quinta-feira, 8 de outubro de 2020

VIGANÒ E A ENCÍCLICA: A IRMANDADE CONTRA DEUS É BLASFÊMIA.

 


 Por Marco Tosatti

 

274. Partindo da nossa experiência de fé e da sabedoria que foi acumulando ao longo dos séculos, aprendendo também com muitas das nossas fraquezas e falhas, como crentes de diferentes religiões, sabemos que tornar Deus presente é bom para as nossas sociedades.

A proposição "Como crentes de várias religiões, sabemos que tornar Deus presente é bom para nossas sociedades" é deliberadamente equívoca: "tornar Deus presente" não significa nada em sentido estrito (Deus está presente em si mesmo). Em sentido amplo, se se pretende "tornar Deus presente pela presença de uma ou mais religiões" em contraposição ao "afastamento dos valores religiosos" a que se refere o ponto 275, como o texto parece sugerir, a proposição é errônea e herética, porque no mesmo plano, a Revelação divina do Deus vivo e verdadeiro com a "prostituição", como a Sagrada Escritura chama as falsas religiões. Argumentar que a presença de falsas religiões é “bom para nossas sociedades." É igualmente herético, porque não só ofende a Majestade de Deus, mas vem legitimar a ação dos dissidentes, atribuindo-lhe mais um mérito do que uma responsabilidade pela condenação de almas e pelas guerras religiosas travadas contra a Igreja de Cristo pelos hereges, maometanos e idólatras. Esta passagem também é ofensiva porque sub-repticiamente implica que este "bem para nossas sociedades" foi genericamente adquirido "aprendendo com muitas de nossas fraquezas e quedas", enquanto na realidade as "fraquezas e quedas" são atribuíveis às seitas e apenas indiretamente e para accidens aos homens da Igreja.
Por fim, gostaria de destacar que o indiferentismo implicitamente promovido no texto de Fratelli tutti, em que a presença de qualquer religião é definida como "boa para nossas sociedades" e não "a liberdade e a exaltação da Santa Madre Igreja", nega de fato os direitos soberanos de Jesus Cristo, Rei e Senhor dos indivíduos, sociedades e nações. Pio XI, na imortal encíclica Quas primas, proclama: «Não nos pode portanto surpreender se Aquele que é chamado por João de «Príncipe dos reis da terra» (Ap 1, 5), traz, como apareceu ao Apóstolo na visão apocalíptica» escrita sobre o manto e sobre o lado: "Rei dos reis e Senhor dos governantes" (Ap 19, 16) Visto que o Pai eterno constituiu Cristo o herdeiro universal (Hb 1,1), é necessário que ele reine até que, no final dos séculos, reduza todos os seus inimigos aos pés do trono de Deus (1 Cor 15,25).[1] E visto que os inimigos de Deus não podem ser nossos amigos, a irmandade dos povos contra Deus não é apenas ontologicamente impossível, mas teologicamente blasfema.

277. A Igreja aprecia a ação de Deus em outras religiões e “nada rejeita do que é verdadeiro e santo nessas religiões. Considera com sincero respeito aquelas formas de agir e de viver, aqueles preceitos e doutrinas que [...] não raramente refletem um raio daquela verdade que ilumina todos os homens”. (Declaração Nostra aetate, 2)

A referência ao documento conciliar Nostra aetate é a confirmação da conexão ideológica do pensamento herético bergogliano com as premissas estabelecidas pelo Vaticano II. Nas falsas religiões não há nada verdadeiro e sagrado "ex se", uma vez que quaisquer elementos da verdade que elas possam preservar são, em qualquer caso, usurpados e usados ​​para ocultar o erro e torná-lo mais prejudicial. Nenhum respeito pode ser dado às falsas religiões, cujos preceitos e doutrinas devem ser rejeitados e rejeitados em sua totalidade. Se então, entre esses elementos de verdade e santidade, Bergoglio deseja incluir, por exemplo, o conceito de um único Deus que deve aproximar os católicos daqueles que professam uma religião monoteísta, deve ser esclarecido que há uma diferença substancial e inevitável entre o verdadeiro Único e o Deus Triúno e o deus misericordioso dos maometanos.

Outros bebem de outras fontes. Para nós, esta fonte de dignidade humana e fraternidade está no Evangelho de Jesus Cristo.

A única fonte da qual se pode beber é Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da única Igreja que Ele instituiu para a salvação das almas. Aqueles que tentam matar a sede de outras fontes não saciam a sede e quase certamente se envenenam. Também é questionável se o conceito heterodoxo de dignidade humana e fraternidade de que fala “Irmãos Todos” pode ser encontrado no Evangelho, o que de fato contradiz claramente esta visão horizontal, imanentista e indiferentista teorizada por Bergoglio. Enfim, a especificação "para nós" é enganosa, porque relativiza a objetividade da mensagem evangélica a uma forma pessoal de ver as coisas e, consequentemente, a priva de sua autoridade, que surge da origem divina e sobrenatural da Sagrada Escritura.

279. [...] Há um direito humano fundamental que não deve ser esquecido no caminho da fraternidade e da paz: é a liberdade religiosa para os fiéis de todas as religiões.

A liberdade religiosa para os crentes de todas as religiões não é um direito humano, mas um abuso desprovido de qualquer fundamento teológico e antes mesmo disso filosófico e lógico. Este conceito de liberdade religiosa - que substitui a liberdade de uma religião, a "liberdade da religião católica de exercer sua missão" e a "liberdade dos fiéis de ingressar na Igreja Católica sem impedimentos do Estado" com a licença de adesão qualquer credo, independentemente de sua credibilidade e crença (que deve ser acreditado) - é herético e irreconciliável com a doutrina imutável da Igreja. O ser humano não tem direito ao erro: a liberdade da coerção magistralmente explicada por Leão XIII na Encíclica Libertas praestantissimum não elimina a obrigação moral de aderir livremente apenas ao bem, pois sua moralidade, ou seja, sua capacidade de merecer a recompensa ou o castigo, depende da liberdade desse ato. O Estado pode tolerar o erro, em certas situações, mas nunca pode legitimamente colocar o erro no mesmo plano da verdade, nem considerar todas as religiões equivalentes ou irrelevantes: o indiferentismo religioso é condenado pelo Magistério, como o relativismo religioso. A Igreja tem a missão de converter as almas à verdadeira Fé, arrebatando-as das trevas do erro e do vício. Teorizar um alegado direito ao erro e sua difusão é também uma ofensa a Deus e uma traição à autoridade vicária dos Sagrados Pastores, que esta deve exercer para o fim para o qual foi instituída,e não espalhar o erro e desacreditar a Igreja de Cristo. Não se sabe que o Vigário de Cristo (esqueci: Bergoglio renunciou a este título!) Pode reconhecer qualquer direito às falsas religiões, já que a Igreja é a Noiva do Cordeiro, e seria blasfemo pensar que Nosso Senhor pudesse ter mais esposas.

«Deus não olha com os olhos, Deus olha com o coração. E o amor de Deus é o mesmo para todas as pessoas, não importa qual religião ela seja. E se ele é ateu, é o próprio amor. Quando chegar o último dia e houver luz suficiente na terra para ver as coisas como elas são, teremos muitas surpresas!" (Do filme Papa Francisco. Um homem de palavra. A esperança é uma mensagem universal, de Wim Wenders, 2018)

O uso de expressões poderosas sem clareza de significado é uma das maneiras que os inovadores usam para insinuar erros sem formulá-los com clareza. A proposição "Deus não olha com os olhos, Deus olha com o coração" pode ser, no máximo, uma expressão comovente, mas desprovida de qualquer valor doutrinário. Pelo contrário, leva-nos a crer que em Deus o conhecimento e o amor estão dissociados, que o amor de Deus é cego e que consequentemente a orientação das nossas ações não tem valor aos seus olhos.

A proposição "o amor de Deus é o mesmo para todas as pessoas, de qualquer religião" é gravemente equívoca e enganosa, mais insidiosa do que uma heresia flagrante. Isso nos leva a crer que a livre resposta do homem e a adesão ao amor de Deus são irrelevantes para seu destino eterno.

Na ordem natural, Deus cria cada pessoa com um ato de amor gratuito: o amor de Deus se estende a todas as suas criaturas. Mas toda pessoa humana é criada com vistas à adoção filial e glória eterna. Deus concede a cada pessoa as graças sobrenaturais necessárias para que possam conhecê-lo, amá-lo, servi-lo, obedecer à sua lei inscrita no seu coração e vir abraçar a fé.

Na ordem sobrenatural, o amor de Deus por uma pessoa é proporcional ao seu estado de Graça, ou seja, na medida em que essa alma corresponde ao Dom de Deus pela Fé e pelas obras, merecendo a recompensa eterna. Nos planos da Providência, o amor ao pecador - incluindo o herege, o pagão e o ateu - pode concretizar-se na concessão de graças maiores que tocam o seu coração e o conduzem ao arrependimento e à adesão à verdadeira Fé.

“Quando chegar o último dia e houver luz suficiente na terra para ver as coisas como são, teremos várias surpresas”: esta proposição sugere que o que a Igreja ensina pode de alguma forma ser refutado no dia do Juízo Final. Entre aqueles que terão "várias surpresas", na verdade haverá aqueles que acreditam que podem adulterar a Fé e a Moral com os delírios dos Modernistas e a adesão às ideologias perversas do século, e se verá que o que a Igreja sempre pregou é que a anti-igreja nega obstinadamente que corresponda exatamente ao que Nosso Senhor ensinou aos apóstolos.



+ Carlo Maria Viganò, arcebispo

 

Fonte - marcotosatti



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...