terça-feira, 19 de março de 2019

Você quer levantar a Igreja? Fique de joelhos! É o único jeito!: Cardeal R. Sarah

[dominusestblog]
Pelo cardeal Robert Sarah

"Queridos amigos, vocês querem levantar a Igreja? Fique de joelhos! É o único caminho! Se eles procedem de outra forma, o que eles fazem não será de Deus ". "Seus pastores estão cobertos de falhas e imperfeições. Mas não é por desprezá-los como você vai construir a unidade da Igreja". Cardeal Robert Sarah. 



A unidade da Igreja repousa em quatro colunas. A oração, a doutrina católica, o amor a Pedro e a caridade mútua devem tornar-se as prioridades da nossa alma e de todas as nossas atividades.
As quatro colunas da unidade da igreja

A oração

Sem união com Deus, todo empreendimento de consolidação da Igreja e da fé será fútil. Sem oração, seremos pratos ressonantes. Nós cairíamos ao nível dos charlatões da mídia que fazem tanto barulho e produzem nada além de vento. A oração deve se tornar a nossa respiração mais íntima. Este nos leva a Deus. Nós temos outro emprego? Nós, cristãos, padres, bispos, temos outra razão para existir do que estar diante de Deus e levar outros a isso? É hora de ensinar-lhes a oração! É hora de colocar a oração para trabalhar! Quem reza é salvo e quem não reza é condenado, diz Santo Afonso. Eu quero insistir neste ponto, porque uma Igreja que não tem a oração como seu bem mais precioso corre em direção à sua perdição.
Se não redescobrirmos o significado de longas e pacientes vigílias com o Senhor, nós O trairemos. Os apóstolos fizeram isso: achamos que somos melhores que eles? Sacerdotes em particular devem definitivamente ter uma alma de oração. Sem isso, a mais eficaz das ações sociais se tornaria inútil e até prejudicial. Isso nos daria a ilusão de servir a Deus quando não fazemos nada além do trabalho do maligno. Não se trata de multiplicar devoções. É sobre ser quieto e amoroso. É sobre ficar de joelhos. Trata-se de entrar com medo e respeito na liturgia. Esta é a obra de Deus. Isto não é um teatro.
Eu adoraria que meus irmãos bispos nunca esquecessem suas sérias responsabilidades. Queridos amigos, vocês querem levantar a Igreja? Fique de joelhos! É o único caminho! Se eles procedem de outra maneira, o que eles fazem não será de Deus. Só Deus pode nos salvar. Ele só fará isso se nós orarmos. Como gostaria que uma oração profunda e ininterrupta, louvor e adoração suplicante surgissem do mundo inteiro. No dia em que esta canção silenciosa ressoar nos corações, o Senhor finalmente poderá ser ouvido e agir através de seus filhos. Enquanto isso, nós o impedimos pela nossa agitação e nossa tagarelice. Se não apoiarmos, como São João, nossa cabeça no coração de Cristo, não teremos forças para segui-lo até a cruz. Se não tivermos tempo para ouvir os batimentos do nosso Deus, vamos abandoná-lo, vamos traí-lo como os próprios apóstolos fizeram.

Doutrina católica

Não precisamos inventar ou construir a unidade da Igreja. A fonte de nossa unidade nos precede e nos é oferecida. É a revelação que recebemos. Se cada um defender sua própria opinião, sua novidade, então a divisão se espalhará por toda parte. Fico magoado ao ver tantos pastores subjugando a doutrina católica e instalando a divisão entre os fiéis. Nós devemos ao povo cristão um ensino claro, firme e estável. Como aceitar que as conferências episcopais se contradizem? Onde a confusão reina, Deus não pode viver!
A unidade da fé pressupõe a unidade do magistério no espaço e no tempo. Quando um novo ensinamento nos é dado, deve sempre ser interpretado em coerência com o ensinamento anterior. Se introduzirmos rupturas e revoluções, quebramos a unidade que governa a Santa Igreja através dos séculos. Isso não significa que estamos condenados ao fixismo [1]. Mas toda evolução deve ser uma melhor compreensão e um aprofundamento do passado. A hermenêutica da reforma na continuidade que Bento XVI ensinou tão claramente é uma condição 'sine qua non' da unidade. Aqueles que anunciam com grande barulho a mudança e a ruptura são falsos profetas. Eles não procuram o bem do rebanho. Eles são mercenários contrabandeados para o rebanho. Nossa unidade será forjada em torno da verdade da doutrina católica. Não há outros meios. Querer ganhar popularidade na mídia às custas da verdade torna-se o trabalho de Judas.
Não tenhamos medo! Que presente maravilhoso para oferecer à humanidade a verdade do Evangelho? Certamente, Jesus é exigente. Sim, segui-lo exige carregar sua cruz todos os dias! A tentação da covardia está em toda parte. Talos em particular os pastores. O ensino de Jesus parece muito difícil. Quantos de nós somos tentados a pensar: "Aquele que diz que é intolerável, não podemos continuar a ouvi-lo!» (Jo 6, 60 [2]). O Senhor volta-se para aqueles que escolheu, para nós, sacerdotes e bispos, e novamente nos pergunta: "Quer ir também?" (Jo 6,67).
Ele nos olha diretamente nos olhos e pergunta a cada um de nós: você vai me abandonar? Você vai desistir de ensinar a fé em toda a sua plenitude? Você terá coragem de pregar minha presença real na Eucaristia? Você terá coragem de chamar esses jovens para a vida consagrada? Você terá força para dizer que sem a confissão freqüente, a comunhão sacramental corre o risco de perder seu significado? Você terá a audácia de lembrar a indissolubilidade do casamento? Você vai ter a caridade para fazer isso mesmo com aqueles que podem te recriminar? Você terá a coragem de convidar gentilmente os divorciados, engajados em uma nova união, a mudar suas vidas?  Você prefere o sucesso ou quer me seguir?
Deus quer que respondamos com São Pedro, cheio de amor e humildade: "a quem iríamos, Senhor? Você tem palavras de vida eterna! » (Jo 6, 68).

O amor de Pedro

O Papa é portador do mistério de Simão Pedro a quem Cristo disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16, 18). O mistério de Pedro é um mistério de fé. Jesus queria dar sua igreja a um homem. Para lembrá-lo melhor, ele se deixou ser traído por este homem três vezes diante de todos, antes de lhe dar as chaves de sua Igreja . Sabemos que o barco da Igreja não é confiado a um homem por causa de habilidades extraordinárias. Acreditamos, no entanto, que este homem será sempre ajudado pelo pastor divino a manter firme a regra da fé.
Não tenhamos medo! Ouça Jesus: "Você é Simão [...] Você se chama Pedro [Pedra]!» (Jo 1, 42). Desde as primeiras horas, o enredo da história da Igreja é tecido: fio de ouro das decisões infalíveis dos pontífices, sucessores de Pedro; fio preto dos atos humanos e imperfeitos dos papas, sucessores de Simão. Nesta sobreposição incompreensível de fios entrelaçados, sentimos a pequena agulha guiada pela mão invisível de Deus, com a intenção de traçar na trama o único nome pelo qual podemos ser salvos, o nome de Jesus Cristo!
Queridos amigos, seus pastores estão cobertos de falhas e imperfeições. Mas não é por desprezá-los como você vai construir a unidade da Igreja. Não tenha medo de exigir deles a fé católica, os sacramentos e a vida divina. Lembre-se das palavras de Santo Agostinho:
«Quando Pedro batiza, é Jesus quem batiza. Mas quando Judas batiza, ainda é Jesus quem batiza!» (Homilias sobre o Evangelho de São João, VIII).
O mais indigno dos sacerdotes é um instrumento da graça divina quando celebra os sacramentos. Veja onde Deus nos ama! Ele consente em colocar seu corpo eucarístico nas mãos sacrílegas dos padres miseráveis. Se você acha que seus padres e bispos não são santos, então seja santo para eles! Faz penitência, jejuai para que vossas falhas e covardias sejam reparadas. Só então podemos carregar o fardo do outro.

Caridade fraterna

Lembre-se das palavras do Concílio Vaticano II: "A Igreja é o sacramento da unidade da raça humana." No entanto, tanto o ódio quanto a divisão a desfiguram. É hora de encontrar um pouco de benevolência entre nós. É hora de anunciar o fim das suspeitas! Para nós, católicos, é hora de "entrar em um verdadeiro processo de reconciliação interna", nas palavras de Bento XVI.
Escrevo estas palavras do meu escritório, de onde vejo a Plaza de San Pedro. Ela abre seus grandes braços para melhor abraçar toda a humanidade. Porque a Igreja é mãe, ela abre nossos braços! Vamos correr para ela para se aconchegar, para se agarrar um ao outro lá! Em seu seio, nada nos ameaça! Cristo estendeu de uma vez por todas os braços na cruz para que a partir de então a Igreja pudesse abrir-se e nos reconciliar com Deus e entre nós. Para todos aqueles que são tentados pela traição, dissensão, manipulação, o Senhor novamente diz estas palavras : "Por que você me persegue? [...] eu sou Jesus, a quem você persegue.» (Atos 9, 4-5): lutando contra nós, nos odiando, é Jesus que perseguimos!
image-150.jpeg
Vamos orar juntos por um momento perto do grande afresco de Michelangelo na Capela Sistina. Lá, o julgamento final é representado. Vamos nos ajoelhar diante da majestade divina representada aqui. Toda a corte celestial rodeia. Os santos estão lá, eles carregam os instrumentos de seu martírio. Aqui estão os apóstolos, as virgens, os estrangeiros, os santos que são o segredo do coração de Deus. Todos eles cantam sua glória e seu louvor. Aos pés destes, os condenados do inferno gritam seu ódio a Deus. Aqui de repente nos tornamos conscientes da nossa pequenez, do nosso nada. Eis que, de repente, nós, que pensamos que tínhamos tantas idéias importantes, projetos necessários, ficamos em silêncio, abatidos pela grandeza e transcendência de Deus. Cheio de medo filial, levantamos nossos olhos para o glorioso Cristo, enquanto a cada um de nós, Ele pergunta: "Você me ama? » Deixe sua pergunta ressoar. Não nos apressemos em responder.
Nós realmente o amamos? Nós amamos isso até morrermos? Se pudermos responder humildemente, simplesmente: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que te amo », então ele sorria para nós, então Maria e os santos do Céu sorriam para nós e todo cristão lhe dirá, como fez uma vez Francisco de Assis : «Vá e conserte a minha igreja! » Vai, repara a tua fé, a tua esperança e a tua caridade. Vá e conserte sua oração e sua fidelidade. Graças a você, minha igreja se tornará minha casa.
 
Robert Cardinal Sarah
Roma, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019.

Fragmento do livro 'Le soir approche et déjà le jour baisse' do cardeal Robert Sarah, com Nicolas Diat.
Tradução de espanhol por Dominus Est .
*permitiu sua reprodução mencionando   DominusEstBlog.wordpress.com
Leia também:
REFERÊNCIAS:
[1] Fijismo . m. Doutrina que suporta a imutabilidade da natureza. [RAE]
[2] "Depois de ouvi-lo, muitos dos seus discípulos disseram: Estas palavras são difíceis! Quem pode ouvi-los? (Jo 6, 60)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...