quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O que os cristãos podem aprender com esta bela representação da Última Ceia

[lifesitenews]
Por Peter Kwasniewski


6 de agosto de 2018 (LifeSiteNews) - Jacopo Robusti, também conhecido como Tintoretto (1519-1594), pode não ser um nome familiar como Rembrandt ou Van Gogh, mas, como é o caso com tantos grandes artistas, ele deveria ser - especialmente para os crentes que podem se alegrar e aprender com sua arte primorosa, que ele colocou a serviço dos mistérios da fé cristã.
Tintoretto era um aluno de Ticiano em Veneza, embora de curta duração nessa capacidade. Conta-se a história de que o mais velho Ticiano logo reconheceu o dom que seu aluno tinha e, no espírito competitivo das oficinas da Renascença, expulsou-o para não aprender muitos dos segredos do mestre e rivalizá-lo. A precaução foi em vão, pois o aluno era capaz de aprender por conta própria.
Em seu trabalho, há um certo mau humor da atmosfera, uma sensação escura e sombria que serve como pano de fundo dramático para a luz divina, de uma forma que também se vê, embora com diferentes prioridades estéticas, no trabalho de El Greco. Na superfície narrativa e composicional, as pinturas de Tintoretto tendem a ser ocupadas, até mesmo caóticas, mas possuem uma sensação subjacente de calma, uma gravidade sobrenatural. O propósito oculto da Providência divina é unir a variedade de pessoas, objetos e atividades, ordenando-os à manifestação de Sua glória.
Vemos isso magnificamente exibido em sua pintura da Última Ceia, concluída em 1594, o último ano da vida do pintor. A refeição final da vida mortal de Nosso Senhor já havia sido pintada inúmeras vezes por artistas renascentistas anteriores, que se serviam de grandes doses de licença poética, colocando o evento em plena luz do dia, muitas vezes ao ar livre, ou em um espaço geométrico organizado. Tintoretto, sob a influência do maneirismo, aborda isso de maneira bem diferente. Para ele, a Última Ceia é o claro claro do bem e do mal.
Situado dentro de um espaço escuro iluminado principalmente por uma lâmpada de óleo mais do que ordinariamente potente no canto superior esquerdo, a ceia é um redemoinho de movimento e revelação, como o Senhor, em pé no centro, alimenta o apóstolo à sua direita com sua maioria Corpo sagrado. (Como é visto em muitas pinturas da Última Ceia, Jesus está colocando o bocado eucarístico diretamente na boca do apóstolo, que está implícito no costume judaico de mergulhar o pão no vinho antes de consumi-lo - uma forma de intuição praticada até hoje pelo Oriente Cristãos.)

A auréola em torno da cabeça de Cristo está bem no centro da pintura, como se dissesse: Aqui está a verdadeira luz do mundo, a luz que brilha nas trevas, uma luz que as trevas não venceram, apesar de seu melhor esforços. O Senhor está vestido com uma túnica vermelha com uma vestimenta azul, cores que os contemporâneos de Tintoretto podem ter ligado ao seu uso na Escola de Atenas por Rafael: vermelho para fogo, e azul para seu elemento oposto, água - símbolos do amor divino e julgamento divino. Os apóstolos - aqueles que estão em estado de graça - são reconhecíveis nas onze cabeças suavemente iluminadas. Longe estão os desajeitados halos de disco medievais que essa perspectiva de um só ponto havia convertido em pires ou pratos; em seu lugar, um suave jogo de luz sobrenatural em torno de seus semblantes obscuros. O apóstolo à esquerda do Senhor contempla contemplativamente. Outros apóstolos gesticulam, inclinam-se, erguem-se, tomados de ansiedade pela traição, provocando a admiração pelo jantar místico. O apóstolo mais próximo do espectador até faz um gesto para que um mendigo pare de incomodá-lo, pois há algo mais importante para prestar atenção. De acordo com uma convenção artística, Judas é o único discípulo representado sentado no lado oposto da mesa, vestido em trajes melhores do que os outros - na verdade, em um traje notavelmente semelhante ao de um cardeal - com um gesto que sugere , comentário crítico, como se teorizasse em um Sínodo sobre novas regras para a comunhão.
Enquanto isso, vários garçons se ocupam com comida, bebida e louças, aparentemente alheios ao desdobramento do novo e eterno convênio. Quão agudamente deve nos perfurar quando pensamos na indiferença e apatia de tantos em nosso mundo a esta manifestação suprema do amor divino que ocorre todos os dias em todo o mundo! Onde quer que os sagrados mistérios do Corpo e Sangue do nosso Salvador crucificado e ressuscitado sejam celebrados, há, com certeza, alguns no interior como os onze e alguns como Judas, mas muitos mais do lado de fora, servos preocupados atentos ao seu mundanismo. negócio, cego para a luz que brilha da face de Cristo. De fato, alguns se comportam como o gato no meio da pintura, um animal irracional cujo único apetite é o alimento material. Tintoretto, como Dante, nos conduz pelo céu e pelo inferno: vemos a santidade, ativa e contemplativa; nós vemos malícia; e vemos a ausência morna de qualquer um deles.
Mas talvez o toque mais maravilhoso de todos neste quadro seja Tintoretto erguendo para nós o véu que separa o reino invisível do visível, mostrando hostes de anjos ao redor do Filho de Deus, dando-lhe a homenagem que lhe é devida. Espíritos dos reinos de luz, eles trazem sua própria luminosidade com eles em uma escuridão à qual eles são impermeáveis. São como chamas vivas de amor, totalmente despertas e atentas ao significado do que se passa no Coração de Jesus, em Suas mãos, nesta festa que antecipa e simboliza o sangrento sacrifício do Calvário no dia seguinte, que abre o caminho. para a festa de casamento celestial de que os anjos já participam.
Toda a pintura é, portanto, um catecismo sobre a visão e a cegueira. O que é que vemos quando assistimos à missa? O que teríamos visto na Última Ceia ou ao pé da cruz? Vemos com os olhos da fé a glória do Filho de Deus, sacrificado pelos nossos pecados, ressuscitado para nossa salvação, oferecido no altar por nossa redenção ao longo da vida, alimentado a nós para nossa peregrinação até a eternidade? Nós professamos e cremos nesta luz resplandecente nas trevas do mundo que ameaça nos engolfar e no claro-escuro da Igreja na terra composta de santos e pecadores?
Onde, em que parte, sob qual personagem, você e eu estamos localizados nesta cena movimentada de liturgia e vida?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...