quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O que é quarta-feira de cinzas?


Hoje celebramos a quarta-feira das cinzas, um costume profundamente enraizado no mundo católico. De onde vem esse costume? Por que uma quarta-feira? Por que de "cinzas"?



Nos primeiros anos da Igreja, a duração da Quaresma variou. Finalmente, em torno do século 4, sua duração foi fixada em 40 dias. Ou seja, começou seis semanas antes do domingo de Páscoa. Portanto, um domingo chamado, precisamente, quadragésimo domingo.Nos séculos 6 e 7, o jejum tornou-se uma ótima prática como prática de Quaresma, apresentando uma inconveniência: desde o início, nunca foi jejum no domingo porque foi um dia de festa, a celebração do Dia do Senhor. Como fazer então para respeitar o domingo e, ao mesmo tempo, ter quarenta dias efetivos de jejum durante a Quaresma? Para resolver esta questão, no século VII, mais quatro dias foram adicionados à Quaresma, antes do primeiro domingo, estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto. Se contamos os dias que passam da quarta-feira da cinza ao sábado santo e subtrai seis domingos, isso dará exatamente quarenta.
Assim, a Igreja começou o costume de iniciar a Quaresma com a quarta-feira da cinza, um costume profundamente enraizado e amado pelo povo cristão. A quarta-feira das cinzas na Igreja Católica é o primeiro dia da Quaresma, quarenta dias antes da Páscoa. Neste momento, um tempo espiritual particularmente importante começa para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, isto é, a Paixão, a Morte e a Ressurreição do Senhor Jesus.
Também nos primeiros séculos da Igreja em Roma, havia a prática de que os "penitentes" - um grupo de pecadores que queriam receber a reconciliação no final da Quaresma, às portas da Páscoa - começaram sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles foram polvilhados com cinzas, vestidos com sacos e obrigados a ficar longe até serem reconciliados com a Igreja na Quinta-feira Santa ou na quinta-feira antes da Páscoa.
Essas práticas caíram em desuso do século oitavo ao décimo. Então, no século XI, a instituição dos penitentes como grupo desapareceu, visto que o símbolo da imposição da cinza no início da Quaresma era bom, começou a ser realizado esse rito para todos os cristãos, para que toda a comunidade se reconhecesse como pecadora, pronta para embarcar no caminho da conversão de Quaresma.
Por algum tempo, a imposição da cinza foi feita no início da celebração litúrgica ou independentemente disso. Na última reforma litúrgica, o rito da imposição da cinza foi reorganizado com o objetivo de torná-lo um símbolo mais expressivo e pedagógico para os fiéis, seguindo as leituras bíblicas e a homilia, o que nos ajuda a entender o profundo significado do que estamos experimentando. A Palavra de Deus, naquele dia, nos convida a conversão. O desejo de converter e retornar ao Senhor é o que dá conteúdo e significado ao gesto das cinzas.
As cinzas usadas para a cruz que recebemos na testa são obtidas pela queimação das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior.
Este tempo do Ano Litúrgico, Quaresma, caracteriza-se pelo chamado à conversão. Se ouvimos atentamente a Palavra de Deus durante este tempo, descobriremos a voz do Senhor que nos chama a conversão. É por isso que é eloquente começar esta vez com o rito austero da imposição de cinzas, que, acompanhado das palavras "Converter e acreditar no Evangelho", e a expressão "Lembre-se de que você é poeira e poeira retornará", convida-nos a todos para refletir sobre o dever da conversão, lembrando-nos da fragilidade da nossa vida aqui na Terra.

Significado simbólico de Ash

A cinza, do latim "cinis", é o produto da combustão de algo pelo fogo. Por extensão, então, representa a consciência do nada, da morte, da expiração do ser humano, e em um sentido transposto, de humildade e penitência.
Nós já podemos apreciar esse simbolismo no início da história da Salvação quando lemos no livro de Gênesis que "Deus formou o homem com o pó da terra" (Gênesis 2,7). É assim que o nome "Adão" significa. E imediatamente lhe lembrou que este é precisamente o seu fim: "até você voltar para a terra, por causa disso você foi feito" (Gn 3,19). Em Gen 18, 27, Abraão dirá: "Na verdade, sou poeira e cinza. Em Jonas 3,6 serve, por exemplo, para descrever a conversão dos habitantes de Nínive. Ash também significa sofrimento, luto, arrependimento. Em Job (Jb 42,6) é explicitamente um sinal de dor e penitência. A partir deste veio o costume, durante muito tempo preservado nos mosteiros, de espalhar os moribundos no chão cobertos com cinzas dispostas na forma de uma cruz.
O gesto simbólico da imposição de cinzas na testa é feito em resposta à Palavra de Deus que nos convida a conversão, como o início e a entrada no rápido da Quaresma e a marcha da preparação para a Páscoa. A Quaresma começa com cinzas e termina com o fogo, a água e a luz da Vigília Pascal. Algo deve ser queimado e destruído em nós - o velho - para dar lugar à novidade da vida pascual de Cristo.
É por isso que, quando nos aproximamos das cinzas, meditemos muito bem em nossos corações as palavras que o celebrante pronunciará quando as impostas na forma de uma cruz: "Arrepende-se e acredite no Evangelho" (Cf Mc1,15) e "Lembre-se de que você é pó e para a poeira que você deve retornar "(Cf Gen 3,19). De modo que é realmente um sinal e palavras que nos levam a descobrir nossa expiração, nosso desejo e necessidade de conversão e aceitação do Evangelho e o desejo de receber a novidade da vida que Cristo quer nos comunicar cada Páscoa.
 
Fonte: catoliscope

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...