terça-feira, 9 de março de 2021

O segredo para fazer penitência com rigor mas sem exagero

Penitência! A palavra que ouvimos neste tempo, que vem para agradar nossos ouvidos sensíveis e nosso humor delicado. É, porém, à penitência que a Igreja nos convida neste tempo de Quaresma. Mas será que nós sabemos realmente o que é, a que se refere e o que ela acarreta?


 

Por Edifa 

 

A palavra “penitência” vem do latim poena, “pena” entendida no duplo sentido de julgamento e tristeza: penitência é a pena “infligida” em reparação por nossas ofensas, mas é também, e sobretudo, aquilo que sentimos por ter ofendido a Deus com as nossas faltas. Mesmo quando batizados, os cristãos não se livram das fraquezas de sua natureza humana: nem sempre são fiéis às promessas do batismo e muitas vezes cometem erros. Essa inclinação para o pecado permanece em cada um de nós. Além disso, Jesus nos chama à conversão. Este esforço de conversão que nos compete praticar “não é apenas uma obra humana”, recorda-nos o Catecismo da Igreja Católica (n. 1428): É o movimento do coração contrito, atraído e movido pela graça para responder ao amor misericordioso de Deus que nos amou primeiro. “Seria oportuno [portanto] insistir mais no segundo sentido da palavra poena, explica o padre Matthieu Rouillé d’Orfeuil, diretor de estudos do seminário francês de Roma. “A penitência exprime a tristeza de haver pecado, para redescobrir a alegria da salvação”. Muito pesada para alguns, a penitência não é tão popular. A Quaresma é então uma grande oportunidade de tirar o pó dessa noção-chave da vida cristã.

Um esforço essencial, invisível, mas concreto

“O apelo de Jesus à conversão e à penitência não visa prioritariamente as obras exteriores, como jejuns e mortificações, mas a conversão do coração e a penitência interior”, recorda o Catecismo (n ° 1430). “Não é a penitência visível que é o mais importante, mas a penitência que vem do fundo do coração”, sublinha assim a irmã filipina, freira da Família Missionária de Notre-Dame e responsável pela casa do Grand-Fougeray na França. Além disso, ela insiste, “a penitência, para um cristão, normalmente não é nada extraordinário, muito menos extravagante. Também não é intransponível. Consiste em viver humildemente as vicissitudes desta vida, aceitando as tristezas, pequenas ou grandes, que ela pode nos trazer”.

Muitas vezes, a penitência nos é oferecida sem que tenhamos que aplicá-la com a força do pulso: “Um cônjuge que nos irrita, os filhos que nos cansam, uma comida queimada, uma quebra de eletrodomésticos, uma enxaqueca, um engarrafamento que retarda o nosso caminho, etc., são todas as oportunidades de conversão“, diz o Pe. Marc Vaillot, autor de Amar é… Pequeno livro do amor verdadeiro (em tradução livre). Ele especifica: “A teologia clássica" ensina que o ato principal e mais difícil da virtude da fortaleza é resistir ao que cai sobre nós, em vez de empreender esforços extenuantes. A paciência é, portanto, um esforço essencial, invisível, mas concreto.

As três formas de penitência

Se a Escritura e os Padres da Igreja insistem sobretudo nas três formas de penitência que são o jejum, a oração e a esmola, é para “exprimir a conversão em relação a si mesmo, em relação a Deus e em relação aos outros”, recorda o Catecismo da Igreja Católica (no. 1434). E isso pode se traduzir em esforços que não teríamos pensado espontaneamente. Para o padre Marc Vaillot, “o jejum também diz respeito à inteligência e à força de vontade, não apenas ao estômago: claro, pode-se comer um açúcar em vez de dois, um ou dois chocolates em vez de quatro; mas o jejum também pode ser evitar ser insolente com os pais, não ficar com raiva sem motivo, etc“.

O mesmo vale para a oração: “Na Quaresma podemos rezar mais três Ave-Marias do que de costume; mas também podemos ir mais longe e viver esta penitência sendo melhores na missa, mandando mensagens de amor a Deus quando andamos na rua (orações ejaculatórias), não esquecendo de fazer uma oração antes de ir para a cama". A oração não se limita a alguns momentos exclusivos, mas a todos os momentos do dia.

Que tal esmolas? Sua realidade não é imediata? “Dar esmola”, responde o nosso interlocutor, “é também dar um sorriso a uma pessoa que não é necessariamente o teu melhor amigo, é conversar dois minutos com um sem-abrigo quando não temos dois reais no bolso, é desejar um feliz aniversário à sua sogra… Porque a esmola é o dom constante de si mesmo e não apenas os trocados que damos aos outros”.

Penitência, um ato de amor e não uma tarefa

Apesar da gentileza maternal da Igreja e da sabedoria de seus pastores, a penitência tem má publicidade. “É um ato de amor, não um filme de terror!», Avisa o Padre Armel d’Harcourt. “Não deve ser entendido como uma tarefa árdua, mas como uma resposta livre ao amor de Jesus que se ofereceu por nós na cruz”, afirma. E acrescentar: “A penitência não é um castigo de Deus: tem um lado alegre, de amor filial, pelo qual sabemos que, apesar de sua onipotência, Deus nos permite participar da salvação.”

A penitência, portanto, procede do esforço amoroso e nos convida a voltar ao Pai de todo o coração. O objetivo, avisa o padre Matthieu Rouillé d’Orfeuil, é a caridade: amar melhor a Deus e ao próximo. É, portanto, em função desse objetivo único, mais do que de um ascetismo individualista bem-sucedido, que as penitências a serem implementadas devem ser escolhidas. “Quanto mais amor temos a Deus, mais coração colocamos na conversão e na prática de penitência”, diz a irmã Philippine. “O esforço da penitência deve, portanto, ser preparado e realizado em oração, aconselha o padre Rouillé d’Orfeuil. Aceitarei assim receber, na morte e ressurreição de Jesus, o progresso espiritual de que necessito e que peço. Com um pouco de boa vontade, aceitarei deixar-me transformar por Cristo, da maneira como ele quer responder à oração que me inspira”. Nos basta um pouco de boa vontade!

 

Fonte - aleteia

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...