sexta-feira, 3 de abril de 2020

Teólogo do Vaticano: Pandemia é o castigo de Deus por "infidelidade" dos principais pastores católicos

A pandemia do COVID-19 é um 'aviso aos homens da Igreja' que traíram os ensinamentos de Cristo


Papa Francisco recebe estátua de Pachamama nos jardins do Vaticano durante cerimônia indígena, Roma, 4 de outubro de 2019.

Por Martin Bürger
 
 
O padre e teólogo italiano Nicola Bux identificou os pecados na Igreja e os pecados do mundo como a raiz da pandemia atual e seus efeitos no cotidiano dos católicos. Como o arcebispo Viganò e o bispo Schneider, o ex-consultor da Congregação para a Doutrina da Fé caracterizou o COVID-19 como um castigo de Deus. Em uma longa declaração publicada como um vídeo no YouTube em 24 de março, bem como por Chiesa e post concilio por escrito, Bux disse que “podemos ler esse vírus como 'um sinal dos tempos', no sentido acima de tudo de um aviso. Para o mundo."
“Agora devemos nos abster, como punição”, explicou, “de tantos abraços e tantos relacionamentos, mesmo contra a natureza. Desafiamos a lei natural e cometemos pecados que clamam ao céu por vingança.”
“E a infidelidade e a indiferença daqueles que vivem no ateísmo prático e postulam uma natureza emancipada de Deus”, perguntou Bux. “E depois adultério, abortos, divórcios. Nós violamos os direitos de Deus e colocamos no lugar deles os do homem.”
Falando especificamente sobre os pecados na Igreja, Bux começou mencionando a idolatria, que ele chamou de "o pecado mais grave".
“Nós cedemos à idolatria... ajoelhando-nos diante de montes de terra e adorando estátuas idólatras, mesmo na Basílica de São Pedro. Transformamos igrejas em abrigos e pousadas quando tínhamos instalações muito melhores para acomodar os pobres e os migrantes. Esquecemos o que é uma igreja e por que ela é dedicada com rito solene. Cometemos abusos, profanações na liturgia sagrada e deformações insuportáveis, insultos e irreverência, chegamos ao ponto de dizer que a graça de Deus pode coexistir com uma situação de pecado habitual, autorizando comunhões sacrílegas dadas a pecadores impenitentes.”
Bux continuou: “Semeamos confusão entre o povo de Deus, com a coexistência dos dois papas e incentivamos a entrega dos fiéis às autoridades civis de estados ateístas como a China. O aviso de Paulo VI ressoa sobre a auto-demolição da Igreja. O ateísmo e a perda de fé se enraizaram entre os homens da Igreja? ” Como tal, a pandemia do COVID-19 é "um aviso aos homens da Igreja, que, em nome de 'mudança de paradigma', subordinam os ensinamentos de Cristo à realidade do mundo".
“Eles dizem que não entendem princípios não negociáveis. Eles consideram a desigualdade e não o pecado como a raiz dos males sociais. Eles permitiram a cena gnóstica e neopagã na fachada de São Pedro. Eles abandonaram a missão do Evangelho e a necessidade de conversão, a favor de um diálogo complacente com as religiões... Apresentaram Lutero como remédio para a Igreja. Eles endossaram a ética da situação em vez de princípios morais.”
Com o surto da pandemia de COVID-19, que ainda afeta especialmente a Itália, muitos dos problemas e males foram interrompidos repentinamente.
“Agora, o Papa, tão preocupado com o 'povo', permaneceu sem pessoas. Os padres, tão intoxicados pela participação, estão sem os fiéis. Os fiéis, tão acostumados às liturgias comunitárias, sofrem abandono.”
A maioria dos católicos, explicou Bux, "não foi treinada em adoração, lembrança de joelhos, oração pessoal em segredo, onde somente o Pai nos vê".
"As igrejas são desoladas, fiéis e pastores agora são exilados", disse o teólogo.
Bux apontou a dificuldade que muitas pessoas têm com a idéia de um Deus que pune. Até o século anterior, as procissões eram realizadas e os votos eram feitos para que os castigos parassem, ele lembrou.
“Hoje, a palavra 'castigo' provoca escândalo mesmo entre os clérigos, porque eles esqueceram que, no início da história do mundo, depois do amor, há pecado, raiva e julgamento.”
"É verdade que, em Jesus Cristo, adoramos o mistério do amor divino que, com paciência e misericórdia, obtém a conversão do pecador", disse Bux. No entanto, "ignorância, praga, fome, guerra, sofrimento e morte revelam ao homem sua situação como pecador".
Bux então implorou a Deus que livrasse seu povo da "ira do julgamento".
“Grande é o nosso pecado, mas maior é o seu amor. Tire nossos pecados para a glória do seu nome. Na intimidade da alma, nós nos prostramos e imploramos misericórdia divina. Da ira do julgamento, livrai-nos ... perdoe nossos erros, cure nossas feridas, guie-nos com sua graça para a vitória da Páscoa”, orou Bux.
O teólogo e estudioso litúrgico concluiu chamando o castigo de "providencial", esperando que desse frutos.
 

Fonte - lifesitenews

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...