quarta-feira, 4 de julho de 2018

É a Masturbação um Pecado Mortal? Sim.

[igrejacatolica]
Por Mosteiro da Sagrada Família

É com pesar que temos de abordar estes assuntos. No entanto, devido ao facto de termos recebido um grande número de perguntas sobre esta matéria, temos de o fazer. Uma vez que tantas pessoas estão a abandonar o pecado mortal e estão a convencer a elas próprias de que certas coisas não são pecado, nós temos de pregar contra estes pecados com alguma especificidade, não vá de acontecer perecerem certas pessoas devido à ignorância própria.

A masturbação é um pecado mortal.

Aqueles que leram o nosso artigo contra a justificação pela fé somente, devem ter reparado num ponto pertinente a este assunto. Há cerca de três passagens em que São Paulo dá uma lista de alguns dos principais pecados mortais que excluem as pessoas do Reino dos Céus. Estas listas não englobam todos os pecados mortais, como é óbvio, mas somente alguns dos mais predominantes. O significado das referências, nas passagens que se seguem, aos pecados de «impureza» e «efeminidade» sempre intrigou algumas pessoas. São Paulo diz que estes pecados excluem as pessoas do Reino dos Céus. Será que a «efeminidade» refere-se a agir como um homossexual? E a quê se refere o pecado de «impureza»?

Gálatas 5:19-21«Ora as obras da carne são manifestas: são a fornicação, a impureza, a luxúria, a idolatria, os malefícios, as inimizades, as contendas, as invejas, as iras, as rixas, as discórdias, as seitas, os ciúmes, a embriaguez, as glutonerias e outras coisas semelhantes, sobre as quais previno, como já vos disse, que os que as praticam não possuirão o reino de Deus
1 Coríntios 6:9-11«Porventura não sabeis que os injustos não possuirão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impudicos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os que se dão à embriaguez, nem os maldizentes, nem os salteadores possuirão o reino de Deus. E tais éreis alguns de vós, mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e mediante o Espírito do nosso Deus.»
Efésios 5:5-8«Com efeito, sabei-o bem, nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é um idólatra, terá herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos seduza com palavras vãs, porque por estas desordens vem a ira de Deus sobre os filhos rebeldes. Não queirais, pois, ter comunicação com eles. Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz.»
Bem, há algum tempo atrás, um de nós encontrou a seguinte passagem de São Tomás de Aquino. São Tomás de Aquino identifica a masturbação como a «impureza» e «efeminidade» mencionadas na Bíblia.

São Tomás de Aquino, Summa Theologica, pt. II-II, q. 154, a. 11: «Eu respondo que, como referido acima, sempre que ocorre uma deformidade de natureza especial que torna o acto venéreo repugnante, existe uma determinada espécie de luxúria. Isto pode ocorrer de dois modos: primeiro, quando o acto é contrário à razão recta, e isto é comum a todos os vícios de luxúria; segundo, quando, ademais, é contrário à ordem natural dos actos venéreos tal como requer a espécie humana: e a isto se chama o vício não-natural.” Isto pode acontecer de várias modos. Primeiro, procurando poluição, sem copulação, apenas para obter prazer venéreo: a isto pertence o pecado de ‘impureza’ que alguns referem-se como ‘efeminidade’ Segundo, procurando copulação com a espécie indivisa, e a isto se chama de ‘bestialidade.’ Terceiro, procurando copulação com o mesmo sexo, por exemplo, homem com homem, ou mulher com mulher, como diz o Apóstolo (Romanos 1:27): e a isto se chama o “vício da sodomia.” Quarto, falhando em observar uma maneira natural de copulação, seja por meios impróprios, ou outras formas monstruosas e animalescas de copulação.»
Portanto, masturbação não só é um pecado mortal, mas um pecado mortal identificado em três lugares diferentes nas Escrituras como um pecado que exclui do Reino dos Céus. Também é classificado por São Tomás como um dos pecados contra a natureza, pois corrompe a ordem pretendida por Deus. É provavelmente essa a razão pela qual se chama de «efeminidade». Apesar de não ser o mesmo que a abominação da sodomia, não é de todo natural. Nós acreditamos que este pecado, sendo ele contrário à natureza e sendo classificado como «efeminidade» e «vício não-natural», é a causa de algumas pessoas entregarem-se a luxúrias não-naturais (homossexualidade).
Portanto, as pessoas que têm o hábito de cometer este pecado, têm de cortar com este male imediatamente e, quando estiverem preparadas, fazer uma boa confissão. Se alguém estiver a ter sérias dificuldades em largar tais vícios, então estão bem longe do nível espiritual em que precisam de estar. A graça de Deus está ao alcance destas pessoas, mas elas têm de rezar mais, rezar melhor, evitar ocasiões de pecado e exercitar as suas vontades. Necessitam de empenhar-se mais espiritualmente, e então abandonar tais actos não será um problema.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...