quinta-feira, 21 de novembro de 2019

O caminho para a iluminação cristã

[crisismagazine]


Cristo doando seu sangue por Lorenzo Lotto

E se apenas dez por cento dos cristãos realmente vivessem da maneira que Jesus nos chama a viver? Como seria esse mundo? Podemos imaginar isso? O historiador e teólogo Ronald J. Sider escreve: "Não tenho dúvidas de que se 10% dos cristãos hoje realmente viverem como Jesus nos chamou, transformaremos o mundo de maneira poderosa nos próximos vinte e cinco anos". Se isso é verdade, então por que os cristãos não vivem assim? E se o fizessem, poderiam realmente transformar o mundo?
Bem, vamos descompactar isso um pouco. Primeiro, o problema por trás do problema é a sugestão de que menos de 10% vivem da maneira que Jesus nos chama a viver. Talvez seja muito menos - talvez em algum lugar nos dígitos baixos. Se for esse o caso, não deveria surpreender que a Igreja tenha perdido a chamada guerra cultural neste país.
Para ficar claro, porém, a noção de uma guerra cultural é exagerada. Nunca houve uma guerra. Os cristãos não apenas se renderam voluntariamente ao território, mas também foram cúmplices em sua rendição, ajudando e incentivando passivamente o deslize cultural por grande parte do século passado. Como conseqüência desse slide, as idéias centrais do cristianismo - incluindo sua ética e moral - não foram apenas marginalizadas na sociedade atual, mas agora são abertamente ostracizadas pela mídia, pelos tribunais e pela cultura que a abdicação do cristianismo ajudou a criar. De fato, o maior desafio que a Igreja enfrenta hoje não é a cultura, mas o próprio estado da Igreja.
Hoje descobrimos que a percepção dos cristãos por não-crentes é esmagadoramente negativa. David Kinnaman, presidente do Barna Research Group, observa: “Apenas uma pequena porcentagem de pessoas de fora acredita firmemente que os rótulos 'respeito, amor, esperança e confiança' descrevem o cristianismo. Uma minoria de forasteiros percebe o cristianismo como genuíno e real, como algo que faz sentido e que é relevante para sua vida.”
E, aparentemente, tornou-se menos relevante para muitos católicos também. O bispo Thomas J. Olmsted, de Phoenix, acrescenta: “Desde 2000 dC, 14 milhões de católicos deixaram a fé, a educação religiosa paroquial das crianças caiu 24%, a frequência da escola católica caiu 19%, o batismo infantil caiu 28%, o batismo de adultos caiu 31%, e os casamentos católicos sacramentais caíram 41%.”
De fato, muitos americanos estão perdendo sua religião. Segundo a Pew Research, o número de americanos que não se identificam com nenhuma religião - os chamados "nones" - continua a crescer em ritmo acelerado. “Um quinto do público norte-americano - e um terço dos adultos com menos de 30 anos”, relata Pew, “não são religiosamente afiliados hoje, as maiores porcentagens já vistas nas pesquisas do Pew Research Center.” Isso representa um aumento de cinco por cento ao longo de cinco anos.
Não há dúvida de que essas mudanças nas crenças espirituais - particularmente as dos jovens adultos - alterarão drasticamente o cenário espiritual na América. Isso é particularmente preocupante, acrescenta Kinnaman, à medida que os jovens americanos veem o cristianismo atual como julgador, hipócrita, antiquado, chato, excessivamente político, anti-homossexual, insensível aos outros, sem contato com a realidade e mais interessado em converter pessoas. do que envolvê-los e amá-los. Em resumo, eles rejeitam o cristianismo moderno porque não parece mais "cristão" - o que a palavra possa significar para eles. Pior, essas observações dos cristãos no mundo moldam a percepção de muitas pessoas sobre Deus também. Quase 50% de todos os americanos, por exemplo, percebem Deus como frio, crítico e severo - uma visão que reflete a percepção popular dos cristãos e apenas reforça a tendência acelerada dessa queda geral. E assim vimos um enfraquecimento do poder que a história cristã teve historicamente sobre a imaginação popular.
Mas por que isso aconteceu? Por que a fé está sendo abandonada em tal escala? O motivo pode ser simplesmente o fato de ser inconveniente demais - particularmente no contexto da cultura popular. Não apenas o cristianismo é mal compreendido, mas também é considerado impraticável. Ou, mais precisamente, como GK Chesterton observa: “O ideal cristão não foi provado e considerado carente; foi considerado difícil e deixado por tentar.”
De fato, é extremamente difícil separar-se de tudo o que vem com a nossa fronteira com a Terra, apesar de sua grande despesa. Para esses mesmos medos, Thomas à Kempis escreve em A imitação de Cristo,
Há uma coisa que impede muitos de progredir espiritual e de seriedade na modificação da vida, ou seja, um horror da dificuldade e do trabalho do conflito. Aqueles principalmente superam os outros na formação de virtudes, que se esforçam para superar as coisas que são mais dolorosas e repugnantes para si mesmas.
No entanto, seguindo essas palavras fortes, à Kempis afirma: "Quanto mais um homem se conquista ... tanto mais ele progride em santidade e mais graça ele adquire".
Poucos de nós conseguem ou até tentam se conquistar - menos de 10%, com certeza. Este é o problema fundamental que a Igreja enfrenta no mundo hoje, e não a cultura. Como devemos “mover a agulha” em um mundo onde a maioria dos crentes tende a desconsiderar, desconsiderar ou, pior ainda, domesticar os ensinamentos de Jesus? Como movemos os corações, mentes e almas de várias gerações de cristãos que se acostumaram às trevas de nossa era?
De fato, precisamos de um “Iluminismo Cristão” renovado.
Este mais influente dos escritos devocionais cristãos, A imitação de Cristo, é, depois da Bíblia, o livro mais lido e traduzido no mundo. De fato, existem mais de 6.000 traduções da obra!
O fato é que, para muitos, a idéia da imitação de Cristo é um território inexplorado, o que significa que verdades espirituais essenciais ainda permanecem desconhecidas pelo crente comum. Mas é isso que promete tornar o aprendizado e a prática da sabedoria da aventura mais estimulante, desafiadora e recompensadora da vida de A Imitação de Cristo. E se apenas 10% dos cristãos adotassem suas respostas, o mundo certamente seria transformado. Mas como essa visão pode acontecer?
Em termos simples, viver da maneira que Jesus nos chama a viver significa imitar o padrão que Ele estabeleceu para nós. Esse padrão sempre foi radical, mas também essencial; ousado, mas também emocionante. Viver esse padrão no mundo de hoje significa apenas dividir o átomo e, no processo, liberar enormes quantidades de energia espiritual - um tremendo derramamento do Espírito na vida do crente. Considere esses atributos em contraste com a opinião predominante - e talvez merecida - dos cristãos hoje na América: caridade, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, generosidade, gentileza, fidelidade, modéstia, autocontrole e castidade. Esses são os mesmos atributos que uma vida de imitação produz. Mas chegar lá não será fácil.
Em primeiro lugar, o que é necessário é uma mudança existencial - uma mudança que não tem nada a ver com a cultura, ou mesmo com a Igreja em geral, mas com o crente individualmente . As escrituras nos dão uma pista aqui. Em vez de nos conformarmos com o padrão do mundo, devemos ser transformados por uma renovação da mente - uma mente de cada vez. Em outras palavras, através do chamado de Jesus, os homens se tornam indivíduos.
Dietrich Bonhoeffer - um homem que conhecia bem o custo de se destacar da multidão - escreve: “Não é uma escolha própria que os torna indivíduos: é Cristo quem os torna indivíduos chamando-os. Todo homem é chamado separadamente e deve seguir sozinho.” É o indivíduo a quem A Imitação de Cristo fala.
"A evasão mais ruinosa de todas", ecoa Kierkegaard, "deve ser escondida na multidão, na tentativa de escapar da supervisão de Deus sobre ele como indivíduo, na tentativa de deixar de ouvir a voz de Deus como indivíduo". Kempis conclui: “Ele, portanto, que visa alcançar uma vida mais interior e espiritual, deve, com Jesus, se afastar da multidão.” E isso nos leva à minoria distinta de cristãos que escolhem esse caminho com Jesus - o caminho menos viajado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...