sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O Papa: "Jesus fez o pecado derrotou o autor do pecado"

[infovaticana]


"também a cruz é um sinal de vitória para nós cristãos"



Na festa da Exaltação da Santa Cruz, o Papa Francisco dedicou a homilia da Missa em Santa Marta à contemplação do fracasso, mas também da exaltação de Jesus, que "assumiu todo o pecado do mundo".
(Alessandro Di Bussolo / Vaticano News) - A cruz de Jesus nos ensina que na vida há fracasso e vitória, já que não tememos os "maus tempos", que podem ser iluminados pela mesma cruz, sinal da vitória de Deus sobre o mal. Um mal, Satanás, que é destruído e acorrentado, mas "fica latindo", e se você se aproxima para acariciá-lo "ele vai destruir você". Papa Francisco afirmou em sua homilia na missa celebrada esta manhã na Casa Santa Marta, na festa da Exaltação da Santa Cruz.
Contemplar a cruz, sinal do cristão, explica o Papa, é para nós contemplar um sinal de derrota, mas também um sinal de vitória. Na cruz, "tudo o que Jesus fez na vida" fracassou e toda a esperança das pessoas que seguiram Jesus terminou. "Não tenhamos medo de contemplar a cruz como um momento de derrota, de fracasso. Quando Paulo reflete sobre o mistério de Jesus Cristo, ele nos diz coisas fortes, ele nos diz que Jesus se esvaziou, aniquilou a si mesmo, tornou-se pecado até o fim, ele assumiu todos os nossos pecados, todos os pecados do mundo: era um "trapo" um condenado. Paulo não teve medo de mostrar essa derrota e mesmo isso pode iluminar nossos momentos feios, nossos momentos de derrota, mas também a cruz é um sinal de vitória para nós, cristãos."
O Livro dos Números, em sua primeira leitura, narra o momento do Êxodo no qual o povo judeu que murmurou "foi castigado pelas serpentes". E isso nos lembra da antiga serpente, Satanás, o Grande Acusador, lembra Francisco. Mas a serpente que deu a morte, diz o Senhor a Moisés, será ressuscitada e dará a salvação. E isso, diz o pontífice, "é uma profecia". De fato, "Jesus fez o pecado derrotar o autor do pecado, superou a serpente". Satanás estava feliz na sexta-feira santa, enfatiza o papa, "tão feliz que não percebeu" a grande armadilha "da história em que cairia".
Como os Padres da Igreja dizem, Satanás "viu Jesus tão desfeito, dilacerado e como o peixe faminto que atava a isca amarrado ao anzol, foi lá e engoliu Jesus". "Mas naquele momento ele engoliu a divindade porque era a isca amarrada ao anzol com o peixe." "Naquela época, comenta o papa Francisco," Satanás é destruído para sempre. Não tem força. A cruz, naquele momento, tornou-se um sinal de vitória. "Nossa vitória é a cruz de Jesus, a vitória diante de nosso inimigo, a grande serpente antiga, o grande acusador. Na cruz, enfatiza o pontífice, "fomos salvos naquela jornada que Jesus queria fazer ao mais baixo, mas com a força da divindade".
"Jesus diz a Nicodemos:" Quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim. "Jesus levantou e Satanás destruiu. A cruz de Jesus deve ser para nós a atração: temos que olhar para ela, porque é a força para continuar. E a antiga serpente destruída ainda late, ainda ameaça, mas, como os pais da Igreja disseram, é um cão acorrentado: não se aproxime e ele não o morderá; mas se você vai acariciá-lo, porque o encanto te leva lá como se fosse um cachorrinho, prepare-se, ele vai te destruir".
Nossa vida continua, esclarece o Papa, com Cristo vencedor e ressuscitado, que nos envia o Espírito Santo, mas também com aquele cão acorrentado, "a quem não devo me aproximar porque ele me morderá".
"A cruz nos ensina isso, que na vida há fracasso e vitória. Devemos ser capazes de tolerar as derrotas, suportá-las pacientemente, derrotar, até mesmo nossos pecados, porque Ele pagou por nós. Tolere-os Nele, peça perdão a Ele, mas nunca seja seduzido por esse cão acorrentado. Hoje será lindo se em casa ficarmos calmos 5, 10, 15 minutos em frente ao crucifixo, ou o que temos em casa ou no rosário: olha só, é o nosso sinal de derrota, que provoca perseguições, que nos destrói, mas é também o nosso sinal de vitória porque Deus venceu lá".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...