segunda-feira, 29 de julho de 2019

Memória de Santa Marta

[infovaticana]

Marta era irmã de Maria e Lázaro. Ele morava em Betânia, uma pequena cidade a cerca de quatro quilômetros de Jerusalém, perto do Monte das Oliveiras.



Jesus Nosso Senhor viveu na Galiléia, mas quando visitou Jerusalém, ele costumava ficar na casa desses três discípulos em Betânia, que, talvez, também tivesse mudado sua casa da Galiléia para a da Judeia. Marta lutou para servi-lo o melhor que pôde e, mais tarde, com suas orações, a ressurreição de seu irmão prevaleceu.
São João nos diz que "Jesus amava Marta e sua irmã Maria e Lázaro" (Jo 11: 5).
Lucas acrescenta: «A caminho, ele entrou em uma cidade; e uma mulher, chamada Marta, recebeu-o em casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés do Senhor, ouvia sua Palavra, enquanto Marta estava ocupada em muitas tarefas. Aproximando-se, então, ele disse: “Senhor, não se importa se minha irmã me deixa sozinha no trabalho? Diz-lhe, pois, que me ajude.» (Lc 10: 38-40)
Não podemos ter certeza da motivação de Marta em fazer seu pedido ao Senhor, mas tudo parece indicar que ela estava reclamando de sua irmã. Nosso Senhor aprecia o serviço de Marta, mas ao mesmo tempo sabia que era imperfeito. Muitas vezes o nosso serviço, mesmo com boa intenção, é misturado com o desejo de se sobressair, a compulsão de ser protagonista, a competição para sentir que somos os melhores. É então que as comparações aparecem. Por que o outro não faz nada e eu sou aquele que trabalha?
O Senhor corrige Marta, penetra seu coração em um coração partido e dividido e estabelece prioridades:
«Marta, Marta, preocupa-te e agita-te com muitas coisas; e há uma necessidade de poucos, ou melhor, um. Maria escolheu a parte boa, que não será tirada dela.» (Lc 10: 41-42)
A única coisa que há necessidade é colocar todo o nosso coração em amar a Deus, atendendo a Jesus que fala conosco, que quer nos erguer da nossa miséria.
Toda vida ativa deve surgir da contemplação. Vida ativa sem contemplação leva a alma a dispersar-se perdendo a visão do fim. A vida contemplativa é focalizada em Deus e se une a Ele para adoração e amor. A vida contemplativa é uma espécie de noviciado do céu, pois a contemplação é a ocupação dos abençoados do paraíso. Portanto, Cristo louvou a eleição de Maria e afirmou: "Só uma coisa é necessária". Isso significa que a salvação eterna deve ser nossa única preocupação.
Se contemplarmos como as coisas estão indo em qualquer Igreja, podemos ver muitas atividades, programas, idéias... É relativamente fácil fazer as coisas para Jesus, mas o quanto nos custa ficar em silêncio diante de Sua Presença. Nós imediatamente pensamos em coisas para fazer. Nós não entendemos que o primeiro e mais importante é atendê-lo diretamente através da oração.
Jesus encontrou a atitude contemplativa de Maria digna de louvor. Quanto o Senhor gostaria que todos nós, como Maria, sentássemos diante dele para ouvi-lo. Ela se dedicou à única coisa realmente importante, que é a atenção da alma em Deus. O Pai também nos pede para, em primeiro lugar, ouvir o Seu Filho. (Mt 17-5)
Então não é necessário trabalhar? Claro que é. Mas para o fruto, o trabalho deve ser feito depois de ter orado. O serviço de Marta é necessário, mas deve ser subordinado ao tempo do Senhor. Precisamos saber quando deixar as coisas, por mais importantes que possam parecer, sentar e ouvir o Senhor. Isso requer aceitar que somos criaturas limitadas. Nós não podemos fazer tudo. Nós não podemos fazer nada certo sem o Senhor
Santo Agostinho escreve: «Marta, você não escolheu o mal; mas Maria escolheu melhor que você». São Basílio e São Gregório Magno consideram a Irmã Maria um modelo evangélico de almas contemplativas e sua santidade não é duvidosa, no entanto, é curioso que, dos três irmãos, apenas Marta apareça nos santos universais.
O capítulo 11 de São João fala do grande milagre da ressurreição de Lázaro. Naquela ocasião, Marta é falada novamente. Lázaro foi agravado pela morte enquanto Jesus estava fora. As duas irmãs enviaram-lhe um empregado com esta simples mensagem: "Senhor, aquele que você ama está doente". Em uma mensagem de confiança de que Jesus agirá em seu favor.
Mas Jesus, que estava do outro lado do Jordão, continuou seu trabalho sem sair de onde estava. Aos apóstolos ele diz: "Esta doença será para a glória de Deus". E então ele acrescenta: "Lázaro, nosso amigo morreu. E estou feliz que isso tenha acontecido sem eu ter estado lá, porque agora você vai acreditar".
Quatro dias depois da morte de Lázaro, Jesus decidiu ir a Betânia, a casa estava cheia de amigos e conhecidos que tinham vindo oferecer as condolências às duas irmãs. Assim que Marta soube que Jesus estava vindo, ela saiu para encontrá-lo e disse: “Oh Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido; mas mesmo agora eu sei o quanto você pede a Deus que lhe conceda."
Jesus diz: "Seu irmão se levantará".
Marta responde: "Eu sei que ele ressuscitará no último dia da ressurreição dos mortos".
Jesus acrescentou: "Eu sou a ressurreição e a vida. Todo mundo que acredita em mim, mesmo que ele morra, viverá. Você acredita nisso?"
Marta respondeu: "Sim Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que teve que vir ao mundo."
Jesus disse: "Onde você colocou isto?" E vendo Marta e suas companheiras chorarem, Jesus também começou a chorar. E as pessoas comentaram: "Veja como eu o amava".
E ele foi até a tumba que era uma caverna com uma pedra na entrada. Jesus disse: "Tire a pedra". Marta responde: "Senhor, já cheira mal porque está enterrado há quatro dias". Jesus diz a ele: "Eu não te disse que se você acredita que vai ver a glória de Deus?" Eles removeram a pedra e Jesus disse em voz alta: "Lázaro vem para fora". E o homem morto saiu carregando a mortalha e ataduras nas mãos.
Marta também aparece em um banquete em que Lázaro também participa, pouco depois de sua ressurreição: Marta também aparece desta vez como a mulher ocupada no serviço, mas pode ser que até então ela tenha se submetido ao Senhor com mais amor, sem se queixar nem compare.
Nos anos seguintes do santo não temos nenhum dado historicamente seguro, ainda que segundo a lenda da Provença, Marta foi com sua irmã para a França e evangelizou Tarascón onde segundo a lenda Santa Marta derrotou a Tarasca, um dragão que ameaçava a cidade Ali se diz que eles encontraram, em 1187, suas pretensas relíquias, que ainda são veneradas em seu santuário.
Os primeiros a dedicar uma celebração litúrgica a Santa Marta foram os franciscanos em 1262, em 29 de julho, ou seja, oito dias depois da festa de Santa Maria Madalena, identificados por alguns como sua irmã Maria.
S. Marta é a padroeira dos hoteleiros, porque, como o Evangelho nos diz, ela sabia atender muito bem a um convidado excepcional: Nosso Senhor.
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...