quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Veterano da marinha: O rosário é a arma definitiva para estes tempos

Por Matthew Bosnick

“O Rosário é a arma para estes tempos.” - São Pio de Pietrelcina.



Eu sou um católico de 29 anos com uma esposa, uma filha de onze meses e um filho a caminho. Se você é como eu, você olha para o mundo em que vivemos e está genuinamente preocupado com a família que você é responsável por criar.
Enquanto vivemos em uma época de incrível capacidade médica e tecnológica, "progresso" e "iluminação" também trouxeram escuridão e confusão: a escuridão da morte e a confusão da verdade relativa. Incontáveis ​​livros e artigos foram escritos diagnosticando as razões dessa decadência, que São João Paulo II apelidou de “a cultura da morte”. A razão para os “-ismos” com os quais descrevemos o mal-estar cultural - relativismo, niilismo, hedonismo, modernismo - é a tentativa de Satanás de obscurecer e esconder a mensagem do evangelho: Que Jesus Cristo, o filho de Deus, sofreu, morreu e ressuscitou dos mortos para nos salvar de nossos pecados e nos permitir voltar ao Pai. É fácil para nós leigos olharmos para a hierarquia da Igreja e nossos líderes políticos para “consertar” a cultura. Mas nós temos uma arma para combater as trevas e confusão, e essa arma é o Rosário da Santíssima Virgem Maria. Eu cresci em uma família católica e fui para a escola católica, então eu sempre tive uma boa idéia da importância do Rosário como uma oração. Mas eu não orava regularmente até depois do batismo da minha filha, Madeline, um momento que era uma conversão não só para ela, mas para mim também. O Catecismo da Igreja Católica diz: “A segunda conversão é uma tarefa ininterrupta para toda a Igreja” (1428) e a compara a São Pedro, que negou a Jesus três vezes, mas foi “atraído e movido pela graça” para se arrepender e afirmar seu amor pelo Senhor (1429).
Antes do batismo de Madeline, eu buscava significado e respostas de fontes amplamente seculares: eu tinha lido recentemente as populares Doze Regras para a Vida do Dr. Jordan Peterson e as Meditações de Marco Aurélio, por exemplo. Mas depois do batismo, durante uma visita à casa dos meus pais, encontrei uma cópia dos Strangers in a Strange Land do Arcebispo Charles Chaput. O Arcebispo Chaput faz um excelente trabalho ao descrever o erro em nossa cultura e apresentar uma solução para corrigi-lo: viver uma vida católica, seguindo o exemplo de Jesus. Este livro me fez examinar minha vida de oração, que percebi como fraca e obsoleta. Eu precisava de estrutura, entre outras coisas, então decidi começar a rezar um rosário diário.
O que o Rosário tem a ver com os problemas da nossa cultura? O Rosário, como a nossa Santíssima Mãe que concebeu e deu à luz a nosso Senhor, é uma oração que nos leva a Jesus. Toda devoção mariana, assim como a própria Maria, glorifica e louva seu Filho. Somos chamados a levar as boas novas de Jesus a todas as pessoas, e o Rosário é uma oração que se concentra em Jesus! Envolve meditar em sua encarnação, vida, morte e ressurreição - e esses eventos são o significado e a resposta para tudo e a resposta para o que nosso mundo precisa. Os jovens procuram significado e propósito em todos os tipos de ideologias. Mas nós, homens católicos, sabemos que o mundo precisa da Igreja, o Corpo Místico de Cristo, cuja missão é fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19) e cujo propósito é a salvação das almas. O Rosário nos faz focar nessa missão.
Por que o Rosário é uma arma? Nós, a Igreja na terra, somos a Igreja militante. Os homens católicos podem apreciar isso. Precisamos de propósito e queremos ação. Nós lutamos uma guerra espiritual diária em nossas vidas. O Rosário foi dado por Nossa Senhora a São Domingos para combater a heresia albigense e foi a causa da vitória da Santa Liga sobre os turcos em Lepanto. Maria é muitas vezes chamada a Nova Eva e ela é descrita esmagando a cabeça da cobra. Pedir a ela que interceda por nós é uma oração poderosa para nossas próprias batalhas contra a tentação e o pecado.
O Rosário nos leva a buscar uma vida imersa na Igreja e nos sacramentos. E este é o seu propósito mais poderoso: A Santíssima Virgem Maria nos leva ao seu Filho, que vive no Espírito Santo na Igreja. A intercessão de Maria faz isso e ela prova isso quando vai “às pressas” para contar as boas novas da Anunciação a sua prima Isabel (Lc 1, 39). A intercessão de Maria provocou o primeiro milagre de Jesus, quando ele transformou água em vinho no casamento em Caná. Ela trouxe o Senhor ao mundo e nos traz para ele agora. Quando fazemos do Rosário uma parte constante da nossa vida de oração, a oração de Maria por nós faz com que nos aproximemos do seu Filho com frequência e recebamos a sua graça no Sacramento da Reconciliação, para o adorar na Missa e recebê-lo na Eucaristia. adore-o no Santíssimo Sacramento. A meditação sobre os mistérios escriturísticos do Rosário nos leva ao Espírito Santo, o Espírito da Verdade.
Os tempos mudam, mas uma coisa permanece constante: que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14: 6). Enquanto estava em Atenas, São Paulo pregou aos estóicos e epicuristas as boas novas de Jesus e da ressurreição. Eles perguntaram a Paulo: “O que esse papagaio pode significar?” (Atos 17:18 NJB). Podemos deduzir que Paulo deve ter repetido a mensagem mais do que algumas vezes para ser chamado de “papagaio”. O evangelho é verdade e nunca muda. E por essa razão, e porque o Rosário é uma constante e repetitiva meditação do evangelho, é a arma perfeita para nossos tempos.
 
Uma versão anterior deste artigo apareceu em Those Catholic Men. É reimpresso aqui com permissão.
Matthew Bosnick mora em Monroe, Carolina do Norte com sua esposa e filha. Ele é membro da paróquia de São Lucas e da Confraria do Rosário. Ele trabalha como bombeiro e é um veterano da Marinha que serviu no Afeganistão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...