terça-feira, 21 de maio de 2019

Por que os católicos devem confiar em Maria na batalha entre "Igreja e anti-Igreja"

[lifesitenews]
Por Lianne Laurence


Com a batalha entre a “Igreja e o anti-Igreja” agora um confronto aberto, os católicos devem confiar na ajuda de Maria, a Mãe da Misericórdia, pe. Linus Clovis disse aos participantes no Rome Life Forum deste ano. A Mãe de Deus é a maior criação de Deus e o maior inimigo de Satanás, disse ele em um discurso na sexta-feira intitulado Salve Regina, Mater Misericordiae (leia o texto completo abaixo).
“A suprema graça da encarnação de Cristo não teria sido possível sem o consentimento de Maria, o que resulta em ela estar inseparavelmente ligada ao Seu poder redentor”, disse pe. Clovis, um sacerdote da Arquidiocese de Castries, Santa Lúcia.
A Santíssima Mãe manifesta sua misericórdia sob quatro títulos: saúde dos doentes, refúgio dos pecadores, consolação dos aflitos e ajuda dos cristãos, pe. Clovis apontou.
E enquanto ela intercede para curar aflições físicas, a “primeira e maior preocupação de Maria será sempre prover remédios para as quatro feridas espirituais infligidas a nós pelo pecado original e pelos nossos pecados pessoais: as feridas da concupiscência, da fraqueza, da ignorância e da malícia ”, disse ele.
Portanto, neste momento, quando os fiéis “estão perplexos com a tempestade de controvérsias sobre abuso sexual, sobre padres e bispos corruptos e cardeais, sobre a doutrina da Igreja, sobre o atual Santo Padre e, amedrontados pela tempestade global que assola questões aparentemente já resolvidas, mas agora abertamente contestadas: sexualidade, gênero, família, casamento e a própria natureza da humanidade”, eles sempre podem se voltar para Maria, disse o padre. Clovis
“Como a batalha é travada nos corações humanos, a vitória e o reinado da Virgem virão através dos sacrifícios dos apóstolos modernos, dos filhos de Maria, dos amantes e adoradores da Eucaristia, que têm o espírito de entrega que leva ao martírio por a fé ou, pelo menos, permaneça firme em seu testemunho de oração, sacrifício, amor, paz e verdade nesta presente e difícil hora ”, disse ele.
Pe. Clovis é doutora em Matemática e graduada em Teologia, Direito Canônico e Literatura Latina e membro do conselho e diretora espiritual do Instituto de Pesquisa Populacional (PRI) e da Family Life International, e diretora espiritual arquidiocesana da Legião de Maria em Santa Lúcia.
O tema do sexto Fórum de Vida de Roma é “Cidade de Deus vs. Cidade do Homem - Uma Ordem Mundial Contra a Cristandade”. A conferência de dois dias é organizada pela Voz da Família e co-patrocinada pela LifeSiteNews, Associazione Famiglia Domani. (Itália), Family Life International New Zealand e a Sociedade para a Proteção de Crianças não Nascidas (UK).
***
LifeSiteNews tem o prazer de apresentar o texto completo do pe. O endereço de Clovis:

Salve Regina, Mater misericordiae

A mais conhecida oração a Nossa Senhora, depois da saudação angélica, é a Ave da Rainha, onde também é saudada como Mãe de misericórdia. Em ambos os títulos, a humilde Virgem de Nazaré está intimamente associada ao seu Filho, que é o Rei dos reis e, contudo, sempre misericordioso para com os pecadores.
De acordo com Sêneca, a grandeza de um líder, seja rei, rainha ou presidente, consiste em aliviar o sofrimento dos miseráveis. Nesse sentido, Davi instruiu Salomão sobre os cuidados que ele deveria ter com os pobres: “Pois ele (o rei) livra os necessitados quando ele os chama, os pobres e os que não têm ajudadores. Ele tem pena dos fracos e necessitados e salva a vida dos necessitados. Da opressão e violência ele redime sua vida; e precioso é o sangue deles aos olhos dele” (Salmos 72: 12-14). Enquanto a realeza davídica, como todas as reis humanas, é uma participação na realeza divina, significa, acima de tudo, refletir o governo divino.
O reinado absoluto e universal do Deus trino é exibido em Seu providencial cuidado por tudo o que Ele fez, alimentando até os pássaros do ar que não semeiam nem colhem nem reúnem em celeiros, nem caem no chão sem o Seu conhecimento. (Mt 6:26, 10:29) Grande é o Seu amor pelas Suas criaturas, e tão grande é o Seu amor pela raça humana que Deus o Filho, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, na plenitude do tempo nasceu de uma mulher (Gl 4: 4) e se tornou homem (Jo.1: 14). Este homem, Jesus Cristo, é Deus porque, no que se chama de união hipostática, a natureza humana e a natureza divina estão unidas em uma única Pessoa, que é Deus Filho. Jesus é então uma pessoa divina que é totalmente Deus e plenamente homem e também rei universal.
Como homem, Jesus é o rei universal por três razões. Primeiro, Ele é o Rei da criação em virtude de Sua Divina Personalidade (João 1: 1; Fp 2: 6), isto é, essa Pessoa, independente de sua natureza, é o rei (Cl 1: 16-17). Segundo, em razão da união hipostática e da Sua plenitude de graça da qual todos nós recebemos (João 1:16), Ele é o Cabeça de toda a criação, (Efésios 1:22) que recebe Dele a sua última e mais consagração augusta. Cristo proclamou esta realeza a Pilatos dizendo que Seu reino não era deste mundo (João 18:36), que era contrário ao reino de Satanás e que seus cidadãos participavam da sorte dos santos na luz. Terceiro, ele é rei pelo direito de conquista. Ele sujeitou todas as coisas sob Seus pés quando, por Sua humildade e obediência até a morte, Ele obteve vitória sobre Satanás, sobre o pecado e sobre a morte.
Maria participa do reinado de seu filho. Primeiro, como a Mãe de Deus fez o homem, ela compartilha a dignidade de seu Filho e, conseqüentemente, conaturalmente em Sua realeza universal. Em segundo lugar, a Encarnação de Deus Filho (Lucas 1:31; Efésios 2: 6) coloca Maria em um relacionamento único com cada Pessoa da Santíssima Trindade, a saber, sua eleição para o “alto cargo e dignidade de ser a Mãe do Filho e, em conseqüência, Filha de predileção do Pai e Templo do Espírito Santo” (Lumen Gentium §53). Assim, Maria, por seu decreto, tornou-se a mãe de Jesus que, por Sua união hipostática e Sua plenitude de graça, é o Rei do universo a partir do qual sua condição de rainha surge. Terceiro, Maria, por sua íntima união com Ele em Sua humilhação e sofrimento, foi associada com Sua vitória sobre o pecado, Satanás e morte (Gn. 3:15; Jo. 19: 25-27) e assim está realmente e verdadeiramente associada com Ele em Sua realeza (2 Timóteo 2: 10-12).
Maria está, portanto, associada ao reinado de Cristo de uma maneira verdadeira, ainda que subordinada, da qual resultam muitas conseqüências. Como Rei universal, Jesus tem poder para estabelecer e promulgar a Nova Lei gravada em nossos corações (Jr 31.31-33), propor doutrina para crença, dar às almas graça santificante com as virtudes que a acompanham, julgar os vivos e os morto. Maria participa deste reinado universal como o dispensador de todas as graças, impressas de maneira interior e oculta em nossas mentes, em nossos corações e em nossas vontades e, que ela mereceu tanto com e na dependência de Jesus. Ela também participa de Sua realeza exteriormente pelo fato de que, enquanto na terra ela era o exemplo de todas as virtudes, ela ajudou a iluminar os apóstolos e continua a nos iluminar quando, por exemplo, se manifesta em santuários como em Guadalupe, em Lourdes e em Fátima. Segue-se que ela não participa do poder judicial real de punir o pecado, uma vez que ela é chamada, em virtude de sua mediação de todas as graças, a Mãe da misericórdia e não a mãe da justiça.
A misericórdia é uma virtude da vontade e, como observa São Tomé, é a virtude dos poderosos e dos bons que são os únicos capazes de prestar assistência àqueles que mais necessitam de misericórdia. A misericórdia é encontrada, em primeiro lugar, em Deus, cujo poder é mais gloriosamente revelado em poupar e em perdoar os pecadores arrependidos. Extrapolando o ensinamento agostiniano de que é mais glorioso para Deus tirar o bem do mal do que criar do nada, São Tomás afirmou que a justificação dos pecadores pela graça é a maior das obras de Deus tanto em si quanto porque é algo feito para o indigno.
A virtude da misericórdia é encontrada também em Maria, que gerou o Autor da graça e que, mesmo durante sua vida na terra, distribui discretamente graça aos outros. Sua missão de distribuir a graça começou dias após a Encarnação, quando, apressando-se para a casa de Zacarias, ela cumprimentou Elizabeth, que, cheia do Espírito Santo e reconhecendo a graça dada, declarou “quando a voz de sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê no meu ventre pulei de alegria”(Lucas 1:41). A intervenção misericordiosa de Maria em Caná resultou na graça do primeiro milagre de Cristo e também na graça pela qual a fé dos discípulos Nele foi confirmada (João 2:11). As graças obtidas de sua oração com os apóstolos no Cenáculo provocaram a descida do Espírito Santo no Pentecostes (Atos 1:14). A graça suprema da encarnação de Cristo não teria sido possível sem o consentimento de Maria, o que resulta em ela estar inseparavelmente ligada ao Seu poder redentor.
A mediação universal de Maria deve sempre ser entendida como subordinada à de Cristo. Cristo, visto que Ele é o portador direto e representante da influência de Deus na criação, aproxima a raça humana da Divindade. Mesmo assim, Maria é a única criatura, de toda a sua criação, a quem Deus se aproximou e com quem se uniu.
Embora os méritos que Cristo conquistou com a Sua morte sacrificial no Calvário sejam superabundantes e suficientes em si mesmos, Maria, cooperando no sacrifício redentor de Cristo, tornou-se parte integrante desse sacrifício. Nas palavras de São Bernardo, “não há dúvida de que somente Jesus Cristo foi mais que suficiente para nos redimir; mas era cada vez mais que ambos os sexos deveriam cooperar na reparação de um mal em causar o que ambos tinham compartilhado.” Isto é, através da cooperação de Maria um sacrifício abrangente foi feito para a raça humana, cujos méritos, porque ela compartilhou em obter eles, ela é capaz de distribuir aos pobres pecadores miseráveis.

Principais manifestações de misericórdia

Quatro dos títulos contidos na Ladainha de Loreto destacam Maria como a Mãe da misericórdia que distribui a graça aos pobres pecadores: a saúde dos doentes, o refúgio dos pecadores, o consolador dos aflitos e a ajuda dos cristãos. Esses títulos destacam Maria como uma defensora graciosa que vira os olhos de misericórdia para com aqueles que sofrem de doença física, para que ela possa curar suas almas, consolá-las em suas aflições e prover forças para superar as dificuldades.

Saúde dos doentes

As muitas curas físicas milagrosas obtidas através da intercessão de Maria declaram que ela é a Saúde dos doentes, mas, como acontece com Cristo, seu verdadeiro propósito é direcionado para a cura de enfermidades espirituais. Sua primeira e maior preocupação será sempre fornecer remédios para as quatro feridas espirituais infligidas a nós pelo pecado original e pelos nossos pecados pessoais: as feridas da concupiscência, da fraqueza, da ignorância e da malícia.
Como com causa e efeito, existe uma relação intrínseca entre pecado e sofrimento. O pecado, que feriu gravemente a natureza humana, está no fundo de todo sofrimento, tanto físico quanto espiritual. Sua malícia é tal que tentou eliminar Deus, mas o próprio ato planejado para fazer isso provocou sua própria destruição. Embora o pecado nunca mais possa crucificar o Senhor da glória (1 Coríntios 2: 8), ainda é capaz de causar danos indescritíveis. Por isso, precisamos de um intercessor que possa aplicar as graças que curarão as feridas dos nossos desejos pecaminosos, da nossa fraqueza diante da tentação, da nossa ignorância da vontade de Deus e do hábito da nossa rebelião.
Inúmeros ícones milagrosos, estátuas e imagens de Maria podem ser encontrados em todo o mundo e através de muitos deles ela distribui seus favores. Ao fazê-lo, ela reflete a solicitude de seu Filho em restaurar a visão para os cegos, ouvir os surdos, a integridade dos aleijados e aleijados, enquanto ilustra sua profunda e ilimitada empatia pela miséria humana. Lugares abençoados com aparições marianas são de particular interesse, uma vez que invariavelmente ela ecoa o chamado de seu filho ao arrependimento e a viver a mensagem do Evangelho (Mt 4:17). Como seu filho, sua preocupação principal é a salvação das almas.
A sua solicitude materna pelos pecadores encontra-se em Lourdes, onde, em 1858, apareceu dezoito vezes a Bernadette Soubirous, de 14 anos, com um apelo à conversão e à penitência. Pediu-se a Bernadete que não apenas rezasse pelos pecadores, mas também que realizasse exercícios penitenciais como “beijar o chão”, “beber da primavera e lavar-se” e “comer a grama crescendo ali” para sua conversão. Ela também foi instruída a informar aos sacerdotes que as pessoas deveriam ir ao local em procissão e que uma capela deveria ser construída. Em 25 de fevereiro, uma fonte foi descoberta, onde várias pessoas foram curadas após a lavagem na água. Essas curas são indicativas do desejo de Maria de levar saúde ao corpo e à alma.

Refúgio dos pecadores

De todas as criaturas de Deus, Maria não é apenas a maior e a mais santa, mas também a mais acessível, a mais gentil e a mais prestativa. A santidade naturalmente detesta o pecado por causa do dano que inflige à alma. A santidade de Maria a qualifica como refúgio perfeito para os pecadores, pois, tendo grande desejo de levar os pecadores ao arrependimento, ela os acolhe com a gentileza de seu Filho. Ela sabe que o sacrifício de seu Filho foi o único remédio para o pecado e suas conseqüências. A conseqüência mais letal do pecado é que o lento deslize para um estado de autossuficiência descarada onde a consciência é amortecida à medida que a vontade é progressivamente enfraquecida e o intelecto escurecido. Maria não apenas liberta os pecadores do vínculo dos hábitos pecaminosos pelo poder de sua intercessão, mas também obtém sua reconciliação com Deus pelos méritos de seu Filho. Além disso, ela os protege de Satanás e de qualquer coisa que possa levar a novas quedas, ajudando-os a aprender a doçura da penitência.
Em seus muitos santuários, um número incontável de pecadores foi convertido e muitos criminosos condenados devem sua conversão de última hora à sua intercessão. Em lágrimas, ela apareceu para as duas crianças perto de La Salette, nos Alpes franceses, lamentando a violação da região do Dia do Senhor e o uso blasfemo do Nome do Senhor. Ela reclamou que não podia mais segurar a mão de seu filho: "É tão forte e tão pesado que não posso mais segurá-lo".
No entanto, ela segurou de volta. Ainda hoje, quando os pecados do mundo parecem atingir o ponto de saturação, ela retém a mão de seu Filho e se manifesta mais do que nunca como o Refúgio dos pecadores. Davi, o pecador arrependido, declarou que os olhos do Senhor são justos (Sl 33:16), mas a experiência tem mostrado que os olhos de sua mãe estão tanto no justo como no pecador. De fato, os olhos de Maria são os olhos de uma mãe; e uma mãe não apenas vigia o filho para evitar que ele caia, mas, caso caia, o pega, cuida dos ferimentos e consola-o.

Consolador dos aflitos

Embora a aflição surja em muitas formas: física, moral, espiritual, emocional e mental, é mais difícil de suportar quando parece sem propósito e é agravada se o sofredor sentir que a dor deve ser suportada sozinha. Em tais casos, o desespero pode rapidamente se estabelecer. O sofrimento torna a alma amarga ou melhor pela simples razão de que a dor e a aflição são condicionadas pelo amor, seja por um amor-próprio exagerado ou pelo amor de Deus. No primeiro, a dor penetra no coração e envenena a alma, enquanto no segundo, o sofrimento torna-se o maior meio único de perfeição.
O pecado raramente é visto como a principal fonte de pesar e, consequentemente, os pecadores têm pouca tristeza por suas ofensas contra Deus. Os dois ladrões crucificados com Cristo eram ambos culpados, ambos condenados, ambos em agonia, e inicialmente ambos blasfemavam, mas, a certa altura, talvez ao ver a angústia da Mãe de Cristo, um parou e passou o julgamento sobre si mesmo. “Estamos apenas pagando pelo que fizemos” (Lucas 23: 40-42). Ao converter a tristeza mundana em tristeza divina (2 Coríntios 7:10), ele entrou no Paraíso, com o Redentor.
A sexta obra espiritual da misericórdia é “consolar os aflitos”. O conforto é trazido acompanhando o sofrimento, estando presente, ouvindo com compaixão, compartilhando a experiência da melhor maneira possível e empatizando. "Bendito seja ... o Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa aflição, para que possamos consolar os que estão em alguma aflição, com o consolo com que nós mesmos somos consolados por Deus" (2 Coríntios 1: 4). Mesmo durante a sua vida na terra, Maria pode ser vista como o Consolador dos aflitos. Sua presença no Calvário foi um consolo para Jesus, especialmente depois do abandono que sentiu no jardim quando os apóstolos dormiram. Igualmente, sua presença era um consolo inquestionável para os Apóstolos, especialmente quando se reuniam em torno dela em oração (Atos 1:14).
O livro de Gênesis relata que Deus fez as duas grandes luzes, a luz maior para governar o dia e a luz menor para governar a noite (Gn 1:16). Para aqueles sozinhos à noite, o último é muitas vezes um conforto. Misticamente, o sol simboliza Cristo, a luz maior que governa os justos, isto é, aqueles que vivem no dia claro da graça divina. A lua simboliza Maria, a menor luz que governa os pecadores, isto é, aqueles que estão na noite do pecado e devem ser iluminados e levados ao conforto do arrependimento. Segundo Inocêncio III, quem quer que esteja na noite do pecado, deixe que ele olhe para a lua, implore a Maria.

Ajuda dos cristãos

Sob o título de Auxílio dos Cristãos, a mediação universal de Maria em sua aplicação prática se estende a toda a obra da salvação, desde a primeira graça da conversão até a graça da perseverança final. A ajuda é um efeito do amor. Desde que Cristo confiou a Maria todos aqueles que Ele resgatou, ela os ama como seus filhos e os ajuda em suas dificuldades e os ajuda a viver uma vida virtuosa.
Duas inscrições em grego datadas dos primeiros séculos do cristianismo dizem respeito à Virgem Maria: θεοτοκος (Theotokos, Mãe de Deus) e βοηθεια (Boetheia, o Ajudante). Muitos Padres da Igreja referiram-se a Maria explicitamente como "βοηθεια", incluindo São João Crisóstomo em 345, Proclo em 476, Sebas de Cesaréia em 532 e São João Damasceno 749. A oração mais antiga dirigida diretamente a Maria, a Sub tuum praesidium, a invoca. como ajuda dos cristãos. Essa prece, traduzida como "ajuda dada em tempo de guerra por novas tropas de maneira forte", foi encontrada em um papiro datado, no máximo, do final do século III.
A história está repleta de histórias da intervenção de Maria em momentos críticos da vida de indivíduos e nações. Ela realizou a conversão instantânea de anti-católicos raivosos, como Alphonse Ratisbonne, 1842, e Bruno Cornacchiola, 1947, a conversão do México no século 16, a vitória de Lepanto em 1571, de Viena em 1683, a defesa de Constantinopla contra os sarracenos em 718, a conquista da heresia albigense por São Domingos e seu rosário, a proteção dos poloneses contra o exército sueco em Jasna Gora, Czestochowa, 1655, as graças derramadas abundantemente pela Medalha Milagrosa, o Escapulário Marrom, o Rosário, os chamados à conversão em Lourdes, La Salette e Fátima.
A Salve Regina expressa sucintamente a crença universal no poder de Maria para nos ajudar em nossas necessidades: “A Ti choramos, pobres filhos banidos de Eva; A Ti enviamos nossos suspiros, lamentando e chorando neste vale de lágrimas. ”Uma vez que a aflição é sentida na alma, é a alma que precisa do maior conforto. Por sua participação na morte sacrificial de Cristo, Maria foi selada pelo trabalho de consolar as almas. Ela está sempre pronta para nos ajudar e, como Mãe, sabe o que é melhor para nós, na saúde e na felicidade, na doença e na tristeza. Há espaço em seu coração para todos os filhos de Deus.

Conclusão

Dois anos antes de sua eleição como Papa João Paulo II, Karol Wojtyla advertiu que: “Estamos agora enfrentando o maior confronto histórico que a humanidade passou. … Estamos agora diante do confronto final entre a Igreja e o anti-Igreja, do Evangelho contra o anti-Evangelho. … É um ... teste de 2.000 anos de cultura e civilização cristã com todas as suas consequências para a dignidade humana, os direitos individuais, os direitos humanos e os direitos das nações.”
O confronto está agora aberto. Os fiéis estão perplexos com a tempestade de controvérsias sobre abuso sexual, sobre padres e bispos corruptos e cardeais, sobre a doutrina da Igreja, sobre o atual Santo Padre e, amedrontados pela tempestade global que assolam as questões aparentemente resolvidas, mas agora abertamente contestadas: sexualidade, gênero, família, casamento e a própria natureza da humanidade. O lamento do profeta é relevante para os nossos tempos: “Não há verdade nem misericórdia nem conhecimento de Deus sobre a terra. A blasfêmia e a mentira e o homicídio e o roubo e o adultério inundaram-no (…) eles quebram todos os limites e o assassinato segue o assassinato”(Os.4: 1-2). No entanto, em meio a este dilúvio do mal, as palavras de Nosso Senhor para a Irmã Lúcia estão consolando “nunca é tarde demais para recorrer a Jesus e Maria”.
A raiz da batalha é o pecado e, de acordo com a St. Louis Marie de Montfort, “Deus fez uma inimizade irreconciliável que durará e crescerá até o fim do mundo e é entre Maria, sua Mãe Santíssima e o diabo. É entre os filhos e servos da Virgem e os filhos e súditos de Lúcifer. De fato, o maior inimigo de Satanás que Deus levantou foi Maria, sua Mãe Santíssima, a quem ele deu desde o começo do paraíso terrestre, embora neste momento ela existisse apenas como um pensamento em sua mente; a quem Ele deu tanta aversão a este inimigo de Deus, tanta capacidade de desmascarar o mal desta antiga serpente, tanta força para vencer, combater e esmagar esse monstro arrogante, que a teme mais que todos os anjos e todos os homens, e de certo modo, até mais do que o próprio Deus”(Verdadeira devoção a Maria, nº 52).
O triunfo do Coração Imaculado prometido em Fátima é a reconquista espiritual de todo o mundo. O reinado de Maria verá a destruição do pecado, suas estruturas e suas conseqüências. Nas palavras de São Luís, “o poder de Maria sobre todos os demônios brilhará particularmente no fim dos tempos, quando Satanás atacará seu calcanhar, isto é, sobre os humildes escravos e os pobres filhos de Maria, que são chamado a lutar contra as portas do inferno”(Ibid, no. 54). Uma vez que a batalha é travada nos corações humanos, a vitória e o reinado da Virgem virão através dos sacrifícios dos apóstolos modernos, dos filhos de Maria, dos amantes e adoradores da Eucaristia, que têm o espírito de entrega que leva ao martírio para o fé ou, pelo menos, permanecer firme em seu testemunho de oração, sacrifício, amor, paz e verdade nesta hora presente e difícil.
Então, mesmo que “a noite profunda tenha caído sobre este mundo áspero, e as bandeiras das trevas estejam desabrocharam com ousadia”, não desanimemos, mas permaneçamos confiantes de que os olhos de Maria, nossa rainha mais gentil e misericordiosa Mãe, é voltada para os necessitados quando eles chamam, os pobres e aqueles que não têm ajuda. Vamos todos, então, na Igreja sacudida pela tempestade, clamar a ela dizendo: “nossos olhos estão em Ti; eles olham para Tua Estrela Brilhante do Mar.”
Ave Maria!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...