segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Uma legião de almas nos apoia na batalha

[corrispondenzaromana]
Por Roberto de Mattei


À medida que progredimos ao longo dos anos, aumenta o número de pessoas que conhecíamos e que terminam sua vida terrena antes de nós. Qual será o seu destino eterno? Somente Deus conhece o destino final das almas, mas é verdade que um bom número daqueles que morrem em estado de graça sofrem as penalidades do Purgatório enquanto aguardam sua entrada na glória última do Paraíso. Essas almas formam a Igreja purgativa, que, juntamente com os militantes e os triunfantes, formam a única Igreja de Cristo. De fato, Santo Agostinho declara: "Tota enim in Christo Ecclesia unum corpus est" (Enarr. No Ps, 148, PL, 51, 423): "Toda a Igreja constitui um único corpo em Cristo". O Corpo Místico de Cristo é o fundamento da comunhão dos santos, que abrange as três igrejas: o militante, o purgativo e o triunfante, formados respectivamente por aqueles que lutam na Terra, aqueles que se purificam no Purgatório e aqueles que Eles tiveram sucesso e estão no céu. Esta Cidade de Deus se opõe à do Diabo, que carece de purgatório e é composta exclusivamente por condenados e por aqueles que na Terra militam nas fileiras de Satanás diante das de Cristo. Assim, a Igreja se alinha no campo de batalha, juntamente com os anjos e santos do Céu, uma legião de armas purgativas que podem desempenhar um papel decisivo no combate mencionado. Eles não podem fazer nada por si mesmos, mas podem fazer muito por nós intercedendo em oração.
Santo Agostinho explica que os falecidos não conhecem as coisas humanas no momento em que ocorrem, mas podem conhecer atos passados, presentes e futuros, seja pela revelação divina, seja por meio de anjos ou almas que chegam ao Purgatório. Quando eles deixam este mundo. Assim, os falecidos participam dos assuntos terrestres, não por sua natureza, mas em virtude do poder de Deus. Deus é o meio pelo qual podemos nos comunicar com os falecidos e eles conosco (Mons. Antonio Piolanti, Mistério da Comunidade dos Santos, Desclée, Roma 1957, pp. 317-318). São Gregório Magno, a quem devemos o costume providencial das massas gregorianas, conta em seus diálogos visões e episódios em que as almas dos mortos pedem sufrágio e fazem com que entendam que, graças a elas, são libertadas de suas tristezas. St. Thomas, nos 14 artigos da 71ª questão do Suplemento à Soma Teológica, examina minuciosamente a questão dos sufrágios. Tendo demonstrado sua realidade através das Escrituras Sagradas, dos Pais, dos costumes da Igreja e dos argumentos da razão, ele explica que, dos que passaram pela eternidade, somente as almas que purgam podem ser ajudadas por nossos sufrágios. Na realidade, uma vez que essas almas ainda não chegaram ao seu destino final, ainda estão em um estado de viajantes e não chegaram ao seu fim. Os vivos podem ajudá-los a limpar suas tristezas e, assim, pagar suas dívidas à justiça divina. Santa Missa, esmolas, orações e indulgências são meios práticos de pagar as dívidas daqueles que sofrem almas. As almas do Purgatório são confirmadas na graça, seguras de sua salvação eterna. Eles sofrem, mas aceitam seus sofrimentos com alegria. «A alma sofre como sofrem os santos da Terra, totalmente unida à vontade divina e, poder-se-ia dizer, cheia de alegria por toda a culpa que é purgada pelo fogo doloroso, e aumenta seu amor e seus suspiros a Deus, que é amor infinito» (Don Dolindo Ruotolo, Chi morrà vedrà ... Il Purgatorio e il Paradiso, Casa Mariana, Frigento 2006, p. 42).
O purgatório não é apenas um estado, mas como o inferno, é um lugar, e o fogo que atormenta as almas não é um fogo alegórico, mas real. Quem nega a existência do Purgatório, afirmou Santo Tomás contra os hereges de seu tempo, "vai contra a autoridade da Igreja e incorre em heresia" (IV Sent., D. 21, q. 1, a. 1, sol. 1)
Desde os primeiros tempos, os fiéis sempre foram fortemente convencidos da intercessão das almas purgativas. Em 1891, uma epígrafe foi encontrada em Santa Sabina, em Roma: «Sótão, descanse em paz, seguro de sua salvação. Orem fortemente por nossos pecados». Outra inscrição, desta vez nas catacumbas de San Calixto, diz: "Januaria, aproveite o lanche e reze por nós".
A Igreja ora desde a sua origem para que o falecido fique livre das penas do Purgatório. Portanto, o catecismo de São Pio X afirma que os santos recebem nossas orações, os mortos, nossos sufrágios, e todos nós nos beneficiamos de sua intercessão diante de Deus. Toda vez que nos comprometemos com as orações de alguém ou garantimos as nossas, afirmamos uma grande verdade de fé: a da comunhão dos santos. Nossos bens sobrenaturais podem ser compartilhados com os outros, assim como Deus se comunica conosco. Por esse motivo, é importante procurar também a ajuda e a proteção das almas no Purgatório. Eles são gratos a nós e suas orações incessantes nos proporcionam imensos benefícios, tanto para a vida espiritual quanto para a corporal. Devemos não apenas implorar por nossos entes queridos e pessoas mais próximas a nós, mas também por aqueles de nós que foram vítimas de mal-entendidos ou calúnias ou que lutaram conosco, pois, se eles morreram na graça de Deus, atualmente vivem em caridade divina. Se ontem foram nossos adversários, hoje eles nos amam, e devemos amá-los, porque a lei do Corpo Místico é caridade. Na encíclica Mirae caritatis de 28 de maio de 1902, Leão XIII escreveu: «A Comunhão dos Santos não passa de uma participação recíproca de ajuda, expiação, orações, benefícios entre os fiéis que estão ou desfrutam da alegrias de triunfo na pátria celestial, ou sofrendo as penas do purgatório, ou ainda peregrinação na Terra; dos quais é uma única cidade, cuja cabeça é Jesus Cristo e cuja forma é a caridade». A Igreja é a união de muitos homens ligados entre si pela mesma caridade. E a caridade, o amor cristão, é o que gera uma relação de solidariedade e interdependência entre nós e nossos irmãos, para formar o mesmo Corpo Místico sob o mesmo Chefe: Jesus Cristo. O vínculo da caridade não rompe com a morte e atualmente une os defensores da boa causa, que enfrentam o exército do mal, que chegou a ser introduzido até no Santo Lugar. Juntamente com os coros angélicos, invocamos a ajuda de almas que não chegaram imediatamente ao Paraíso, mas que possuem o dom da perseverança final e, no meio de seus sofrimentos, têm a certeza de sua salvação eterna. Imploramos sua intercessão para que o Senhor também nos conceda o dom de perseverar na luta, e especialmente no último momento de nossas vidas.
Santo Agostinho nem exclui a possibilidade de que alguns mortos sejam enviados aos vivos (De cura pro mortuis gerenda, 15, 18; PL 40, 605-606). A rainha Claudia da França, esposa de Francisco I, depois de morrer com apenas 24 anos em 20 de julho de 1524, apareceu mais de uma vez à Beata Catarina de Racconigi para anunciar a invasão da Itália pelos franceses, derrotar e captura do marido e, finalmente, sua libertação, graças às orações do santo (Pier Giacinto Gallizia, Vita della ven. suor Caterina de'Mattei, Chiamata B. Catterina de Racconigi, Mairese,
Torino 1717, p. 101) Não é um caso isolado. Deus pode permitir que uma alma que triunfou e está no Céu ou sofra no Purgatório se torne visível na Terra para incentivar os filhos da Igreja militante. E isso pode acontecer novamente no decorrer dos testes que estão por vir.
As almas ainda não purificadas de muitos que defenderam a Igreja em disputas teológicas ou nos campos de batalha das Cruzadas hoje apóiam aqueles que as aliviou na batalha contra o antigo inimigo. Acies ordinata é uma formação de almas militantes, purgativas e triunfantes, unidas para reivindicar a honra da Igreja, a glória de Deus e o bem das almas. A bandeira do engate está aberta para quem deseja se alistar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...