quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Doutrina da Fé divulga nota explicativa sobre Fiducia suplicans: “São bênçãos sem forma litúrgica que não aprovam nem justificam a situação em que se encontram essas pessoas”

Desde a publicação de Fiducia supplicans, em 18 de dezembro, uma multidão de conferências episcopais, bispos, padres e cardeais demonstraram o seu profundo desconforto e incompreensão com o documento que permite “bênçãos pastorais” a casais do mesmo sexo e outros casais em situação irregular.

Victor Manuel Fernández
Victor Manuel Fernández

 

Desde 18 de dezembro, dia em que a declaração foi publicada, a confusão e a divisão dentro da Igreja só aumentaram. Enquanto alguns criticaram a declaração como insuficiente, outros não acreditaram que o Santo Padre tivesse assinado tal documento.

Apesar de o Cardeal Víctor Manuel Fernández ter trabalhado nos dias seguintes para explicar que a doutrina não mudou ou que o casal é abençoado e não a união e para repetir insistentemente que se tratava de um documento "claro", a verdade é que o Dicastério para a Doutrina da Fé foi forçado a emitir uma nota esclarecedora três semanas depois sobre este documento confuso. Se fosse tão claro, qual a razão da disparidade de interpretações? Qual é então a razão desta nota explicativa?

O Cardeal Víctor Manuel Fernández reiterou mais uma vez neste escrito que “a Declaração contém a proposta de bênçãos pastorais breves e simples (não litúrgicas ou ritualizadas) aos casais irregulares (não uniões), entendendo que são bênçãos sem forma litúrgica que não o fazem”. Eles não aprovam nem justificam a situação em que essas pessoas se encontram."

O cardeal argentino insistiu que “em alguns lugares será necessária uma catequese para ajudar a compreender que este tipo de bênçãos não são uma ratificação da vida levada por quem as solicita”. Ele também destacou que “também não são uma absolvição, porque esses gestos estão longe de ser um sacramento ou um rito. São simples expressões de proximidade pastoral que não têm as mesmas exigências de um sacramento ou de um rito formal", por isso, segundo ele, "teremos que nos habituar a aceitar que se um padre dá este tipo de bênçãos simples ele não é um herege, ele não é “não ratifica nada nem nega a doutrina católica”.

Oferecemos-lhe a declaração completa publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé:

Escrevemos esta Nota para ajudar a esclarecer a recepção dos  suplicantes de Fiducia, ao mesmo tempo que  recomendamos a leitura completa e tranquila da Declaração  para melhor compreender o significado de sua proposta.

1. Doutrina

As compreensíveis declarações de algumas Conferências Episcopais sobre o documento  Fiducia suplicans  têm o valor de evidenciar a necessidade de um tempo mais prolongado de reflexão pastoral. O que estas Conferências Episcopais expressaram não pode ser interpretado como uma oposição doutrinal, porque o documento é claro e clássico sobre o matrimónio e a sexualidade. Existem várias frases contundentes da Declaração que não deixam dúvidas:

“Esta Declaração permanece firme na doutrina tradicional da Igreja sobre o casamento, não permitindo qualquer tipo de rito litúrgico ou bênção semelhante a um rito litúrgico que possa causar confusão”. Atuar, contra os casais irregulares,  “sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de qualquer forma o ensinamento perene da Igreja sobre o Matrimônio”.

“São inadmissíveis os rituais e orações que possam criar confusão entre o que constitui o casamento, como “união exclusiva, estável e indissolúvel entre um homem e uma mulher, naturalmente aberta à geração de filhos”, e o que o contradiz. Esta convicção baseia-se na perene doutrina católica do casamento. Só neste contexto as relações sexuais encontram o seu significado natural, adequado e plenamente humano. A doutrina da Igreja sobre este ponto permanece firme” (4).

“Tal é também o significado do Responsum da então Congregação para a Doutrina da Fé, onde se afirma que a Igreja não tem o poder de conceder a bênção às uniões entre pessoas do mesmo sexo” (5).

“Dado que a Igreja sempre considerou moralmente lícitas apenas as relações sexuais que ocorrem dentro do casamento, não tem o poder de conferir a sua bênção litúrgica quando esta, de alguma forma, pode oferecer uma forma de legitimidade moral a uma união que se presume ser um casamento ou uma prática sexual extraconjugal” (11). 

Obviamente, não haveria espaço para distanciar-se doutrinariamente desta Declaração ou considerá-la herética, contrária à Tradição da Igreja ou blasfema.

2. Recepção prática

Mas alguns Bispos exprimem-se sobretudo a respeito de um aspecto prático: as possíveis bênçãos para os casais irregulares. A Declaração contém a proposta de bênçãos pastorais breves e simples (não litúrgicas ou ritualizadas) aos casais irregulares (não uniões), entendendo que são bênçãos sem forma litúrgica que não aprovam nem justificam a situação em que essas pessoas se encontram.

Os documentos do Dicastério para a Doutrina da Fé, como o  Fiducia suplicans nos seus aspectos práticos, podem exigir mais ou menos tempo para a sua aplicação de acordo com os contextos locais, de acordo com o discernimento de cada Bispo diocesano com a sua Diocese. Em alguns lugares não há dificuldades para aplicação imediata, e em outros vêem a necessidade de não inovar e despender todo o tempo necessário para leitura e interpretação.

Alguns Bispos, por exemplo, estabeleceram que cada sacerdote pode discernir, mas só pode realizar estas bênçãos em privado. Nada disto é problemático se for expresso num quadro de respeito por um texto assinado e aprovado pelo próprio Sumo Pontífice, tentando acomodar de alguma forma a reflexão que ele contém.

Cada Bispo local, pela sua função, sempre teve o poder de discernimento  in loco, naquele lugar tão específico que conhece mais que os outros porque é o seu rebanho. A prudência e a atenção ao contexto eclesiástico e à cultura local poderiam admitir vários modos de aplicação, mas não uma negação total ou definitiva deste passo que se propõe aos sacerdotes.

3. A delicada situação de alguns países

O caso de algumas Conferências Episcopais deve ser entendido no seu contexto. Em vários países existem questões fortemente culturais e até jurídicas que exigem tempo e estratégias pastorais para além do curto prazo.

Se houver legislação que penalize o simples facto de se declarar gay com prisão e, em alguns casos, com tortura e até morte, entende-se que seria uma bênção imprudente. É evidente que os Bispos não querem expor os homossexuais à violência. O importante é que estas Conferências Episcopais não apoiem uma doutrina diferente daquela da Declaração aprovada pelo Papa, porque é a doutrina habitual, mas antes suscitam a necessidade de estudo e discernimento para agir com prudência pastoral naquele contexto.

Na verdade, há muitos países que, em vários graus, condenam, proíbem e criminalizam a homossexualidade. Nestes casos, para além da questão das bênçãos, existe uma ampla tarefa pastoral de longo prazo que inclui a formação, a defesa da dignidade humana, o ensino da Doutrina Social da Igreja e diversas estratégias que não permitem pressa.

4. A verdadeira novidade do documento

A verdadeira novidade desta Declaração, que exige um esforço generoso de acolhimento e onde ninguém deve declarar-se excluído, não é a possibilidade de abençoar os casais irregulares. É o convite a distinguir entre duas formas diferentes de bênção: “litúrgica ou ritualizada” e “espontânea ou pastoral”. Apresentação  explica claramente que “o valor deste documento é oferecer uma contribuição específica e inovadora  ao significado pastoral das bênçãos, que nos permite expandir e enriquecer a compreensão clássica das bênçãos intimamente ligada a uma perspectiva litúrgica”. Esta “reflexão teológica, baseada na visão pastoral do Papa Francisco, implica um verdadeiro desenvolvimento do que foi dito sobre as bênçãos no Magistério e nos textos oficiais da Igreja”.

Como pano de fundo está a avaliação positiva da “pastoral popular” que aparece em muitos textos do Santo Padre. Neste contexto, convida-nos a avaliar a fé simples do Povo de Deus, que, mesmo no meio dos seus pecados, emerge da imanência e abre o coração para pedir a ajuda de Deus.

Por isso, mais do que para a bênção dos casais irregulares, o texto do Dicastério adotou o alto nível de uma “Declaração”, que é muito mais que um “responsum” ou uma carta. O tema central, que nos convida especialmente a um aprofundamento que enriquece a nossa práxis pastoral, é a compreensão mais ampla das bênçãos e a proposta de aumento das bênçãos pastorais, que não exigem as mesmas condições das bênçãos em contexto litúrgico ou ritual. Consequentemente, para além da polémica, o texto apela a um esforço de reflexão serena, com coração de pastor, fora de qualquer ideologia.

Embora alguns Bispos considerem prudente por enquanto não dar estas bênçãos, todos nós ainda precisamos crescer na convicção de que as bênçãos não ritualizadas não são uma consagração da pessoa ou do casal que as recebe, não são uma justificativa para todos os seus ações, Eles não são uma ratificação da vida que levam. Quando o Papa nos pediu para crescermos numa compreensão mais ampla das bênçãos pastorais, propôs que pensássemos num modo de abençoar que não exija estabelecer tantas condições para realizar este simples gesto de proximidade pastoral, que é um recurso para promover a abertura a Deus em meio às mais diversas situações.

5. Como são concretamente estas “bênçãos pastorais”?

As “bênçãos pastorais”, para se distinguirem claramente das bênçãos litúrgicas ou ritualizadas, devem antes de tudo ser muito breves (cf. ponto 38). São bênçãos de poucos segundos, sem Ritual ou Bênção. Se duas pessoas se reúnem para implorar, simplesmente pedem ao Senhor paz, saúde e outros bens para as duas pessoas que o solicitam. Pede-se também que saibam viver em plena fidelidade ao Evangelho de Cristo, para que o Espírito Santo possa libertar estas duas pessoas de tudo o que não responde à sua vontade divina, de tudo o que precisa de purificação.

Esta forma de bênção não ritualizada, com a simplicidade e brevidade da sua forma, não pretende justificar algo que não seja moralmente aceitável. Obviamente não é um casamento, mas não é sequer um “sinal verde” ou uma ratificação de nada. É apenas a resposta de um pastor a duas pessoas que pedem a ajuda de Deus. É por isso que nesse caso o pastor não pede condições nem quer conhecer a vida íntima daqueles sujeitos.

Como alguns expressaram que têm dificuldade em compreender como poderiam ser essas bênçãos, vejamos um exemplo concreto: imagine que no meio de uma grande peregrinação um casal divorciado e em nova união diga ao sacerdote: "Por favor, dê-nos uma bênção, não “Conseguimos um emprego, ele está muito doente, não temos casa, a vida fica muito difícil para nós, que Deus nos ajude”.

Nesse caso, o sacerdote pode fazer uma oração simples semelhante a esta:  “Senhor, olha para estes teus filhos, concede-lhes saúde, trabalho, paz, ajuda mútua. Livra-os de tudo o que contradiz o teu Evangelho e concede-lhes que vivam segundo a tua vontade. Amém". E termina com o sinal da cruz sobre cada um dos dois.

São 10 ou 15 segundos. Faz sentido negar esse tipo de bênção àquelas duas pessoas que imploram por isso? Não vale a pena sustentar a sua fé, pouco ou muito, ajudar as suas fraquezas com a bênção divina, dando um canal àquela abertura à transcendência que poderia levá-los a ser mais fiéis ao Evangelho?

Caso haja dúvidas, a Declaração acrescenta que quando a bênção for solicitada por um casal em situação irregular, “mesmo que seja conferida fora dos ritos previstos nos livros litúrgicos, esta bênção nunca será realizada ao mesmo tempo”. tempo como os ritos civis de união.”, nem em conexão com eles. Nem mesmo com as roupas, gestos ou palavras típicas de um casamento. O mesmo se aplica quando a bênção é solicitada por um casal do mesmo sexo” (39). Entende-se, portanto, que não deve ser feito em local de destaque no templo ou em frente ao altar porque isso também criaria confusão.

Por esta razão, cada Bispo da sua Diocese está autorizado pela Declaração  Fiducia  Supplians  a possibilitar este tipo de bênçãos simples, com todas as recomendações de prudência e cuidado, mas de forma alguma está autorizado a propor ou possibilitar bênçãos que possam assemelhar-se a uma bênção litúrgica.

6. Catequese

Talvez em alguns lugares seja necessária uma catequese para ajudar a compreender que este tipo de bênçãos não é uma ratificação da vida levada por quem as solicita. Nem são uma absolvição, porque estes gestos estão longe de ser um sacramento ou um rito. São simples expressões de proximidade pastoral que não têm as mesmas exigências de um sacramento ou de um rito formal. Teremos que nos habituar a aceitar que se um padre dá este tipo de bênçãos simples não é um herege, não ratifica nada nem nega a doutrina católica.

Podemos ajudar o Povo de Deus a descobrir que este tipo de bênçãos são apenas simples canais pastorais que ajudam a expressar a fé das pessoas, mesmo que sejam grandes pecadores. Portanto, ao dar esta bênção a duas pessoas que espontaneamente vêm implorá-la, não as estamos consagrando ou felicitando, nem aprovando esse tipo de união. Na realidade, o mesmo acontece quando os indivíduos são abençoados, porque aquele indivíduo que pede uma bênção – e não uma absolvição – pode ser um grande pecador, e não é por isso que lhe negamos este gesto paternal no meio da sua luta pela sobrevivência.

Se isto ficar claro através de uma boa catequese, podemos libertar-nos do medo de que as nossas bênçãos possam expressar algo inapropriado. Poderíamos ser ministros mais livres e talvez mais próximos e fecundos, com um ministério cheio de gestos de paternidade e proximidade, sem medo de sermos mal interpretados.

Pedimos ao Senhor recém-nascido que derrame uma bênção generosa e gratuita sobre todos, para que vivam um 2024 santo e feliz.

Víctor Manuel Card.FernándezPrefeito

Dom Armando MatteoSecretário da Seção Doutrinária

 

Fonte -  infovaticana

 

=================================

jbpsverdade: A doutrina da Igreja vem da Palavra de Deus (JESUS), logo ela (doutrina), jamais deverá estar desconforme a Palavra de Deus. Jesus nos ensina pra dizer SIM quando for sim, e NÃO quando for não, o que está além disso, vem do maligno. Portanto, nada e nem ninguém pode distorcer a doutrina a seu bel-prazer.

A Palavra de Deus diz o seguinte:  Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao Se­nhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. (Ef 5, 8-11)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...