sábado, 7 de outubro de 2017

Doenças do espírito, caricaturas do crente

Por Carmen Castiella

Há algo comum a todas as caricaturas do crente que procuro descrever: a pessoa de Cristo é substituída por "valores cristãos". A fé é vivida como ponto de chegada. Acreditamos que já conhecemos a Deus, fingindo domar ou encarcerar o Espírito Santo, que no entanto sopra onde quer e quando quer.



Carmen Castiella / Religião na liberdade - Nós temos fé, sim. Mas é difícil para nós sair do nosso caminho antes de pisar em terreno sagrado, e às vezes somos elefantes pisoteando os jardins da Graça.
É saudável desconfiar de si mesmo. Confira-nos. Da mesma forma que percebemos a diferença entre o amor da Tradição e o tradicionalismo, o mistério e ocultismo, ou acreditamos no misticismo sem ser visionários que acreditam que temos um fio direto com Deus, é conveniente descrever alguns conceitos que podem ser úteis para evitar ou detectar erros, antes de tudo em nós mesmos. O que o crente é livre para ter atitudes dos fariseus? Ou gnóstico, quando tendemos a valorizar as pessoas por sua capacidade intelectual? Quero incluir-me em cada uma das doenças do espírito porque, embora eu não saiba se as experimentei, não estou vacinado contra nenhuma. A última coisa que este artigo procura é fornecer rótulos para travar nossos irmãos na fé ou em diferentes movimentos eclesiais, mais vulneráveis ​​de acordo com sua espiritualidade a algumas doenças do que aos outros.
Eu acho que há algo comum a todas as caricaturas do crente que eu tento descrever: a pessoa de Cristo é substituída por "valores cristãos". A fé é vivida como ponto de chegada. Acreditamos que já conhecemos a Deus, fingindo domar ou encarcerar o Espírito Santo, que no entanto sopra onde quer e quando quer. O homem não adquire nada para sempre, ele esquece muito facilmente, ele está sempre a caminho, ele sempre deve começar de novo. Esta é a condição profunda do cristão: sua absoluta precariedade e dependência de Deus.
Estes são erros que, uma vez misturados com a dose correspondente de boas e boas intenções, são facilmente imitadas e correm o risco de passar despercebidas:

Clericalismo

Nestes tempos de aversão aos sacerdotes e críticas anti-religiosas e anti-clericais, parece que esse conceito acabou, mas ainda é crucial não cair nesta "mundanidade da fé" que impede os leigos de crescer.
"A razão não precisa de sacerdotes" (Péguy). O que corresponde às exigências da razão não pode ser o clericalismo eclesiástico que leva o crente a um sistema fechado.
O relacionamento com Jesus Cristo é o que salvará o sacerdote de cair naquela forma de narcisismo que o leva a "dominar" os leigos e mundanizar a fé.
Sobre o assunto do clericalismo, Peguy é um autor de quem podemos aprender. Ele rejeitou enfaticamente o abraço do direito clerical, que ele chamou de "o partido dos devotos". Este aviso é totalmente compatível com o amor e a oração pelos sacerdotes.

Fanatismo e ideologização da fé

Muitas vezes me perguntei o que é o fanatismo cristão, o fanatismo no lar. Sem fanatismo protestante ou fanatismo bíblico.
Não tenho certeza. Fervor e fanatismo são freqüentemente confusos, sendo realidades totalmente diferentes. Eu acredito que, para um discurso politicamente correto, qualquer forma de fervor espiritual sempre será fanatismo.
Para um cristão, a verdade não é o resultado do consenso ou do diálogo, mas acredita na verdade que salva, incorporada na pessoa de Jesus Cristo. Isso já é fundamentalismo para os céticos que, como Pilatos, pedem com desdém: "O que é verdade?"
O fanatismo como irracionalidade e cultura como antídoto contra o fundamentalismo não me convencer, porque muitas vezes os mais educados foram os mais fanáticos. Os livros não vacinam contra este ism .
Chesterton define o fundamentalismo como "multiplicar significa quando o fim foi perdido de vista". Além disso, aceite qualquer meio quando você acha que você tem muito claro o propósito.
Trabalhadores evangélicos que, para o Evangelho, estão dispostos a fazer algumas coisas contra o Evangelho. Assim, surgem conceitos como táticas apostólicas, propaganda, recrutamento, estratégias de negócios aplicadas às realidades espirituais, manuais de evangelização com técnicas efetivas para convencer, etc.
Escrevo um texto de von Balthasar: "Poderíamos descrever muitas formas de integrismo nacional ou estrangeiro. As possíveis combinações entre tradicionalismo, legalismo, espírito militar e política são infinitas. Jesus Cristo carregou os pecados do mundo como um "cordeiro" e não como um tigre, ele proclamou a doutrina de seu Pai da Cruz e não das cadeiras universitárias, ele amou seu próximo com um espírito de serviço e humildade, táticas apostólicas e, acima de tudo, não olhou para sua própria integridade, mas, como o samaritano, penetrou nas fronteiras do inimigo ".
Assim, concluo que o fanatismo dentro da Igreja explora quando reduzimos a fé à ideologia. Nós esquecemos Cristo e, em vez disso, defendemos com paixão exagerada, excessiva e irracional os "valores cristãos".
Há muito escrito sobre o conceito de ideologia; Limito-me a apontar para uma definição como "um sistema fechado de pensamento e uma concepção do mundo que distorce a realidade", fingindo impor-la como se os dogmas e a experiência cristã fossem algo que pudesse ser imposto ao homem e não um evento cheio de graça, com uma pessoa.

Pharisaism

"Os fariseus querem que os outros sejam perfeitos. Eles exigem e exigem isso. E eles falam apenas disso "(Péguy).
"Eles estão de mau humor e, o que é pior, eles guardam rancor. Insatisfeitos com a moral dos outros, eles não deixam de condenar o mundo moderno. O seu problema é reclamar e criticar "(Gianni Valente).
O fariseu reza em pé no meio da sinagoga, confiante de si mesmo e sem ter que prostrar-se diante da grandeza de Deus. Satisfeito com o seu cumprimento, ele realmente reza para si mesmo: "Mas veja o quão bom eu sou!"

Pelagianismo

Ratzinger falou no seu dia do "Pelagianismo das coxas". Eles não querem perdão e, em geral, nenhum presente de Deus, mas a única recompensa por seu trabalho árduo. Eles não querem esperança, mas segurança. Com rigor rigoroso de exercícios religiosos, com orações e ações, eles querem obter o direito à salvação.
O pelagianismo leva ao "hiper-ativismo" porque confia nos planos e projetos humanos e, assim, acaba esvaziando a ação da graça.
Essa espiritualidade para supostos "heróis" ou "super-homens", baseada no voluntariado, quebrou muitas pessoas que deram sua vida a Deus com o maior idealismo. A dor de tantos feridos deve nos desafiar como crentes.

Gnosticismo cristão

Dualismo entre espírito e matéria. É o esvaziamento idealista da encarnação, significa permanecer no mundo das idéias, esquecendo que a Palavra se tornou carne. Eles ignoram a encarnação e então pularam para Jesus Cristo.
Os gnósticos vêem-se como uma classe privilegiada, levantada acima de todos os outros por seu profundo e profundo conhecimento de Deus.
O gnosticismo está presente em muitas características da Nova Era, que busca a verdade de forma subjetiva e emocional.

Emocionalismo, pietismo, histeria coletiva e gula espiritual

Às vezes, podemos confundir fé com emoção pessoal, efervescência e histeria coletiva, ou cultivar um desejo muito humano de experiências pseudo-espirituais.
A cultura pós-moderna, como uma reação pendular ao desencanto do racionalismo, produziu um aumento de sentimento em detrimento da razão, que também se espalhou para o domínio religioso.
Esse emocionalismo, vivido e nutrido quase sempre pelo grupo, pode levar ao Iluminismo, ao fundamentalismo bíblico, ao imediatismo, esperando tudo de uma intervenção milagrosa de Deus, ao desprezo da obediência e da independência de qualquer autoridade ou hierarquia, sob a ilusão de que depende apenas do Espírito Santo, etc.
Deixe-nos apreciar o sentimento ea dimensão festiva da fé quando existe, mas não procuremos naquela vibração uma confirmação constante de nossa fé. Caso contrário, quando faltar, começaremos a perder o equilíbrio. A casa que devemos construir sobre a pedra firme que é Cristo.
Finalmente, o pietismo se tornaria uma forma de anti-intelectualismo, que acredita que a piedade é suficiente sem qualquer instrução necessária. A fé não está acreditando cegamente.
Contra isso, buscamos um equilíbrio saudável e fusão entre o experiencial e o intelectual, razão e fé, místico e lógico.

Suspeita diante da graça dos outros

Existem doenças do espírito, sim, mas também há muita graça para comemorar e os méritos dos outros para sentir alegria. Alegremos sempre o progresso espiritual de nossos irmãos e louvamos a Deus por isso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...