segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Imaculada Conceição, a explicação decisiva de Duns Scotus

[lanuovabq] 
*Por Giorgio Maria Faré

O dogma da Imaculada Conceição foi solenemente proclamado pelo Beato Pio IX em 8 de dezembro de 1854, após séculos de devoção popular, disputas e estudos teológicos. A contribuição do franciscano Duns Scoto († 1308) provou ser fundamental e ele soube superar a principal objeção à isenção de Maria Santíssima do pecado original desde o momento da concepção. E ele conseguiu um argumento brilhante.



O dogma da Imaculada Conceição da bem-aventurada Virgem Maria foi solenemente proclamado no Vaticano pelo Beato Pio IX em 8 de dezembro de 1854, para coroar uma história secular de devoção popular e disputas teológicas. O fato de Maria ser imaculada, ou seja, "sem a mancha do pecado original", era uma convicção muito antiga na Igreja. O povo de Deus, movido pelo sensus fidei sobrenatural, vinha há séculos venerando a Mãe de Deus como todos os atributos puros, santos, ilesos e análogos. O título de Imaculada já apareceu em vários textos litúrgicos e o Papa Alexandre VII, dois séculos atrás, havia estabelecido rígidas penas canônicas para aqueles que pregavam uma doutrina em contraste com a da isenção de Maria Santíssima do pecado original desde o primeiro instante de sua concepção. [1]
Mesmo o Concílio de Trento, quando - ao promulgar o decreto dogmático sobre o pecado original - "estabeleceu e definiu que todos os homens nascem afetados pelo pecado original, no entanto declarou solenemente que não era sua intenção incluir nesse decreto e no contexto de uma definição tão geral, a bem-aventurada e imaculada Virgem Maria, mãe de Deus”. [2]
O debate doutrinário sobre a santidade especial de Maria recebeu uma contribuição decisiva do Beato John Duns, conhecido como Scotus, um distinto teólogo franciscano que viveu nos séculos XIII e XIV. Nascido na Escócia, ele estudou na prestigiada Universidade de Paris e ensinou teologia na Inglaterra, França e Alemanha. Ele foi chamado de "doutor sutil" pela sutileza de seu pensamento que, na esfera teológica, tinha como ponto focal o primado universal de Cristo. Em particular, explicou Bento XVI, "para Duns Scotus, a Encarnação do Filho de Deus, planejada desde a eternidade por Deus Pai em seu plano de amor, é o cumprimento da criação e torna possível para toda criatura, em Cristo e através dele, ser cheio de graça e louvar e glorificar a Deus na eternidade". [3]
O Abençoado escreveu: "Pensar que Deus teria renunciado a esta obra se Adão não tivesse pecado, seria completamente irracional! Portanto, digo que a queda não foi a causa da predestinação de Cristo, e que - mesmo que ninguém tivesse caído, nem o anjo nem o homem - nessa hipótese, Cristo ainda teria sido predestinado da mesma maneira". [4] A partir dessa afirmação, chamada de "predestinação incondicional" de Cristo, ou seja, não condicionada por nenhum fato contingente, a doutrina escotista leva à predestinação incondicional de Maria: a Mãe de Deus foi ordenada por toda a eternidade em um e único decreto idêntico da Encarnação da Divina Sabedoria. [5]
Contudo, para poder afirmar a Imaculada Conceição de Maria Santíssima, o escocês teve que superar a objeção apresentada por seus teólogos contemporâneos e que já havia sido avançada por Santo Agostinho: a redenção de Cristo, para ser perfeita, deve ser universal [6], mas se apenas um ser humano foi preservado do pecado original, a redenção de Cristo não é perfeita. Portanto, a doutrina da época sustentava que a Madona havia sido santificada enquanto ela estava no ventre de sua mãe ou no nascimento, mas em qualquer caso depois de ter sido marcada pelo pecado original no momento de sua concepção. São Tomás de Aquino já tinha sido desta opinião.
Para superar esse obstáculo, Duns Scotus desenvolveu um argumento brilhante, a teoria da redenção preventiva ou conservadora, segundo a qual Nossa Senhora também havia sido resgatada por Jesus, mas com uma redenção preventiva, antes e fora do tempo, antecipando os méritos de seu Filho.  Dessa maneira, a universalidade da Redenção foi garantida e, ao mesmo tempo, confirmada como as pietas sugeriram por séculos sobre a absoluta incompatibilidade entre Maria Santíssima e o pecado, não apenas pessoal, mas também original.
O argumento dos escoceses parte do mesmo pressuposto que parecia impedi-lo, isto é, a perfeição da mediação salvífica de Cristo. Para que a mediação fosse perfeita, era necessário que o Mediador preservasse pelo menos alguém de contrair o pecado original. De fato, um mediador é mais perfeito se ele evita o crime, em vez de apaziguar alguém que já está ofendido. E como Maria foi predestinada para ser a Mãe de Jesus, era conveniente que ela fosse preservada.
Além disso, a perfeição do Mediador requer a preservação de toda culpa, não apenas da atual, mas também da original. Assim, a Virgem foi isenta de todas as manchas originais desde o primeiro momento de sua concepção. Deus infundiu graça santificadora em sua alma no exato momento em que infundiu a alma no corpo, para que a Virgem nunca fosse contaminada, nem por um instante, pelo pecado original. [7] Os discípulos de Duns Scotus transmitiram o famoso silogismo: "Potuit, decuit ergo fecit": "Isso era apropriado, era possível, e Deus o fez". [8]
A Imaculada Conceição, portanto, disse Bento XVI, "representa a obra-prima da Redenção realizada por Cristo, porque precisamente o poder de seu amor e sua mediação conseguiram que a Mãe fosse preservada do pecado original". [9]
São João Paulo II, em uma audiência geral sobre o tema da Imaculada Conceição, enfatizou que "a afirmação do privilégio excepcional concedido a Maria mostra que a ação redentora de Cristo não apenas liberta, mas também preserva do pecado. Essa dimensão da preservação, que é total em Maria, está presente na intervenção redentora pela qual Cristo, libertando-se do pecado, também dá ao homem a graça e força para superar sua influência em sua existência. [...] Para Maria, resgatada pela primeira vez por Cristo, que teve o privilégio de não ser submetida nem por um instante ao poder do mal e do pecado, os cristãos os consideram o modelo e ícone perfeito dessa santidade, que são chamados a alcançar, com a ajuda da graça do Senhor, em suas vidas”. [10]
 
* Sacerdote e Carmelita 

[1] Veja o Beato Pio IX, Bolla Ineffabilis Deus.
[2] Veja o Beato Pio IX, Bolla Ineffabilis Deus.
[3] Bento XVI, Audiência Geral sobre John Duns Scotus, 7 de julho de 2010.
[4] Beato John Duns Scotus, De prédestinatione Christi eiusque Matris. Reportatio Parisiensis, III, d. 7, q. 4.
[5] Ver Beato Pio IX, Bolla Ineffabilis Deus e Pio XII, Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.
[6] "Assim como a condenação de todos os homens ocorreu por culpa de um homem, também para a obra da justiça de um homem é derramada sobre todos os homens a justificativa que dá vida. a desobediência de um só todos foi constituída de pecadores, assim também a obediência de um só todos será constituída justa "(Rm 5, 18-19).
"Porque, se um homem morrer por causa de um homem, a ressurreição dos mortos também virá; e como todos morrem em Adão, todos receberão vida em Cristo" (1 Cor 15: 21-22).
[7] Cf. Beato Duns Scotus, Reportatio parisiensis III, Sent., D. 3, q. 2 e Opus Oxoniense. III Enviado., D. 3, q. 1.
[8] O significado do silogismo, que já havia sido usado por outros teólogos, é o seguinte: se Deus pudesse libertar a Virgem do pecado original (potuit); era conveniente que ela, que seria a Mãe de Deus, estivesse isenta do pecado original (decuit); portanto, se Deus pudesse (potuit), se fosse conveniente que Deus o fizesse (decuit), então Deus o faria (fecito).
[9] Bento XVI, Audiência Geral sobre John Duns Scotus, 7 de julho de 2010.
[10] São João Paulo II, Audiência Geral, 5 de junho de 1996.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...