segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Deus te salve cheio de graça!: Por que Maria é mediadora de todas as graças?

[infocatolica]



Compartilho esta tradução de um artigo de Peter Kwasniewski , Doutor em Filosofia na Universidade Católica da América, em Washington. Nesta festa de Nossa Senhora de Guadalupe, um patrono tão amado por cristãos pró-vida em todo o mundo e especialmente pelos católicos da América do Norte, Central e do Sul, é muito apropriado explicar e defender o seu privilégio único de ser " o mediador de todas as graças ", um título ainda incompreendido por muitos cristãos, principalmente protestantes. Mostramos como esse papel dado por Deus a ela não só não entra em conflito com a única mediação salvífica de seu único Filho, Jesus Cristo, mas isso o pressupõe e reforça enfaticamente.
Comecemos com a seguinte objeção: "Existe um único mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo" (1 Tim 2, 5). Como explica São Tomás de Aquino:
"A própria missão do mediador é unir aqueles entre os quais ele medeia, porque os extremos se encontram no meio. Mas unir os homens com Deus de maneira perfeita é verdadeiramente a responsabilidade de Cristo , por meio dos quais os homens são reconciliados com Deus, de acordo com estas palavras de 2 Coríntios 5:19: Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo. E, portanto, somente Cristo é o perfeito mediador entre Deus e os homens , na medida em que, através da sua morte, reconciliou a raça humana com Deus. Portanto, o Apóstolo disse que o homem Jesus Cristo é o mediador entre Deus e os homens, acrescenta no versículo 6: que se entregou para a redenção de todos» (1 Tim 2: 5-6).
No entanto, nada impede que algumas pessoas sejam chamadas de mediadores entre Deus e os homens, mesmo que sejam parentes, isto é, que cooperam em um dispositivo e meio ministerial para a união dos homens com Deus. (Summa theologiae 3.26.1)
Através de sua vida, morte e ressurreição, Cristo ganhou para nós todas as graças e méritos necessários para a nossa salvação. A obtenção e distribuição desses méritos é a mediação que Jesus Cristo realiza entre a Santíssima Trindade e a humanidade.
Jesus obteve esses méritos durante sua missão terrena e é digno de distribuí-los de seu trono celestial. Todos os méritos que ele ganhou são do tipo que pertence a um ato digno de uma recompensa em justiça rigorosa, já que um salário é devido a um trabalhador que faz o trabalho dele. Ganhar esse mérito é exclusivo de Cristo, pois, sendo divino, suas ações eram infinitamente dignas. O ato mais pequeno de Jesus era perfeitamente agradável ao Pai, porque ele procedia de um amor perfeito. Muito mais, então, foi o maior ato de Jesus, Sua morte na Cruz, agradável e capaz de conquistar todas as graças de todos os tempos. Como chefe de toda a raça humana, nosso Senhor pode distribuir seus méritos a todos os homens e mulheres que Ele quer unir-se. A singularidade da mediação de Cristo, neste sentido, sempre foi afirmada por teólogos cristãos:" não há outro nome sob o céu dado aos homens pelo qual devemos ser salvos" (Atos 4:12).
Existe outro tipo de mérito que pertence a uma pessoa em estado de graça, digna de condon (valor), que não é uma questão de justiça rigorosa, mas de justiça relativa . Os atos de uma pessoa em estado de graça são dignos de recompensa não porque possam igualar essa recompensa, mas porque eles vêm da graça habitual, a semente da vida divina plantada dentro de nós no batismo. O que fazemos é digno da bênção do Pai porque é obra do Filho em nós, Seu fruto.
Existe um terceiro tipo de mérito que não é uma questão de justiça, mas de amizade com Deus. Isso é chamado de mérito congruente, porque é apropriado para Deus, por causa da amizade com uma alma, para ajudar alguém que está ligado a essa alma.
"Uma vez que um homem em estado de graça faz a vontade de Deus, ele concorda com as características da amizade que Deus deseja sua vontade de salvar outra pessoa por sua causa" (Summa theologiae 1-2.114.6).
Por exemplo, Santa Monica obteve a conversão de seu filho Agustín através de orações incessantes. Monica merecia a conversão de seu filho, não como se fosse seu redentor, nem como se pudesse, pela graça de sua alma, salvar outra alma, mas porque Deus escolheu ter piedade de seu filho por causa de seus méritos e orações, e isso, devido à amizade entre Deus e ela. O mérito do congrúcio pressupõe o estado da graça e, portanto, depende inteiramente de Cristo. Este é o terceiro tipo de mérito que a Santíssima Virgem Maria adquiriu para seus filhos espirituais durante toda a vida; e sendo sagrado além de qualquer outro santo, ela mereceu mais do que qualquer outro santo.
Tendo esclarecido os tipos de mérito e singularidade de Cristo, agora é apropriado examinar como a mediação secundária é possível. No Antigo Testamento, Deus escolhe certas pessoas desde o início para agir como intercessores, como os profetas e os sacerdotes da Lei Antiga. Um exemplo particularmente claro é o de Moisés que, apenas no Monte Sinai, recebeu a lei para a o povo de Israel, e então implorou a Deus por sua salvação da destruição que lhes era devido por causa de sua rebelião pecaminosa. No Novo Testamento, Jesus Cristo instituiu o sacerdócio da Nova Lei para dar à Igreja maior acesso a si mesmo e aos seus méritos.
"Assim como o sacerdócio de Cristo é compartilhado de maneiras diferentes por seus ministros e pelos fiéis", declara o Concílio Vaticano II", mesmo assim a mediação única do Redentor não exclui, mas suscita nas criaturas diversos tipos de cooperação , participou da única fonte" (Lumen Gentium 62).
Nesta maneira subordinada, Maria também é mediadora entre o seu Filho e a raça humana . Na verdade, acredita-se que metade agradeça. Sobre o que é sua função única baseada? Sua única maternidade Todos os cristãos que preservam a herança dos primeiros concílios ecumênicos, sejam católicos, ortodoxos ou protestantes, venerem justamente a Maria como Theotokos, mãe ou portadora de um filho verdadeiramente Filho de Deus, a segunda Pessoa da Trindade. Quando o ex-bispo Nestorius afirmou que Maria é a "Mãe de Cristo", não de Deus, a Igreja em todo o mundo rejeitou esse erro, porque ela bifurca Cristo em um ser humano de quem Maria é a mãe e um ser divino, com que Mary não tem relacionamento. Em suma, nega o mistério da Encarnação, da qual depende a nossa redenção. Porque Jesus é Deus, e Maria é a mãe desta pessoa única, ela deve ser chamada de Mãe de Deus.
Além disso, sempre foi entendido que o papel de Maria exigia muito mais do que a mera maternidade "física". Como diz Santo Agostinho," ela o concebeu espiritualmente, antes de concebê-lo fisicamente". Muito unido a Deus através da caridade e da obediência, deu livremente o seu consentimento em nome de toda a raça humana. Ao longo de sua vida, em suas ações e sofrimentos, ela cooperou com seu filho. No céu, sua mediação continua para nós como um intercessor (João Paulo II, Redemptoris Mater 21). Para provar essa contribuição real e efetiva, os Pais comparam Maria com Eva. Assim como a morte veio ao mundo através de Eva, então, em contraste, a vida que o novo Adão traz vem através da Eva nova, que merece ser chamada de "mãe dos vivos" (Gen 3,20). Este mérito e mediação está dentro e através de Cristo. Um exemplo bonito desta mediação ocorre em Cana, o "primeiro anúncio" de sua mediação materna (Redemptoris Mater 22). A seu pedido, Jesus faz o milagre de transformar a água em vinho. Este milagre não só obteve um bom vinho para a festa, mas também a fé:" Seus discípulos viram a sua glória e creram nele " (Jn 2,11). A fé de Maria torna-se uma ocasião para a fé dos outros, mostrando que sua mediação se estende até a ordem espiritual (ver Pio XII, Mystici Corporis 110).
Esta extensão de sua maternidade a toda a humanidade é evidente no momento supremo da salvação, quando Nosso Senhor confia sua Mãe ao discípulo amado, e ele a ela (João 19, 26-27). Estando no pé da Cruz, fazendo o supremo ato de fé, Maria, "cada vez mais intimamente unida com o seu Filho, ofereceu-o no Gólgota ao Pai Eterno para todos os filhos de Adão. e os direitos de sua mãe e o amor de sua mãe foram incluídos no holocausto. Assim, o que, de acordo com a carne, era a mãe de nossa Cabeça, através do título adicional de dor e glória tornou-se, de acordo com o Espírito, a mãe de todos os seus membros »(Mystici Corporis 110). As palavras de Jesus a Maria: "Mulher, veja o seu filho!» E a Juan: «Eis a tua mãe!» Eles confirmam a maternidade de todos os homens na ordem da graça e imporão aquela doce obrigação de todos aqueles que desejam ser" discípulos amados "para vê-la como sua mãe. "E continua a ter para o Corpo Místico de Cristo, nascido do Coração do Salvador, o mesmo cuidado maternal e amor ardente com o qual ela amou e alimentou o Menino Jesus no berço" (MC, nº 110). Neste amor insondável encontramos a universalidade da mediação de Maria.
Na Anunciação, Maria tornou-se a mãe do Redentor, através da qual todas as graças alcançam os homens. Como São Luís de Montfort diz:" Ao dar ao seu Filho, Deus Pai, de quem todos os bens descem, deu todos os agradecimentos". Maria é mediadora de todas as graças porque ela carregava, em corpo e alma, a pessoa através da qual todas as graças são feitas. Ela recebeu o papel de dar ao mundo ao autor da graça, e em Sua natureza humana permanece, por toda a eternidade, como seu Filho, e igualmente continua sendo Sua Mãe. Quando agradou a Deus entrar e redimir o mundo por meio dela, porque agradou-lhe dar-lhe um novo vinho e um primeiro vislumbre de glória por sua intervenção, então ele se agradou de salvar o mundo por sua intercessão em nome de todos os homens. Porque Maria estava "mais intimamente unida" com as intenções de seu Filho, que se estendeu a todos os homens e a todas as suas necessidades, segue que suas intenções, seus méritos e suas satisfações têm o mesmo caráter de universalidade que a de ela Filho Esta doutrina, longe de pôr em perigo a singularidade da mediação de nosso Senhor, acentua-a, porque a mediação de Maria "não foi parcial ou coordenada - como três homens carregam o mesmo fardo - mas sim total e subordinado" (Garrigou-Lagrange, Mãe do Salvador e nossa vida interior, 204). Isto é indicado pelo seu título "Mirror of Justice". Seu Coração Imaculado reflete perfeitamente o amor divino do Sagrado Coração de Jesus.
Cristo, então, é o único Mediador entre Deus e o homem como chefe da raça humana . Qualquer mediação secundária depende completamente de sua mediação e flui de sua superabundância divina. Como diz o Concílio Vaticano II com linda clareza:
"A missão materna de Maria para os homens não obscurece nem diminui de forma alguma essa mediação única de Cristo, mas serve para demonstrar seu poder. Pois toda a influência salvífica da Santíssima Virgem sobre os homens não decorre de uma necessidade inescapável, mas do bom prazer divino e da superabundância dos méritos de Cristo; Depende da sua mediação, depende inteiramente disso e tira todo o seu poder. E, longe de impedir a união imediata dos crentes com Cristo, ele os encoraja». ( Lumen gentium 60).
Honremos a nossa Mãe celestial com dignidade, porque nada poderia agradar mais o seu Filho. Na sua santidade, na sua fidelidade, na sua beleza, ele é mais perfeitamente refletido; em sua alma como em seu corpo, ele fez sua casa; Nela, a sua redenção trouxe o seu mais nobre fruto . Quão correto, portanto, que São Eritrem, o grito da Síria:
"Ó dama abençoada, Santíssima Mãe de Deus, cheia de graça, oceano inesgotável da íntima divina bondade e dons de Deus, segundo o Senhor de todos, a Santíssima Trindade, você é a Senhora de todos; Depois do Paráclito, você é o novo consolador de todos; e depois do Mediador, você é o Mediador para todo o mundo!"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...