quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

As cinco armadilhas para a Igreja hoje

[infocatolica]
Por Cardeal Carlo Caffarra

Este texto do cardeal Carlo Caffarra (1/6/1938 - 20/06/2017) é retirado do prólogo que o cardeal fez ao livro «Lettere a una carmelitana scalza», do cardeal Giacomo Biffi (13/06/1928 - 11 / 7/2015)



Uma igreja sem doutrina não é uma Igreja pastoral, mas uma Igreja arbitrária e escrava do espírito do tempo : " praxis sine theoria coecus in via " [a praxis sem teoria é cega no caminho], disse a medieval. Esta armadilha é séria, e se ela não a supera, causa sérios danos à Igreja. Pelo menos por dois motivos.
A primeira é que, uma vez que a "Doutrina Sagrada" não é mais do que a Revelação divina do projeto divino sobre o homem, se a missão da Igreja não está enraizada nela, o que a Igreja diz ao homem? A segunda razão é que, quando a Igreja não cuida dessa armadilha, corre o risco de respirar o dogma central do relativismo: para adorar o que devemos a Deus e ao cuidado que devemos ao homem, é indiferente o que penso de Deus e do homem. O "quaestio de veritate" torna-se uma questão secundária. A segunda armadilha é esquecer que a chave interpretativa da realidade como um todo e, em particular, da história humana não está dentro da própria história . É fé. São Máximo, o Confessor, considera que o verdadeiro discípulo de Jesus pensa tudo por meio de Jesus Cristo e de Jesus Cristo através de cada coisa. Eu dou um exemplo muito atual. O enobrecimento da homossexualidade que testemunhamos no Ocidente não é interpretado e julgado tomando o mainstream de nossas sociedades como um critério; ou o valor moral do respeito devido a cada pessoa, que é "metabasis eis allo genos", ou seja, passagem para outro gênero, dizem os lógicos. O critério é a "Doutrina Sagrada" em relação à sexualidade, casamento, dimorfismo sexual. A leitura dos sinais dos tempos é um ato teológico e teológico.
A terceira armadilha é o primado da práxis . Refiro-me ao primado fundador. O fundamento da salvação do homem é a fé do homem, não a ação dele. O que deve se preocupar com a Igreja não é "em primis" cooperação com o mundo em grandes processos operacionais, para alcançar objetivos comuns. A preocupação que revela a Igreja é que o mundo acredita no Um que o Pai enviou para salvar o mundo. O primado da práxis leva ao que um grande pensador do século passado chamou a deslocação das Pessoas Divinas: a segunda Pessoa não é a Palavra, mas o Espírito Santo.
A quarta armadilha, intimamente ligada à anterior, é a redução da proposta cristã à exortação moral. É a armadilha Pelagiana, que Santo Agostinho chamou de veneno horrível do cristianismo. Essa redução tem o efeito de tornar a proposta cristã muito chata e muito repetitiva. Deus é o único que em suas ações é sempre imprevisível. E, na verdade, no centro do cristianismo não é obra do homem, mas a ação de Deus.
A quinta armadilha é o silêncio em relação ao julgamento de Deus , através da pregação da misericórdia divina feita de tal maneira que corre o risco de desaparecer da consciência do homem que escuta a verdade de que Deus julga o homem.
 
Originalmente publicado em Settimo cielo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...