quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Sobre a necessidade de Deus e o ensino do inferno

[infovaticana]
De Michael Pakaluk

Dante e Virgílio [observando uma alma atormentada no inferno] por William Bouguereau, 1850 [Musée d'Orsay, Paris]

A doutrina do fogo do inferno atesta o fato de que podemos nos fazer de tal maneira que não precisamos de Deus. "Mas toda criatura precisa que Deus continue existindo", você diz. Sim, metafisicamente, todo ser que não é Deus recebe seu ser de Deus e, portanto, precisa de Deus. No entanto, podemos nos tornar tais pessoas que em nossos pensamentos e desejos, ambições, planos e prazeres, não há diferença para nós se existe um Deus. Alguns até considerariam o universo melhor se Ele não existisse.
Muitas pessoas são assim. Claro, eles podem ser descritos como "pessoas que erroneamente acreditam que não precisam de Deus". Para eles, no entanto, é muito mais do que uma "crença" equivocada. É um modo de vida. Toque no seu núcleo. Devemos descrevê-los em suas próprias palavras: eles definiram o significado do universo dessa maneira."Oh, mas o coração deles está inquieto e eles não descansarão até que descansem em Deus", você diz, citando uma grande autoridade. "Algum dia eles descobrirão que estão errados." Mas e se eles não o fizerem? Parece que eles não o descobriram durante os cinquenta, sessenta e setenta anos em que viveram. Por que mais setenta faria diferença?
Uma autoridade sênior disse: "Regue a árvore por mais um ano e, se ela não der fruto, corte-a". Nossos corações estão inquietos, por natureza, mas podemos destruir essa natureza, para que ela se torne obscura para nós, exceto milagres.
É aqui que entra o fogo do inferno. Alguém com um coração inquieto no fundo, se ele for banido da presença de Deus eternamente, será cheio de arrependimento eterno: não o arrependimento do arrependimento, sim, mas o arrependimento da mera auto-recriminação, o "verme que nunca morre". "Eles não respondem a Deus após a morte como Oh, é por isso que eu tenho estado inquieto", porque se fosse esse o caso, eles não teriam sido banidos para o inferno.
Os santos dizem que o arrependimento eterno é suficiente para o inferno: na verdade, é mesmo para os vagamente inquietos de coração. Mas e aqueles que realmente se fizeram de tal maneira que em nenhum lugar eles reconhecem em seu ser quão bom Deus é? Para eles, o exílio é bom. A libra de um possível desconforto. Uma folga eterna, livre das preocupações da necessidade temporária, e do "inferno", que são outras pessoas, seriam fantásticas para eles.
Pode haver mais de nossos companheiros nesse estado do que normalmente pensamos.
Todos podem ver que deixá-los continuar a definir o universo de acordo com eles mesmos seria injusto. É necessário que Deus agora crie alguma definição para eles. Removendo as férias eternas é um bom começo. Mas os santos argumentaram que a justiça real, mesmo quando a medicina, indica que eles deveriam experimentar em seus corpos algo análogo à dor latejante e contínua que a maioria das pessoas sente na alma. Isso também seria, de certo modo, medicinal, já que os melhoraria. Mais uma vez, a autoridade máxima que diz que "o verme nunca morre" também diz, da Gehenna, que "lá o fogo nunca se apaga".
Então eu repito: a doutrina do fogo do inferno atesta o fato de que podemos nos fazer de tal maneira que não precisamos de Deus.
É uma doutrina, e os católicos devem acreditar nisso, pela dor da heresia, e para evitar que seu epitáfio seja irônico: "Aqui jaz um católico bem-intencionado que morreu negando a doutrina do fogo do inferno".
No Catecismo, a doutrina do fogo do inferno é ensinada claramente, embora sua articulação pareça um pouco tímida (e, portanto, não pastoral):
O ensinamento da Igreja afirma a existência do inferno e sua eternidade. Imediatamente após a morte, as almas daqueles que morrem em estado de pecado mortal descem ao inferno, onde sofrem as punições do inferno, o "fogo eterno". [Nota 617] A principal punição do inferno é a separação eterna de Deus, em quem só o homem pode possuir a vida e felicidade para a qual ele foi criado e que ele anseia.
Suspeita-se que a frase "fogo eterno" foi colocada em citações de medo porque o fogo não é fogo terrestre, mas apenas algo similar. No entanto, hoje as citações de medo serão entendidas como ceticismo, questionando a doutrina. É impossível que uma data assustadora seja uma data assustadora.
Mesmo assim, no catecismo, as notas de rodapé são invariavelmente edificantes. A nota 617 fornece um grupo de citações: "cf. DS 76; 409; 411; 801; 858; 1002; 1351; 1575; Paulo VI, CPG § 12." "DS" é um livro de referência que costumava estar sobre a escrivaninha de qualquer seminarista próximo à Bíblia: Denzinger (e agora Schönmetzer), Enchiridion Symbolorum, que é uma compilação autorizada de ensinamentos magistrais: aqueles os textos seriam escritos em latim ou grego e, portanto, ininteligíveis para quase todos os católicos, inclusive os bispos.
Mas é muito fácil procurar "CPG" em inglês, o Credo do Povo de Deus. Sobre este ponto importante, o Papa Bento VI VI queria evidentemente que a Igreja ensinasse com clareza inequívoca: "Ele subiu ao céu, de onde deve voltar, depois com glória, para julgar os vivos e os mortos, cada um de acordo com seus próprios méritos: aqueles que responderam ao amor e piedade de Deus irão para a vida eterna, mas aqueles que os rejeitaram até o fim serão destinados ao fogo que nunca cessará”. (O texto latino é ainda mais forte e diz que os últimos são "entregues" ou "abandonados antes" desse fogo.)
"Mas eu sei que preciso de Deus", você diz. "Como eu poderia passar um único dia, fazer o meu trabalho bem, manter a minha paciência, manter o meu otimismo, sem rezar?" Para alguém que disse isso, sem dúvida, Nosso Senhor iria olhar para ele e amá-lo. (Mc 10:21) Mas então eu poderia acrescentar: "Há apenas uma coisa que lhe falta. Você precisa de Deus?"
E isso levanta a questão do céu - pela próxima vez.

Sobre o autor:

Michael Pakaluk, estudioso de Aristóteles e Ordinário da "Academia Pontifícia de São Tomás de Aquino", é professor da "Escola Busch de Negócios e Economia" da Universidade Católica da América. Ele mora em Hyattsville, MD, com sua esposa Catherine, também professora da Busch School, e seus oito filhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...