segunda-feira, 11 de março de 2019

A Predestinação

[apologeticacatolica]
Palestras sobre a graça, do cardeal Charles Journet

 "O segundo assunto que eu quero falar com você é mérito, é uma palavra nevrálgica, quando você diz isso na frente dos manifestantes, eles ficam chateados e não ouvem mais , é melhor, sem dizer a palavra, explicar coisas para eles: é possível que eles possam que expressa o que eles sempre acreditaram.
Qual é a doutrina do mérito? Ensina-me que Deus é tão bom que coloca a SUA GRAÇA em mim , COM QUEM POSSO VOLTAR À VIDA ETERNA, PARA ELE LHE, PARA ELE SE ELEVAR . Na parábola da vinha é dito: "Eu sou a videira, vocês são os ramos" . Aquele que permanece em mim e eu nele dará muito fruto ". (João XV, 1) Você vê: Deus coloca em nós a seiva da graça e da caridade, com a qual podemos realizar sucessivos atos de graça e caridade mais e mais intenso, que será como frutas, será a entrada na Pátria. O mérito é A ORDEM DE RETRIBUIÇÃO DE ACORDO COM A JUSTIÇA. Mas pode Deus ser obrigado em justiça com respeito a nós? Pode haver uma proporção entre o que nós lhe damos Nós damos, todos nós recebemos dele, e os dons supremos de Sua graça e Seu amor? Não, certamente, se Ele nos deixa e os nossos próprios esforços, mas se, pelo contrário, Ele coloca em nós a seiva da sua graça e do seu amor, pedindo-nos para frutificar esta graça e esse amor. A partir do momento em que podemos produzir atos VIVIDOS pela seiva da graça, há, de fato, uma proporção entre esses atos e seus frutos, entre os haste e flor, então entre a flor e a fruta, de modo que NUESTR OS MERITOS SÃO PRESENTES DE DEUS . Daí a frase de Santo Agostinho: "Quando Deus coroa os nossos méritos, coroai os seus dons"
9. Mas eles são nossos méritos ou os méritos de Cristo? A tática protestante está nisso, como sempre, de supor, em vez de subordinar. Aos méritos de Cristo APENAS, opõe-se apenas aos méritos do homem. É decidido pela salvação somente pelos méritos de Cristo; e ele nos atribui a teoria da salvação apenas pelos méritos do homem, isto é, a tese pelagiana condenada pela Igreja como herética. Qual é, em suma, a verdadeira doutrina católica? Pode ser resumido da seguinte forma : NOSSOS MÉRITOS SÃO DE DEUS E DE CRISTO COMO PRIMEIRA CAUSA, SÃO NOSSOS COMO SEGUNDA CAUSA: DEUS NOS ENTRE CRISTO PARA DIZER "SIM" .
Se eu disser Sim, este aqui pronunciado, no tempo e que é atravessado pela luz da graça divina, me leva ao meu termo final, isto é, a entrada na Pátria, me faz proporcional àquela entrada na Pátria. , "entrada" na Pátria "normalmente" frutifica, "merece" essa entrada na Pátria. É o meu sim, MEU MÉRITO: EU REVELOU POR VEZES O CORAÇÃO, EU NECESSITO DE TRIUNFAR SOBRE MINHAS PAIXÕES, É BOM PARA MIM . Mas é mais de Deus do que meu, e o primeiro pensamento que virá ao meu espírito será dizer: Obrigado, meu Deus, por ter mudado para dizer sim: Para você, ser a glória.
Para ilustrar esta doutrina católica de Deus que dá ao homem o mérito, é necessário voltar à comparação de Jesus: "Eu sou a videira, vocês são os ramos, Aquele que habita em Mim e eu nele, dará muito fruto". Nem Calvin nem Barth foram capazes de explicar este texto. Calvino dirá: Olhe bem, o ramo cortado da videira é lançado no fogo, não pode produzir nada. Com licença! Sarmiento cortou, sim. Vai secar; mas, se continuar unido ao esforço, a Jesus? Então dá frutos. A fruta vem da videira ou da broto da videira? Vem da videira através da brotação da videira. Quando Barth pergunta: É Deus ou o homem que produz a boa ação? É Deus ou a rosa que produz a rosa? Ele responde: Você raciocina sobre uma imagem. Mas essa imagem é do Evangelho.
Mais uma precisão em relação ao mérito. Já vimos: não posso merecer a primeira graça, porque é sempre uma atenção livre. Mas se permaneço no amor, posso com amor sempre merecer um amor maior e, no momento da morte, a vida eterna.
10. A graça aqui abaixo, FORNECE a glória do céu, FRUTA a glória do céu, MERECE a glória do céu: todas essas vozes são sinônimas. A glória é dada à graça como um FRUTO, COMO PRAZO, COMO RECOMPENSA .
Essa noção de recompensa é freqüentemente encontrada nas Escrituras. São Paulo escreve: "Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé, já estou preparado para a coroa da justiça, que o Senhor, o Justo Juiz, me concederá naquele dia e não apenas para mim, mas para todos. aqueles que amam sua vinda"(2 Tim IV, 7-8). Deus, que encheu São Paulo de gratidão, irá coroar São Paulo. Como juiz, ele dará ao apóstolo o devido em justiça. O mesmo acontecerá com todos os cristãos.
Você tem no evangelho: quando você sofre todas estas coisas, "Regozije-se e seja honrado, pois suas recompensas serão grandes no céu" (Matt V, 12). É Jesus quem nos diz isso. No último dia, quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os anjos, ele dirá àqueles à sua direita: "Vinde, abençoado de meu Pai, tome posse do reino preparado para você desde a criação do mundo. Eu estava com fome e você me dava comida, eu estava com sede e você me dava algo para beber ..." (Mat.XXV, 34-35). No mesmo capítulo, falamos do servo que, tendo recebido cinco talentos, ganhou outros cinco com eles; dos quais tendo recebido dois, ele também ganhou dois. Ambos são abençoados; mas aquele que enterrou seu talento foi amaldiçoado (Matt XXV, 14-30).
COMO O PROTESTANTISMO NEGA AS NOÇÕES DE MÉRITO E RECOMPENSA, DE UM DEUS QUE MATRIZ NOSSO MÉRITO CULPA OS SEUS DONS, QUANDO APARECEM CONSTANTEMENTE NO EVANGELHO? Ele nos atribui, para lutar contra nós, a doutrina pelagiana do ramo que, cortada do tronco, produzirá a fruta por si mesma. Mas nós falhamos ao mesmo tempo DOIS ERROS . Somos informados - e não é gentileza! - Vocês, católicos, se movem por uma recompensa. Ao que eu responderia: Sim, porque sabemos que a recompensa do amor é o encontro com o amado . "Nenhuma outra recompensa além de você, Senhor", disse St. Thomas. E São Paulo escreve: "Nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem chegou à mente do homem o que Deus preparou para aqueles que o amam" (I Coríntios II, 9). O que é isso? !É muito grande! É indescritível o encontro com o amado! Como você pode nos dizer que é RUÍNA APARECER TAIS RECOMPENSAS?
Os protestantes são forçados a desfigurar esta doutrina esplêndida para atacá-la: "Então, vamos ver face a face", diz São Paulo (I Cor. XIII, 12): e São João: "Para o vermos como ele é" (I João III 2). Não quero esta recompensa , este encontro , não é para amar. Não querer ver o país um dia em que alguém nasceu no exílio não é amar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...