sábado, 7 de dezembro de 2019

A Jesus através de Maria? Por que sim e sempre foi assim!

[wordonfire]
Por Elizabeth Scalia


Como é maravilhoso que a Festa da Imaculada Conceição de Maria sempre caia no início do Advento. Assim, na mesma época em que esperamos com saudade que a Palavra feita carne chegue até nós como Emmanuel (Deus conosco), somos convidados a considerar o quão profundamente planejado, quão “não aleatório” é o seu. chegando, ponderando sobre sua mãe Maria e o próprio fato dela. “Sem o Filho de Deus, nada poderia existir; sem o filho de Maria, nada poderia ser redimido”, declarou Santo Anselmo em um sermão, também observando que Deus é o “Pai” do mundo criado e Maria, a “Mãe” do mundo recriado em Cristo. Anselmo completa seu pensamento repetindo as palavras do Arcanjo Gabriel para Maria: "Verdadeiramente o Senhor está convosco, a quem o Senhor concedeu que toda a natureza deve tanto a você quanto a si próprio".
É muito para absorver. A própria concepção de Maria havia sido algo pré-ordenado por Deus como necessário dentro do concurso e do processo de nossa salvação - um momento de criação não contaminado pela quebra do pecado original, que acompanhou toda concepção humana desde o primeiro pecado do Éden.
Desde o início de sua existência dentro do ventre de Ana, sua mãe, o corpo e a alma de Maria foram criados como o vaso imperativamente imaculado necessário para a contenção e crescimento da Encarnação do Todo Santo. Maria foi criada com as graças que a tornariam uma arca adequada para a Nova Aliança, e não apenas pela gestação de Jesus em seu ventre, mas por toda a sua vida.
Isso é um fato que a Igreja pode apreciar ainda mais hoje do que em qualquer outro momento anterior, graças à ciência e à descoberta do microcimerismo.
Aprendemos que, no processo de microcimerismo, todo bebê concebido por uma mulher deixa dentro de si um pedaço microscópico de seu ser celular, mesmo que a gestação seja interrompida, e permanece com ela para sempre.
Maria, então, era de fato um tabernáculo para a Divindade - não por tempo limitado, mas por toda a sua vida, pois essas reservas invisíveis, mas reais, do Cristo permaneciam dentro dela.
Saber isso apenas reforça o quão necessário, quão profundamente sensível e razoável é o dogma da Imaculada Conceição, que foi deduzido muito antes de um tempo de descoberta microscópica. Faz todo o sentido que o Deus que é todo bom também seja completamente puro; portanto, o vaso no qual ele residiria e se tornaria manifesto também precisa ser puro, ou nunca poderia ter sido capaz de sustentar toda a luz, toda a santidade, todo esse poder existente no Tudo-em-Tudo.
Se Maria não fosse agraciada por Deus com esse mesmo propósito de contenção e desenvolvimento santo, ela teria sido desintegrada em pó pela imensidão disso.
E isso também se relaciona diretamente com a Assunção de Maria. Nos Salmos, lemos: “Você não permitirá que seu amado sofra corrupção” (Salmo 16:10). O corpo divino de Cristo não sofreu corrupção, mas ascendeu ao céu; segue-se que o corpo de sua mãe, que continha os componentes celulares dessa divindade - e uma partícula de Deus é Deus, inteira - também não seria permitido sofrer corrupção.
Não poderia ser de outra forma. A partícula de Deus, misturada à humanidade, necessariamente preserva a humanidade e a chama para si mesma. Isso é encarnacional. É eucarístico, desde o início.
É a nossa vida, concebida à luz.
E sim, muito a absorver. É muito a entender que Deus havia planejado tão completamente, na plenitude dos tempos, atrair todas as coisas para si através de Cristo Jesus (Efésios 1:10), e que podemos ver o realidade de seus planos na Imaculada Conceição de Maria e em sua vida.
Também é muito para absorver, e algo que raramente consideramos (mesmo quando dizemos: “A Jesus, por meio de Maria”): que o Corpo de Cristo e seu Sangue também são de Maria - que os materiais fundamentais de nossa Santa Eucaristia chegam até nós através de Maria. Sem o corpo de Maria, Emmanuel não estaria conosco, e faz todo o sentido que - como Arca e catalisadora da Nova Criação - seu corpo e sangue (e sua alma generosa e intocada) sejam preservados de defeitos, e tornado "cheio de graça".
Como St. John Vianney pregou: “O Pai tem prazer em olhar o coração da Santíssima Virgem Maria, como a obra-prima de suas mãos. . . . O Filho deleita-se como o coração de Sua Mãe, a fonte da qual Ele tirou o sangue. . . nos resgatou.”
Para Jesus, através de Maria, de fato. Os não-católicos que entendem mal a Mariologia e afirmam que os católicos prestam muita homenagem a ela estão perdendo o objetivo da missão essencial à qual ela deu seu consentimento: fornecer a carne e o sangue profundamente puros pelos quais o Salvador acabaria - e ao longo dos tempos. - Alimente-nos e cure-nos com o super-substancial pão diário da Eucaristia. O presente tornou Santo através da própria divindade de Cristo e convocado por sua Noiva, a Igreja.
Visto sob essa luz, como poderíamos homenagear Maria o suficiente por seu decreto e seu exemplo ao longo da vida de como cooperar com a graça?
Como não poderíamos, especialmente no Advento, pedir as orações de alguém tão amado do Verbo Encarnado, um intercessor que incomodava a Cristo Jesus por algo tão temporal e passageiro como o vinho em um casamento, e com quem podemos falar tão simplesmente?
Especialmente neste mês, digamos todos os dias, com perfeita confiança nesta “Mãe do mundo, recriada em Cristo”: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a ti!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...