sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O diabo declarou guerra aberta contra o celibato, o casamento e a Eucaristia. Aqui está o porquê.

[lifesitenews]
Por Peter Kwasniewski

Detalhe de uma pintura do século XVI de Jacob de Backer no Museu Nacional de Varsóvia.

7 de novembro de 2017 (LifeSiteNews) - Muitos leitores terão visto esta citação de uma carta escrita por Irmã Lúcia, o visionário de Fátima: "A batalha final entre o Senhor e o reinado de Satanás será sobre casamento e família. Não tenha medo, porque qualquer pessoa que opera pela santidade do casamento e da família sempre será contendida e opor em todos os sentidos. Esta é a questão decisiva".
Poucos, no entanto, estarão familiarizados com o Papa Siricius (334-399), que descreveu seu oponente Joviniano como uma ferramenta de "inimigo antigo, adversário da castidade, professora de luxo", porque ele atacou o celibato do clero . Existe uma conexão entre a visão da Irmã Lucia e a campanha antiquada do diabo contra a virgindade e o celibato para o Reino dos céus? Para responder a esta pergunta, precisamos olhar para o diabo: quem ele é e como ele opera.
Lúcifer odeia a virgindade consagrada e o celibato sacerdotal porque este carisma e estado de vida é o opositor que mais se opõe intrinsecamente ao orgulho que provocou a sua queda, a sua eterna perda de bem-aventurança, a sua condenação. O diabo desejava receber a bem-aventurança como recompensa por sua própria grandeza natural, não como um puro presente de graça imerecido por qualquer criatura. Ele desejou ser o "filho primogênito" que recebeu a homenagem da criação inferior - talvez até para ser um mediador entre a raça humana e seu Criador. Quando Deus revelou que Ele próprio entraria em amizade com animais racionais, tão imensamente inferior aos anjos, e lhes concederia beatitude; que sua própria Palavra se tornaria carne, carne passível; que essa carne feita por palavras levaria a raça humana sofrendo e morrendo por isso - Lucifer não toleraria isso. Seu amor de si se voltou para dentro. Em seu orgulho, ele disse: Não servão: Não servirei a Deus, não servirei a Deus, não servirei de tal plano. Lúcifer rejeitou o sobrenatural a favor do natural. O homem ou a mulher que escolhe a virgindade ou o celibato para o reino de Deus está fazendo o contrário. De certa forma, ele ou ela está deixando de lado o natural a favor do sobrenatural. A virgem ou o celibato estão renunciando ao que é mais natural para o ser humano - viver em parceria com outro do sexo oposto, encontrando nesta comunidade uma amizade e fecundidade destinadas ao homem desde o início, escritas em sua própria natureza corporal, como nós vemos no relato de Eve estar sendo formada do lado de Adão e depois trouxe para ele como sua esposa.
Assim como nada é mais natural para o homem do que o casamento, nada mais supremamente atesta a oferta de si mesmo a Deus no amor do que renunciá-lo por causa dele. A vida da virgem ou do celibato é um holocausto na imitação de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. À medida que a Palavra se tornou carne por nossa causa, a alma consagrada faz da sua própria carne uma palavra viva de consentimento total e entrega-se a Deus. A virgem ou o celibato é o sinal humano supremo do amor redentor radicalmente auto-esvaziante de Deus - e a antítese completa da auto-inversão de Lucifer. Mas, como os santos rezam sem cessar e geram oração nos outros, o diabo, mentiroso e pai das mentiras (João 8:44), permanece sem cessar, e os pais estão cada vez mais em suas vítimas. Ele persuade as pessoas a pensar que o celibato ou a virgindade é uma denigração do casamento, que aqueles que promovem este estado superior e o chamado estão lançando aspersões na ordem da criação, na bondade da natureza, na beleza do amor casado. Ele se apresenta, às vezes, como um defensor dessas coisas, mas apenas de maneira distorcida, como Lutero era. O diabo quer o compromisso exclusivo de sacerdotes e religiosos com o Senhor e Seu povo para ser diluído ou abandonado, para que ele possa amplificar e multiplicar sua própria rebelião infernal contra a roupa de graça em favor de uma natureza nua, ele pode chamar de seu próprio - e um exército de seguidores que ele pode chamar de seu próprio, que o seguem para o vazio e a frustração da natureza eternamente desnudada. Acima de tudo, no entanto, ele semeia a mentira de que o homem não pode ser cumprido além do sexo, da experiência sexual e da expressão - que os humanos são mutilados e empobrecidos se não apreciarem a presença carnal de outro homem ou mulher.
Quão sutil é a estratégia de Satanás! O melhor empobrecimento do homem é, na realidade, viver sem Deus, viver sem conhecimento ou desejo de sua eterna comunhão com Deus no céu. Uma vez que o sacerdócio e a vida religiosa são diretamente ordenados a viver e proclamar a realidade e a primazia do Reino dos Céus, é crucial para o bem-estar da humanidade que sacerdotes e religiosos sejam sinais inequívocos do nosso destino final - pois em O céu, como ensina o Senhor, não se casou nem se casou. O casamento todo-suficiente no céu é a união perfeita de Cristo e de Sua Igreja. Este casamento de Cristo e a Igreja tem dois sinais especiais na terra que apontam para isso: o sacramento do matrimônio e o sacramento da Eucaristia. Portanto, o diabo ataca ambos. Ele ataca o casamento minando os bens do casamento: descendência (através da contracepção e do aborto), fidelidade (por fornicação e adultério) e sacramento (através de divórcio e práticas pastorais que defendem o divórcio). Ele ataca a Santa Eucaristia, que é a presença carnal do Salvador e plenamente capaz de satisfazer a nossa fome de amor nesta vida, atacando a sagrada liturgia, tentando as pessoas a transformar-se em uma auto-celebração antropocêntrica e horizontal através da qual é O significado é prejudicado, mesmo que o sacramento ainda possa ter sido efetuado.
Assim, a estratégia do diabo é multifacetada. Ele trabalha para minar a aliança indissolúvel do casamento, que é o sinal sacramental da união indestrutiva e superabundantemente frutífera de Cristo e Sua Igreja. A guerra contemporânea contra o casamento também é, de fato, mais profunda, uma guerra contra a união nupcial de Cristo e a Igreja - um esforço vago, mas frenético, de apagar da mente dos homens qualquer lembrança dessa gloriosa união consumada na Cruz. Ele trabalha para minar a Santíssima Eucaristia, que é o sinal e a causa da nossa comunhão com Cristo e a nossa participação mais elevada em Sua auto-oblação na Cruz. Ele trabalha para minar o sacerdócio e a vida religiosa, que exemplificam e efetivamente trazem neste mundo o ordenamento de toda a criação, através de Cristo, ao Pai, que é o princípio e o fim de todas as coisas. O elemento comum em todos esses ataques é a fúria do diabo de que qualquer pessoa ou qualquer coisa natural deveria estar subordinada àquilo que é sobrenatural - que um sacrifício de sacrifício fiel e radical seja o caminho da salvação e da bem-aventurança.  
Nota do editor: Esta reflexão será concluída na próxima semana. Fique ligado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...