preparou para aquele encontro” (Ponto 893).

 

Fonte - infocatolica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...