sábado, 29 de maio de 2021

O mistério da Santíssima Trindade

Amanhã celebramos o mistério da Santíssima Trindade. Por isso, oferecemos a você um artigo da Mercaba sobre este importante festival que relembra um dos maiores mistérios do catolicismo.


 

A Santíssima Trindade é um mistério de fé

A revelação sobrenatural da existência da Trindade das Pessoas na unidade da essência de Deus é a maior revelação que Deus fez de si mesmo.

Magistério da Igreja na Santíssima Trindade

Em todos os credos existe uma definição precisa de fé na Trindade. O fol111a mais antigo que conhecemos do Símbolo Apostólico (I) diz: "Creio no Pai onipotente e em Jesus Cristo, nosso Salvador, e no Espírito Santo" (DS 1). Esta profissão tirada da fórmula do batismo atesta a fé da Igreja antiga. São conhecidas muitas outras formulações do Credo da Igreja, como o chamado Símbolo Apostólico do século V (2), que professa: «Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor…, creio no Espírito Santo ». Junto com estes credos, convém lembrar o Símbolo de Nicéia (3), ano 325, que inclui a divindade do Filho e sua consubstancialidade com o Pai; e o Credo Niceno-Constantinopolita, do Concílio de Constantinopla do ano 381 (4),que ensina ao mesmo tempo a divindade do Filho e do Espírito Santo.

Por fim, no Símbolo da fé, conhecido como Quicumque, (5), do século IV ao V, a doutrina da Igreja sobre a Trindade já está contida em um fólio claro e estruturado.

Testemunho da Sagrada Escritura sobre a Trindade de Deus

  1. No Antigo Testamento não há revelação explícita da Trindade; mas há indícios, vestígios, alusões sobre a Trindade das Pessoas em Deus, que agora podemos descobrir graças à luz da Revelação Trinitária do Novo Testamento. Os mais importantes são:

«Façamos o homem à nossa imagem e semelhante a nós» (Gn 1, 26).

Os Santos Padres, à luz do Novo Testamento, interpretaram que a primeira pessoa fala com as outras duas.

Nas manifestações ou teofanias de Deus, aparece o “anjo de Yahweh” ou o “enviado de Deus”, é isso que significa anjo, que se comporta como o próprio Deus. Este fato pode ser interpretado como uma distinção entre duas pessoas divinas; a de Deus que envia e a de Deus que enviou. Além disso, em algumas ocasiões, esses anjos falam e agem não como enviados, mas como o próprio Deus.

Também ao longo das profecias messiânicas observa-se que o Messias, enviado de Deus, é chamado e será o Filho de Deus. Assim, por exemplo, em "Tu és meu filho, hoje eu te gerei" (Sl 2: 7); «A Virgem dá à luz e chama-o Emanuel, Deus connosco» (Is 7,14). Tudo isso supõe uma distinção entre a pessoa do Pai e a do Filho. Embora os judeus não pudessem interpretar dessa forma e entendessem a filiação divina do Messias como algo figurativo, no sentido de que todos somos filhos de Deus.

Por fim, nos livros de Sabedoria (6) fala-se da Sabedoria divina que existe desde toda a eternidade, que colaborou na criação do mundo, etc. Esta Sabedoria divina não pode ser mais do que outra alusão à divina Pessoa do Verbo (7). Mas, mesmo assim, insistimos, no Antigo Testamento, sem a luz que o Novo nos dá, o povo judeu não poderia conhecer o mistério da Trindade.

  1. No Novo Testamento, a revelação divina iniciada e aludida no Antigo Testamento é desenvolvida e elevada a um novo grau. Duas formas de revelação sobre a Trindade podem ser distinguidas: a do próprio Jesus e a interpretação dada pelos apóstolos à pessoa e às palavras de Jesus.

A revelação feita pelo próprio Jesus. O Senhor com sua vida e sua doutrina foi revelando gradualmente a seus discípulos a verdade da Trindade de Deus. A existência das três Pessoas divinas se manifesta pela primeira vez no anúncio do Arcanjo Gabriel (8) à Virgem Maria (9): «O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por cuja causa o fruto santo que nascerá de vós se chamará Filho de Deus” (Lc 1, 35).

Mais tarde, a Trindade foi visivelmente mostrada no batismo de Jesus: “No instante em que ele saiu da água, os céus se abriram sobre ele e ele viu o Espírito Santo descer em forma de pomba. E se ouviu uma voz do céu que dizia: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo ”(Mt 3, 16-17). Nesta teofania, o Pai se manifesta na voz, o Filho em pessoa e o Espírito Santo em uma pomba. Teofania significa manifestação de Deus (em grego, Theos-God; phanos -manifestation).

Posteriormente, ao longo da sua pregação, o Senhor instruiu os seus discípulos na fé da sua filiação divina e na existência do Espírito Santo: «disse a Deus seu Pai, fazendo-se igual a Deus» (J 5, 18); «Quando vier o Advogado, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele me dará testemunho» (Jo 15,26). E as suas últimas palavras antes da sua ascensão ao céu são uma afirmação definitiva da Trindade: «Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28,19).

Os apóstolos pregaram essa verdade em todo o mundo. Entre tantos outros textos que manifestam a pregação dos Apóstolos, São Pedro (10) escreveu: «Aos estrangeiros eleitos da dispersão de Ponto, Galácia. Capadócia, Ásia e Bitínia segundo a presença de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo” (1 Ped 1, 1), onde proclama a existência do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Heresias antitrinitárias

Diante da verdadeira fé da Igreja, houve várias heresias que negaram que o Filho fosse Deus e afirmaram que era uma forma de manifestar o Pai (monarquianismo) (11); ou que ele era uma simples criatura humana elevada à condição de Filho de Deus (Arianismo) (12). Também foi negado que o Espírito Santo fosse uma pessoa divina (macedonismo, derivado de macedônio (13), o autor desta heresia).

Outros, ao contrário, afirmavam que havia três deuses (triteísmo) ou outros erros como dualismo, monofisismo e monoteísmo (14). Finalmente, nos tempos modernos, alguns protestantes, embora usem a terminologia trinitária, pensam que as Pessoas divinas são meras personificações de atributos divinos, como poder, sabedoria e bondade. O Pai é poder, o Filho é sabedoria e o Espírito Santo é bondade ou amor.

Exposição do Mistério da Santíssima Trindade

Conhecimento do mistério da Santíssima Trindade

O mistério da Santíssima Trindade foi revelado por Deus no Novo Testamento e é uma verdade sobrenatural que só conhecemos pela fé.

Existem três questões colocadas pela doutrina da Igreja a respeito do conhecimento da Trindade. Primeiro: a razão humana não pode conhecer a Trindade de Pessoas partindo de princípios naturais. Segundo: Mesmo supondo a Revelação, apenas com forças naturais não podemos demonstrar positivamente a existência do Mistério da Santíssima Trindade. Terceiro: Suposta Revelação, pode-se provar que o Mistério da Santíssima Trindade não é contraditório à razão.

  1. A razão natural não pode conhecer ou provar a Trindade (uma frase próxima da fé).

O Concílio Vaticano I declarou que a razão humana não pode saber ou

demonstram a existência da Trindade uma vez que "nos são propostos a acreditar nos mistérios ocultos em Deus, dos quais, se não tivessem sido divinamente revelados, não poderíamos ter notícias" (DS 3015) e "porque os mistérios divinos, pelos seus própria natureza, de tal forma que superam o entendimento criado que, mesmo ensinados pela revelação e aceitos pela fé, permanecem, no entanto, cobertos pelo véu da própria fé e envoltos em uma certa escuridão, enquanto nesta vida mortal, nós peregrinos longe da terra, Senhor ”(DS 3016).

O ensino de Jesus sobre a impossibilidade de conhecer naturalmente o mistério trinitário é muito claro; «Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quer revelar» (Jo 1, 18).

Especulativamente, é fácil entender por que não podemos saber a existência da Trindade com a razão natural de que ela sempre sabe por meio das coisas criadas. A criação é o efeito de operações ad extra, externas, de Deus e é próprio de Deus o Único; e somente por meio das operações ad intra, para dentro, do conhecimento e da vontade de Deus, as Três Pessoas divinas se originam; como explicaremos em breve. Portanto, o conhecimento que temos de Deus por meio das coisas criadas apenas nos permite conhecer o Deus Único, como causa ou criador delas. e se não é possível conhecer a Trindade naturalmente, logicamente ainda menos podemos provar sua existência.

  1. O mistério da Trindade não é contraditório à razão humana (frase comum).

Parece claro que a razão humana pode ilustrar o mistério trinitário por meio do conhecimento analógico. Assim, os conceitos naturais de Pai, Filho, Espírito, essência, pessoa, etc., servem para expor o Mistério da Trindade ... e se é possível iluminar este Mistério com razão, podemos concluir que não é contraditório para isso.

A Igreja expõe sua fé na Trindade divina usando conceitos filosóficos analogamente

  1. Noção dos conceitos filosóficos de essência, natureza, substância, acidente, pessoa, procissão e relação.

Essência é aquilo pelo qual uma coisa é o que é. Assim, a essência do homem é o "ser racional".

A natureza é o princípio das operações de um ser. Quando o ser é considerado do ponto de vista das operações que realiza, fala de natureza e não de essência (embora sejam praticamente sinônimos). Por exemplo, é mais apropriado dizer que o riso é uma operação da natureza humana do que da essência humana.

A substância é o que é em si mesma e não está em outra. Por exemplo, a natureza humana de cada pessoa é sua substância.

Os acidentes, por outro lado, estão sempre no outro. Por exemplo, a substância de um corpo sofre acidentes de quantidade, qualidade, etc. No exemplo acima, altura ou altura, cor dos olhos, etc.

O acidente de relacionamento é aquele que a teologia usa para se aproximar do conhecimento da Trindade. Vamos explicar isso imediatamente.

Pessoa é um outro subsistente de natureza racional. Subsistir é a existência de uma substância com todas as condições de seu ser e de sua natureza. Insistimos, a pessoa é um ser racional subsistente. Todos os seres racionais são pessoas. Eles são pessoas, Deus, os anjos bons e caídos e o homem. Se houvesse outros seres inteligentes no Universo, além dos homens, eles também seriam pessoas. Chamamos os seres não racionais de indivíduos; por isso é pejorativo chamar uma pessoa de indivíduo.

Procissão. Também chamamos de procissões das operações de Deus. Toda operação leva a algo, por isso uma realidade se origina de toda procissão. Quando a realidade que se origina, que é o fim da operação, permanece dentro de seu princípio de origem, como, por exemplo, os próprios pensamentos, são denominadas operações ad intra (para dentro) ou procissões.

Quando o fim da operação está fora do assunto, como pegar um objeto, elas são chamadas de operações ad extra (para fora) ou procissões.

  1. Noção de relacionamento.

Por relacionamento, entendemos a referência de uma coisa a outra. Assim, dizemos que uma coisa A está junto com outra coisa B, ou seja, está relacionada. Mas, se olharmos com atenção, também é verdade que B está próximo a A; ou seja, eles também estão relacionados. Portanto, deve-se concluir que entre duas realidades A e B existem sempre duas relações, aquela que vai de A a B e, vice-versa, aquela que une B a A.

Para que um relacionamento exista, três coisas são necessárias. 1 ° Que existe um sujeito, no nosso exemplo A. 2 ° Um termo absolutamente oposto ao sujeito; Em nosso exemplo, B. A e B devem ser absolutamente opostos, porque se não fossem de alguma forma - no que não seria oposto ou diferente. B seria A e vice-versa, e uma relação não poderia ser estabelecida onde eles fossem iguais. 3 ° Um fundamento para a relação entre A e B, por exemplo, proximidade, caso contrário, a relação é impossível.

  1. Realidade das procissões divinas imanentes. A existência de procissões imanentes em Deus é uma verdade da fé católica, revelada pelo próprio Jesus Cristo: "Venho de Deus e vim de Deus" (Jm 8,42).

O Concílio Vaticano I, baseando-se no conhecimento que as criaturas racionais lhe fornecem, atribui analogicamente a Deus duas procissões imanentes: a operação do entendimento e a operação da vontade. Quando as operações divinas são ad extra, Deus é a causa de tudo o que foi criado, como explicamos anteriormente. Quando as operações são ad intra, dão origem à Trindade das Pessoas divinas, o Pai e o Filho e o Espírito Santo.

  1. Natureza das procissões divinas imanentes e suas relações. É evidente que Deus se conhece, e que o termo do Seu conhecimento - o que Ele conhece - é Ele mesmo e, portanto, esta procissão é imanente. O mesmo acontece com a procissão da vontade, pois quando Deus se ama, ama a si mesmo.
  2. a) A procissão ou operação do entendimento e suas relações. A razão humana tenta compreender com esta operação a existência do Pai e do Filho.

Nós sabemos que Deus se conhece. Ao conhecer a si mesmo, o termo de seu conhecimento é Deus-que-é conhecido.

Entre esses dois termos, existe uma oposição real. Uma coisa é a ação ativa de conhecer e outra é a ação passiva de ser conhecido. Uma coisa é amar (ativo) e outra é ser amado (passivo).

Se existe uma oposição real, existe também uma dupla relação entre os dois termos, entre Deus-que-se-conhece e Deus-que-é-conhecido e vice-versa.

Além disso, afirmamos que a procissão de entendimento, que estamos explicando, é uma verdadeira geração de Pai para Filho.

É uma geração, porque gerar é a produção de um vivente que vem de outro vivente e com a mesma natureza. Assim, filho é um ser vivente que vem de seus pais, de outros viventes, e possui a mesma natureza. Se eles são homens, o humano. E, a outra espécie, sua própria. No homem, por exemplo, uma unha ou um cabelo não são filhos, porque embora tenham natureza humana, não estão vivos e não são pessoas. Vemos, sempre analogicamente, que assim é em Deus.

Tanto o Deus que é conhecido quanto o Deus que é conhecido são seres vivos da mesma natureza.

Eles são seres vivos e da mesma natureza porque ambos são Deus. Apenas sob dois aspectos radicalmente diferentes: um ama (é ativo) e o outro é amado (é passivo).

Que em Deus tudo é um e o próprio Deus diz a simplicidade de Deus, que não tem partes. Portanto, devemos identificar os dois termos com o mesmo Deus. Eles são subsistentes como Ele. Eles diferem apenas por se oporem um ao outro e apenas neste aspecto a geração do Pai e do Filho se manifesta.

Por isso, a relação que vai de Deus-que-sabe-para-Deus-conhecido é uma relação que também se identifica com Deus, é subsistente como Ele e é a relação de paternidade. Ele é o pai.

E da mesma forma, a relação inversa entre Deus-conhecido e Deus-que-sabe também subsiste como Deus e é a relação de filiação. Ele é o filho.

Por que chamamos esses relacionamentos de Pai e Filho? Muito simples de entender. Primeiro é a ação de Saber e daí segue em segundo lugar ser conhecido. Bem, primeiro Deus sabe e depois é conhecido. Chamamos a primeira ação ativa de conhecer Pai e a segunda de ser conhecido chamamos de Filho. É o mesmo na vida cotidiana: primeiro há os pais e depois os filhos. Embora não existam pais sem filhos e, nesse sentido, ambos existam ao mesmo tempo. A mesma coisa acontece na Trindade, Pai e Filho existem desde toda a eternidade.

Insistindo, no que já dissemos, vemos que a operação passiva de ser conhecido preenche verdadeiramente as condições de geração, que já dissemos. O Deus conhecido procede por geração de Deus que conhece, tem a mesma natureza divina e é uma Pessoa porque existe e é racional. Portanto, com todas as propriedades, eles são Pai e Filho.

Em conclusão, as relações subsistentes constituem as Pessoas divinas do Pai e do Filho.

Poderíamos explicar mais detalhadamente a procissão do entendimento e sua dupla relação para tentar entender que o mistério da Trindade não é contraditório à razão humana. Mas o que foi dito parece-nos suficiente para intuir que é assim.

Além disso, esta explicação concorda com a Revelação, que chama o Filho, Palavra ou Idéia do Pai. Assim começa o Evangelho de São João “No princípio era o Verbo e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus ...” e o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória a partir de o Unigênito do Pai »(Ju 1,1 e 14).

Portanto, é doutrina católica que o Filho é gerado pela operação ou procissão do entendimento de Deus.

b) A procissão da vontade ou amor de Deus e suas relações. A procissão da compreensão de Deus, com suas duas relações, nos deu uma compreensão da geração em Deus.

Agora o Pai e o Filho, que se conhecem eternamente, se amam eternamente.

O conhecimento é sempre anterior ao amor. Ninguém pode amar o que não conhece.

Que o Pai e o Filho se amam eternamente é evidente, porque tanto o pai quanto o Filho são o Bem Supremo, são o mesmo Deus. E o amor é sempre amor pelo bem. Por esta razão, Pai e Filho não podem deixar de se amar.

Assim, também aqui, na procissão da vontade, temos dois termos opostos, semelhantes à procissão do entendimento: Deus-que-ama e Deus-que-é-amado.

São dois termos opostos porque, como já dissemos, uma coisa é amar (operação ativa) e outra é ser amado (operação passiva).

Conseqüentemente, entre esses dois termos opostos duas relações são estabelecidas. Um entre Deus-que-ama e Deus-amou e o oposto.

Ora, isso, à primeira vista, poderia nos fazer pensar que essas duas relações deveriam ser subsistentes como as do entendimento e, pelo mesmo motivo, dariam origem a outras duas Pessoas Divinas. e isso é contra a Revelação, que fala apenas da Trindade das Pessoas em Deus, não de quatro Pessoas.

Bem, não existem dois relacionamentos subsistentes na procissão do amor, mas apenas um; aquele que vai de Deus-é-amado a Deus-que-ama. É a chamada expiração passiva - porque o amor é como um suspiro - e é a relação subsistente ou Espírito Santo, que vai da ação passiva de ser amado à ação ativa de amar.

A relação que parece existir entre Deus-que-ama (ação ativa) e Deus-amado (ação passiva) não existe realmente. E não existe porque não existe uma oposição real entre esses dois termos. Já dissemos que para que ocorra um relacionamento é necessária a oposição dos termos.

Essa relação que se baseia em Deus que ama não se opõe realmente a Deus-amado porque, lembre-se, Deus que ama é o Pai e o Filho que se amam. E não há oposição ou contradição na natureza do Pai e do Filho e seu amor.

Assim como ninguém pode ser pai de si mesmo e, portanto, a procissão do entendimento tem dois termos realmente opostos, o amor não se opõe a ser Pai ou Filho. Pai ama e filho ama e por isso ainda são pai e filho.

Como não há oposição entre Pai e Filho que se amam, não há uma relação real entre este termo e Deus-que-é-amado. E, portanto, a expiração ativa - assim se chama o amor mútuo de Pai e Filho - não constitui pessoa alguma.

A procissão da vontade é mais difícil de compreender, porque não temos palavras tão claras que expressem o amor como temos para o entendimento.

Mas, embora nos custe mais entendê-lo, entre ser amado e amar existe uma oposição real. Ninguém pode ser amado e amar ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto. Essa oposição é a mesma que a estudada que ninguém pode ser pai e filho de si mesmo.

Em conclusão, a expiração passiva, ou seja, a relação subsistente que vai de Deus-amado a Deus-que-ama é o Espírito Santo.

O Apocalipse apóia essa explicação, visto que o Espírito Santo é chamado assim, Espírito, e os outros nomes, Defensor ... também indicam que o Espírito Santo é Amor.

Portanto, é doutrina católica que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho por meio da procissão do amor ou da vontade.

Como o amor pertence ao espírito dos homens e não importa - é um sentimento - por isso o amor de Deus se chama Espírito Santo.

  1. O Espírito Santo não procede por geração (de fé).

O símbolo Quicumque confessa referindo-se ao Espírito Santo: "Ele não foi feito, nem gerado, nem criado, mas procede" (DS 75). Portanto, o Espírito Santo não é o Filho de Deus. Verdade contida no Apocalipse que fala apenas de um Filho Unigênito ou Unigênito de Deus. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho.

Ou, como ensinam os ortodoxos, o Espírito Santo procede do Pai por meio do Filho. Esta fórmula de expressar a Trindade é a mesma que a anterior. Esta forma diferente de ensinar a Trindade (no rito latino, "Pai e Filho (filioque, em latim) e Espírito Santo; e no rito oriental," Pai pelo Filho (per filíum, em latim) e Espírito Santo) foi uma das causas do Cisma da Igreja Oriental. Para eles o filioque parecia uma heresia, não é: hoje essa confusão foi esclarecida.

Conclusão

Embora existam quatro relacionamentos que são predicados por Deus, apenas três se opõem: a paternidade se opõe à filiação, a filiação à paternidade e a expiração passiva às duas anteriores simultaneamente, de modo que a paternidade é apropriada apenas para o Pai, a filiação apenas para o Filho e a expiração passiva apenas para o Espírito Santo.

A fé da Igreja ensina que: «O Pai não foi feito por ninguém, nem gerado, nem criado; o Filho é do Pai somente, não feito, não criado, mas gerado; o Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho»(Símbolo de Quicumque, DS 75) .0

Notas

(1) Símbolo Apostólico

É o credo mais comum. É atribuído, supostamente, aos Doze Apóstolos, porque contém as doze verdades mais fundamentais da fé. É rezado na Santa Missa e é muito popular entre todos os cristãos. Sua linda música é muito fácil de cantar.

Diz assim:

«Acredito em Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra.

»Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que ele foi concebido pela obra e graça do Espírito Santo, ele nasceu da Santa Virgem Maria; ele sofreu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morreu e foi sepultado; ele desceu ao inferno, no terceiro dia ele ressuscitou dos mortos; Ele ascendeu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai; de lá ele deve vir para julgar os vivos e os mortos.

»Acredito no Espírito Santo; a santa Igreja Católica; a comunhão dos santos; perdão de pecados; A ressurreição da carne; e vida eterna."

(2) Símbolo Apostólico do século 5

É o Credo do Concílio de Calcedônia, 451, Ecumênico IV (contra os Monofistas).

O Santo Padre, João Paulo, convocou muitos bispos de todo o mundo a Roma para celebrar a "fé da Calcedônia". Poucos dias antes, em maio de 1981, ele sofreu o atentado. Ainda assim, gravemente doente, ele foi até a varanda interna da Basílica do Vaticano para dirigir sua palavra aos padres sinodais.

(3) símbolo Niceno

O Concílio de Nicéia, 325, definiu, neste Credo, a consubstancialidade do Filho com o Pai -omousius- contra Ário. É o outro credo que pode ser rezado na Santa Missa.

(4) Símbolo Niceno-Constantinopolitano, do Concílio de Constantinopla do ano 381.

É uma síntese do Credo Niceno e do Primeiro Concílio de Constantinopla. Nele se reafirma não só a consubstancialidade do Filho com o Pai, mas também do Espírito Santo com o Pai e o Filho.

O Primeiro Concílio de Constantinopla foi realizado para condenar macedônios e macedônios que negavam que o Espírito Santo fosse Deus.

(5) Quicurnque

Também chamado de Símbolo de Atanásio, embora não seja de Santo Atanásio. É chamado de Quicumque porque começa com esta palavra.

É o Credo mais desenvolvido, onde a Igreja fixa definitivamente a Unidade da natureza divina, a diversidade e a divindade de cada uma das Três Pessoas da Santíssima Trindade, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Além disso, define a não origem do Pai, a geração do Filho e a origem do Espírito Santo do Pai e do Filho.

Termina assim: “Esta é a fé católica e quem não crê nela com fidelidade e firmeza não pode ser salvo”.

(6) Livros sapienciais

Eles são chamados de Sabedoria porque lidam com a Sabedoria divina. Os escritos do auge da cultura helênica refletem esplendidamente o gênio grego. Não se esqueça que Deus se revela com palavras e conceitos humanos e, neste caso, Deus se revela com a cultura da Magna Grécia.

Os livros de sabedoria são sete: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes ou Qohelet, Cântico dos Cânticos, Livro da Sabedoria, Eclesiastes ou Siracida.

(7) Verbo significa idéia, conceito. O Filho de Deus é o conceito, ideia ou verbo que Deus tem de si mesmo.

(8) Arcanjo Gabriel

Anjos ou enviados de Deus aparecem no Apocalipse. Eles são divididos em 9 coros ou grupos. Os Arcanjos são aqueles enviados por Deus para missões extraordinárias. Eles são os primeiros. Sabemos que são sete. Conhecemos três deles: Miguel -Quem é como Deus?-; Gabriel-Enviado de Deus ou força de Deus-; Rafael-Medicina de Deus-.

(9) Virgem Maria

Maria significa Senhora, Princesa, Rainha, Estrela do Mar. A primeira mulher que conhecemos com este nome é Maria, a irmã de Moisés. Da Virgem Maria, a tradição diz que seus pais foram Joaquim e Ana. No Novo Testamento muitos de seus parentes aparecem, por exemplo, sua prima Isabel, esposa do padre Zacarias. Santa Maria pertencia à linha real de David e foi prometida a José, da mesma linhagem.

(10) Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia são regiões da Ásia Menor.

(11) Monarquianismo é a heresia que afirma que só há uma pessoa Deus, (monarca, uma só, em grego) a do Pai; e que o Filho e o Espírito Santo não deixam de ser criaturas exaltadas, mas súditos do Monarca Deus Pai.

(12) O arianismo é uma heresia trinitária e cristológica.

Ário (280-336), sacerdote de Alexandria, afirmou que o Filho não é igual ao Pai, que ele não é da mesma essência, que é a melhor criatura do Pai e que foi adotado como Filho de Deus por Deus Pai. Ário resume todas as heresias trinitárias e cristológicas: ele é monárquico, modalista, subordinacionista, adocionista e paterpasinista. Suas doutrinas condenadas no Concílio de Nicéia em 325, seus partidários saíram do Império Romano e evangelizaram os povos bárbaros, góticos, francos, germânicos e do norte da Índia, Nepal e China, onde ainda existem. É por isso que os povos bárbaros quando invadiram o Império Romano eram Cristãos Arianos.

(13) Macedônio, bispo de Constantinopla (341-362), semi-ariano, logicamente concluiu e ensinou, como esperado, que o Espírito Santo não era uma Pessoa divina, consubstancial com o Filho e o Pai. Ele foi condenado no Primeiro Concílio de Constantinopla (381).

(14) Triteísmo é a heresia ensinada pela Trindade no sentido de que existem "três deuses" e não apenas Três Pessoas divinas e apenas um Deus por natureza. O seu representante máximo é Prisciliano, natural da Galiza. Prisciliano, diz Sulpício Severo, já era rico, nobre, apaixonado e eloqüente desde jovem. Ele era bispo de Ávila. Chamado à Trévesis, ao Conselho, para se explicar e se retratar, não quis. Ele foi morto pela espada em Trenesis em 385.

Nestório, bispo de Constantinopla, por ocasião dos sermões proferidos em 428, negou a Maria o título de Mãe de Deus, alegando que ela não dera à luz o Filho ou a Pessoa Divina, mas sim a pessoa humana de Jesus, na qual habita como um Templo, a Palavra de Deus. Nestório foi condenado no Concílio de Éfeso em 431. Seus partidários se espalharam pela Índia, Nepal e China.

Eutiques, arquimandrita ou superior de um Mosteiro de Constantinopla, pregava que em Jesus Cristo há uma unidade das naturezas divina e humana (monófise, natureza única), pois afirmava que a natureza humana havia sido absorvida pela natureza divina. Foi condenado pelo Segundo Concílio de Constantinopla no ano de 553. Os Monofisitas foram organizados nos Patriarcados de Antioquia, Jerusalém e Alexandria e ainda existem hoje. São eles: A Igreja Armênia, cujo Patriarca reside em Erzeroum; a Igreja Jacobita, assim chamada porque foi introduzida na Síria e na Mesopotâmia pelo monge Jacobo Zangalus, atualmente governado pelo Patriarca de Antioquia (há alguns católicos desde o século passado), e a Igreja Copta, que obedece ao Patriarca de Alexandria, com sede no Cairo (também há católicos).

Sergio, Patriarca de Constantinopla, de boa fé, queria resolver o Arianismo, o Semi-Arianismo, o Nestorianismo e o Monofisismo. Ele ensinou que em Jesus Cristo existem dois naturais, uma pessoa, mas todos unidos por uma única vontade (telos, um único fim) que é o divino. Cristo tinha duas energias, ou vontades, mas a vontade humana não era livre, mas sempre subordinada (sem liberdade) à vontade divina. Foi condenado no III Concílio de Constantinopla, que definiu que em Cristo existem duas vontades independentes e livres, a divina que corresponde à sua natureza divina e a humana que corresponde à sua natureza humana.

 

Fonte - infovaticana


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...