quarta-feira, 6 de março de 2019

O que está jejuando? Qual é o seu significado?

[infovaticana]

Há dois dias por ano em que a Igreja exige jejum e abstinência, quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa. No entanto, o jejum é um instrumento muito valioso que não precisa ser reduzido a esses dois dias. A Igreja nos convida a fazê-lo algumas vezes fora desses dias, por exemplo, o Papa Francisco nos convidou a fazê-lo em setembro de 2013 para a paz na Síria. Mas o que está jejuando? Qual é o seu significado? Um artigo na verdade católica explica suas razões.



Para explicar o jejum, devemos começar falando sobre ascese ou penitência, já que o jejum é apenas uma parte desse trabalho espiritual que todo cristão deve fazer se quiser alcançar a santidade proposta por Jesus Cristo. Quando falamos de ascese ou penitência, nos referimos ao esforço humano que responde à graça de Deus, e é o meio pelo qual o homem prepara e purifica sua vida para que nela a vida divina possa ser plenamente desenvolvida. Esse esforço em nós, cristãos, adquire uma nota particular e talvez única, pois, ao contrário de outras "espiritualidades", a Ascese do cristão fiel é animada e dirigida pelo mesmo Espírito Santo, que não procura destruir, mas edificar.
Padre Rainiero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, referindo-se à santidade e sua relação com a Penitência, diz que "é a arte de remover tudo o que impede o homem, a fim de tornar visível que a santidade já está contida no mundo". homem do batismo".
Portanto, a Ascese é a ferramenta que usamos para fortalecer as paredes pelas quais nossos desejos e aspirações fluem, que fora de controle são capazes de destruir nossa vida, ou pelo menos impedir que ela atinja sua plenitude. É, digamos, o elemento regulador e, em muitos casos, a hélice de uma vida equilibrada e santa. É por isso que o Catecismo da Igreja Católica diz: "Tomar a cruz todos os dias e seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitência" (Cat. No. 1435).
Por uma tradição ancestral, as sextas-feiras são consideradas um dia de penitência. Isto se deve principalmente ao fato de que numa sexta-feira Jesus sofreu por nós para nos dar a vida eterna. Por essa razão, entre outros, a Penitência foi identificada com o sofrimento. Quando pensamos na Penitência, os monges imediatamente se lembram de se entregar aos cílios, ou colocar espinhos no peito, ou de alguma forma destruir seus corpos. No entanto, a Penitência, como o Papa João Paulo II explicou em Reconciliação e Penitência, é: tudo o que ajuda o Evangelho a passar da mente para o coração e do coração para a vida. Em outras palavras, a Penitência é uma ajuda para que possamos realmente viver o Evangelho.
Um santo da Idade Média que entendera bem o que Penitência estava dizendo: a primeira e mais importante Penitência é: Reze.
Infelizmente, o homem de hoje tem uma concepção errada do que é Ascese ou da Penitência e em muito baixa estima o valor da cruz. A vida confortável e materialista que vivemos nos faz desprezar com facilidade esses dois valores fundamentais (cf. Mt 10,38), para não dizer indispensáveis ​​na vida, não apenas para alcançar a santidade e, portanto, a realização, mas até mesmo para poder viver uma vida razoavelmente alegre e estável. E é que a Penitência age como uma força reguladora de nossas paixões e desejos que, quando deixados em liberdade, podem destruir nossa vida. Para contê-los, em alguns casos, devemos adicionar algo às nossas vidas, "Positividade Ascesis", e em outros, eliminar ou qualificar "Negativa Ascese".
Em ambas as direções, a penitência implica uma renúncia, de modo que isso não pode ser feito sem a ajuda da cruz e do Espírito Santo. A penitência cristã, entendida corretamente, não é estoicismo, nem platonismo, portanto não se trata de destruir nosso corpo, mas de uma "ferramenta espiritual que ajuda os critérios e a vida evangélica, vai da mente para o coração e coração para a vida diária".
Para que a Penitência seja realmente uma ajuda ao crescimento espiritual, é necessário remover todo o fardo negativo que teve durante anos, redescobri-la como um momento privilegiado de encontro com a misericórdia de Deus que conhece nossas misérias e, apesar delas, Ele nos ama e nos chamou para a mais alta santidade. Isso sem dúvida nos levará a experimentar o poder que cura dentro do homem e o impele a retomar o caminho da felicidade, da alegria, da alegria e da paz, já que como Clímaco disse: "É através da Penitência como nos livramos da tirania das paixões". Assim, a Ascese é a cruz benéfica que nos ajuda a renunciar a nós mesmos, a excessos e exageros, e que prepara o caminho para Deus desenvolver em nós a vida divina, a "vida segundo o Espírito".
No entanto, devemos estar conscientes de que a falta de prudência também pode perturbar a própria Penitência, com a qual danos graves são causados, especialmente à alma, uma vez que a prática da mortificação deve ser sempre um ato de temperança.
Santo Tomas, citando São Jerônimo, diz: "Não há diferença entre matar a si mesmo em longo ou em pouco tempo. Um roubo é cometido, em vez de fazer uma oferenda, quando o corpo é excessivamente exercido [sem temperança] por muita escassez de comida ou pouco sono."
Agora, se, considerando o que eu lhe contei sobre a Penitência, vamos examinar o Jejum um pouco. O jejum, da vida espiritual, nos ajuda em duas áreas da nossa vida. Por um lado, é a maneira pela qual a vontade se treina com a rejeição de coisas boas, de modo que em seu momento ela possa rejeitar coisas ruins. Por outro lado, exerce uma ação misteriosa, que permite que a alma se abra de um modo particular à graça e à presença de Deus.
Quando nos privamos de qualquer coisa que seja em relação aos nossos apetites, especialmente com prazer (comer, beber, ver, ouvir, sentir), estamos acostumados à nossa vontade de receber ordens diretamente de nós e não de nossas paixões. Isso nos leva a sermos donos de nós mesmos. Desta forma, uma pessoa acostumada ao jejum será uma pessoa acostumada à renúncia, e terá suas paixões sujeitas à vontade, para que o corpo coma, durma e faça o que a vontade indicar. Se a vontade é orientada para Deus, ela procurará evitar tudo o que a separa de Deus e direcionará todas as suas ações para Ele.
Por outro lado, o jejum, especialmente o da comida, nos abre misteriosamente à presença de Deus. Parece que a fome do corpo estava se tornando uma fome de Deus.
Agora, para que isso aconteça, o jejum deve estar ligado à oração. Sem oração, o jejum torna-se uma dieta ou estoicismo, que pouco ou nada ajuda a vida espiritual.

De maneira prática, indicamos alguns elementos que podem ser úteis para começar e crescer neste exercício espiritual:

1- A primeira coisa é que o jejum deve ser progressivo. Quer dizer, devemos começar com o pequeno e, pouco a pouco, o progresso nele. Você tem que começar com pequenas demissões, como recusar um café, um copo de água, um doce, uma sobremesa, um programa de televisão, etc. Isso aumentará gradualmente sua capacidade de renunciar.
2- Inicie o jejum com um bom momento de oração. É aconselhável prepará-lo desde o dia anterior. Por exemplo, fazendo um bom tempo de oração durante a noite e oferecendo a Deus o dia do jejum. Pedir a Deus a graça que é necessária ou o significado que deve ser fortalecido pelo jejum. Durante todo o dia de jejum, dedique o máximo de tempo possível à oração. É conveniente escolher um salmo no dia anterior e uma frase do salmo para repeti-lo durante o dia do jejum, como: "Senhor, tu és minha força e minha vitória", ou alguma frase do mesmo salmo. Volte durante o dia ao salmo e tenha o máximo de oração possível. Você tem que substituir a comida do corpo por comida espiritual.
3- É muito conveniente começar o jejum com a Eucaristia. Encontre uma igreja onde você possa receber a comunhão pela manhã. Se você não pode, faça pelo menos uma comunhão espiritual.
4- Após o progresso com as renúncias, comece com o chamado Jejum Eclesiástico, que é o mínimo que nos convida a viver a Igreja nos dias prefixados do jejum (quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa). Isso consiste em tomar café da manhã e café, não tomar nada entre as refeições, comer levemente (certificando-se de ficar com um pouco de fome) e, finalmente, à noite o mesmo que pão e café.
5- O próximo passo é fazer meio jejum, que consiste em apenas um café da manhã, nada entre as refeições e uma refeição leve. Só água o dia todo De tarde você pode tomar uma colherada de mel, especialmente se você tiver um trabalho que exija muito desperdício de energia.
6- Finalmente, você pode aspirar ao pão e à água rapidamente, que consiste em comer apenas pão e água. O mesmo, você poderia tomar uma colher de mel no meio da manhã e no meio da tarde para recuperar a energia.
Devemos lembrar que é uma obra do Espírito, portanto não devemos esperar resultados como se houvesse uma reação a cada ação. Às vezes, um pequeno esforço de nossa parte corresponde a uma imensa graça de Deus e vice-versa, um grande esforço humano e poucos resultados espirituais. Deus sabe como e em que momento nos agradecer. O que podemos ter certeza é que, quando você começa a jejuar, você se abre para a santidade e sua vida muda radicalmente. O jejum contribui para a perfeição cristã.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...