segunda-feira, 7 de outubro de 2019

O Santo Rosário

[infovaticana]




Tem uma origem muito antiga. De fato, parece remontar ao século XII, quando, mesmo por muito tempo, foi recitado por monges cartuxos. Depois, espalhou-se rapidamente pelo mundo católico, assumindo características diferentes, mas mantendo sempre a invocação de Maria Santíssima. A popularidade do Rosário também é confirmada pelo grande número de irmandades e associações que, no passado e no presente, têm seu título. A festa litúrgica em homenagem a Nossa Senhora do Rosário é comemorada no dia 7 de outubro. O papa Gregório XIII mudou a festa para essa data, substituindo a festa de Santa Maria da Vitória que seu antecessor instituíra para comemorar a vitória da frota cristã sobre a frota turca em Lepanto, que ameaçava a costa do Vêneto.

O que alguns pais disseram sobre o Rosário?

Devido à rápida disseminação na Igreja, o Rosário foi regulamentado, oficialmente reconhecido e recomendado aos fiéis pelos Sumos Pontífices.
O primeiro papa que determinou oficialmente a fisionomia essencial, concedeu o carisma essencial e o recomendou ao povo de Deus, foi o dominicano São Pio V. Memoráveis ​​são os touros 'Consueverunt' de 1569, a verdadeira magna charta del Rosario e o 'Salvatoris Domini' de 1572, escritos após a vitória do cristianismo em Lepanto.
Outro grande pontífice do Rosário foi o Papa Leão XIII. Este papa, muito dedicado a esta oração, dedicou 22 documentos. Ele o apresentou como "uma maneira fácil de penetrar e instilar nas almas os principais dogmas da fé cristã". Em 1883, ele estabeleceu que "todo o mês de outubro daquele ano e no ano seguinte foi consagrado e dedicado à Virgem do Rosário". Desde 1891, lembramos a significativa definição que ele deu do Rosário: "como a carta de nossa fé e o compêndio do culto devido a Maria". Em 1892, ele justificou suas recomendações de rezar o Rosário, dizendo que é “uma excelente forma de oração, um meio eficaz de alcançar a fé e um ideal ideal de perfeita virtude: é conveniente para os cristãos tê-lo frequentemente em suas mãos e meditar piedosamente." Em 1898, ele afirma que o "Rosário constitui a forma mais excelente de oração privada e o meio mais eficaz de alcançar a vida eterna" e que "na hora suprema os devotos do Rosário serão confortados pela ternura materna da Virgem Maria. e eles dormem docemente no seio.”
O Papa São Pio X estimava e amava o Rosário, recitando-o fielmente antes e durante o seu pontificado. Ele afirmou: “o Rosário constitui a oração por excelência que une a meditação dos mistérios de nossa religião e as mais sagradas orações, a mediação da Bem-Aventurada Virgem. Devemos alimentar nossa esperança de que, através dessa prática, o Senhor possa nos dar os melhores agradecimentos.” Em seu testamento, ele recomendou "a oração que, sempre após a oração litúrgica, é a mais bela de todas, a mais rica de todas, a que a Virgem Maria mais gosta".
Com importantes encíclicas e discursos, exaltaram e recomendaram o Rosário Bento XV e Pio XI , que são creditados com a frase provocadora, frequentemente citados: "Eu poderia converter o mundo se houvesse um exército que recitasse o Rosário".
Por outro lado, Pio XII é a famosa definição: “o Rosário é uma síntese de todo o Evangelho, meditação sobre os mistérios do Senhor, sacrifício noturno, coroa de rosas, hino de louvor, oração em família, compêndio da vida cristã, sinal seguro favores celestiais, defesa pela salvação esperada.”
João Paulo II , em 16 de outubro de 2002, publicou a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, por ocasião do 120º aniversário da encíclica Supremi apostolatus officio com a qual Leão XIII, em 1º de setembro de 1883, iniciou uma série de publicações dedicadas ao Rosário. "Caracterizado por sua fisionomia mariana", escreve João Paulo II na introdução da Carta: "o Rosário é uma oração do coração cristológico" que com sua "simplicidade e profundidade permanece, mesmo neste terceiro milênio, uma oração de grande importância, destinado a dar frutos de santidade”. João Paulo II proclamou o ano de outubro de 2002 a outubro de 2003 "Ano do Rosário", convidando a recitar esta oração, que "leva ao coração da vida cristã e oferece uma oportunidade espiritual e pedagógica comum, porém frutífera, para a contemplação pessoal, a formação do povo de Deus e a nova evangelização”.

A ESTRUTURA ROSÁRIA Quantos Ave Maria atualmente são formados pelo S. Rosario?

Consiste em 200 Ave Maria, divididas em dezenas, reagrupadas em 4 ciclos de 5 mistérios cada. Cada coroa do Rosário é composta por 5 dezenas. A coroa do Rosário surge como um instrumento para contar as orações, e foi feita inspirada por instrumentos semelhantes existentes em outras religiões, em particular os utilizados por budistas (108 grãos) e muçulmanos (99 grãos, ou seja, o número de nomes). atribuído ao Deus do Corão). Por exemplo, no ano de 1516, Leão X aprovou uma 'coroa' em homenagem a Nosso Senhor, que consistia em 33 grãos pequenos (os anos de Cristo segundo a tradição popular) para recitar 33 Pater noster adicionando 5 grãos maiores (as feridas de Cristo) para recitar cinco Ave Maria.

Por que no passado o S. Rosario foi formado pela 150 Ave Maria?

O Rosário de 150 Ave-Maria se referia aos 150 salmos que fazem parte da Liturgia das Horas e que no passado (mas às vezes também no presente) pessoas simples substituídas pela recitação diária de 150 Pater. Com o desenvolvimento da piedade mariana, foi proposta a recitação da 150 Ave Maria, quando essa oração ainda não tinha a segunda parte, que foi acrescentada no final do século XV.

IMPORTÂNCIA DO ROSÁRIO Qual é a relação entre o Rosário e a vida cotidiana?

"Nosso coração - afirmou João Paulo II no primeiro ano de seu pontificado - pode conter nessas dezenas do Rosário todos os fatos que compõem a vida do indivíduo, da família, da nação, da Igreja e da humanidade". No que diz respeito à "implicação antropológica" do Rosário, o Papa define como "o segredo de abrir mais facilmente um profundo conhecimento de Cristo por meio de Maria", mas também uma maneira de pedir ajuda a Cristo "pelos muitos problemas, preocupações, fadiga e projetos que caracterizam nossa vida”. O Rosário também é uma resposta a essa "demanda renovada de meditação", típica de nosso tempo.

Em que sentido o Rosário é a oração pela paz e pela família?

Paz e família: para o Papa João Paulo II, essas são duas áreas particulares em que a oração do Rosário é revelada capaz de "esperar por um futuro menos sombrio".
“O Rosário é uma oração que, por sua natureza, é orientada para a paz”, escreve João Paulo II na mencionada carta apostólica de 2002, “também pelos frutos da caridade que produz”, entre os quais “o desejo de acolher, defender e promover a vida, cuidando do sofrimento das crianças em todas as partes do mundo”; de "testemunhar as bem-aventuranças na vida cotidiana"; de "tornar-se 'cireno' de cada irmão abatido pela dor ou esmagado pelo desespero". Em uma palavra, tornar-se "construtores da paz no mundo" e "esperar que uma 'batalha' tão difícil quanto a da paz também possa ser vencida hoje".
Outra área crítica do nosso tempo, para a qual João Paulo II pede um maior comprometimento, é a da família. Propor o Rosário novamente em famílias cristãs, no âmbito de uma pastoral mais ampla da família, segundo o Papa, pode constituir uma ocasião ideal para:
alimente a oração da família tão importante hoje;
confiar a oração do Rosário, o itinerário para o crescimento das crianças;
ajudar os pais a diminuir a distância cultural entre gerações;
redescobrir o valor do silêncio;
favorecem estar juntos e se comunicar entre os vários membros da família.

Existe um rosário missionário?


Sim, e é muito sugestivo: a década branca é para a Europa antiga, para que seja capaz de recuperar a força evangelizadora que gerou tantas igrejas; a década amarela é para a Ásia, que explode vida e juventude; a década verde é para a África, comprovada pelo sofrimento, mas disponível para anúncio; a década vermelha é para a América, centro de novas forças missionárias; a década azul é para o continente da Oceania e da Austrália que espera uma maior disseminação do evangelho.

D) OS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO

MISTÉRIOS DE ALEGRIA (Alegre) (segunda e sábado)

No primeiro mistério alegre, o anúncio do anjo a Maria é contemplado: "E quando o anjo entrou, ele disse:" "Alegrai-te, cheio de graça, o Senhor está convosco." ... Você vai conceber no seio e vai dar à luz um filho, a quem você chamará Jesus” (Lc 1,28ss).
No 2º mistério alegre, a visita de Maria a Santa Isabel é contemplada: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria no peito” (Lc 1,41);
No terceiro mistério alegre, o nascimento de Jesus é contemplado na caverna de Belém: "Maria deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o em fraldas e deitou-o numa manjedoura, porque não tinham lugar no alojamento" (Lc 2 6-7);
No quarto mistério alegre, a apresentação de Jesus no templo é contemplada: "Quando os dias de sua purificação foram cumpridos, de acordo com a Lei de Moisés, eles levaram Jesus a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor" (Lc 2,22ss).
No quinto mistério alegre, a descoberta de Jesus no templo é contemplada: “Você não sabia que eu deveria estar na casa de meu pai? Mas eles não entenderam a resposta que ele lhes deu” (Lc 2,48-51).

MISTÉRIOS DE LUZ (Luminosa) (quinta-feira)

No primeiro mistério luminoso, o Batismo de Jesus no rio Jordão é contemplado: E aconteceu que naqueles dias Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão. E houve uma voz vinda dos céus: "Você é meu Filho amado, em ti me comprazo." (Mc 1,9-11).
No segundo mistério luminoso, a manifestação de Jesus é contemplada nas bodas de Caná: "Sua mãe diz aos servos: Faça o que ele disser." Assim, em Caná da Galiléia, ele começou seus sinais. "E ele manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele” (Jo 2,5-11).
No terceiro mistério luminoso, o anúncio do Reino de Deus é contemplado: “O tempo foi cumprido e o Reino de Deus está próximo; Torne-se e acredite nas Boas Novas” (Mc 1,15).
No quarto mistério luminoso, a Transfiguração de Jesus é contemplada: “Jesus levou Pedro, João e Tiago com ele, e subiu a montanha para orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência de seu rosto mudou e suas vestes eram de uma brancura ardente” (Lc 9,28-29).
No quinto mistério luminoso, a instituição da Eucaristia é contemplada: "Enquanto eles estavam comendo, Jesus pegou o pão e o abençoou, partiu e deu aos seus discípulos, disse:" Pegue, coma, este é o meu corpo. Ele então tomou um gole e, agradecendo, deu a ele dizendo: "Beba de tudo, pois este é o meu sangue da Aliança, que é derramado por muitos pelo perdão dos pecados" (Mt 26,26-28) .

MISTÉRIOS DE DOR (Doloroso) (terça - sexta)

No 1º mistério doloroso, a agonia de Jesus no Getsêmani é contemplada: “E mergulhado em agonia, ele insistiu mais em sua oração. Seu suor tornou-se como gotas de sangue caindo no chão". (Lc 22,44)
No segundo mistério doloroso, o flagelo de Jesus é contemplado: "Pilatos tomou Jesus e ordenou que ele fosse açoitado". (Jo 19,1).
No terceiro mistério doloroso é contemplada a coroação de espinhos de Jesus: "E, trançando uma coroa de espinhos, põem-na sobre a cabeça" (Mt 27,29).
No quarto mistério doloroso, Jesus é visto carregando a cruz ao Calvário: "Pilatos diz aos judeus:" Aqui você tem seu rei. Depois, deu-lhe a crucificação” (Jo 19,16-17).
No quinto doloroso mistério, a crucificação e a morte de Jesus são contempladas: "E ali o crucificaram ... Quando Jesus tomou o vinagre, ele disse:" Tudo está realizado. "E inclinando a cabeça, entregou o Espírito" (Jo 19,18-55).

MISTÉRIO DA GLÓRIA (Glorioso) (quarta-feira - domingo)

No 1º mistério glorioso, a ressurreição de Jesus é contemplada: “Eu sei que você está procurando por Jesus, o crucificado; Ele não está aqui, ressuscitou, como havia dito” (Mt 28,5-6).
No segundo glorioso mistério, a ascensão de Jesus ao céu é contemplada: "O Senhor Jesus, depois de falar com eles, foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus" (Mc 16,19).
No terceiro glorioso mistério, é contemplada a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos no Cenáculo: “Eles lhes pareceram línguas como fogo que foram distribuídos e empoleirados em cada um deles; eles foram cheios do Espírito Santo” (Atos 2,3-4);
No quarto mistério glorioso, a suposição de Maria para o céu é contemplada: "Porque o Posderoso fez maravilhas por mim, Santo é o seu nome" (Lc 1,49);
No quinto mistério glorioso, a coroação de Maria como rainha do céu e da terra é contemplada: “Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida com o sol, com a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça dele” (Ap 12,1).
O Primicerio da Basílica de São Carlos e São Ambrosio Monsenhor Raffaello Martinelli

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...