segunda-feira, 14 de julho de 2014

Oração de Amorização

[catolicoscomjesus]
Por Pe. Alírio José Pedrini, SCJ 



O que é a Oração de Amorização?

Oração de Amorização é um modo dinâmico e pessoal de orar, concreto, sábio e profundo, pelo qual, você e Jesus vão queimando todas as fichas pretas, uma por uma, e vão preenchendo muitas fichas brancas, daquela pessoa que você gostaria de amar mais, ou daquela que você gostaria de começar, ou voltar a amar.
Disse: você e Jesus. Exato. Sem ambos não se faz oração! E sem a presença de Jesus, e do poder do seu Espírito Santo, o resultado ou será pequeno, ou não acontecerá. 
É importante que seja "oração". Isto é, um trabalho conjunto, realizado por Jesus e você, numa soma de esforços.
Apresento-lhe, desde já, um roteiro técnico da "Oração de Amorização". Sobre este roteiro você fará a sua oração pessoal. Apresento-lhe o roteiro e, em seguida, explicar-lho-ei detalhadamente, parte por parte. Por fim, colocar-lhe-ei um exemplo vivo, falado e concreto. Será, então, como se você estivesse ouvindo alguém fazê-la. Compreenderá, desta forma, toda sua dinâmica e observará sua facilidade.
ROTEIRO TÉCNICO
1.    Realize a oração na presença de Jesus e da pessoa a ser amorizada (não é presença física).
2.    Queime as fichas pretas: PERDOAR.
a.    Perdoe a pessoa que o ofendeu.
b.    Peça-lhe perdão da sua culpa.
c.    Perdoar-se a si mesmo do erro feito.
d.    Peça perdão a Jesus por ela e por você.
3.    Preencha as fichas brancas: LOUVAR.
a.    Louve a pessoa pelo seu lado positivo.
b.    Louve a Jesus por causa da pessoa.
4.    Agradeça ao Senhor a oração feita.
EXPLICAÇÕES DE TODAS AS PARTES
1. Oração da presença de Jesus e da pessoa
Ao iniciar a Oração de Amorização você trará presentes à imaginação duas pessoas: Jesus e quem você deseja amorizar.
Você inicia entrando em clima de oração. Por exemplo: entra em seu quarto, fecha a porta, põe um fundo musical, senta-se numa cadeira, na cama, ou no chão, como gostar. Concentra uns instantes. Invoca a presença de Jesus, num gesto de fé. - Se quiser, poderá visualizar Jesus sentado em sua frente. Vê-lo com os olhos do coração, ou da imaginação; contemplar seu corpo, seus olhos, seu sorriso. Converse com Ele uns momentos, louvando-o, agradecendo-lhe a presença. Elogie-o por algo de bom que Ele lhe deu, lhe fez, nos últimos dias. Fale-lhe que você quer amorizar tal pessoa, pois você deseja amá-la mais, como Ele ordenou. Peça-lhe a graça de sua ajuda.
Em seguida, imagine que vai entrar em seu quarto aquela pessoa que você escolheu para amorizar. Jesus a recebe com alegria, pois a ama. E os dois, Jesus e ela, sentam-se juntos à sua frente olhando para você.
Agora você conversa com a pessoa que entrou, agradece-lhe a presença e dizendo-lhe de sua vontade de amá-la mais e melhor. Faça-o da maneira mais viva possível.
Sua conversa com Jesus e com a pessoa pode ser feita a meia voz. Isto é, você fala de modo que possa ouvir a própria voz. Ouvir a própria voz, ouvir o que se fala, é dar um instrumento ao Ser para agir dentro de você. Ele irá usar sua voz como instrumento para falar e atingir o seu coração.
Você já está na presença de Jesus e da pessoa. Estão em três: dois reais, vivos, presentes: Jesus e você. A outra está presente na imaginação.
2. Queimar as fichas pretas: PERDOAR
O perdão é o fogo que queima todas as fichas pretas arquivadas no seu íntimo. O perdão é o fogo que cauteriza as feridas do seu coração. O perdão generoso, forte, consciente, vivo e repetido muitas vezes, é poderoso e infalível para queimar qualquer ficha preta, é eficiente para cauterizar qualquer ferida emocional, por e mais antiga que seja.
Foi por isto que Jesus o ensinou, o ordenou, e o pôs como condição necessária para sermos perdoados por Deus. Pedro, Apóstolo, perguntou a Jesus:
·         "Senhor, quantas vezes devo perdoar ao meu irmão que pecar contra mim? - até sete vezes?
·         Não te digo, Pedro, até sete vezes. Mas até setenta vezes" (Mt 18,21-22).
Em outra oportunidade Jesus afirmou: "Se não vos perdoardes uns aos outros os vossos pecados, tampouco o Pai celestial vos perdoará os vossos pecados" (Mc 11,26).
Na oração que Jesus nos ensinou, dizemos: "Perdoai-nos assim como nós perdoamos".
Ah! se compreendêssemos a profunda sabedoria e a importância destes ensinos e ordens de Jesus, para a saúde espiritual, psicológica, emocional e física. Quantos já nem estariam mais doentes, nem traumatizados, nem destruídos, emocionalmente, se tivessem aplicado às suas vidas esta sábia terapia do perdão.
A realização do perdão é feita em quatro direções. Diremos: os quatro passos do perdão.
PRIMEIRO PASSO: Perdoar a quem nos ofendeu
Realizar o perdão num ato de vontade, firme e decidido. Perdoar, envolvendo todo o nosso ser. Perdoar com a maior profundidade. Perdoar repetidamente até perceber o perdão envolver nosso ser, até à profundidade. Perdoar muitas vezes: dias, semanas... até sentir o efeito benéfico.
Perceba que perdoar não significa "desculpar", nem pôr panos quentes. - Perdoar é reconhecer que a pessoa errou, e dar-lhe o perdão pelo erro cometido.
Quando Deus perdoa a você, Ele não afirma: "filho, você fez mal, mas não importa, não tem importância, você, enfim, não errou tanto...". Pelo contrário, Deus diz: "você errou. Mas eu lhe perdoo o erro assim como foi". Deus não minimiza. Não encobre. Ele perdoa. Perdoa como foi o erro, sem mudar nada. Sem minimizar, sem aumentar. “Deus age assim porque é justo...”  Assim, como o de Deus, deve ser o seu perdão.
Às vezes é difícil perdoar. Principalmente quando a ofensa foi maliciosa, ou muito covarde, ou muito grande, ou muito repetida. Sim, é difícil, mas não impossível. Quando se trata de perdoar Jesus sempre vem em auxílio com o poder do fogo do Espírito Santo. Este sabe queimar todos os nós de ódio, de mágoa, de ressentimento, que trazemos.
Encontrei algumas pessoas que eram incapazes de perdoar mesmo que o quisessem. As palavras não lhes saíam da boca, por mais que o quisessem e se empenhassem.
Um jovem, filho de um oficial militar, estava profundamente traumatizado pela dureza e despotismo (tirania) de seu pai. Sua personalidade estava destruída. Não conseguia, sequer, estudar, trabalhar, sair de casa, fazer amizades ou conversar com garotas de sua idade. - Ao orar por ele, pedi-lhe que perdoasse o pai. Sua voz não lhe saia da boca. Disse-lhe:
·         Repete estas palavras, em voz alta: papai eu perdoo o Senhor de... Ele foi incapaz. Gaguejava irresistivelmente:
·         Pá-pá-pá-papai e-e-e-e-eu... Não posso! Não consigo! Disse. Seu psiquismo estava totalmente bloqueado.
O mesmo ocorreu com uma religiosa. As palavras não lhe saíam da boca quando sugeri que perdoasse a um membro de sua família que a havia ferido muito.
O que fazer nestes casos? - Simplesmente pedir a Jesus a graça e a força para poder fazê-lo. Orar uns momentos, neste sentido, procurar dizer frases de perdão, mesmo que forçadas, inicialmente. Tenha certeza de que o auxílio de Jesus virá. Conseguirá perdoar. Pelo menos, você poderá começar a perdoar. Depois, chegará ao ideal.
Note que este primeiro passo de perdão é realizado no íntimo do seu ser, conversando com a pessoa, presente na imaginação.
SEGUNDO PASSO: Pedir perdão â pessoa pelo mal feito
É preciso pedir perdão à pessoa, pelas lembranças dolorosas que lhe ocasionamos, pelos revides, pelos contra-ataques.
Você teve um problema com alguém. Este o agrediu, caluniou, causou problemas e aborrecimentos. Ao saber do fato, você revida, acusa, agride. Ambos ficaram feridos: você e ele. Neste caso não basta você perdoar-lhe. É preciso que você lhe peça perdão, também. Você, também, o ofendeu. É preciso, ouviu?
·         Mas foi ele quem começou!
·         Não importa. Aqui não se trata de encontrar os culpados, mas sim de você curar as feridas que ele lhe causou. Para isso é preciso perdoá-lo, mas também, pedir-lhe perdão.
Não esqueça, você está no seu quarto, sozinho. Você o perdoa e pede perdão em pensamento, com toda sinceridade do seu coração. Você está falando com ele em voz alta, perdoando-o e pedindo-lhe perdão.
TERCEIRO PASSO: Perdoar-se a si mesmo
Trata-se de perdoar-se a si mesmo daquilo que foi culpado em algum episódio, onde você e o outro saíram feridos, magoados emocionalmente. Por exemplo: alguém caluniou você covardemente. Você revidou com outra calúnia. Ambos ficaram prejudicados. Para curar o seu coração da calúnia sofrida, você precisa perdoar-se profundamente do seu erro de ter contra-agredido. Ele errou. Você também. É preciso, pois, perdoar-se de ter errado.
Muitos não aprenderam a perdoar-se. Nunca ouviram falar em semelhante perdão. Por isto vivem cheios de ódios de si mesmos, de inaceitações de sua pessoa, carregados de vergonhas, medos, remorsos, por causa de suas falhas e pecados. Carregam um fardo pesado, desagradável, malcheiroso, pela vida afora, quando já deviam tê-lo jogado no fogo do autoperdão.
Cuidado! Perdoar-se não significa desculpar-se. Nem convencer-se de que não errou. - Isto seria desastroso. Seria esconder o lixo... ocultar a ferida. Perdoar-se é reconhecer o erro feito e dar-se um perdão profundo. Como você perdoa os outros, assim, perdoe-se a si mesmo.
Algumas pessoas têm muita dificuldade de se perdoar. O orgulho não lhes permite reconhece que erraram. Dão-se todas as desculpas para não ter que admitir os próprios erros. Por isso, também, não reconhecem a necessidade de se perdoarem a si mesmos.
Outros não se perdoam por autopunição. Como que por uma vingança ou raiva contra si mesmos, não se perdoam para continuarem a sofrer. São pessoas obviamente enfermas.
Encontrei alguns casos de pessoas que - por mais que quisessem - não podiam pronunciar uma palavra de perdão em favor de si mesmas.
Uma senhora que havia vivido uma vida irregular por mais de vinte anos, na sua conversão inicial, pôde perdoar e pedir perdão a todos os que a haviam agravado em todos aqueles anos. Quando - porém - lhe sugeri que se perdoasse de todo erro feito naqueles anos, ela não conseguia. Nem sequer podia repetir frases de autoperdão, ditadas por mim. Após um apelo veemente a Jesus para que interviesse com seu poder para que interviesse para desfazer aquele auto-ressentimento é que pôde se perdoar. Foi uma luta íntima muito grande. Com a ajuda de Jesus, venceu! Glória a Jesus!
Perdoe-se. Não deixe de fazê-lo. Se Deus perdoa a você de tudo, seja qual for o erro, quando lhe pedir perdão; se você perdoa aos outros, e eles a você, não é justo, nem razoável, nem compreensível e muito menos ainda sábio, VOCÊ NÃO SEPERDOAR A SI MESMO. - Quem é você para não querer dar-se um perdão profundo a si mesmo?
Não esqueça. Você está só, no seu quarto, fazendo Oração de Amorização. Você realiza este passo de autoperdão conversando consigo mesmo, em voz audível. Pode imaginar-se olhando para si mesmo, dizendo o seu próprio nome e perdoando-se generosamente.
QUARTO PASSO: Pedir perdão a Jesus, por você e pelo outro
O quarto passo do perdão consiste em você pedir perdão a Jesus por você, e pela pessoa que está amorizando. Você o faz conversando com Jesus, apresentando-lhe o seu erro e pedindo-lhe humildemente, perdão. Pede-lhe, também, que perdoe a pessoa que você está amorizando. Esta atitude lhe vale a abertura total do coração para a ajuda poderosa do Senhor Jesus.
Também este passo você o está fazendo no seu quarto, onde está realizando a sua oração de amorização na presença de Jesus e daquela pessoa que você escolheu para amorizar.
O perdão. Eis algo essencial e imprescindível para a cura do coração emocional e, consequentemente, para a possibilidade de amar em profundidade a todos, como Jesus amou e ordena que amemos.
MODO PRÁTICO DE QUEIMAR AS FICHAS PRETAS
Como realizar concretamente os quatro passos de perdão na Oração de Amorização?
É simples. Mais simples do que pareça à primeira vista. Voltemos ao quarto onde você está, com Jesus e uma pessoa, em amorização. Suponhamos que a pessoa em amorização seja seu pai. Você está amorizando seu pai, para amá-lo muito mais. Suponhamos que entre as fichas pretas que você tem dele, haja uma surra que lhe deu aos 15 anos, deixando em você esta lembrança muito dolorosa e humilhante. Você quer queimar esta ficha preta. Pois bem. Conversando com ele, presente na sua imaginação, você vai falando, em voz audível, todos os passos de perdão. Veja um exemplo falado:
Primeiro passo: Papai, lembra-se? Aos meus quinze anos, por causa daquela festinha que fui sem sua permissão, o senhor me bateu diante dos meus colegas. O senhor me ofendeu demais, naquele dia. Quando me lembro daquele fato, sinto-me mal, humilhado, até hoje. Pai, eu lhe perdoo de todo coração. Sinta-se perdoado, papai, para sempre..."
Segundo passo: "Eu lhe peço perdão, papai, porque naquele dia eu fiquei com ódio do Senhor e lhe desejei muito mal. Muito mesmo! E fiquei odiando, por muito tempo, esperando uma chance para tirar desforra. Perdão, papai, pelo meu ódio, pelos maus desejos. Perdão, papai..."
Terceiro passo: "Jesus, eu errei, desejando mal ao meu pai. Quero me perdoar. Sim, Jesus, eu me perdoo. Quero me perdoar. Errei contra papai, mas me perdoo inteiramente. Para sempre."
Quarto passo: "Jesus, perdoe papai, e a mim, também, por aquele mal que fizemos um para o outro. Não fomos bons pai e filho. Perdão, Senhor Jesus, perdão!"
Assim, com esta forma tão singela, você vai queimando, pelo perdão, cada uma das fichas pretas que guarda do seu pai. Ou daquela pessoa que está amorizando.
Perceba que para cada ficha preta é preciso aplicar os passos do perdão. Uma por uma. - Como nos curativos do corpo: você vai curando ferida por ferida, até a última. Até a menor.
3. Preencher as fichas brancas: LOUVAR
Para amar é preciso queimar, antes, as fichas pretas que temos de alguém. É preciso, porém, completar a obra com o preenchimento de muitas fichas brancas. Este preenchimento é feito através de louvor, ou seja, através do elogio à pessoa e a Jesus, pelas qualidades da pessoa.
O elogio, o louvor, tem a capacidade de nos levar a reconhecer, a descobrir, a admirar muitas qualidades espirituais, psicológicas, morais e físicas das pessoas e, com isto, passar a admirá-las e amá-las.
No início deste escrito afirmava-lhe que o nosso amor, a nossa amizade e bem-querer para com alguém, depende da imagem que temos dele dentro de nós. Se a imagem é boa, gostamos. Se a imagem é desfigurada, não gostamos. Dissemos, ainda, que aquilo que faz ou desfaz a imagem de alguém em nós, são as boas ou más lembranças. Ou, na comparação, são as fichas brancas e pretas.
Você pode perceber, pois, a importância do louvor, do elogio. Ele refaz a imagem. Torna-a bela. Sempre mais bela, quanto mais você a elogia e louva, pois, pelo louvor você vai descobrindo e acrescentando qualidades, belezas. Compreendeu? -Elogiando você vai embelezando a imagem da pessoa dentro do seu coração. Quando a imagem fica bela, você gosta, ama.
Já não lhe aconteceu de alguém dizer-lhe: "Eu já gostava de você antes de conhecê-lo pessoalmente!" Por quê? - Porque alguém falou bem de você para aquela pessoa. Falando bem de você, fizeram bela sua imagem naquele coração, e ele passou a gostar de você, mesmo sem conhecer.
Aqui está mais um dos tão belos ensinos de Jesus. Mandou falar bem das pessoas. Isto é, mandou elogiar. - Jesus mandou falar bem de todos. Falar sempre e só bem.
Uma das maneiras mais fáceis e perfeitas de amar, de crescer no amor, é elogiar. Jesus mandou amar, elogiando.
MODO PRÁTICO DE PREENCHER AS FICHAS BRANCAS
É simples. Como você o faz na conversa de todos os dias, entre amigos. Voltemos ao quarto onde você está amorizando o pai. Após queimar as fichas pretas, uma a uma, você começa a preencher fichas brancas, elogiando seu pai.
·         "Papai, sabe, eu admiro muito o senhor como marido. Quero elogiá-lo, pois como esposo o senhor é um ótimo marido! Quero elogiá-lo, pois como esposo o senhor é um exemplo maravilhoso para mim. Fico tão feliz ao vê-lo sempre tão unido, delicado, bondoso, amante. Mamãe é muito feliz por tê-lo como marido."
·         "Jesus, muito obrigado pelo exemplo de marido que é papai. Sabe, Senhor, isto nos faz um bem tão grande, a todos, em casa! Obrigado, Jesus!"
Desta maneira você preencheu a primeira ficha branca. Continue elogiando-o por todas as qualidades que você conhece nele; qualidades espirituais, morais, psíquicas, físicas. Pelos bons momentos que lhe proporcionou, pelas surpresas e presentes. Cada elogio é uma ficha branca que você preenche e, também, uma nova beleza à imagem do seu pai.
Não esqueça que você está preenchendo estas fichas, em oração, no seu quarto, tendo seu pai presente na imaginação e falando em voz audível.
4. Agradecer a oração de amorização realizada
Após ter feito todo o processo de perdão e louvor, termina este período de oração com uma palavra de agradecimento a Jesus, pela sua presença e pela ajuda que lhe proporcionou. No caso de você perceber alguma modificação íntima, como: paz, alegria, libertação, não deixe de agradecer imediatamente ao Senhor.
Esta oração seja bem pessoal e íntima, concreta e criativa.
Fonte: Oração de Amorização: A cura do coração - Edições Loyola / petroniocanabrava.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...