quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

"Após a homilia, um tempo de silêncio permite que a semente recebida se assente na alma"

[infovaticana]


Na audiência geral nesta quarta-feira que teve lugar na Praça de São Pedro, o Papa Francisco continuou seu ciclo de catequese na Santa Missa.
Em seguida, a catequese do Santo Padre:
Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Bom dia, mesmo que o dia não seja muito bom. Mas se a alma está feliz, o dia sempre é bom. Então, bom dia! Hoje, a audiência será realizada em dois lugares: um pequeno grupo de pacientes está na sala de aula, por causa do mau tempo e estamos aqui. Mas eles nos vêem e nós os vemos na tela gigante. Saudamos você com aplausos.
Continuamos com a catequese na missa. Ouvindo as leituras bíblicas, que se prolonga na homilia, para o que responde? Ele responde a um direito: o direito espiritual do povo de Deus de receber abundantemente o tesouro da Palavra de Deus (veja a Introdução ao Lecionário, 45). Cada um de nós, quando vamos à Missa, tem o direito de receber com abundância a Palavra de Deus, bem lida, bem dito e então, bem explicado na homilia. É um direito! E quando a Palavra de Deus não é lida bem, não é pregada com fervor pelo diácono, pelo sacerdote ou pelo bispo, falta um direito dos fiéis. Temos o direito de ouvir a Palavra de Deus. O Senhor fala para todos, pastores e fiéis. Ligue para o coração daqueles que participam da Missa, cada uma em sua condição de vida, idade, situação. O Senhor consola, chama, desperta surtos de vida nova e reconciliada. E isso, através da Palavra. Sua Palavra chama o coração e muda os corações.
Portanto, após a homilia, um tempo de silêncio permite que a semente recebida se assente na alma, de modo que neles se adotem o que o Espírito sugeriu a cada um. O silêncio após a homilia. Você tem que manter um belo silêncio e cada um tem que pensar sobre o que ele ouviu.
Depois deste silêncio, como a Missa continua? A resposta pessoal da fé é enxertada na profissão de fé da Igreja, expressada no "Credo". Todos nós rezamos o Credo na missa. Rezado por toda a assembleia, o Símbolo expressa a resposta comum ao que foi ouvido na Palavra de Deus (ver Catecismo da Igreja Católica, 185-197). Existe uma ligação vital entre a escuta e a fé. Eles estão unidos. Essa fé não nasce das fantasias das mentes humanas, mas, como ressalta São Paulo, "vem da pregação e da pregação pela Palavra de Cristo" (Romanos 10:17). A fé se nutre, portanto, de ouvir e levar ao sacramento. Portanto, a oração do "Credo" torna a assembleia litúrgica "lembrar, confessar e manifestar os grandes mistérios da fé, antes de começar a sua celebração na Eucaristia. "(Instrução geral do Missal Romano, 67). O Símbolo da fé liga a Eucaristia ao Batismo recebido "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo", e lembra-nos que os sacramentos são compreensíveis à luz da fé da Igreja.
A resposta à Palavra de Deus recebida com fé é expressa abaixo, na suplica comum chamada Oração Universal, porque engloba as necessidades da Igreja e do mundo (ver IGMR, 69-71; Introdução ao Lecionário , 30-31) . É também chamado de Oração dos fiéis.
Os Padres do Vaticano II queriam restaurar esta oração após o Evangelho e a homilia, especialmente nos domingos e feriados, de modo que "com a participação das pessoas possa haver súplicas para a santa Igreja, para os governantes, para aqueles que sofrem qualquer necessidade , para todos os homens e para a salvação do mundo inteiro. "(Const Sacrosanctum Concilium, 53, ver 1 Tim 2: 1-2). Portanto, sob a direção do sacerdote que apresenta e conclui, "as pessoas que exercem o cargo de sacerdócio batismal, oferecem súplicas a Deus para a salvação de todos."(IGMR, 69). E depois das intenções individuais, propostas pelo diácono ou por um leitor, a assembleia une sua voz invocando: "Ouça-nos, Senhor".
Lembre-se, de fato, do que o Senhor Jesus nos disse: "Se você permanece em mim e minhas palavras permanecem em você, pergunte o que quiser e você alcançará" (Jn 15: 7). "Mas nós não acreditamos nisso porque temos pouca fé". Mas se tivéssemos fé, Jesus diz, como uma semente de mostarda, teríamos recebido tudo. "Peça o que quiser e será dado a você". E, este momento de oração universal, após o Credo, é o momento de pedir ao Senhor as coisas mais importantes da Missa, as coisas que precisamos, o que queremos. "Deve ser-lhe dado"; de uma forma ou de outra, mas "será dado a você". "Tudo é possível para quem crê", disse o Senhor. O que o homem a quem o Senhor se dirigiu disse dizer: "Tudo é possível para quem crê"? Ele disse: "Eu acredito, Senhor. Ajude minha pequena fé". E a oração deve ser feita com esse espírito de fé. "Eu acredito, Senhor, ajude minha pequena fé". As pretensões da lógica mundana, por outro lado, não decolam para o céu, assim como os pedidos auto-referenciais permanecem sem resposta (ver St. 4,2-3). As intenções pelas quais os fiéis são convidados a orar devem dar voz às necessidades concretas da comunidade eclesial e do mundo, evitando o uso de fórmulas convencionais e míopes. A oração "universal", que conclui a liturgia da Palavra, nos exorta a fazer do nosso o olhar de Deus, que cuida de todos os seus filhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...