quarta-feira, 17 de julho de 2019

Cardeal Muller explica os erros do documento do Sínodo Amazônico

[infovaticana]

A InfoVaticana publica hoje, em colaboração com a mídia de todo o mundo e simultaneamente, a declaração que o cardeal Müller publicou analisando o Instrumentum Laboris do Sínodo para a Amazônia, que será realizado em Roma em outubro próximo.



"Porque ninguém pode lançar outro fundamento fora do já estabelecido, que é Jesus Cristo" (1 Cor 3, 11) Sobre o conceito de Revelação presente no Instrumentum Laboris do Sínodo para a Amazônia
Cardeal Gerhard Müller

1. Sobre o método Instrumentum Laboris (IL)

Ninguém poderia questionar a boa vontade daqueles envolvidos na preparação e implementação do Sínodo e sua intenção de fazer todo o possível para incentivar a fé católica entre os habitantes desta vasta região de paisagem fascinante.
A região amazônica representa para a Igreja e para o mundo "um pars pro toto, um paradigma, uma esperança para o mundo" (IL 37). Esta atribuição de sua tarefa já demonstra a idéia de um desenvolvimento "integral" de todos os homens na única casa que é a Terra, da qual a Igreja se declara responsável. Encontramos essa idéia de novo e de novo no Instrumentum Laboris (IL). O texto em si é dividido em três partes: 1) A voz da Amazônia; 2) Ecologia integral: o clamor da terra e dos pobres; 3) Igreja Profética na Amazônia: desafios e esperanças. Estas três partes são construídas de acordo com o esquema que a Teologia da Libertação também usa: ver a situação - julgar à luz dos Evangelhos - para atuar para estabelecer melhores condições de vida.

2. Ambivalência na definição de termos e objetivos

Como acontece frequentemente com textos que foram escritos por um grupo de trabalho, há sempre equipes de pessoas que têm um modo de pensar semelhante, no qual cada uma trabalha uma parte, o que resulta em algumas redundâncias tediosas. Se todas as repetições fossem eliminadas, o texto seria facilmente reduzido a metade, até menos.
No entanto, o problema principal não é a extensão excessiva do texto, mas o fato de que o significado dos termos-chave, usados ​​de forma inflacionária, não é esclarecido: o que é um caminho sinodal, o que é desenvolvimento integral, o que significa? uma Igreja samaritana, sinodal e aberta, ou uma Igreja de abertura, a Igreja dos pobres, a Igreja da Amazônia, etc.? Esta Igreja é distinta do Povo de Deus, ou deveria ser considerada meramente como a hierarquia do papa e dos bispos, ou é parte dela, ou é do lado oposto do povo? O povo de Deus é um termo sociológico ou teológico? Ou não é a comunidade dos fiéis que, juntamente com seus pastores, estão em peregrinação à vida eterna? Os bispos são aqueles que têm que ouvir o clamor do povo, ou é Deus que, assim como fez com Moisés durante a escravidão de Israel no Egito, agora diz aos sucessores dos apóstolos para conduzir os fiéis do pecado? e o mal do naturalismo e do imanentismo secular em direção à Palavra de Deus e aos sacramentos da Igreja?

3. Mudança na hermenêutica

A Igreja de Cristo foi entregue pelo seu Fundador, como se fosse matéria-prima, nas mãos de bispos e papas, para que estes, agora iluminados pelo Espírito Santo, pudessem reconstruí-lo, tornando-se um instrumento? atualizado para fins seculares também?
A estrutura do texto apresenta uma virada radical na hermenêutica da teologia católica. A relação entre a Sagrada Escritura e a Tradição Apostólica, por um lado, e o Magistério da Igreja, por outro, foi classicamente determinada de tal maneira que o Apocalipse está totalmente contido na Sagrada Escritura e Tradição, enquanto que a tarefa do Magistério é unificada. ao sentido de fé de todo o povo de Deus - interpretá-lo de maneira autêntica e infalível. Assim, a Sagrada Escritura e Tradição são os princípios constitutivos do conhecimento para a profissão católica de fé e sua reflexão teológico-acadêmica. O Magistério, por outro lado, é meramente ativo de maneira interpretativa e reguladora (Dei Verbum 8-10; 24). 
No caso da IL, no entanto, é exatamente o oposto. Toda a linha de pensamento se torna auto-referencial e circula em torno dos últimos documentos do Magistério do Papa Francisco, com algumas referências a João Paulo II e Bento XVI. Pouca menção é feita da Sagrada Escritura e quase nada aos Padres da Igreja, apenas de uma forma ilustrativa e para apoiar as convicções que já são preexistentes por outras razões. Talvez seja desejável mostrar especial lealdade ao papa, ou talvez se acredite que é possível evitar os desafios do trabalho teológico quando referências constantes são feitas a palavras-chave bem conhecidas e freqüentemente repetidas, o que os autores chamam, de forma justa desleixado, "o mantra de Francisco" (IL 25). Este elogio é levado ao extremo quando os autores acrescentam, depois de afirmar que "o tema ativo da inculturação são os próprios povos indígenas" (IL 122), a estranha formulação, a saber: "Como o Papa Francisco afirmou" A graça supõe a cultura”. Como se fosse ele quem descobrisse esse axioma, que é realmente um axioma fundamental da própria Igreja Católica. No original, a graça supõe a natureza, da mesma maneira que a fé supõe a razão (ver Santo Tomás de Aquino, S. a. Q.1 a.8). 
Além de confundir os papéis do Magistério, por um lado, e da Sagrada Escritura, por outro, o IL chega ao ponto de afirmar que existem novas fontes de Revelação. A IL 19 afirma: "Além disso, podemos dizer que a Amazônia - ou outro espaço territorial indígena ou comunitário - não é apenas um ubi (um espaço geográfico), mas também um quid, ou seja, um lugar de significado para a fé ou a experiência de Deus na história. O território é um lugar teológico de onde a fé é vivida, é também uma fonte peculiar da revelação de Deus. Esses espaços são lugares epifânicos onde se manifesta a reserva de vida e sabedoria para o planeta, uma vida e sabedoria que falam de Deus». Se aqui se declara que um determinado território é "uma fonte secular de revelação de Deus", então temos que afirmar que é um ensinamento falso, já que durante dois mil anos a Igreja Católica infalivelmente ensinou que a Sagrada Escritura e Tradição Apostólicas são as únicas fontes de Revelação e que nenhuma outra Revelação pode ser acrescentada ao longo da história. Como Dei Verbum afirma , "não devemos esperar por qualquer revelação pública" (4). A Sagrada Escritura e Tradição são as únicas fontes de Revelação, como Dei Verbum explica no n. 7: "Portanto, esta tradição sagrada e a Sagrada Escritura de ambos os Testamentos são como um espelho no qual a Igreja peregrina na terra contempla Deus, de quem ela recebe tudo, até que a palavra seja concedida a ela face a face." "A Sagrada Tradição, então, e a Sagrada Escritura constituem um único depósito sagrado da palavra de Deus, confiada à Igreja" (Dei Verbum 10). 
Para além destas afirmações e referências desconcertantes, a organização Rete Ecclesiale Panamazzonica (=REPAM) - encarregada da preparação da IL, sob a qual foi fundada em 2014 -, bem como os autores da chamada Teologia Indiana, Eles costumam citar-se. 
É uma sociedade fechada de pessoas com o mesmo ponto de vista sobre o mundo, como pode ser facilmente visto na lista de nomes dos encontros pré-sinodais que ocorreram em Washington e Roma, que contém um número desproporcionalmente grande de europeus fala alemão.
Eles são imunes a objeções sérias porque podem basear-se apenas no dogmatismo e doutrina monolíticos, ou no ritualismo (IL 38; 110; 138), bem como em um clericalismo que é incapaz de diálogo (IL 110), e no pensamento rígido dos fariseus e orgulho da razão dos escribas. Raciocinar com essas pessoas seria uma perda de tempo e um esforço fútil. 
Nem todos têm experiência com a América do Sul e estão presentes apenas porque seguem a linha oficial e controlam as questões do caminho sinodal que foram realizadas pela Conferência Episcopal Alemã e pelo Comitê Central dos Católicos Alemães (abolição do celibato, acesso das mulheres ao sacerdócio e posições-chave contra o clericalismo e o fundamentalismo, para adaptar a moralidade sexual revelada à ideologia de gênero e à apreciação das práticas homossexuais). 
Estive em serviço no campo pastoral e teológico no Peru e em outros países por quinze anos consecutivos, a cada dois ou três meses. Eu estava principalmente em paróquias e seminários sul-americanos, então meu julgamento não tem uma perspectiva meramente eurocêntrica, como alguns gostariam de me censurar. 
Todos os católicos concordarão com uma importante intenção do IL, a saber: que os povos da Amazônia não continuem sendo objeto de colonialismo e neocolonialismo, sujeitos a forças que só pensam em lucro e poder, em detrimento da felicidade e da felicidade. a dignidade dos outros. É claro para a Igreja, para a sociedade e para o Estado que as pessoas que vivem lá - especialmente nossos irmãos e irmãs católicos - são iguais e livres em suas vidas e trabalho, sua fé e sua moralidade, e essa é nossa responsabilidade comum. Deus Mas como isso pode ser alcançado? 

4. O ponto de partida é a Revelação de Deus em Jesus Cristo 

Sem dúvida, o anúncio do Evangelho é um diálogo, que corresponde à Palavra (= Logos) de Deus dirigida a nós e à nossa resposta no dom gratuito da obediência à fé ( Dei Verbum 5). Porque a missão vem de Cristo, o Deus-Homem e porque Ele passou Sua Missão do Pai para Seus Apóstolos, as alternativas da abordagem dogmática "de cima" para a abordagem pedagógico-pastoral "de baixo" não têm significado, apenas se for rejeitada o "princípio divino-humano do caso pastoral" (Franz Xaver Arnold). 
Mas o homem é o destinatário do mandato universal missionário de Jesus (Mateus 28, 19), "o mediador universal e único da salvação entre Deus e toda a humanidade" (João 14, 6; Atos 4, 12, 1 Tim 2, 4 sig.) E o homem pode refletir, com a ajuda da razão, sobre o significado da vida entre o nascimento e a morte, e sua vida é abalada pelas crises existenciais da existência humana, e ele coloca sua esperança, em vida e morte, em Deus, a origem e meta de todo ser. 
Uma cosmovisão com seus mitos e o ritual mágico da Mãe «Natureza», ou seus sacrifícios aos «deuses» e espíritos que nos causam grande medo, ou nos tentam com falsas promessas, não podem ser uma abordagem adequada para o vinda do Deus Triúno em Sua Palavra e em Seu Espírito Santo. Muito menos pode ser uma abordagem com uma visão científico-positivista de uma burguesia progressista que aceita o cristianismo como um confortável vestígio de valores morais e ritos civil-religiosos. 
Sejamos sérios, devem o conhecimento da filosofia clássica e moderna, os Padres da Igreja, a teologia moderna e os conselhos para a cosmovisão da Amazônia e a sabedoria dos ancestrais serem substituídos na formação de futuros pastores e teólogos? com seus mitos e rituais? 
Se a expressão "cosmovisão" significa apenas que todas as coisas criadas são interdependentes, é um tópico. Devido à união substancial de corpo e alma, o homem está na encruzilhada do tecido do espírito e da matéria. Mas a contemplação do cosmos é apenas a ocasião para glorificar a Deus e seu maravilhoso trabalho na natureza e na história. O cosmos, no entanto, não precisa ser adorado como Deus; somente o Criador deve ser. Não nos ajoelhamos perante o enorme poder da natureza e diante dos "reinos do mundo e da sua glória" (Mateus 4, 8), mas somente diante de Deus: "Ao Senhor, vosso Deus, adorarás e ele só adorará" (Mateus 4). 10). Foi assim que Deus rejeitou o sedutor diabólico no deserto. 

5. A diferença entre a encarnação da palavra e a inculturação como caminho de evangelização 

"Teologia e ecoteologia indianas" (IL 98) são uma invenção dos românticos sociais. Teologia é o entendimento (intellectus fidei) da Revelação de Deus em Sua Palavra na Profissão de Fé da Igreja, e não uma mistura nova e contínua de sentimentos do mundo e visões de mundo ou constelações religiosas-morais. do sentimento cósmico tudo-em-um, a mistura dos sentimentos do próprio eu com os do mundo (hen kai pan). Nosso mundo natural é a criação de um Deus pessoal. Fé no sentido cristão é, portanto, o reconhecimento de Deus em Sua Palavra Eterna que se tornou Carne: é a iluminação do Espírito Santo para que reconheçamos Deus em Cristo. Com fé, comunicamos as virtudes sobrenaturais da esperança e da caridade. É assim que nos entendemos como filhos de Deus, que, por meio de Cristo, chama Deus no Espírito Santo, Abba, Pai (Rm 8, 15). Colocamos nossa confiança Nele, e Ele nos converte em Seus filhos, livres do medo das forças elementais do mundo e aparências demoníacas, deuses e espíritos, que com malícia nos aguardam na natureza imprevisível das forças materiais do mundo. 
A Encarnação é um fato único na história que Deus determinou livremente com Seu desejo universal de salvação. Não é uma inculturação, e a inculturação da Igreja não é uma encarnação (IL 7; 19; 29; 108). Não foi Irineu de Lião, no seu V livro sobre Adversus haereses (IL 113), mas Gregory Nazianzen que formulou o princípio: "quod non est suppositumum non est sanatum - o que não é assumido não é redimido" (Ep.110, 32). O que a plenitude da natureza humana significa contra o que foi afirmado por Apolinário de Laodicéia (315-390), que achava que o Logos na Encarnação só assumia uma natureza, sem alma humana. Por esta razão, a seguinte frase é totalmente abstrusa: "A diversidade cultural exige uma encarnação mais real para assumir diferentes modos de vida e culturas". (IL 113) 
A Encarnação não é o começo de uma adaptação cultural secundária, mas o princípio principal da salvação concreta na "Igreja como sacramento de salvação do mundo em Cristo" (Lumen Gentium 1, 48), na profissão de fé da Igreja, nos seus sete sacramentos e no seu episcopado com o papa à frente, na sucessão apostólica. 
Os ritos secundários das tradições do povo podem ajudar a inculcar a cultura dos sacramentos, que são os meios de salvação instituídos por Cristo. No entanto, eles não podem ser independentes porque, por exemplo, os costumes conjugais podem repentinamente se tornar mais importantes do que a Palavra-Sim ["Ja-Wort"], constitutiva do Sacramento do casamento. Os sinais sacramentais instituídos por Cristo e pelos apóstolos (símbolos de palavra e material) não podem ser alterados a qualquer preço. O batismo é validamente administrado somente se for em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e com água natural. E na Eucaristia, pão feito de trigo e vinho feito de uvas não pode ser substituído por comida local. Fazer isso não seria inculturação, mas uma interferência inadmissível no desejo de Jesus como fundador ["Stiftungswillen"] e também destruiria a unidade da Igreja em seu centro sacramental. 
Quando a inculturação se refere à celebração secundária externa do culto divino e não aos sacramentos - que é ex opere operato, através da presença viva de Cristo, o fundador e o verdadeiro doador da graça nestes sinais sacramentais - então o A seguinte frase é escandalosa, ou no mínimo, imprudente: "Sem esta inculturação, a liturgia pode ser reduzida a uma 'peça de museu' ou 'uma possessão de poucos'". (IL 124) 
Deus não é apenas em todos os lugares e presente da mesma forma em todas as religiões, como se a Encarnação fosse apenas um fenômeno típico do Mediterrâneo. De fato, Deus como o Criador do mundo está presente como um todo e em todo coração humano individualmente. (Atos 17, 27 e segs.) Mesmo que os olhos do homem sejam frequentemente cegados pelo pecado, e seus ouvidos sejam surdos para o Amor de Deus. Mas Ele vem através da Revelação de Si mesmo na história de Seu povo escolhido, Israel, e vem a nós em Seu Verbo Encarnado e no Espírito que infundiu em nossos corações. Esta auto-comunicação que Deus faz como Graça e vida de cada homem é difundida no mundo através da proclamação da Igreja da sua vida e da sua adoração, isto é, através da missão no mundo segundo o mandato universal que recebeu de Cristo.
Contudo, Ele antecipa e trabalha com a ajuda da Graça nos corações daqueles homens que ainda não O conhecem expressamente e pelo Seu nome, de modo que, quando eles ouvem sobre Ele na proclamação apostólica, eles podem identificá-lo como o Senhor. Jesus, no Espírito Santo (1 Cor 12, 3). 

6. O critério de discernimento: a comunicação histórica de Deus em Jesus Cristo 

O que falta na IL é um claro testemunho da comunicação de Deus no verbum incarnatum, da sacramentalidade da Igreja, dos Sacramentos como um meio objetivo da Graça em vez de meros símbolos auto-referenciais, do caráter sobrenatural da Graça, de modo que a integridade do homem não consiste apenas na unidade com uma bio-natureza, mas na Filiação Divina e na plena comunhão da graça com o Espírito Santo e, portanto, no fato de que a vida eterna é a recompensa pela conversão a Deus, a reconciliação com Ele e não apenas com o meio ambiente e nosso mundo compartilhado. 
O desenvolvimento integral não pode ser reduzido apenas ao suprimento de recursos materiais. Porque o homem recebe sua nova integridade somente pela perfeição na graça; agora no Batismo, pelo qual nos tornamos novas criaturas e filhos de Deus, e um dia na Visão Beatífica na comunidade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo e em comunhão com Seus santos (1 João 1). , 3; 3, 1 e seguinte.)
Em vez de apresentar uma abordagem ambígua com uma vaga religiosidade e uma tentativa fútil de transformar o cristianismo em uma ciência da salvação sacralizando o cosmos e a biodiversidade da natureza e da ecologia, temos que olhar para o centro e a origem de nossa fé: "Deus disponibilizou em sua sabedoria para revelar-se e tornar conhecido o mistério da sua vontade, através da qual os homens, através de Cristo, encarnam a Palavra, tenham acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornem consortes da natureza divina.» (Dei Verbum 2).
Traduzido para InfoVaticana pela Verbum Caro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...