quinta-feira, 25 de abril de 2019

Você sabe quando o sexo cristão começou a se preocupar com sexo?

[periodistadigital]


Não é trivial (quando e por que a Igreja Católica impôs o celibato aos sacerdotes) Poucas das palavras de Jesus Cristo que sobreviveram à passagem do tempo referem-se ao sexo e ainda as autoridades cristãs têm estado muito preocupadas com a questão da moralidade sexual por quase dois milênios (Eles descobrem uma "igreja secreta" do cristianismo primitivo em uma lixeira Isis).
Nos últimos anos, os debates sobre a homossexualidade, o aborto, o divórcio, a contracepção e as respostas ao abuso sexual infantil dividiram os cristãos e causaram estragos na Igreja (você sabe por que o cristianismo progrediu, enquanto outras religiões falharam?).
Mas, se Jesus não teve muito a dizer sobre sexo, quando e de onde vieram os preceitos morais sexuais cristãos? (Eles recuperam depois de 500 anos essa Bíblia extremamente rara que "testemunha a história" do cristianismo).

O que a Bíblia diz sobre sexo?

Todos os cristãos confiam na Bíblia para estabelecer os ensinamentos e práticas.
A Bíblia contém o Antigo Testamento (a Bíblia Hebraica ou a Bíblia Hebraica) e o Novo Testamento (que consiste em quatro Evangelhos e cartas conhecidas como epístolas e atribuídas a Paulo de Tarso e outros escritores cristãos do primeiro século dC).
A partir desse material, o Antigo Testamento e as epístolas de Paulo foram fundamentais para moldar a ética sexual cristã.
Vários comentaristas cristãos e igrejas diferentes fizeram suas próprias interpretações e, às vezes, muito diferentes.
Aqui estão alguns exemplos de como passagens da Bíblia serviram para formular a posição na frente de questões sexuais.

Homossexualidade

  • Você não dormirá com um homem como com uma mulher; é uma abominação" Levítico 18:22
  • ...os homens, abandonando o uso natural da mulher, inflamaram-se em sua luxúria um com o outro, cometendo atos vergonhosos" Romanos 1:27
Jesus nunca mencionou a homossexualidade, mas passagens do Antigo Testamento e as cartas de São Paulo são freqüentemente usadas para denunciá-lo.
Até hoje, a Igreja Católica considera a homossexualidade um pecado mortal.
Entre as igrejas protestantes, a opinião é dividida. Alguns já não o veem como um pecado distinto de outras variedades de comportamento sexual, e outros pensadores preferem discutir o assunto com base na ênfase de Jesus no amor, fidelidade e compaixão.

Celibato

  • É bom que o homem não toque em uma mulher" 1 Coríntios 7: 1
O judaísmo, a religião de Jesus, tinha muito poucas coisas positivas a dizer sobre se abster completamente de fazer sexo.
A virada para o celibato no cristianismo veio mais tarde, em parte por causa dos comentários que aparecem em uma carta de São Paulo aos Coríntios.
Foi reafirmado a partir do segundo século, quando alguns homens e mulheres começaram a levar vidas no celibato como monges e freiras.

Casamento

  • O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua esposa, e os dois serão uma só carne (...) portanto, o que Deus uniu, não separe o homem" Mateus 19: 5-6
Mateus relatou que estas foram as palavras de Jesus louvando o casamento monogâmico e contra o divórcio.
No entanto, muito poucos cristãos teriam considerado celebrar seu casamento em uma igreja durante os primeiros mil anos da história cristã.
As coisas mudaram no século XI, quando o papa Gregório VII se submeteu ao casamento sob o controle da Igreja. Em 1184, o casamento foi declarado um sacramento (um sinal indissolúvel da graça de Deus), como o batismo e a santa comunhão.
Embora Jesus Cristo tenha fomentado a monogamia, ele também pregou o perdão acima de todas as coisas. Quando perguntada se uma adúltera deveria ser apedrejada, ela respondeu:
"Aquele que não tem pecado, seja o primeiro a atirar uma pedra" João 8: 7.

Contracepção

  • Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! Lucas 1:42
  • ...quando chegou à esposa do irmão, ele derramou seu sêmen no chão para não dar descendência. Mas o que ele fez foi ruim aos olhos do Senhor" Gênesis 38: 9
As tecnologias anticoncepcionais apresentaram novos problemas para a Igreja no século XX.
No início, tanto as igrejas católicas quanto as protestantes as condenaram, baseadas em passagens do Antigo e do Novo Testamento.
Mas nos anos 1930, a Comunhão Anglicana mundial relaxou suas regras e deixou de considerar a contracepção como um pecado.

Se Jesus não formulou os preceitos, quem fez isso?

Depois de quase 300 anos de perseguição dos fiéis de Jesus Cristo, o Império Romano sob Constantino adotou o cristianismo como sua religião oficial.
Mas a nova Igreja Latina não dependia apenas da Bíblia para estabelecer seus ensinamentos. Ele também procurou a orientação de teólogos e filósofos, alguns deles inspirados pela austera filosofia grega que celebrava o espírito acima do corpo.
A mais alta personalidade do cristianismo ocidental foi Agostinho de Hipona, um teólogo do século IV do que é hoje a Argélia, que reformulou radicalmente a visão cristã do sexo.
Agostinho argumentou que a luxúria do desejo sexual encorajou Adão a aceitar a proposta de Eva de provar o fruto proibido da Árvore da Sabedoria.
Assim, o desejo sexual foi associado às origens do pecado pela primeira vez.
Sua maneira de pensar talvez fosse responsável pelo extenso legado de confusão e ansiedade sobre o sexo na Igreja Ocidental.
A aliança declarada por Santo Agostinho entre sexo e pecado deixou muitos cristãos comuns com um sentimento de vergonha diante do desejo sexual e do ato de satisfazê-lo. Desafio às regras
A opinião de Santo Agostinho sobre assuntos sexuais unificou os cristãos por mais de mil anos e continua a ter influência em muitos setores até hoje.
No entanto, no século XVI a Alemanha aconteceu algo que desafiou radicalmente a ligação entre sexo e pecado original.

Uma revolução sexual

Começando em 1517, Martin Luther, o instigador da Reforma Protestante, rejeitou o ensinamento de Agostinho de que o sexo era pecaminoso.
Pelo contrário, ele declarou que o sexo entre um homem e uma mulher era um presente de Deus (enquanto confinado ao casamento).
Lutero denunciou a tradição católica segundo a qual todos os padres têm que ser celibatários, alertando que seus desejos sexuais podem acabar sendo canalizados em direções perigosas.
O teólogo frade encorajou os sacerdotes a se casarem e pregarem pelo exemplo. Ele negou que o casamento fosse um sacramento da Igreja. Se não fosse, então não era necessariamente indissolúvel, portanto o divórcio poderia ser aceitável (embora lamentável).

O legado de Lutero

Para Lutero, era a fé em Deus que traria perdão pelos pecados e salvação, não boas ações ou arrependimento pelo mal.
Isso levou à ênfase na misericórdia divina e no perdão, que nos tempos modernos tem sido usado para justificar perspectivas mais liberais em várias igrejas cristãs.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...