quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Atenção para estas 10 doenças do espírito!


Há algo de comum em todas as caricaturas do crente que tento descrever: a pessoa de Cristo é substituída por "valores cristãos". A fé é vivida como um ponto de chegada. Acreditamos que já conhecemos a Deus, fingindo domesticar ou enjaular o Espírito Santo que, no entanto, sopra onde quer e quando quer.





Carmen Castiella / Religião na Liberdade - Nós temos fé, sim. Mas é difícil para nós tirar nossos sapatos antes de pisar em solo sagrado e às vezes somos elefantes pisoteando os jardins da Graça.
É saudável desconfiar de si mesmo. Verifique-nos Assim como percebemos a diferença entre o amor à Tradição e o tradicionalismo, o mistério e o ocultismo, ou acreditamos no misticismo sem sermos videntes que acreditam ter uma conexão direta com Deus, é conveniente delinear alguns conceitos que podem ser úteis para evitar ou detectar erros, em primeiro lugar em nós mesmos. Que crente é livre para ter atitudes fariseus? Ou gnóstico, quando tendemos a valorizar as pessoas por sua capacidade intelectual? Eu quero me incluir em cada uma das doenças do espírito porque, embora eu não saiba se tenho experimentado todas elas, não estou vacinado contra nenhuma. A última coisa que este artigo pretende é fornecer rótulos para enforcar nossos irmãos na fé ou nos diferentes movimentos eclesiais, mais vulneráveis ​​de acordo com sua espiritualidade a algumas doenças do que a outras.
Acho que há algo comum a todas as caricaturas do crente que tento descrever: a pessoa de Cristo é substituída por "valores cristãos". A fé é vivida como um ponto de chegada. Acreditamos que já conhecemos a Deus, fingindo domesticar ou enjaular o Espírito Santo que, no entanto, sopra onde quer e quando quer. O homem não adquire nada para sempre, ele esquece com grande facilidade, ele está sempre a caminho, ele deve sempre começar de novo. Esta é a condição profunda do cristão: sua absoluta precariedade e dependência de Deus.
São erros que, uma vez misturados com a dose correspondente de boas e boas intenções, mimetizam facilmente e correm o risco de passar despercebidos:

Clericalismo

Nestes tempos de aversão a sacerdotes e críticas anti-religiosas e anticlericais, parece que este conceito acabou, mas continua a ser fundamental não cair nessa "mundalização da fé" que impede o crescimento dos leigos.
"A razão não precisa de padres" (Péguy). O que corresponde às exigências da razão não pode ser o clericalismo eclesiástico que leva o crente a um sistema fechado.
A relação com Jesus Cristo é o que salvará o sacerdote de cair nessa forma de narcisismo que o leva a "dominar" os leigos e a globalizar a fé.
Sobre o assunto do clericalismo, Péguy é um autor de quem podemos aprender. Ele rejeitou energicamente o abraço da direita clerical, o que ele chamou de "a festa dos devotos". Esta advertência é totalmente compatível com amor e oração pelos sacerdotes.

Fanatismo e ideologização da fé

Muitas vezes me perguntei o que é o fanatismo cristão, o fanatismo dentro da casa. Nenhum fanatismo protestante ou fanatismo bíblico.
Eu não tenho claro. Freqüentemente o fervor e o fanatismo são confusos, sendo realidades totalmente diferentes. Eu acho que para o discurso politicamente correto, qualquer forma de fervor espiritual sempre será fanatismo.
Para um cristão a verdade não é o resultado de consenso ou diálogo, mas acredita na verdade que salva, encarna na pessoa de Jesus Cristo. Isso já é fundamentalismo para o cético que, como Pilatos, pergunta com desdém "Qual é a verdade?".
O fanatismo como irracionalidade e cultura como antídoto contra o fundamentalismo também não me convence, porque muitas vezes os mais cultos têm sido os mais fanáticos. Livros não vacinam contra este ismo .
Chesterton define o fundamentalismo como "multiplicando os meios quando o fim foi perdido de vista". Além disso, aceite qualquer meio quando se acredita que seja muito claro sobre o fim.
Obreiros do Evangelho que, pelo Evangelho, estão dispostos a fazer muitas coisas contra o Evangelho. Assim, conceitos como táticas apostólicas, propaganda, recrutamento, estratégias de negócios aplicadas às realidades espirituais, manuais de evangelização com técnicas eficazes para convencer, etc. emergem.
Eu trago um texto de Von Balthasar: "Poderíamos descrever muitas formas de fundamentalismo nacional ou estrangeiro. As combinações possíveis entre tradicionalismo, legalismo, espírito militar e política são infinitas. Jesus Cristo levou os pecados do mundo como "cordeiro" e não como tigre, proclamou a doutrina de seu Pai da cruz e não de cátedras universitárias, amou o próximo com um espírito de serviço e humildade, simples e sem "táticas apostólicas" e, acima de tudo, ele não olhou para a sua própria integridade, mas, como o samaritano, penetrou nas fronteiras do inimigo".
Assim, concluo que o fanatismo na Igreja irrompe quando reduzimos a fé à ideologia. Nós nos esquecemos de Cristo e, em vez disso, defendemos com paixão exagerada, excessiva e irracional os "valores cristãos".
No conceito de ideologia há muita escrita; Limito-me a apontar uma definição como "sistema fechado de pensamento e concepção do mundo que deforma a realidade", tentando impor-lhe como se os dogmas e a experiência cristã fossem algo que pudesse ser imposto ao homem e não um acontecimento pleno de graça, o encontro com uma pessoa.

Farisaísmo

"Os fariseus querem que os outros sejam perfeitos. Eles exigem e exigem isso. E eles falam apenas disso"(Péguy).
"Eles estão de mau humor e, o que é pior, eles guardam rancor. Insatisfeitos com a moral dos outros, eles não param de lançar condenações no mundo moderno. Deles é reclamar e criticar"(Gianni Valente).
O fariseu ora em pé no meio da sinagoga, seguro de si e sem se curvar diante da grandeza de Deus. Satisfeito com sua complacência, ele realmente reza para si mesmo: "Mas veja como eu sou bom!"

Pelagianismo

Ratzinger falou em seu dia do "Pelagianismo dos piedosos". Eles não querem perdão e, em geral, nenhum presente de Deus, mas a justa recompensa pelo seu trabalho árduo. Eles não querem esperança, mas segurança. Com um rigoroso rigorismo de exercícios religiosos, com orações e ações, eles querem obter o direito à salvação.
O pelagianismo leva ao "hiperativismo" porque deposita sua confiança nos planos e projetos humanos e acaba esvaziando a ação da graça.
Essa espiritualidade para supostos "heróis" ou "super-homens", baseada no voluntarismo, quebrou muitas pessoas que entregaram suas vidas a Deus com o maior idealismo. A dor de tantos feridos deve nos interpelar como crentes.

Gnosticismo Cristão

Dualismo entre espírito e matéria. É o esvaziamento idealista da encarnação, significa permanecer no mundo das idéias, esquecendo que o Verbo se fez carne. Eles ignoram a encarnação e, assim, saltam para Jesus Cristo.
Os gnósticos se vêem como uma classe privilegiada, elevada acima de todas as outras pelo alto e profundo conhecimento de Deus.
O gnosticismo está presente em muitos aspectos da Nova Era, que busca a verdade de maneira subjetiva e emocional.

Emocionalismo, pietismo, histeria coletiva e gula espiritual

Às vezes podemos confundir fé com emoção pessoal, efervescência e histeria coletiva, ou cultivar uma avidez demasiadamente humana de experiências pseudo-espirituais.
A cultura pós-moderna, como uma reação pendular ao desencantamento do racionalismo, produziu um boom de sentimento em detrimento da razão, que também se estendeu à esfera religiosa.
Esse emocionalismo, vivido e alimentado quase sempre pelo grupo, pode levar à iluminação, ao fundamentalismo bíblico, ao imediatismo, esperando tudo, desde uma intervenção milagrosa de Deus, até o desprezo da obediência e independência de qualquer autoridade ou hierarquia, sob a ilusão de que só depende do Espírito Santo, etc.
Desfrutemos o sentimento e a dimensão festiva da fé quando há um, mas não busquemos nessa vibração uma confirmação constante de nossa fé. Se não, quando estiver faltando, começaremos a perder o equilíbrio. A casa deve ser construída sobre a rocha firme que é Cristo.
Finalmente, o pietismo se tornaria uma forma de anti-intelectualismo, que acredita que a piedade é suficiente sem que qualquer instrução seja necessária. Fé não é crença cega.
Diante disso, buscamos um equilíbrio e uma fusão saudáveis ​​entre o experiencial e o intelectual, a razão e a fé, místicas e lógicas.

Suspeita antes da graça dos outros

Existem doenças do espírito, sim, mas há também muita graça para celebrar e méritos de outros para quem sentir alegria. Vamos sempre nos regozijar no progresso espiritual de nossos irmãos e vamos louvar a Deus por isso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...