quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Pius XI responde ao documento assinado por Francisco em Abu Dhabi

[infovaticana]
Por



Como realidade sobrenatural, compatível com sua realidade tangível e material, a Igreja pode ser julgada "in specie aeternitatis", isto é, com uma visão em que passado, presente e futuro se fundem. Nesse sentido, a resposta a um problema hoje pode ser encontrada em uma resposta ontem, assim como amanhã a doutrina esclarecerá um ponto questionável no passado. Pio XI enfrentou em seus dias os mesmos anseios pela paz e fraternidade universais, e viu tanto a oportunidade quanto as evidentes tentações dessa ambição natural. E aqueles que nos lembram continuamente e antes de qualquer crítica ou mesmo perplexidade que Francisco é o Papa terá, pelo mesmo princípio, reconhecer conosco que a mesma autoridade que foi conferida a um pontífice tem todos eles, porque o a verdade que apresenta a Igreja não é mutável ou muda com os tempos.É por isso que achamos oportuno oferecer, sem comentários, um fragmento da encíclica Mortalium animos, promulgado por Pio XI em 6 de janeiro de 1928. "Nunca, talvez, como nos tempos atuais, o coração de todos os homens agarrou um desejo tão veemente de fortalecer e aplicar ao bem comum da sociedade humana os laços de fraternidade que, em virtude de nossa origem e natureza comuns, nos unem e eles se ligam uns aos outros.
Porque as nações ainda não desfrutam plenamente dos dons de paz, ao contrário, novas e antigas discórdias se manifestando em várias partes, na forma de sedições e conflitos civis e não sendo capazes de resolver as controvérsias, numerosas demais, sobre tranquilidade e prosperidade dos povos sem intervir no esforço consertado e ação daqueles que governam os Estados, e dirigir e promover os seus interesses, é fácil ver - muito mais todos concordando com a unidade da raça humana, - porque há tantos que anseiam ver as nações cada vez mais unidas entre si por essa fraternidade universal. Algo muito parecido se esforça para chegar ao que diz respeito à ordenação da nova lei promulgada por Jesus Cristo Nosso Senhor. Convictos de que há muito poucos homens privados de qualquer sentimento religioso, eles parecem ter visto nela a esperança de que não será difícil para os povos, mesmo que discordem uns com os outros em matéria de religião, concordar fraternalmente com a profissão de algumas doutrinas que são a base. comum da vida espiritual. Para este fim, eles tendem a organizar congressos, reuniões e conferências, com nenhum número pequeno de ouvintes e convidam a discutir lá promiscuamente todos, infiéis de todos os tipos, cristãos e mesmo aqueles que apostataram miseravelmente de Cristo ou com teimosa obstinação negam a divindade de sua pessoa ou missão.
Tais tentativas não podem, de maneira alguma, obter a aprovação dos católicos, pois se baseiam na falsa opinião daqueles que pensam que todas as religiões são, com pouca diferença, boas e louváveis, porque, embora de maneira diferente, todos nós eles também demonstram e significam o sentimento inato e nativo com o qual somos atraídos a Deus e obedientemente reconhecemos seu império.
Aqueles que apoiam esta opinião, não só erram e enganam, mas também rejeitam a verdadeira religião, adulterando seu conceito essencial, e pouco a pouco chegam ao naturalismo e ateísmo; da qual se segue claramente que, aqueles que aderem a tais opiniões e tentativas, eles se afastam totalmente da religião revelada por Deus".
Oferecemos-lhe a encíclica completa, que encontramos no site mercaba.org, uma vez que o site do Vaticano não está traduzido para o espanhol.
 

SOBRE COMO PROMOVER A VERDADEIRA UNIDADE RELIGIOSA
PÍO PP XI
6 de janeiro de 1928
Venerados Irmãos: Saúde e Bênção Apostólica

Nunca, talvez, como nos tempos atuais, o coração de todos os homens agarrou um desejo tão veemente de fortalecer e aplicar ao bem comum da sociedade humana os laços de fraternidade que, em virtude de nossa origem e natureza comuns, nos unem e nos unem. uns aos outros
Porque as nações ainda não desfrutam plenamente dos dons da paz, antes pelo contrário, explodindo em novas e antigas discórdias em várias partes, na forma de sedições e conflitos civis e não sendo capazes de resolver as controvérsias, numerosas demais, sobre tranquilidade e prosperidade do povo se intervêm no esforço e na ação acordados por aqueles que governam os Estados, e dirigem e promovem seus interesses, é fácil ver - muito mais todos concordando com a unidade da raça humana, - porque há tantos que anseiam ver as nações cada vez mais unidas entre si por essa fraternidade universal.

2.- Fraternidade na religião. Congressos Ecumênicos

Algo muito parecido se esforça para chegar ao que diz respeito à ordenação da nova lei promulgada por Jesus Cristo Nosso Senhor. Convictos de que há muito poucos homens privados de qualquer sentimento religioso, eles parecem ter visto nela a esperança de que não será difícil para os povos, mesmo que discordem uns com os outros em matéria de religião, concordar fraternalmente com a profissão de algumas doutrinas que são a base. comum da vida espiritual. Para esse fim, eles tendem a organizar conferências, reuniões e conferências, sem um pequeno número de ouvintes, e a convidar para discutir promiscuamente a todos, os infiéis de todos os tipos, cristãos e até mesmo aqueles que apostataram miseravelmente de Cristo ou teimosamente. pertinace nega a divindade de sua pessoa ou missão.

3.- Católicos não podem aprovar

Tais tentativas não podem, de maneira alguma, obter a aprovação dos católicos, pois se baseiam na falsa opinião daqueles que pensam que todas as religiões são, com pouca diferença, boas e louváveis, porque embora de uma maneira diferente, todas elas nos mostram e eles também significam o sentimento inato e nativo com o qual somos atraídos a Deus e obedientemente reconhecemos seu império.
Aqueles que apoiam esta opinião, não só erram e enganam, mas também rejeitam a verdadeira religião, adulterando seu conceito essencial, e pouco a pouco chegam ao naturalismo e ateísmo; do qual resulta claramente que, aqueles que aderem a tais opiniões e tentativas, eles se afastam totalmente da religião revelada por Deus.

4.- Outro erro. A união de todos os cristãos. Argumentos falsos

Mas onde, com a aparência enganosa do bem, alguns são mais facilmente enganados, é quando se trata de promover a união de todos os cristãos. Não é justo - é frequentemente repetido - e não de acordo com o dever, que aqueles que invocam o nome de Cristo se abstenham de recriminações mútuas e, finalmente, se juntem a um dia com laços de caridade mútua? E quem ousará dizer que ele ama Jesus Cristo, mas tente com todas as suas forças cumprir os desejos que manifestou quando orou ao Pai que seus discípulos fossem um e o mesmo? [1] E o próprio Jesus Cristo não queria que os seus discípulos se distinguissem e se distinguissem dos demais por esse traço e sinal de amor mútuo: Nessa vontade todos saberão que vocês são meus discípulos, em que vocês se amam uns aos outros? [2] Esperançosamente - eles acrescentam - eram todos cristãos uma coisa! Muito mais poderia ser feito para rejeitar a praga da impiedade, que, escorregando e se espalhando cada vez mais, ameaça enfraquecer o Evangelho.

5.- Sob esses argumentos, um erro muito sério está oculto

Estes e outros argumentos semelhantes revelam os chamados "Pan-cristãos"; os quais, longe de serem poucos em número, formaram legiões e se agruparam em associações amplamente difundidas, sob a direção, na maioria, de homens não católicos, embora discordantes entre si em matéria de fé.

6.- A verdadeira norma nesta matéria

Exortando-os, então, à consciência do Nosso dever de não permitir que o rebanho do Senhor seja surpreendido por falácias perniciosas, invocamos o seu zelo, Veneráveis ​​Irmãos, para evitar esse grave mal, porque confiamos que cada um de vocês, por escrito e em palavras, ele será capaz de se comunicar mais facilmente com o povo e fazê-lo entender melhor os princípios e argumentos que vamos expor, e nos quais os católicos encontrarão a norma daqueles que devem pensar e praticar no que diz respeito à tentativa de se unir de alguma forma em um único corpo para todos os homens que se chamam católicos.

7.- Só uma religião pode ser verdadeira: a revelada por Deus

Deus, Criador de todas as coisas, nos criou para que possamos conhecê-lo e servi-lo. Portanto, nosso Criador perfeito tem o direito de ser servido por nós. Deus poderia certamente impor ao governo dos homens uma única lei, a da natureza, uma lei esculpida por Deus no coração do homem quando ele a criou; e poderia então regular o progresso daquela mesma lei apenas com sua providência ordinária. Mas em vez dela ela preferiu dar a Si mesmo os preceitos que deveríamos obedecer; e no decorrer do tempo, isto é, desde as origens da raça humana até a vinda e pregação de Jesus Cristo, ensinou por Si mesmo aos homens os deveres que sua natureza racional lhes impõe com seu Criador. "Deus, que uma vez falou aos nossos pais em diferentes ocasiões e de muitas maneiras, através dos profetas, falou-nos ultimamente pelo seu Filho Jesus Cristo [3]. Onde é claro que nenhuma religião pode ser verdadeira fora daquilo que é baseado na palavra revelada por Deus, a revelação que começou desde o princípio, e continuou durante a Antiga Lei, foi aperfeiçoada por Jesus Cristo com a Nova Lei. Agora Bem: se Deus falou - e se ele falou, a história prova isso - é evidente que o homem é obrigado a acreditar totalmente na revelação de Deus. E para que possamos cumprir ambos, para a glória de Deus e nossa salvação, o Filho Unigênito de Deus fundou sua Igreja na terra.

8.- A única religião revelada é a da Igreja Católica

Portanto, aqueles que se proclamam cristãos são impossíveis de não acreditar que Cristo fundou uma Igreja, e precisamente uma. Mais, se ele pergunta a si mesmo o que é aquela Igreja de acordo com a vontade de seu Fundador, nisso nem todos concordam. Muitos deles, por exemplo, negam que a Igreja de Cristo deva ser visível, pelo menos no sentido de que ela deve ser mostrada como um corpo único de fiéis, concordantes na mesma doutrina e sob um único magistério e governo. Estes entendem que a Igreja visível nada mais é do que a aliança de várias comunidades cristãs, embora as doutrinas de cada uma delas sejam diferentes.
Sociedade perfeita, externa e visível. Mas é certo que Cristo Nosso Senhor instituiu sua Igreja como uma sociedade perfeita, externa e visível por sua própria natureza, de modo que ele continuaria a realizar, a partir de então, o trabalho de salvação da raça humana, sob a orientação de um único chefe. [4], com o ensinamento da voz viva [5] e através da administração dos sacramentos [6], fonte da graça divina; é por isso que em suas parábolas ele afirmou que era semelhante a um reino [7], a uma casa [8], a um redil [9] e a um rebanho [10]. Esta Igreja, tão maravilhosamente fundada, não poderia cessar ou ser extinta, seu Fundador e os Apóstolos que originalmente a propagaram, uma vez que lhe havia confiado o mandato de levar todos os homens à salvação eterna, sem exceção. de lugar ou tempo: "Vá, então, e instrua todas as nações" [11]. E no cumprimento contínuo deste ofício, a Igreja não terá a coragem ou eficácia, sendo perpetuamente assistida pela presença do próprio Cristo, que o prometeu solenemente: "Eis que estarei contigo sempre, até a consumação de os séculos? [12] Portanto, a Igreja de Cristo não deve existir necessariamente hoje, amanhã e sempre, mas também deve ser exatamente a mesma que foi nos tempos apostólicos, se não queremos dizer - e estamos muito longe disso - que Cristo Nosso Senhor não cumpriu seu propósito, ou foi enganado quando disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela [13].
  1. Um erro capital do movimento ecumênico na alegada união de igrejas cristãs

E aqui nos é oferecida a oportunidade de expor e refutar uma opinião falsa da qual toda essa questão parece depender, e na qual a ação múltipla e a conspiração de não-católicos que trabalham, como dissemos, para a união de as igrejas cristãs. Os autores deste projeto não param de repetir quase infinitamente as palavras de Cristo: "Que todos sejam um e o mesmo ... Haverá um só rebanho e um só pastor" [14], mas de tal modo os entenderão, os quais, segundo eles, eles só significam um desejo e uma aspiração de Jesus Cristo, um desejo que ainda não foi realizado. Eles pensam, então, que a unidade da fé e do governo, a marca distintiva da verdadeira e única Igreja de Cristo, quase nunca existiu até agora, e nem sequer existe hoje: certamente pode ser desejado, e talvez um dia seja obter, através do impulso concordante das vontades; mas, entretanto, terá que ser considerado apenas como um ideal.
"A divisão" da Igreja. Acrescentam que a Igreja, por si mesma ou por sua própria natureza, é dividida em partes; isto é, é composto de várias comunidades distintas, ainda separadas umas das outras, e coincidindo em alguns pontos de doutrina, embora discordando no resto, e cada um com os mesmos direitos exatamente como os outros; e que a Igreja era apenas uma e somente uma, no máximo desde a era apostólica até a época dos primeiros Concílios Ecumênicos. Seria necessário então - dizem eles - que, suprimindo e deixando de lado as controvérsias e variações de opiniões rançosas que dividiram a família cristã até hoje, formula-se uma norma comum de fé, propondo-se com as demais doutrinas, com as quais profissão não pode ser reconhecida, mas sim irmãos. E quando as múltiplas igrejas ou comunidades estão unidas por um pacto universal, então será quando elas puderem resistir solidamente e frutiferamente aos avanços da impiedade ...
"Isto é assim, tomando coisas em geral, Veneráveis ​​Irmãos; mas há aqueles que afirmam e admitem que o assim chamado Protestantismo descartou de maneira muito insensata determinadas doutrinas fundamentais da fé e alguns rituais de adoração externa certamente agradáveis ​​e úteis, o que a Igreja Romana, ao contrário, ainda retém; eles acrescentam, no entanto, no ato, que ela agiu errado porque corrompeu a religião primitiva porque acrescentou e propôs como uma questão de fé algumas doutrinas não apenas estrangeiras, mas sim opostas ao Evangelho, entre as quais o Primaz da jurisdição é especialmente enumerado. Julga Pedro e seus sucessores na Sé Romana.
No número desses, embora não muitos, há também aqueles que concedem ao Romano Pontífice um Primaz de honra ou alguma jurisdição ou autoridade da qual eles acreditam, no entanto, que não descende de direito divino, mas de certo consenso dos fiéis. Outros, no entanto, ainda estão se movendo para desejar que o mesmo Pontífice presida sobre suas assembleias, que podem ser chamadas de "multicoloridas". Quanto ao resto, embora muitos não-católicos possam ser encontrados pregando à plenitude da união fraterna em Cristo, no entanto, você encontrará poucos a quem ocorre que devem sujeitar-se e obedecer ao Vigário de Jesus Cristo quando ele ensina ou comanda e governa. Enquanto isso, eles afirmam que estão dispostos a agir voluntariamente em união com a Igreja Romana, naturalmente em igualdade de condições legais, isto é, de iguais a iguais: mas se eles aduarem não parece duvidoso que o façam com a intenção de que por um pacto ou acordo talvez se estabelecendo, eles não foram forçados a abandonar suas opiniões, que ainda são a causa porque continuam vagando e vagando fora do único rebanho de Cristo".
  1. A Igreja Católica não pode participar de tais sindicatos.

Tudo isto sendo assim, é claramente visto que nem a Sé Apostólica pode de alguma forma ter uma parte nos ditos Congressos, nem os Católicos podem de qualquer forma favorecer ou cooperar com tais tentativas; e se o fizessem, dariam autoridade a uma falsa religião cristã, totalmente alheia à única e verdadeira Igreja de Cristo.
  1. A verdade revelada não envolve transações

E teremos que sofrer, o que seria injusto de alguma forma, que a verdade revelada por Deus se rendeu e entrou em transações? Porque o que está em questão agora é defender a verdade revelada. Para instruir na fé evangélica a todas as nações, Cristo enviou o mundo inteiro aos Apóstolos, e para que eles não perdessem nada, ele queria que o Espírito Santo lhes ensinasse toda a verdade de antemão [15]; E esta doutrina dos apóstolos decaiu de tudo, ou alguma vez foi enfraquecida na Igreja, a quem o próprio Deus ajuda dirigindo e guardando isto? E se o nosso Redentor expressasse expressamente que o seu Evangelho não era apenas para os tempos apostólicos, mas também para eras futuras, poderia a doutrina da Fé ter sido tornada tão obscura e incerta, que seria conveniente hoje tolerar nela mesmo as opiniões contrárias? Sim Se isso fosse verdade, também deveríamos dizer que o Espírito Santo infundido nos Apóstolos, a perpétua permanência do mesmo Espírito na Igreja e até mesmo a pregação de Jesus Cristo teriam perdido toda a utilidade e eficácia por muitos séculos; afirmação de que certamente seria uma blasfêmia.
  1. A Igreja Católica infalível depositário da verdade

Agora, quando o Filho Unigênito de Deus enviou seus legados para ensinar todas as nações, ele impôs a todos os homens a obrigação de dar fé ao que lhes foi ensinado por testemunhas predestinadas por Deus [16]; obrigação que sancionou desta maneira: quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado [17]. Mas ambos os preceitos de Cristo, o de ensinar e o de crer, que não podem ser desconsiderados para alcançar a salvação eterna, não podem sequer ser compreendidos se a Igreja não propõe, em sua totalidade e claramente, a doutrina evangélica e se a propõe não livre de todo perigo de estar errado. Sobre o que aqueles que acreditam que sem dúvida há um depósito da verdade na terra também se perdem, mas que, para encontrá-lo, é preciso empregar um trabalho tão cansativo, tais estudos e discussões contínuos, que a vida de um homem dificilmente é suficiente para encontrá-lo. e desfrutá-lo: como se o Deus benigno tivesse falado através dos Profetas e Seu Filho Unigênito, para que o revelado por eles pudesse ser conhecido apenas por alguns, e aqueles já velhos; e como se essa revelação não fosse destinada a ensinar doutrina moral e dogmática, razão pela qual o homem deve ser governado durante todo o curso de sua vida moral.
  1. Sem fé, não há caridade verdadeira

Pode parecer que esses "pan-cristãos", tão atentos a unir as igrejas, buscam o nobre objetivo de promover a caridade entre todos os cristãos. Mas como é possível que a caridade resulte em dano à fé? Ninguém, certamente, ignora aquele São João, o próprio Apóstolo da caridade, que em seu Evangelho nos revela os segredos do Sagrado Coração de Jesus, e que continuamente inculcava em seus discípulos o novo preceito: "Amem uns aos outros", proibidos absolutamente todo tratamento e comunicação com aqueles que não professam, pura e pura, a doutrina de Jesus Cristo: Se alguém vem a você, e não traz essa doutrina, não o receba em casa, nem o cumprimente [18]. Sendo, portanto, a integridade e a fé sincera, como fundamento e raiz da caridade, é necessário que os discípulos de Cristo se unam principalmente ao vínculo da unidade da fé.
  1. União irracional

Portanto, como é possível imaginar uma confederação cristã, cada um dos membros pode, mesmo em questões de fé, preservar seu próprio sentimento e julgamento, mesmo que eles contradigam o julgamento e sentimentos dos outros? E de que maneira, se você quer nos dizer, poderia uma e a mesma Associação dos fiéis formar homens que defendem doutrinas contrárias, como, por exemplo, aqueles que afirmam e aqueles que negam que a tradição sagrada é uma fonte genuína de divina doutrina? Revelação; aqueles que consideram como instituição divina a hierarquia eclesiástica, formada por Bispos, sacerdotes e servidores do altar, e aqueles que afirmam que essa hierarquia foi introduzida pouco a pouco pelas circunstâncias dos tempos e das coisas; aqueles que adoram Cristo realmente presente na Sagrada Eucaristia pela maravilhosa conversão do pão e do vinho, chamada "transubstanciação", e aqueles que afirmam que o Corpo de Cristo está presente lá somente pela fé, ou pelo sinal e virtude da fé. Sacramento; aqueles que na mesma Eucaristia reconhecem sua dupla natureza de sacramento e sacrifício, e aqueles que sustentam que isso é apenas uma lembrança ou comemoração da Ceia do Senhor; aqueles que consideram boa e útil a alegação de invocação dos santos que reinarem com Cristo, especialmente da Virgem Maria Mãe de Deus, e a veneração de suas imagens, e aqueles que afirmam que tal culto é ilegal porque é contrário à honra do único. Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo? [19]
  1. Escorrega para o indiferentismo e modernismo

Entre uma diversidade tão grande de opiniões, não sabemos como abrir o caminho para alcançar a unidade da Igreja, uma unidade que só pode nascer de um único magistério, uma única lei de crença e uma fé de cristãos. Por outro lado, sabemos, certamente, que a partir dessa diversidade de opiniões é fácil passar para o desprezo de toda religião ou "indiferentismo", ou o chamado "modernismo", com o qual aqueles que são infelizmente inficionados sustentam que a verdade dogmática não é absoluta, mas relativa, isto é, proporcional às diversas necessidades de lugares e tempos, e às várias tendências dos espíritos, não estando contida em uma revelação imutável, mas sendo em si mesma acomodada à vida dos homens.
Além disso, no que diz respeito às coisas a acreditar, não é de modo algum lícito estabelecer essa diferença entre as verdades da fé que eles chamam fundamental e não-fundamental, como dizem agora, das quais a primeira deve ser aceita por todos. o segundo, pelo contrário, poderia ser deixado ao livre arbítrio dos fiéis; pois a virtude da fé tem sua causa formal na autoridade reveladora de Deus que não admite distinção desse tipo. Por esta razão, todos aqueles que verdadeiramente com Cristo emprestarão a mesma fé ao dogma da Mãe de Deus concebido sem pecado original, como, por exemplo, ao mistério da Trindade Augusta; eles acreditarão com a mesma firmeza no infalível Magistério do Romano Pontífice, no mesmo sentido com que o Concílio Ecumênico do Vaticano o definiu, como na Encarnação do Senhor.
Não porque a Igreja sancionou com decreto solene e definiu as mesmas verdades de maneira diferente em diferentes épocas ou em épocas um pouco anteriores, deve ser considerada igualmente verdadeira ou crida da mesma maneira. Deus não revelou todos eles?
Pois, o Magistério da Igreja, que, por desígnio divino, foi constituído na terra para que as doutrinas reveladas permanecessem intocadas para sempre e alcançasse com maior facilidade e segurança o conhecimento dos homens mesmo quando o Romano Pontífice e os Bispos que vivem em união com ele, exercê-lo diariamente, no entanto, estende-se ao escritório de proceder prontamente com ritos solenes e decretos para a definição de alguma verdade, especialmente quando os erros e desafios dos hereges devem se opor mais eficazmente. ou inculcar nos espíritos dos fiéis, de forma mais clara e sutil, pontos da sagrada doutrina.
Mas, por este extraordinário exercício do Magistério, nenhuma invenção é naturalmente introduzida, nem nenhuma novidade é acrescentada ao estoque daquelas verdades que, no depósito da revelação, confiadas por Deus à Igreja, não estão contidas, pelo menos implicitamente, mas esses pontos são explicados que talvez para muitos ainda pareçam obscuros ou estabelecidos como coisas de fé que alguns questionaram.
  1. A única maneira de unir todos os cristãos

Bem, Veneráveis ​​Irmãos, é claro, porque esta Sé Apostólica nunca permitiu que seu povo participasse dos congressos de acatólicos; porque a união dos cristãos não pode ser encorajada a não ser tentando o retorno dos dissidentes à única Igreja verdadeira de Cristo, da qual um dia, infelizmente, eles foram embora; àquela e verdadeira Igreja que todos certamente sabem, e que pela vontade de seu Fundador deve permanecer sempre como tal. Ele fundou para a salvação de todos. Nunca, no decorrer dos séculos, esta mística Esposa de Cristo foi contaminada, nem jamais poderia ser contaminada, como São Cipriano disse corretamente: Ele não pode adulterar a Noiva de Cristo; Ele é incorruptível e fiel. Ele conhece apenas uma casa e guarda com vergonha casta a santidade de um único quarto [20] . É por isso que o santo mártir estava certo em imaginar que alguém poderia acreditar que essa unidade, fundada na estabilidade divina e fortalecida pelos sacramentos celestiais, poderia ser dilacerada na Igreja e dividida pela dissensão das vontades discordantes [21]. Por ser o corpo místico de Cristo , isto é, a Igreja, una [22], compacta e conectada [23], bem como seu corpo físico, é tolice dizer que o corpo místico pode consistir de membros divididos e separados; quem, então, não está unido com ele não é um membro dele, nem está unido com sua cabeça, que é Cristo [24] .
  1. Obediência ao Romano Pontífice

Agora, nesta Igreja de Cristo ninguém vive e ninguém persevera, que não reconhece e aceita com obediência a autoridade suprema de Pedro e seus legítimos sucessores. Não foi talvez o Bispo de Roma a quem eles obedeceram, como o Supremo Pastor das almas, os ascendentes daqueles que hoje se encontram afogados nos erros de Photius e de outros novatos? Eles se mudaram! os filhos da casa paterna, que por isso não foram arruinados ou pereceram, sustentados como é perpetuamente pela ajuda de Deus. Retorne, então, ao Pai comum, que, esquecendo os insultos já inferidos da Sé Apostólica, os receberá com amor. Porque, se repetirem, querem associar-se a nós e aos nossos, por que não correm para ir à Igreja, mãe e mestre de todos os fiéis de Cristo [25]. Veja como Lactantius chorou: Somente a Igreja Católica é aquela que preserva a verdadeira adoração. Ela é a fonte da verdade, a morada da fé, o templo de Deus; Quem não entra ou deixa nele, perdeu a esperança de vida e salvação, é necessário que ninguém se engane com argumentos teimosos. O que é exibido aqui é vida e salvação; que, se não for atendido com cautela diligente, será perdido e extinto. [26]
  1. Apelo para sedas dissidentes

Volta, então, à Sé Apostólica, estabelecida nesta cidade de Roma, consagrada com seu sangue pelos Príncipes dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, à Sede e à Matriz da Igreja Católica [27]; Retornem os meninos dissidentes, não mais com o desejo e a esperança que a Igreja de Deus vive, o pilar e o sustentador da verdade [28], abstenham-se da integridade de sua fé, e consintam em seus erros, mas submeter ao magistério e ao governo dele. Pluguiese ao Céu nós alcançamos alegremente Nós, o que não alcançou tantos predecessores Nosso: o poder para abraçar com entranhas paternais às crianças que tanto fere nos ver separados de Nós por uma divisão desastrosa.
Oração a Cristo e Maria
E esperançosamente Nosso Divino Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade [29], ouça Nossas orações ardentes que ele se dignou a chamar a unidade da Igreja a todos que estão separados dela.
Para este fim, sem dúvida, muito importante, invocamos e queremos invocar a intercessão da Santíssima Virgem Maria, Mãe da Graça Divina, guardiã de todas as heresias e Auxiliadora, para que assim que alcancemos a graça de ver alborear o dia mais desejado em que todos os homens ouvem a voz do divino Filho e preservam a unidade do Espírito Santo com o laço de paz [30] .
  1. Conclusão e Bênção Apostólica

Você compreende bem, Veneráveis ​​Irmãos, o quanto desejamos esse retorno, e quanto desejamos que seja para que todos os nossos filhos saibam disso, não apenas católicos, mas também os dissidentes de nós; qual, se imploram humildemente as luzes de! céu, sem dúvida reconhecerão a verdadeira Igreja de Cristo, e entrarão finalmente em seu ventre, unidos a nós em perfeita caridade. Na expectativa de tal evento, e como um penhor e patronato dos favores divinos, e testemunho de nossa benevolência paterna, para você. Veneráveis ​​Irmãos, e ao seu Clero e povo, nós lhes concedemos de todo o coração a Bênção Apostólica.
Dado em São Pedro de Roma no dia 6 de janeiro, festa da Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo, o ano de 1928, sexto de nosso pontificado.
 
Pío PAPA XI
[1] João 17,21
[2] João 13,35
[3] 1, 1-2.
[4] Mat. 16, 18; Luc. 22, 32; João 21,15-17.
[5] Marc. 16, 15.
[6] João 3, 5; 6, 59; 18, 18; 20, 22
[7] Mat. 13, 24, 31, 33, 34, 31, 47.
[8] Mat. 16, 18
[9] Juan 10, 16.
[10] João 21,15-17.
[11] Mat. 28, 19
[12] Mat. 28, 20
[13] Mat. 16, 18
[14] João 17, 21; 10, 16
[15] João 16,13.
[16] Hech. 10, 41
[17] Marc 16, 16.
[18] II versos de João. 10
[19] Eu Tim. 2, 5
[20] S. Cipr. da unidade da Igreja (Migne Pl. 4, col. 518-519).
[21] S. Cipr. da unidade da Igreja (Migne Pl.4, col 519-B e 520-A).
[22] I Cor. 12, 12
[23] Efes 4, 15.
[24] Efes 5, 30; 1, 22
[25] Conc. Lateran. IV, c. 5 (Denz.-Umb 436)
[26] Lactantius Div. Inst. 4, 30 (Corp. Ser. E. Lat., Vol. 19, pp. 397, 11-12; Migne Pl. 6, col 542-B a 543-A).
[27] S. Cipr. Carta 38 a Cornélio 3. (Entre as cartas de São Cornélio, o Papa III, Migne Pl. 3. Col. 733-B).
[28] Eu Tim. 3, 15.
[29] Eu Tim. 2, 4
[30] Efes 4, 3

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...