domingo, 5 de abril de 2020

Saúde e salvação

Parafraseando as palavras de Jesus Cristo, poderíamos nos perguntar o que é o homem encontrar a vacina contra o coronavírus para salvar seu corpo, se ele perder sua alma.
O ponto é que o homem moderno perdeu de vista essa perspectiva, porque perdeu o senso de pecado.




Por Amato, Av. Gianfranco
 
 
Muitos clérigos estão rezando para que os cientistas encontrem uma vacina contra o coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 em breve.
Mas se a oração fosse limitada a isso, seria de fato um problema do ponto de vista da fé. Um padre me indicou que, mesmo que a ciência também descobrisse a vacina e continuasse a cometer pecados, surgiriam outras pandemias piores, como demonstrou o segredo de Fátima na profecia da Segunda Guerra Mundial.  
O verdadeiro problema, talvez, é a salvação de nossa alma, que muitos católicos hoje tendem a esquecer. Realmente corremos o risco de seguir um caminho morto se, como crentes, nos limitamos a orar a Deus apenas para parar o coronavírus. Certamente, o primeiro pedido imediato e instintivo de ajuda que o coração humano consegue gritar em uma emergência é salvar a vida. É pedir a Deus uma maneira de parar a pandemia que está flagelando o mundo interno. Mas não pode ser apenas isso. Como Mons. Crepaldi, arcebispo de Trieste, o termo latino "salus" significa saúde, no sentido sanitário do termo, e também significa salvação, no sentido ético-espiritual e, sobretudo, religioso; a experiência atual do coronavírus mais uma vez atesta que os dois significados estão interconectados. É por isso que não devemos esquecer a importância de salvar a alma, assim como o corpo.  
E dizer que os cristãos conhecem muito bem a advertência de seu Mestre: «Quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Que vantagem o homem terá se ganhar o mundo inteiro e depois perder a alma? Ou o que o homem pode dar em troca de sua alma?" (Mt 16, 25-26).
Parafraseando as palavras de Jesus Cristo, poderíamos nos perguntar o que é o homem encontrar a vacina contra o coronavírus para salvar seu corpo, se ele perder sua alma.
O ponto é que o homem moderno perdeu de vista essa perspectiva, porque perdeu o senso de pecado.
Um dos maiores papas do século XX, Pio XII, o profetizara lucidamente, quando, em 26 de outubro de 1946, na mensagem de rádio transmitida na conclusão do Congresso Catequético dos Estados Unidos, realizado em Boston, ele anunciou que "talvez o maior pecado do mundo hoje seja: os homens começaram a perder o sentido do pecado". (Discursos e mensagens de rádio, VIII, p. 288). No século XXI, podemos dizer com segurança que esse sentido foi definitivamente perdido. O homem do nosso tempo vive uma espécie de "anestesia da consciência". Ele ainda pode ter um vago sentimento de culpa, um complexo de culpa, mas não é mais um sentimento de pecado. Tudo isso porque Deus desapareceu do horizonte da sociedade
É o pecado, não o coronavírus, que produz a única infecção verdadeira que devemos temer, isto é, a que mata a alma. E essa infecção, hoje, também é propagada pelas leis injustas contrárias aos mandamentos de Deus, que os homens ostentam como conquistas da modernidade, ou pelo que alguns clérigos gostam de chamar de "atualizações pastoral-doutrinais exigidas por uma fé em sintonia com os vezes."
É por isso que a verdadeira vacina deve ser encontrada primeiro contra leis injustas, que clamam por vingança na presença de Deus, como as sobre aborto, eutanásia, inseminação artificial, sobre as regras para combater a chamada "homofobia", na ideologia de gênero.
Se os cristãos não entendem isso ou, pior ainda, aprovam as leis injustas, se não conseguem mais reagir diante das manifestações cada vez mais numerosas de blasfêmias e sacrílegas, se despreocupam o pecado da idolatria, se afirmam que o sexto mandamento não é mais um pecado mortal, além de não esquecer o preceito festivo, se eles admitem mais coexistência uxorio, divórcio, se afirmam que não devemos mais falar de pecado, mas apenas de "complicações" e "fragilidade", bem, então eles não deveriam se surpreender se Deus ele responde que não pode ajudá-los, e se não resta mais nada a não ser o que o Profeta Daniel chamou de "abominação da desolação".
E, no entanto, os cristãos conhecem o aviso de Jesus: "Vá e de agora em diante, não peque mais!" (Jo 8:11).
Se a consciência do pecado é perdida, tudo é reduzido a uma dimensão material, e a morte física aterroriza mais que a morte espiritual. É o que se vê nestes dias de pandemia, também, infelizmente, entre muitos cristãos. Mas se eles não sabem mais como testemunhar a diferença, para que servem? Eles correm o risco de se tornarem como o "sal sem gosto" evangélico, que não serve para nada "nisi ut mittatur foras et conculcetur ab hominibus" (Mt 5:13 ).
Quando o Filho do Homem voltar à Terra, ele ainda encontrará fé? Os cristãos devem sempre manter essa questão em mente, conscientes da imensa responsabilidade que têm de manter viva a chama da verdade até o retorno de Cristo.
Anos atrás, Mons. Luigi Giussani queria recuperar grande parte da literatura católica censurada pela hegemonia marxista que domina o cenário cultural italiano desde o pós-guerra. Giussani convenceu a editora do BUR a estabelecer uma série chamada Os livros do espírito cristão. Entre as várias pérolas, uma que eu li com prazer: o romance Morte, onde está sua vitória? pelo escritor católico Henri Daniel-Rops (1901-1965), acadêmico da França. Nesse romance, Daniel-Rops fez um de seus personagens, o abade Pérouze, dizer as seguintes palavras: «A única vida é a que nos chega da luta pela nossa alma (...).
Os homens de hoje desprezam essa verdade (...), baniram o pecado de suas vidas e de seus livros e, por esse motivo, acabaram em um rio lamacento onde, sem saber, suspiram e se afogam».
Esperamos que todos, crentes e não crentes, nas dramáticas circunstâncias impostas pela emergência pandêmica do Covid-19, possam recuperar a consciência da necessidade de se reconhecer humildemente como pecadores, a fim de salvar a alma antes mesmo do corpo. 
 




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...