domingo, 31 de dezembro de 2023

De muçulmano a cristão: a história inspiradora de Charbel

Criado num ambiente sunita em Beirute, Charbel, após um encontro chocante, partilha a sua surpresa por abraçar a fé católica numa entrevista ao National Catholic Register.

De muçulmano a cristão: a história inspiradora de Charbel 

Periodicamente, diferentes meios de comunicação social partilham histórias de indivíduos muçulmanos que abraçaram o catolicismo como resultado de encontros, por vezes excepcionais, com santos, com a Virgem Maria ou mesmo com Cristo. Contudo, em certas nações, a escolha de abraçar a fé católica pode acarretar riscos extremos, incluindo a ameaça à própria vida.

Uma das histórias de conversão mais notáveis ​​é a de Charbel, agora conhecido pelo seu nome cristão. Originário do Líbano e ex-muçulmano sunita, viveu o batismo em 2017. Seu caminho para a Igreja foi guiado pela Virgem Maria e, desde então, consagrou sua vida a Deus como membro de uma comunidade religiosa contemplativa em um mosteiro próximo. Beirute.

Durante o período do Ramadã, Charbel tem uma memória particularmente marcante. No meio de uma caminhada por Beirute, depois das orações matinais na mesquita, ele viveu um acontecimento extraordinário quando ouviu uma voz celestial pronunciando algumas palavras incomuns para ele: “Glória a Jesus, o único Filho de Deus, e glória à Virgem Maria”, a Mãe de Deus.

Charbel, criado numa área sunita de Beirute e sem ter conhecidos cristãos com quem partilhar essa experiência chocante, disse numa entrevista publicada pelo National Catholic Register: “Foi realmente surpreendente para mim”.

Posteriormente, ele conta que, na véspera de Natal daquele mesmo ano, enquanto estudava em casa, teve uma visão. "Vi a Virgem Maria pela primeira vez diante de mim e Ela me disse: 'Não tenha medo, continue procurando, estou com você'. Tudo o que posso dizer é que foi a coisa mais linda que já vi na minha vida. Desde o momento em que a vi, senti paz em meu coração. “Eu me senti como se estivesse em casa”, diz ele.

Depois desses acontecimentos, ele lembra que por um tempo tentou conhecer cristãos pelas redes sociais, mas entre o medo e a desconfiança não conseguiu. No entanto, isso não marcaria o fim dos seus encontros com a Virgem Maria. Na verdade, isso aconteceria novamente, especificamente na véspera de Natal durante os próximos três anos. “Ela sempre me dizia exatamente as mesmas palavras”, ele ressalta.

A conversão e batismo de Charbel

Após a última visão, Charbel decidiu se aventurar para estabelecer contato com um cristão e, para sua surpresa, encontrou essa conexão em uma celebração. Na festa, ele compartilhou com um católico suas experiências com a Virgem, suas preocupações e manifestou o desejo de aprender mais sobre a fé cristã. Este novo conhecido apresentou-o a um padre, que lhe forneceu uma Bíblia e facilitou o seu contacto com “João Paulo”, um ex-muçulmano convertido ao cristianismo que tem orientado vários muçulmanos em Beirute no seu caminho rumo ao catolicismo.

Após conhecer Juan Pablo, ingressou em um grupo de catequese e formação cristã, culminando sua carreira com o batismo em 2017, durante a festa da Santa Cruz, oito meses após iniciar o catecumenato. Ele escolheu o nome Charbel em homenagem ao querido e conhecido santo libanês São Charbel. Ele expressa: “No dia em que fui batizado chorei como um bebê o dia todo: eram lágrimas de alegria, de saber que era amado”. Desde então até hoje, Charbel serviu como padrinho de dois muçulmanos que, seguindo seus passos, abraçaram o catolicismo.

A intensidade da sua ligação com Cristo e a Igreja, bem como o seu amor a Deus, levaram Charbel a tomar uma decisão significativa seis meses após o seu batismo: escolheu ingressar num mosteiro de vida contemplativa perto de Beirute. Compartilhe confidencialmente: “Alguns de nós temos que escolher: tomei a decisão de embarcar no amor eterno e santo. Agora minha razão de viver é estar com a pessoa que amo, Jesus".

 

Fonte -  infocatolica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...