sábado, 4 de julho de 2015

Vida Cristã e Vida Cotidiana

[alexandriacatolica]
Por Giblet - Hausherr
Thils - Truhlar

 

"Vida cristã" e "vida cotidiana", parece ser o tema principal deste livro. De bom grado esperamos, em imaginação, as grandes contingências da vida para sermos corajosos e heróicos; deixamos passar, como que desprovidas de interesse, as mil circunstâncias diárias e banais que escondem humildes, porém importantes deveres. Temos que aprender a fazer o "grande" com as coisas pequeninas; fazer de nossa vida uma comunhão contínua com Deus, através dos acontecimentos sem história, através do cotidiano.
A vida cristã se escreve em prosa, não em versos; é composta pelo ramerrão de nossas ocupações habituais. Mas devemos lembrar-nos que existe uma vontade de Deus oculta no âmago dos acontecimentos mais simples, e que Sua mão guia e conduz todas as coisas através do que chamamos "uma série de circunstâncias". Raros são aqueles que acolhem a vontade de Deus escondida nas parcelas do tempo presente, como nos fragmentos da hóstia; que sabem conhecer e adorar uma vontade divina presente, totalmente presente, em cada minúcia. Comungar com Deus, em toda a vida, significa, que o olhar da fé nos conduz além das aparências e nos descobre Deus no cotidiano banal. Discípulos de Jesus, somos todos encarregados de criar luz e irradiar em torno de nós, alegria e calor. Para isso, porém, é preciso imaginação. Ninguém no mundo nos traçará um caminho pré-fabricado. Tão somente poderão indicar-nos a direção e incitarem- -nos a seguir até o fim o mandamento divino: "Amarás ao próximo com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças". Uma vez desperta a atenção, existem inúmeros pequeninos "nadas" aos quais basta simplesmente pensar. "Há um mundo de virtudes amáveis", escreveu alguém, mas tão discretas que escapam aos olhos. A caridade é feita de tato, percebe os desejos dos outros, a expectativa de cada um. Lembremo-nos do primeiro milagre de Jesus, em Caná. Nasceu de um gesto de Nossa Senhora que adivinhou uma aflição. Se nos deixarmos invadir por essa caridade inventiva, veremos produzir-se uma transformação em volta de nós. A caridade é uma força revolucionária. "O que os outros esperam de nós, é o que Deus espera", escreveu Bernanos. As atitudes, ao mesmo tempo simples e grandes que acabamos de evocar, repousam em fundamentos doutrinais firmes e garantidos: união da oração e da vida, interpenetração da caridade e da ação, perfeição e presença ao mundo. Os Escritos inspirados, os Padres, a Teologia oferecem-nos a substância e as riquezas dessa doutrina. Ao recordá-la, em toda a sua amplidão e profundeza, os autores deste trabalho ajudarão, consideravelmente, a todos os membros do povo de Deus, a fazer de sua "vida cotidiana" uma "vida cristã" autêntica e fecunda.

Clique aqui e faça o download do livro!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...