sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Efésios: A carta notável que apenas menciona maridos e esposas

Por Dr. Jeff Mirus

Quando pensamos na Carta de São Paulo aos Efésios, tendemos a lembrar apenas a parte que aborda uma de nossas preocupações mais práticas, a relação entre maridos e esposas. Neste século XXI depois de Cristo, nossa cultura considera o casamento como em RUINS (restritivo, antinatural, incompreensível, nugatório e sem sentido). Não podemos evitar discussões intermináveis ​​sobre os treze versículos em Efésios que lidam com isso. Ignoramos os 118 versículos que precedem os comentários de Paulo (1: 1-5: 21), juntamente com a maior parte do pequeno número de versículos na conclusão que se segue ( cf. 6: 10-20). Este é um grande erro.
O objetivo da carta é explicar aos novos cristãos em Éfeso o que significa que eles, como gentios, foram incorporados ao plano eterno de Deus e tornaram herdeiros do Seu reino em Cristo. A grandeza imensurável e surpreendente deste plano é anunciada no primeiro capítulo. Paulo está na prisão ( cf. 3: 1), e ele deseja que os efésios estejam cientes desse “mistério da vontade de [Deus], ​​de acordo com seu propósito que ele expôs em Cristo como um plano para a plenitude dos tempos. une todas as coisas a ele, coisas no céu e coisas na terra ” (1: 9-10).
Um problema para entender o objetivo da carta é que seu assunto é tão exaltado. Outro problema mais prático é que São Paulo normalmente começa suas cartas com sentenças longas, nas quais sua saudação é abrangida por reconhecimentos radicais dos propósitos e da glória de Deus. Infelizmente, isso gera um hábito desleixado para quem lê. Acostumados ao que consideramos uma linguagem “alta” incidental nos primeiros versículos, não percebemos que em Efésios essa exaltação parece continuar pelos primeiros dois terços da carta, pelo menos até chegarmos ao capítulo 5 e até, embora cada vez mais em termos morais, até o versículo 21.
É aí que a exaltação cumulativa cessa e chegamos à condição humana concreta do casamento. Ponto final. Respirar.
Mas São Paulo não nos deu permissão para parar e respirar, nem nos contentarmos com essa parte como se fosse fundamentalmente diferente do todo.

A realidade se estabelece

Eu li a Bíblia por meia dúzia de vezes, e li ou ouvi a maioria das passagens em Efésios provavelmente uma ou várias vezes, e ainda assim não foi até que comecei a preparar esse comentário - lendo cada capítulo várias vezes por conta própria e lutando um pouco para entender toda a linguagem exaltada - que meu relógio interno (aquele que diz "Apresse, apresse, apresse; não é prático; siga em frente!") desacelerou o suficiente para ver o ponto isso precisava ser feito. Há muitas passagens sublimes que não citarei, porque poucos leitores se demoram em longas citações deslocadas. Em vez disso, a melhor coisa aqui será resumir. Então cada leitor pode voltar e verificar.
Pense em quanto isso foi mais difícil antes das Escrituras serem divididas em capítulos e versículos para facilitar a referência e a facilidade de leitura em pedaços pequenos. No capítulo 1, tendo anunciado o plano Divino, Paulo ora para que Deus dê aos efésios um espírito de sabedoria, para que eles conheçam a esperança para a qual Ele os chamou. Essa esperança é o Cristo ressuscitado, à direita do Pai, "muito acima de todo domínio, autoridade, poder e domínio, e acima de todo nome que é nomeado, não apenas nesta era, mas também no futuro" ( 1:21). Além disso, o Pai “colocou todas as coisas debaixo de seus pés e fez dele a cabeça sobre todas as coisas para a Igreja, que é seu corpo, a plenitude daquele que preenche tudo em todos” (1: 22-3).
Lembre-se desta sugestão de que a liderança de Cristo é para a Igreja. Veremos duas referências semelhantes à medida que a carta avança. Mas agora, no capítulo 2, Paulo quer que os Efésios, como gentios, saibam que eles também foram feitos vivos em Cristo, embora estivessem mortos pelo pecado. Assim, o velho modo de viver deve dar lugar à graça de Cristo, pois "pela graça você foi salvo pela fé", que é "o dom de Deus" (2: 5,8). Paulo os lembra de sua condição anterior - que, como gentios (não judeus), eles não estavam apenas em pecado, mas também foram afastados das promessas: "não tendo esperança e sem Deus no mundo" (2: 11-12). Mas agora eles também foram aproximados no sangue de Cristo, pois agora Deus criou “um novo homem no lugar dos dois”, pois todos devem ser reconciliados com Deus através da cruz, com acesso no Espírito ao Pai. .
Este é um bom lugar para deixar cair uma das melhores citações, para que todos possam ver a magnitude do que Paulo está tentando comunicar:
Portanto, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas são concidadãos dos santos e membros da família de Deus, construídos sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a pedra angular, na qual toda a estrutura se une juntos e cresce em um templo sagrado no Senhor; em quem você também é edificado para morada de Deus no Espírito. [2: 19-22]
Desacelere e saboreie isso. Não é apenas uma linguagem ornamentada. É uma visão abrangente da realidade, a realidade eterna e definitiva na qual você e eu agora somos incorporados pela graça.

A missão particular de Paulo

No capítulo 3, Paulo (novamente na prisão) passa a explicar seu próprio papel. Se os Efésios conhecerem sua história, saberão que ele recebeu uma visão especial do mistério de Cristo, que se tornou conhecido nesta geração, mas não nas eras que vieram antes. Assim, eles não devem lamentar seus sofrimentos, pois ele está lhes dizendo que os gentios são co-herdeiros dos judeus e membros do mesmo corpo, e que ele próprio foi escolhido para lhes dar conhecimento.
Consequentemente, ele ora por eles para que compreendam esse grande mistério, para que, “enraizados e fundamentados no amor”, possam “ter poder para compreender com todos os santos qual é a largura e comprimento, altura e altura e profundidade, e saber o amor de Cristo que supera o conhecimento”. Ele quer que eles sejam "cheios de toda a plenitude de Deus" (3: 17-19). Isso nos leva à segunda das três enormes referências à Igreja. Para Deus, Paulo exclama, “seja glória na Igreja e em Cristo Jesus para todas as gerações, para todo o sempre. Amém” (3:21). A Igreja, então, deve ser uma manifestação abrangente da glória de Deus.
No capítulo 4, Paulo desce um pouco das alturas para enfatizar o que tudo isso significa em termos de como os Efésios devem viver: “[...] ande de maneira digna do chamado para o qual você foi chamado” (4: 1 ) - isto é, com humildade, mansidão, paciência, paciência no amor e manutenção da unidade do Espírito no vínculo da paz (4: 2-3). Pois existe um corpo e um Espírito, e os Efésios foram chamados a uma esperança: "um Senhor, uma fé, um batismo, um Deus e Pai de todos nós, que está acima de tudo e por todos e em todos" (4). : 4-7).
Mas tudo isso leva Paulo inevitavelmente a uma certa quantidade de instruções teológicas e morais precisas. Ele explica a descida de Cristo às “partes inferiores da terra” e sua ascensão “muito acima de todos os céus, para que ele possa preencher todas as coisas”, para que pudesse dar presentes aos homens. Seus dons primários eram que alguns deveriam ser apóstolos, outros profetas, outros evangelistas e também pastores e mestres, "para equipar os santos para a obra do ministério, para edificar o corpo de Cristo" (4: 11-12). Mais uma vez, esta é a igreja. Mas aqui isso leva imediatamente de volta ao seu tema cósmico, pois esse trabalho foi posto em prática “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, amadurecer a masculinidade, medir a estatura. da plenitude de Cristo” (4:13).
Isso é necessário, diz Paulo, para que "não sejamos mais crianças, sacudidas de um lado para o outro e carregadas com todo vento de doutrina, pela astúcia dos homens, pela sua astúcia em artifícios enganosos" (4:14). Em vez:
Falando a verdade em amor, devemos crescer de todas as formas para aquele que é a cabeça, para Cristo, de quem todo o corpo se uniu e se uniu por toda junta à qual é suprida, quando cada parte está funcionando adequadamente, faz o crescimento corporal e se edifica no amor. [4: 15-16]
Observe a forte conexão aqui entre verdade e amor, que leva ao crescimento e desenvolvimento para a posse da realidade suprema através da Igreja.

O lado prático

Agora, finalmente, Paulo volta sua atenção diretamente para questões morais. Na segunda metade do capítulo 4, ele afirma claramente que é necessária uma mudança na vida, porque "você não deve mais andar como os gentios andam, na futilidade de suas mentes" (4:17), que são obscurecidos e alienados de a vida de Deus devido à dureza de coração. Os gentios “se entregaram à licenciosidade, ávidos por praticar todo tipo de impureza” (4:19). Isso é contrário a Cristo, então eles devem "adiar o velho homem que pertence ao seu modo de vida anterior ... e vestir o novo homem, criado à semelhança de Deus" (4: 22-24). Finalmente, então, com dois terços da carta escrita, Paulo começa a estabelecer as regras da vida cristã:
  • Ponha de lado a falsidade; fale a verdade.
  • Se estiver com raiva, não peque.
  • Não roube; se envolver em um trabalho honesto.
  • Evite falar mal.
  • Não "entristece o Espírito Santo de Deus".
  • Afaste toda a amargura, ira, raiva, clamor e malícia.
  • Seja gentil, bondoso, perdoe "como Deus em Cristo te perdoou" (4:32).
Ele prossegue no capítulo 5, enfatizando a necessidade de pureza: “[I] imoralidade e toda impureza ou cobiça nem devem ser nomeadas entre vós, como convém aos santos” (5: 3). Ninguém que é culpado dessas coisas "tem alguma herança no reino de Deus" (5: 5). “Olhe atentamente”, Paulo adverte, “como você anda, não como homens imprudentes, mas como sábios, aproveitando ao máximo o tempo, porque os dias são maus” (5:15). Longe de qualquer tipo de licença moral, faça “melodia ao Senhor de todo o coração, sempre e por tudo que dê graças em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo a Deus Pai” (5: 19-20).
É nesse contexto moral que São Paulo explica o que significa casamento cristão, em comparação com os modos pagãos. Isso claramente faz parte da formação prática dos Efésios e, é claro, a família é fundamental. A seção do casamento começa com a exortação a todos os cristãos para "estarem sujeitos um ao outro por reverência a Cristo" (5:21). Paulo então explica que as esposas devem estar sujeitas a seus maridos, assim como ao Senhor, porque o marido é cabeça da esposa como Cristo é da Igreja (5: 22-4). Do mesmo modo, os maridos devem amar suas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Assim como o amor de Cristo à Igreja, que ele considera para si mesmo como Seu corpo místico, os maridos devem amar as esposas como fazem seus próprios corpos, nutrindo e valorizando as esposas "como Cristo faz a Igreja" (5: 25-30).
É aqui que temos nossa terceira referência especial à Igreja, que mais uma vez indica sua posição única no plano eterno de Deus. Ao comparar o amor sacrificial de um marido por sua esposa com o amor de Cristo pela Igreja, pelo qual ele se entregou para poder santificá-la, São Paulo conclui que o casamento "é um grande mistério". E ele esclarece: “Quero dizer em referência a Cristo e à Igreja” (5:32).
Analisando isso como quiser, é difícil, sem o benefício das distorções modernas, se ofender com a profundidade espiritual e psicológica dessa recuperação do casamento do paganismo. Certamente, gostamos de falar em termos do “empoderamento” das mulheres agora, mas como corretivo, devemos ler novamente Efésios 4: 2-3 (que mencionei anteriormente), onde Paulo ordena aos efésios que “andem de uma maneira digna da sua vocação ... com toda humildade e mansidão, com paciência, tolerando-se mutuamente no amor, ansiosos para manter a unidade do Espírito no corpo da paz.” Empoderamento não é um conceito cristão.
São Paulo fala em vez de amor sacrificial, honra e respeito, reconhecendo também as diferenças muito reais nas características relacionais de homens e mulheres. Assim, existem sotaques diferentes em sua união. Mas uma mulher de cabeça clara será enriquecida por um marido que se sacrifica por amor a ela; e um homem de cabeça clara será enriquecido por uma mulher que respeite e valorize sua liderança familiar. Não é precisamente a falta dessas disposições absorvidas que, de ambos os lados, transformaram o casamento em nosso tempo em um deserto, um deserto? No primeiro parágrafo, ofereci minha própria sigla: RUINS.

Conclusão

Efésios é uma carta curta, mas é tão profunda que não pode ser descompactada rápida e superficialmente para uma vantagem real. Exige nossa total atenção e nossa constante meditação sobre a plenitude de Cristo, que deve ser tudo em todos. Para completar a carta, no entanto, vale a pena notar que São Paulo também comenta a relação entre filhos e pais, a partir da qual ainda podemos aprender, mas provavelmente entenderemos facilmente; e também sobre a relação entre escravos e senhores, da qual devemos aprender, mas não entenderemos facilmente.
De qualquer forma, a conclusão de Paulo é lógica. Seu argumento é que somos chamados a uma nova vida em Cristo e que, para assumir e sobreviver em nosso chamado, devemos vestir toda a armadura de Deus, não apenas parte dela. Podemos não julgar o que é útil de acordo com nossas próprias luzes. Talvez o fechamento de Paulo seja o melhor comentário possível sobre a carta como um todo:
Portanto, tome toda a armadura de Deus, para que você possa suportar no dia mau, e tendo feito tudo, para permanecer. Portanto, levante-se, cingindo seus lombos com a verdade, e vestindo a couraça da justiça, e tendo calçado seus pés com o equipamento do evangelho da paz; além de tudo isso, usando o escudo da fé, com o qual você pode apagar todos os dardos flamejantes do maligno. E toma o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. [6: 11-17]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...