domingo, 21 de junho de 2020

A grande "apostasia" da Igreja

Prostituta de babilônia


Por José Miguel Arráiz


Um ponto comum

Considero isso uma questão importante a ser tratada, porque todas as denominações protestantes que se separaram e permanecem separadas da Igreja Católica justificam sua existência dessa maneira. Este, então, é para mim o "cerne da questão", "o cerne da questão" ou, como disse o famoso GK Chesterton, "a coisa" [1]. E é que, embora haja diferenças notáveis ​​entre essas denominações, todas, sem exceção, adotaram a hipótese de que a Igreja estava gradualmente se corrompendo quando tradições humanas e falsos ensinamentos estavam se infiltrando na Igreja Cristã a ponto de deslocar as verdades de fé contidas na Bíblia. Escrita.  

É nessa situação que Deus “decide” renovar a Igreja, transformando-a em uma nova “Igreja”, “grupo” ou “organizaçãocapaz de permanecer fiel à verdade, e cada um é convencido de pertencer a esse grupo. Alguns dos nomes que eles assumem são mais vinculativos que outros: "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias" [2], "A verdadeira Igreja de Jesus Cristo" [3]; Outros não são tanto: luteranos, metodistas, presbiterianos, pentecostais, adventistas, testemunhas de Jeová, etc. etc; mas a verdade é que todos, sem exceção, acreditam que são uma reforma e renovação do cristianismo autêntico, e a nova e verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

Eles não pensam que são cismáticos ou apóstatas porque seu fundador deixou a Igreja Católica ou algum outro grupo que saiu dela, mas "reformadores". Se eles deixaram a Igreja, é porque acreditam que ela foi "corrompida", e se deixaram outra denominação cristã, é porque acreditam que ela também foi "corrompida" [4]. Nesse contexto, em que é necessário repetidamente "refazer" a Igreja, ocorre um círculo vicioso onde o cisma aparece continuamente e degenera nas múltiplas divisões que observamos hoje nas denominações protestantes .

Mas se a Igreja Católica não foi corrompida, sendo a única verdadeiramente fundada por Jesus Cristo, com uma sucessão legítima que remonta diretamente aos apóstolos, não há desculpa. válido sair dela. Um luterano, por exemplo, não poderia afirmar que sua Igreja foi fundada por Jesus Cristo, porque o nome de sua denominação lembra que ela foi fundada por um homem, Martin Luther, em meados do século XVI. O mesmo se aplica a qualquer outro, embora o nome não derive do nome de seu fundador. Se estudarmos a história dos presbiterianos, reformados e calvinistas , encontraremos sua origem em Juan Calvino (século XVI); se investigarmos os metodistas, encontraremos John Wesley (século 18) como fundador; Os adventistas foram fundados por William Miller e Ellen White (século 19); atrás dos mórmons está Joseph Smith (século XIX); às Testemunhas de Jeová, Charles Russell (século XIX); etc. etc [5]

Esta é a razão pela qual esses grupos acusam a Igreja Católica em maior ou menor grau de corrupção (alguns outros menos), para justificar sua existência diante do mundo e de sua própria consciência, apresentando uma desculpa para sua própria separação. É também a razão pela qual as objeções mais importantes ou comuns feitas por cada um desses grupos são analisadas neste site, e os leitores podem refletir à luz dessas evidências, sejam essas alegações fundamentadas ou não.

O começo da "apostasia"

Outro elemento que chama a atenção é que, embora curiosamente todas essas denominações concordem que uma apostasia ocorreu, elas não concordam exatamente quando começou. A grande maioria é a favor de localizá-lo quando o imperador romano Constantino, o Grande, concedeu liberdade de culto aos cristãos no edital de Milão [6] (313 dC). Outros mais ousados ​​apontam para uma data muito anterior, chegando mesmo ao início com a morte do último apóstolo.

Também existem diferenças no que eles consideram "apostasia". Para os adventistas, por exemplo, a apostasia começa quando a Igreja deixa de guardar o sábado como o dia do Senhor e a substitui pelo domingo. Para as Testemunhas de Jeová, ela começa adotando doutrinas como a divindade de Cristo e a Trindade. Para os protestantes mais tradicionais, o argumento geralmente é que a Igreja esqueceu que a salvação é "Somente pela Fé" e se tornou Pelagiana. E assim, para cada denominação, existe "algo" que a distingue substancialmente das outras e é a razão pela qual elas - e não as outras - são a Igreja "verdadeira". Eles também encontram uma desculpa nas menções típicas da inquisição, nas cruzadas e na vida corrupta de alguns membros do clero católico.

Mas, embora essa hipótese possa ser facilmente digerida por pessoas imbuídas de preconceitos e sentimentos anticatólicos, o importante aqui é estudar se essa hipótese é apropriada à realidade.

O que a Bíblia diz?

As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja que é o pilar e fundamento da verdade.

Muito do que sabemos sobre Jesus, sabemos através do testemunho das Escrituras, e é justamente por isso que vemos Jesus profetizando repetidas vezes os eventos que ocorreriam, no entanto, nenhum texto pode ser encontrado nas Escrituras que analisam permita seriamente deduzir que nem Jesus nem os apóstolos pensavam que a Igreja estava corrompida a ponto de cair em uma grande apostasia que duraria milênios. Pelo contrário, ocorre o contrário, todas as evidências bíblicas apontam na direção oposta, como veremos abaixo.

"E eu, por minha vez, digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e os portões do Hades não prevalecerão contra ela" [7].

Na passagem acima, Jesus promete que as forças do inferno não prevaleceriam contra sua Igreja. Um protestante pode concordar com isso, pensando que finalmente os portões de Hades não prevaleceram porque o fundador de sua "igreja" a reformou e a renovou, mas há pouco sentido em interpretar essas palavras dessa maneira, pois significaria que o mal prevaleceu. na Igreja por mais de 16 séculos (no caso de seitas mais recentes, como Testemunhas de Jeová, adventistas e mórmons por mais de 18 ou 19 séculos). Como isso pôde acontecer à Igreja que a própria Bíblia chama de " pilar e fundamento da verdade"?

"Mas se eu demorar, para que você saiba como se comportar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" [8]

Não é convincente pensar que Cristo, que prometeu estar com sua Igreja "todos os dias até o fim do mundo" [9], permitiu que a apostasia prevalecesse durante todos esses séculos, em detrimento de todas as pessoas que viveram durante esse tempo. Mas isso implica acreditar que Jesus e seus apóstolos eram um tipo de incompetente que fundou uma Igreja que rapidamente corrompeu no momento de sua partida. Nas Escrituras, no entanto, encontramos algo diferente. É o próprio Jesus que ora para que a fé de Pedro, a quem ele dá as chaves do Reino dos céus, não vacile:

"Simon Simon! Veja que Satanás pediu o poder de peneirar você como trigo; mas orei por você, para que sua fé não vacile . E você, quando voltar, confirma seus irmãos.” [10]

É para a Igreja que Jesus promete que enviará o Espírito Santo para guiá-los à verdade completa:

"Quando ele vier, o Espírito da verdade o guiará à verdade plena; pois ele não fala por si mesmo, mas fala o que ouve e anuncia a você o que está por vir” [11]

Que tipo de orientação teria durado até a morte do último apóstolo? É sensato acreditar que o Espírito Santo não poderia cumprir sua missão por mais de 1600 anos até a vinda de Martin Luther ou John Calvin, sem mencionar líderes de seitas mais recentes como Charles Rusell, Ellen White ou Joseph Smith? Se assim fosse, em vão, Jesus enviou a Igreja para batizar todas as nações e ensiná-las a guardar tudo o que Ele lhes ensinou, porque ele saberia que elas acabariam ensinando-lhes uma falsa doutrina.

"Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a guardar tudo o que eu te ordenei . E eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo.” [12]

É a Igreja Católica e nenhuma outra que trouxe o evangelho ao mundo inteiro. Nenhuma denominação protestante pode reivindicar a mesma conquista; já que não pode demonstrar sua existência nos primeiros 16 séculos da história cristã.

É precisamente no estudo da Bíblia que encontramos a firme intenção dos apóstolos de que o ensino da Igreja deve permanecer incorrupto de geração em geração, e para isso a ordem era doutrinar homens fiéis capazes de instruir os outros:

“Tu, pois, meu filho, permanece forte na graça de Cristo Jesus; E quando você me ouvir na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis, que são capazes, por sua vez, de instruir os outros." [13]

Maus Cristãos na Igreja - Trigo e Joio

Muitos dos protestantes que apóiam a hipótese da grande apostasia geralmente citam em seu favor a parábola do joio e do trigo, uma vez que é anunciado ali que haveria falsos cristãos dentro da Igreja:

"Outra parábola que ele propôs a eles, dizendo: "O Reino dos Céus é como um homem que semeou boas sementes em seu campo. Mas enquanto seu povo dormia, seu inimigo veio, semeou joio entre o trigo e foi embora. Quando a grama brotava e produzia frutas, o joio também aparecia. Os servos do mestre chegaram a ele dizendo: “Senhor, você não plantou boas sementes no seu campo? Como é que tem joio? Ele respondeu: "Algum inimigo fez isso". Os criados disseram-lhe: "Você quer que a gente vá buscá-la, então?" Ele lhes diz: “Não, para que quando você colhe o joio, você colhe o trigo ao mesmo tempo. Deixe os dois crescerem juntos até a colheita. E na época da colheita, direi aos ceifeiros: Primeiro colha o joio e amarre-o em gavelas para queimá-lo, e colha o trigo no meu celeiro." [14]

A existência de falsos cristãos dentro da Igreja não implica que ele apostataria e sua doutrina seria corrompida. É precisamente este dos textos que permite que os protestantes mostrem seus erros, especialmente se a explicação da parábola for lida pelo próprio Jesus:

“Então ele dispensou a multidão e foi para casa. E seus discípulos foram até ele dizendo: "Explique-nos a parábola do joio do campo". Ele respondeu: «Quem semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do Maligno; o inimigo que semeou é o diabo; colher é o fim do mundo, e ceifadores são anjos. Da mesma maneira, então, que o joio é coletado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. O Filho do homem enviará os seus anjos, que reunirão do seu reino todos os escândalos e obreiros da iniqüidade, e os lançarão na fornalha ardente; haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no reino de seus pais. Quem tem ouvidos, ouça" [15]

Observe, antes de tudo, que Jesus estabelece como fato que trigo e joio sempre serão misturados na Igreja. Sempre haverá cristãos melhores e piores.

Observe, em segundo lugar, que essa não é uma desculpa para deixar a Igreja e fingir fundar uma nova, porque quando um dos cervos diz que eles vão colecionar o joio, o dono da plantação responde que eles deixam crescer juntos, para que, quando começarem, o joio também colhe o trigo. Alguém que pode ser "joio" hoje pode converter amanhã e se tornar "trigo". Será no julgamento quando Jesus separará um dos outros. As próprias comunidades protestantes que dividem o pensamento de fundar uma Igreja sem pecadores acabam descobrindo que dentro delas também há pecadores, porque todos nós somos.

O que distingue os falsos cristãos

Mas se estudarmos as Escrituras ainda mais minuciosamente, descobriremos que ela identifica precisamente esses falsos cristãos com aqueles que, com uma atitude cismática, deixaram a Igreja para fundar os seus:

“Meus filhos, é a última hora. Você ouviu que um anticristo estava chegando; Bem, muitos anticristos apareceram, então percebemos que já é a última hora. Eles saíram dentre nós; mas eles não eram nossos. Se eles tivessem sido nossos, teriam ficado conosco. Mas aconteceu dessa maneira para mostrar que nem todos eles são nossos.” [16]

O apóstolo chega ao extremo de chamar aqueles que deixaram a Igreja "anticristos". É curioso que seitas como Testemunhas de Jeová, adventistas e mórmons apliquem esses textos a quem abandonar suas fileiras, esquecendo precisamente que suas respectivas denominações foram fundadas por homens que, por sua vez, abandonaram suas antigas denominações, cumprindo assim o provérbio coloquial de "Caicamo contando morrocoy conchudo". Eles eram cismáticos ao deixar a Igreja fundada por Cristo, e então eles têm a ousadia de acusar aqueles que os abandonam de cismáticos.

Algum tempo atrás, um pastor protestante me disse que as divisões da Igreja eram benéficas porque permitiam pluralidade e liberdade de opinião, mas as Escrituras sustentam que são precisamente aqueles que dividem a Igreja que carecem do Espírito Santo:

"Em vez disso, meus queridos, lembrem-se das previsões dos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles disseram a você: "No final do tempo , aparecerão homens sarcásticos que viverão de acordo com suas próprias paixões ímpias". Estes são os que criam divisões , vivem uma vida natural apenas sem ter o espírito. [17]

As divisões são chamadas pelo apóstolo de "obra da carne" no mesmo nível de orgias, idolatria, fornicação etc.

"Agora são conhecidas as obras da carne: fornicação, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, raiva, contenda, divisões, dissidência, inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes, sobre as quais eu te aviso. Como eu te avisei, aqueles que fazem essas coisas não herdarão o Reino de Deus." [18]

Pelo contrário, a ordem dada aos cristãos era manter a unidade doutrinária: um Senhor, um batismo e uma fé:

“Peço-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que criam divisões e escândalos contra a doutrina que você aprendeu; partir deles.” [19]

“Eu os conjuro, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos vocês tenham o mesmo discurso e que não haja divisões entre vocês; ao contrário, você está unido na mesma mentalidade e no mesmo julgamento [20].

Se a árvore é reconhecida por seus frutos, não pode ser o sistema protestante, dividido ao extremo, o representante legítimo da Igreja de Cristo. Infelizmente, o que é profetizado em 2 Timóteo 4,3-4 é cumprido neles:

“Chegará um tempo em que os homens não suportarão sã doutrina, mas, movidos por suas próprias paixões, terão muitos professores por causa do desejo de ouvir notícias; desviarão os ouvidos da verdade e se transformarão em fábulas.”

Mais tarde, entraremos em mais detalhes sobre as diferenças doutrinárias que existem entre as diferentes denominações protestantes, mas é um fato que a verdade é uma. Se a mesma doutrina não é ensinada entre eles, pela lógica simples, segue-se que nem todos podem estar na verdade; portanto, a grande maioria estará ensinando erros misturados com meias-verdades e acusando os outros de estarem errados. Não se pode deixar de apreciar a surpreendente coincidência desta profecia com o sistema protestante (embora não exclusivamente com ele), onde diferentes professores agrupam pessoas que ensinam doutrinas de acordo com sua própria compreensão pessoal da Bíblia.

2. Bolos são dados com história

A hipótese da grande apostasia também acontece com a história. Aqueles que ousam investigar a doutrina que os primeiros cristãos professavam descobrem que a mesma doutrina que os primeiros cristãos professavam é essencialmente a mesma que nós católicos hoje professamos. Aqueles que sustentam que a corrupção veio do imperador Constantino descobrem que não há mudanças substanciais entre o que os cristãos acreditavam antes e depois de seu reinado, e para demonstrar isso, cada um dos tópicos discutidos neste site será abordado a partir do ponto de vista Visão bíblica e patrística. Você encontrará aqui dezenas de testemunhos cristãos primitivos anteriores a Constantino que provarão isso. Esta descoberta foi e continua a ser feita por muitos protestantes que buscaram incansavelmente a verdade e acabaram abraçando a plena comunhão com a Igreja Católica. Existem tantos testemunhos que é impossível mencionar todos eles, mas quero tirar vantagem de recomendar dois depoimentos notáveis: o de John Henry Newman [21] e o de Gilbert Keith Chesterton [22].

A razão pela qual outras seitas preferiram localizar o início da apostasia desde a morte do último apóstolo é que elas não foram capazes de encontrar, em um período de mais de 1600 anos, um grupo de cristãos com cujas doutrinas eles podem identificar . Se assim for, eles poderiam alegar que havia cristãos verdadeiros neste ou naquele tempo, e eles eram tais, mas eles não podem sequer se identificar com os grupos heréticos do primeiro milênio, porque eles não acreditam no mesmo que eles. Portanto, eles não têm alternativa senão colocar a bolsa de hereges e apóstatas em todos, como se não houvesse cristãos diante deles. verdade. Aqui não é apenas o pecado do orgulho, ao menosprezar seus ancestrais na fé, mas uma noção deficiente do conceito de Igreja.

Assim, se uma dessas pessoas se deparar com alguns textos patrísticos primitivos e perceber que esses cristãos acreditavam nas doutrinas católicas que hoje rejeitam, estarão condicionados a pensar que até então eram apóstatas ou hereges. Eles estarão predispostos a considerar mais confiável a interpretação das Escrituras do fundador de sua denominação, nascida milhares de anos depois de Cristo, e que, sem ter conhecido ele ou seus apóstolos, começaram a interpretar a Bíblia à sua maneira.

Outros preferem pensar que, se havia cristãos "verdadeiros" que pensavam como eles, mas porque foram perseguidos pela Igreja oficial, não deixaram notícias e permaneceram escondidos. Mas essa hipótese também tem um problema fundamental, porque equivale a confessar que mesmo aqueles que se consideram hereges, dos quais temos notícias abundantes ao longo da história, foram mais corajosos em defender sua fé e princípios do que esses cristãos anônimos e invisíveis. Jesus comparou os verdadeiros cristãos à "luz do mundo" e disse deles: "Uma cidade localizada no topo de uma colina não pode ser escondida" [23]. No evangelho, encontramos numerosos exemplos da coragem dos apóstolos que nunca pararam de pregar, apesar de serem perseguidos e presos [24]. Não é lógico entender a suposição de que havia alguns cristãos verdadeiros escondidos do mundo e dos quais não havia notícias. O fato difícil e difícil é que não podemos encontrar, em 1600 anos de história, alguém interpretando a Bíblia da mesma maneira que Lutero, Calvino, Zwingli fez, ou como um batista ou um pentecostal hoje.

Como católico, reconheço que entre essas denominações protestantes separadas, há muitos cristãos que acreditam sinceramente que estão na verdade, pessoas excelentes que procuram adorar e servir a Deus de coração, mas são vítimas de um sistema que os enganou e os usa para atrair mais prosélitos que se espalham. os mesmos erros que um círculo vicioso. Como disse o arcebispo Fulton Shenn, a grande maioria não odeia a Igreja Católica, mas o que eles pensam erroneamente como Igreja Católica. Também reconhecemos que no protestantismo ainda dividido em numerosas comunidades e seitas eclesiais, existem coisas muito bom, mas tudo de bom e santo que pode ser encontrado neles pertenceu e pertence à herança da Igreja Católica, começando pela própria Bíblia.

NOTAS


[1] Gilbert Keith Chesterton, The Thing e outros artigos de fé.

[2] Comumente conhecido como mórmons. O nome de sua Igreja reflete sua convicção de que nosso Senhor, após a corrupção precoce da Igreja, fundou uma nova apenas para "os últimos dias".

[3] Igreja da corte pentecostal conhecida em inglês como True Jesus Church, ou TJC.

[4] Não pretendo aqui julgar a jurisdição interna de cada uma das pessoas que ingressam nesses grupos, e nem mesmo a de seus fundadores cismáticos. Eu admito o mais perfeitamente possível (e é muito provável em muitos casos) que eles estejam sinceramente convencidos de que a Igreja se tornou corrupta e apóstata e que é seu dever moral afastar pessoas dela. O que é julgado aqui é a validade dessa hipótese e se ela se encaixa ou não na verdade.

[5] Refiro-me aqui às denominações protestantes que surgiram na Reforma Protestante, não às igrejas ortodoxas que, embora em cisma e em comunhão imperfeita com a Igreja, preservam a sucessão apostólica e sacramentos válidos.

[6] É preciso reconhecer que, mesmo no protestantismo, há vozes que questionam essa hipótese. Em 2004, o pastor Rick Wade, formado em 1990 com honras da Trinity Evangelical Divinity School, com mestrado em pensamento cristão (teologia / filosofia), escreveu um artigo afirmando:

Ocasionalmente, encontramos referências à idéia da "queda" da igreja após a conversão do imperador Constantino no século IV. Alguns acreditam que, sob Constantino, a igreja começou a deslizar para uma religião do estado, tendo sido corrompida pelo poder e pelo dinheiro. Os interesses da igreja e do estado se sobrepuseram, resultando na corrupção da igreja. Isso lançou uma sombra sobre toda a história da igreja até a Reforma. A tradição é considerada um elemento da igreja corrompida e institucionalizada.

Embora seja verdade que a nova liberdade experimentada pela igreja sob Constantino teve seu lado negativo, não decorre daí que a igreja "tenha caído", como alguns dizem. Ao longo da história, a igreja cometeu erros ao lidar com a sociedade secular e ao saber como lidar adequadamente com a liberdade e o poder que experimentou. Hoje, alguns se queixam de que os cristãos se vinculam demais aos partidos políticos, contornando o compromisso de fazê-lo. Isso não difere de forma alguma do que aconteceu no tempo de Constantino. Que a igreja adquiriu uma nova cor quando foi estabelecida sob Constantino, ninguém questiona. Mas a idéia de que a igreja se tornou rapidamente corrupta e que os conselhos reunidos sob seu reino eram meros peões do imperador é simplista. A igreja permaneceu fiel à tarefa de esclarecer e transmitir a tradição apostólica. "A fé professada e praticada nas igrejas primitivas não foi determinada por maquinações políticas de imperadores e hierarquias episcopais", diz Williams. "A formulação e construção essencial da identidade cristã foi algo que o século IV recebeu e continuou a expandir através da exegese bíblica e da vida litúrgica, como refletido na tradição dos credos." Rick Wade, Escritura e tradição em igreja primitiva, Probe Ministries 2004.

[7] Mateus 16,18.

[8] 1 Timóteo 3.15

[9] Mateus 28,20.

[10] Lucas 22,31-32.

[11] João 16,13.

[12] Mateus 28,19-20.

[13] 2 Timóteo 2,1-2

[14] Mateus 13,24-30.

[15] Mateus 13,26-43

[16] 1 João 2,18-19.

[17] Judas 1,17-19.

[18] Gálatas 5,19-21.

[19] Romanos 16,17.

[20] 1 Coríntios 1,10

[vinte e um] Ele era um padre anglicano que após sua conversão se tornou um cardeal da Igreja Católica. Ainda como anglicano, ele começa a escrever um ensaio sobre o desenvolvimento da doutrina cristã, no qual descobre que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja e acaba se convertendo. Seu famoso trabalho: Apologia Pro Vita Sua, História das minhas idéias religiosas, onde narra seu caminho de conversão, ajudou milhares de pessoas a seguir o mesmo caminho.

[22] Escritor famoso que passou do agnosticismo ao anglicanismo e do anglicanismo ao catolicismo. Seus trabalhos levaram inúmeros agnósticos, ateus e protestantes para a conversão. Eu recomendo principalmente dois deles: O Homem Eterno, e a Coisa e outros artigos de fé.

[23] Mateus 5,14.

[24] Atos 5,29




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...