terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mas, o que é Leitura Orante da Bíblia?

 
28/jan/2013
 

É uma prática muito antiga na Igreja, mas que ficou por muito tempo desconhecida pelos cristãos. Hoje ela voltou a florescer e está novamente ocupando seu lugar na Igreja, nas casas religiosas, nos cursos bíblicos, nas famílias e é praticada também individualmente.
Trata-se de uma reflexão sobre um trecho da Bíblia e, em geral, pode-se fazê-la sobre as leituras da liturgia do dia, conforme as circunstâncias ou preferências. Ela é feita em passos que se alternam durante a oração-meditação, que nos levam à conclusões pessoais, espirituais e à prática das virtudes sugeridas pelo texto, como também pelas inspirações divinas.
A Leitura Orante pode ser dividida em vários passos, segundo o interesse da pessoa ou do grupo.
Vamos fazer uma demonstração abordando cinco pontos, que são suficientes para que essa leitura atinja seus objetivos. Feita em grupo, ela poderá durar até uma hora mais ou menos, segundo o número dos participantes. Abordaremos os seguintes pontos:

1) Leitura do texto.
2) Meditação: O que o texto diz para mim?
3) Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
4) Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
5) Ação: O que o texto me sugere a viver?
Vejamos agora cada um dos passos, na sua aplicação concreta. Quem dirige a Leitura Orante poderá fazer uma introdução com um canto ou uma oração que leve ao recolhimento.
É bom que o texto seja escolhido com antecedência, de preferência do Segundo Testamento. Escolhe-se também um refrão ou mantra, que será cantado na passagem de um passo para outro.

1) Passo:Leitura do texto Pode ser feita por uma pessoa que leia em voz alta e bem. As demais acompanham em sua própria Bíblia. Se houver alguém que tenha uma Bíblia de tradução diferente, poderá ler uma segunda vez o mesmo texto.
Não se faz nenhum comentário, apenas ouve-se. A passagem para o passo seguinte é marcada pelo canto do refrão escolhido. Após a leitura, faz-se a repetição do texto, em poucas palavras, mas sem desviar-se do que foi lido.
Pode-se também, repetir a frase que mais causou impacto. Não se faz ainda nenhuma aplicação do texto. Canta-se, depois, o refrão e dá-se prosseguimento.2) Passo: Meditação – Reflete-se agora sobre o que o texto está dizendo para mim, isto é, qual é o ensinamento que percebo ser dirigido a mim?
Comparo o texto com a minha vida pessoal e tiro as conclusões que me levam a melhorar minha conduta. Partilho com as demais pessoas para o enriquecimento de todas, pois é a Palavra de Deus que age em mim. Depois das partilhas, canta-se o refrão escolhido e passa-se adiante.3) Passo: Contemplação – Em perfeito silêncio e, se possível, de olhos fechados para evitar qualquer distração, reconstruo mentalmente a cena do texto, colocando-me como membro integrante da narrativa bíblica. Procuro ouvir as palavras que foram pronunciadas, observar os gestos, aproximar-me da personagem principal pondo-me a dialogar com ela.
É o momento de usar a própria criatividade. Depois de um tempo razoável, canta-se o refrão.4) Passo: Oração – Este é o momento em que conversamos com Deus, num diálogo muito íntimo. A oração, que
será expressão do nosso agradecimento, do pedido de perdão, ou daquilo que sentirmos necessidade de dizer, é o momento partilhado com o grupo. Depois das partilhas, o dirigente encerra a sessão com uma oração, que poderá ser um Pai Nosso ou uma Ave Maria, ou mesmo um canto, segundo sua criatividade

5) Passo:Depois que lemos, meditamos, contemplamos e rezamos a Palavra, nasce em nós o desejo de vivê-la. E, para vivê-la de forma concreta escolhemos um gesto, uma atitude para ser vivida até quando sentirmos necessidade. É algo bem concreto na linha do apelo que a Palavra nos fez. E quem desejar pode partilhar seu compromisso. Em seguida, encerra-se a Leitura Orante com uma prece ou canto. Como você percebe, a Leitura Orante da Bíblia nos leva ao aprofundamento da Palavra de Deus, fazendo com que ela seja o suporte de nossas ações e nos proporcione a vivência concreta de seus ensinamentos e exortações. E não só, ela nos torna apóstolas e apóstolos de Jesus Cristo, pois é impossível permanecer impassível diante das alegrias que essa Palavra nos transmite.
São muitas as pessoas que já se habituaram à prática da Leitura Orante.
Você gostaria de ser uma delas?Pois faça a experiência, porque o  contato com a Bíblia Sagrada deixa saudades. Ela possui uma força misteriosa que  nos sustenta, pois é alimento cotidiano e companheira de todas as horas.
Quem sabe você também convide outras pessoas para que, juntas, formem um grupo assíduo da Leitura Orante da Bíblia e se reúnam, mensal, quinzenal ou  mesmo semanalmente, para vivenciar o Evangelho da missa dominical! E, uma vez  começada a caminhada, não poderão nem conseguirão mais parar.
A Leitura  Orante da Bíblia é uma prática milenar.
Ela nos sustenta na caminhada do  dia a dia e nos proporciona o conhecimento profundo de Deus, em seu mistério de  amor que, por meio de Jesus Cristo veio até nós, abençoando-nos e  santificando-nos.
Que a Palavra de Deus se torne cada dia mais  conhecida, amada, adorada, praticada e transforme o nosso mundo em um oásis de  paz.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...