sexta-feira, 5 de abril de 2019

Papa Francisco: Deus apenas 'permite' o Islã

[lifesitenews]
Por Diane Montagna

Papa Francisco e Ahmad el-Tayeb, Grande Imame da mesquita al-Azhar do Egito, prestam homenagem ao túmulo dos Fundadores, Abu Dhabi, 4 de fevereiro de 2019

O papa Francisco esclareceu ainda mais sua polêmica declaração emitida em Abu Dhabi, na qual ele parece afirmar que Deus “quer” a existência de muitas religiões. Isto parece contrastar com a doutrina tradicional da Igreja Católica, que ensina, nas palavras do Concílio Vaticano II, que a “única religião verdadeira subsiste na Igreja Católica e Apostólica, à qual o Senhor Jesus cometeu o dever de difundi-la. no exterior entre todos os homens ”.
O esclarecimento informal veio na audiência geral de hoje, como o Papa refletiu sobre sua recente viagem ao Marrocos de maioria muçulmana. Em observações não escritas, ele disse aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro:
Mas alguns podem se perguntar: mas por que o papa vai visitar os muçulmanos e não apenas os católicos? Porque existem tantas religiões e por que existem tantas religiões? Com os muçulmanos somos descendentes do mesmo pai, Abraão: por que Deus permite que tantas religiões existam? Deus queria permitir isso: os teólogos escolásticos se referiam à voluntas permissiva [vontade permissiva] de Deus. Ele quis permitir essa realidade: existem muitas religiões; alguns nascem da cultura, mas sempre olham para o céu, olham para Deus. Mas o que Deus faz é uma fraternidade entre nós, e de uma maneira especial - daí a razão para essa jornada - com nossos irmãos, que são filhos de Abraão, como nós, os muçulmanos. Não devemos ter medo da diferença: Deus permitiu isso. Devemos ficar assustados se não trabalharmos em fraternidade, andar juntos na vida.



Em fevereiro, o Papa Francisco foi criticado por assinar uma declaração conjunta com um grande imã em Abu Dhabi, dizendo que um “pluralismo e diversidade” de religiões é “desejado por Deus”.
A declaração de 4 de fevereiro suscitou controvérsia entre os cristãos ao afirmar que “o pluralismo e a diversidade das religiões” - como a diversidade de “cor, sexo, raça e idioma” - são “desejados por Deus em Sua sabedoria, através da qual Ele criou seres”- uma afirmação que muitos acreditam ser contrária à fé católica.
Alguns críticos argumentaram que a declaração do Papa parecia não apenas “derrubar a doutrina do Evangelho”, mas também alinhar-se com as idéias da Maçonaria.
Observadores ressaltaram que o potencial de confusão foi agravado pelo fato de que tanto Al-Azhar quanto a Igreja Católica pediram no documento que “se tornasse objeto de pesquisa e reflexão em todas as escolas, universidades e institutos de formação”.
Para remediar a confusão decorrente da declaração, quatro dias depois o bispo Athanasius Schneider emitiu uma declaração sobre a singularidade da fé em Jesus Cristo. Três semanas depois, em um encontro ad limina dos Bispos do Cazaquistão e Ásia Central em 1º de março com o Papa Francisco no Vaticano, o bispo Schneider obteve privadamente do papa Francisco um esclarecimento de que Deus só permite, mas não positivamente, uma “diversidade de religiões”.
O Papa declarou explicitamente que Schneider poderia compartilhar o conteúdo de sua troca neste ponto. "Você pode dizer que a frase em questão sobre a diversidade das religiões significa a vontade permissiva de Deus", disse ele aos bispos reunidos, que vêm de regiões predominantemente muçulmanas.
O bispo Schneider, por sua vez, pediu ao papa que esclarecesse oficialmente a declaração no documento de Abu Dhabi .
À luz da declaração de Abu Dhabi e do esclarecimento informal de hoje do Papa Francisco, a LifeSite conversou com o padre Thomas Weinandy, membro da Comissão Teológica Internacional do Vaticano e ex-chefe de gabinete do Comitê de Doutrina dos Bispos dos EUA sobre a controvérsia.
Em 2017, pe. Weinandy escreveu uma carta ao Papa Francisco (que foi posteriormente tornada pública) dizendo que seu pontificado é marcado por “confusão crônica” e alerta que ensinar com uma “falta de clareza aparentemente intencional arrisca pecar contra o Espírito Santo”.
Em nossa entrevista com o padre Weinandy, na declaração de Abu Dhabi, identifica o que ele acredita ser seu elemento mais problemático e oferece sua perspectiva tanto sobre o esclarecimento pessoal do papa ao bispo Schneider quanto sobre seus comentários públicos na audiência geral desta semana.
Pe. Weinandy diz que, embora acredite que o papa Francisco é motivado por um "desejo nobre" de "promover o entendimento mútuo" e "minar algumas facções islâmicas que fomentam o terrorismo", ele assinou a declaração de Abu Dhabi "tem conseqüências doutrinárias muito além do que ele pode ter imaginado e desejado.”
"O que eu acho triste e escandalosamente perturbador", ele acrescentou, "é que, no meio disso tudo, Jesus está sendo insultado. Ele é reduzido ao nível de Buda ou Maomé quando, na verdade, ele é o amado Filho Messiânico do Pai, aquele em quem o Pai está satisfeito”.
Mesmo com o esclarecimento informal do Papa na audiência geral desta semana, pe. Weinandy ressalta que, “mais do que provável, a grande maioria da mídia e muitos outros teólogos e bispos continuarão a interpretar o documento original da maneira que, como Deus quis o judaísmo e o cristianismo, ele também quis outras religiões - ponto final" .
“Ainda persiste alguma falta de clareza”, ele diz, “já que o Papa Francisco não repudiou diretamente a declaração original como aparece no documento de Abu Dhabi. No final, ainda é bastante confuso e desnecessariamente.”
Aqui está a nossa entrevista com o padre Thomas Weinandy.

LifeSite: pe. Weinandy, recentemente, o Papa Francisco assinou um documento durante sua visita a Abu Dhabi, que afirmou que a “diversidade de religiões” é “desejada por Deus”. Quais são seus pensamentos sobre tal declaração?

Pe. Weinandy: Tem havido muita discussão nos últimos anos sobre a pluralidade de religiões no mundo. Tal discussão envolve o mérito de vários fundadores dessas religiões - como Buda, Maomé e Jesus. A motivação em torno dessas discussões teológicas e dos vários diálogos religiosos que freqüentemente os acompanham, em parte, brota do desejo de promover a compreensão mútua e o respeito entre as várias religiões do mundo. O Vaticano II encorajou tal compreensão e consideração mútuas. Então eu acho que o Papa Francisco foi igualmente motivado por esse desejo nobre. Ele queria afirmar o desejo da Igreja de que todas as religiões fossem respeitadas. Além disso, em relação ao Islã, Francisco queria promover uma amizade com o mundo islâmico, a fim de promover a liberdade religiosa dentro desse mundo, um mundo que é muitas vezes intolerante com outras religiões, particularmente o cristianismo. Eu também acho que ele queria minar algumas facções islâmicas que fomentam o terrorismo. Por causa do respeito mútuo pelas crenças religiosas um do outro, não há lugar para perseguição ou atos terroristas. Então eu acredito que o papa Francisco agiu com boas intenções. Ele estava tentando cumprir o que os pais do Vaticano II declararam em Nostra Aetate (Declaração sobre a Relação da Igreja com as Religiões Não-Cristãs). Cristãos e muçulmanos devem buscar “alcançar entendimento mútuo” para que juntos possam “preservar e promover a paz, liberdade, justiça social e valores morais” (# 3). O Papa Francisco, na audiência de quarta-feira desta semana, reiterou este ponto. “O que Deus quer é uma fraternidade entre nós e de uma maneira especial - esta é a razão desta jornada (para o Marrocos) - com nossos irmãos, que são filhos de Abraão como nós, os muçulmanos.”

O que o Vaticano II disse sobre a verdade contida em outras religiões que não o cristianismo? A questão da "verdade" levanta alguns problemas complicados?

Bem, novamente o Vaticano II queria ser justamente conciliador e respeitoso. Por isso, dizia que “a Igreja Católica não rejeita nada do que é verdadeiro e sagrado nessas religiões”. Ela fala de outras religiões tendo “um raio daquela verdade que ilumina todos os homens”. No entanto, o Concílio declarou que a Igreja tem o dever. proclamar que “Cristo é o caminho, a verdade e a vida” (João 14: 6). "Nele, em quem Deus reconciliou todas as coisas para si mesmo." (2 Coríntios 5: 18-19), os homens encontram a plenitude de sua vida religiosa”(# 2). Assim, enquanto as religiões não-cristãs podem possuir raios de verdade, o cristianismo ainda possui a plenitude da verdade e da vida em Jesus Cristo. Aqui algumas distinções adicionais estão em ordem.
Primeiro, exceto pelo judaísmo e cristianismo, todas as outras religiões são gnósticas. O que eu quero dizer com isso? Buda, Maomé ou os textos religiosos de outras religiões apenas fornecem conhecimento “religioso” sobre o que as pessoas devem fazer se quiserem viver “verdadeiras” vidas religiosas. Isso pode diferir de uma religião para outra, mas o princípio é o mesmo. Buda é acreditado para fornecer o conhecimento para obter uma vida religiosa adequada e Mohammad é acreditado para oferecer os meios pelos quais se pode promover e obter um relacionamento correto com Deus. O que deve ser notado é que uma vez que Buda ou Maomé fornece o “conhecimento”, sua importância cessa. Tendo fornecido o conhecimento necessário, seus seguidores precisam apenas obedecê-lo. Este não é o caso do judaísmo e do cristianismo.
Segundo, diferentemente das religiões gnósticas, dentro do judaísmo Deus não fornece simplesmente “conhecimento” previamente desconhecido, mas ele age distintamente de modo que o povo judeu agora é capaz, através do ato da aliança divina, de ter um relacionamento único com ele que os outros não compartilham. . Eles são o "povo escolhido" de Deus.
Terceiro, além disso, Jesus, como o Filho encarnado do Pai, é o cumprimento do que foi antecipado dentro do judaísmo. Através de sua morte e ressurreição salvadora, todos os que crêem nele agora podem ter um novo relacionamento com seu Pai através do Espírito Santo, um relacionamento que não era possível antes dos atos salvadores de Jesus. Os cristãos não recebem simplesmente novos “conhecimentos”, mas são recriados através da fé e do batismo, para permanecer em Cristo e colher os benefícios da salvação que Jesus traz - libertação do pecado e da morte, tornando-se filhos santos do Pai. o Espírito que habita em nós, para ressuscitar gloriosamente quando Jesus retornar no fim dos tempos. Note, e isto é absolutamente importante, Jesus realiza atos salvadores pelos quais um novo relacionamento com Deus é agora possível, e além disso, a importância de Jesus nunca cessa. Porque Jesus não nos dá simplesmente conhecimento, ele não é meramente um profeta cuja importância cessa quando a mensagem divina é dada. Pelo contrário, só temos comunhão com o Pai no Espírito Santo, se permanecermos nele como nosso Senhor e Salvador. Nós devemos viver continuamente no Cristo Jesus ressuscitado! Isto está de acordo com a eterna vontade do Pai de que todos estejam unidos a Cristo - coisas no céu e coisas na terra (veja Ef 1: 3-14). Além disso, Jesus, como o Salvador universal e o Senhor definitivo, é preeminente em todos os sentidos (veja Cl 1: 15-20). Somente em seu nome temos salvação (veja Atos 4:12). Porque o Filho de Deus se humilhou em se tornar homem, e em sua ainda maior humildade em morrer na cruz, o Pai, “portanto, altamente o exaltou, e lhe deu um nome“ acima de qualquer outro nome  tal que em seu nome “todo joelho deve se dobrar, no céu e na terra, e toda língua confessar que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" (Fp 2: 5-11). Jesus é único tanto quanto a quem ele é e quanto à maneira de salvação que ele alcança.

Então, é aqui que a declaração que o Papa Francisco assinou se torna problemática na sua opinião?

Eu fiz isso tão óbvio?! Sim, é precisamente nesta mensagem evangélica divinamente revelada que o documento assinado por Francisco é doutrinariamente grosseiro. Enquanto outras religiões, exceto o judaísmo, podem ter "raios" da verdade, somente o cristianismo tem a plena luz da verdade. Como o próprio Jesus declara: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). Nós devemos viver em Cristo, se quisermos viver na luz da verdade. Enquanto outras religiões podem ter raios de verdade, elas também contêm a escuridão do erro (exceto o judaísmo, que, embora não possua a plenitude da verdade, não contém nenhum erro). Essa escuridão só pode ser superada na plenitude da luz, a plenitude da verdade que é Jesus Cristo.

Durante a recente visita ad limina dos bispos do Cazaquistão a Roma, o bispo Athanasius Schneider levantou algumas dessas mesmas preocupações com o Papa Francisco. Ele queria fazer uma distinção entre “a vontade permissiva de Deus” e “a vontade positiva de Deus”. Você concordaria com esse tipo de distinção?

Sim, esta é uma distinção teológica tradicional. Deus pode permitir a existência de outras religiões, uma vez que elas surgem a busca humana natural por Deus; todavia, ele não os desejava como meios salvíficos de salvação. Embora essas religiões possam ajudar aqueles que mantêm suas crenças, essas crenças não são em si mesmas salvadoras. Um budista ou muçulmano pode alcançar a salvação, mas no final eles o fazem porque Jesus morreu por seus pecados e eles se elevarão para a glória somente porque Jesus é o seu Salvador e Senhor ressurreto. As únicas religiões que Deus desejou positivamente são o judaísmo e o cristianismo, pois ele mesmo fundou essas religiões por meio de suas próprias ações e revelações divinas positivas.

O Papa Francisco disse ao bispo Schneider que os documentos que ele assinou poderiam ser interpretados dessa maneira. Quais são seus pensamentos sobre o conteúdo do “esclarecimento particular” do Papa Francisco?

Acho que Francis está disposto a que pessoas, como o bispo Schneider, ou a mim, ou a muitos outros, forneçam ao documento essa interpretação. Ele fica feliz em deixar que os outros o interpretem dessa maneira porque, eu acho, ele reconhece que é uma interpretação legítima. Na verdade, na Audiência Geral desta semana, o Papa Francisco parece fazer isso. Ele disse: “Deus quis permitir isso: os teólogos escolásticos se referiam à voluntas permissiva [vontade permissiva] de Deus. Ele quis permitir essa realidade: existem muitas religiões; alguns nascem da cultura, mas olham sempre para o céu, olham para Deus”. Embora se refira à “vontade permissiva” de Deus em relação às outras religiões, o Papa Francisco não a contrasta com a “vontade positiva” de Deus. Ao contrário de outras religiões que são de origem humana, Deus positivamente quis e tão diretamente atuou na fundação do judaísmo e do cristianismo. O problema é que, mais do que provável, a grande maioria da mídia e muitos outros teólogos e bispos continuarão a interpretar o documento original da maneira que, como Deus desejava o judaísmo e o cristianismo, ele também queria outras religiões - ponto final. Ainda persiste alguma falta de clareza, uma vez que o Papa Francisco não repudiou diretamente a declaração original como aparece no documento de Abu Dhabi. No final, ainda é bastante confuso, e desnecessariamente, mas esse é o estado normal de jogo nos dias de hoje.
O que acho muito triste e escandalosamente perturbador é que, no meio disso tudo, Jesus está sendo insultado. Ele é reduzido ao nível de Buda ou Maomé quando na verdade ele é o amado Filho Messiânico do Pai, aquele em quem o Pai está bem satisfeito. Por fim, esse insulto é também um ataque ao Espírito Santo e ao próprio Deus Pai. "Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou" (Jo 5:23). Além disso, “Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, aquele que nega o Pai e o Filho. Ninguém que nega o Filho tem o Pai” (1 Jo 2: 22-23). Este insulto, este ataque a Jesus, seja intencional ou não, só pode agradar ao diabo e aos seus colaboradores terrestres.
Assim, embora eu acredite que o papa Francisco tenha sido bem intencionado ao assinar um documento como esse que afirma que Deus quis todas as religiões, sua ação tem conseqüências doutrinárias muito além do que ele pode ter imaginado ou desejado. O que podemos fazer? Podemos proclamar, de joelhos, com todos os santos que Jesus é o Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Último, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, e que seu único reino é o único. agora e será para sempre.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...