segunda-feira, 11 de maio de 2020

Porque Deus pode querer esconder seu rosto de nós

O pecado pode remover a face de Deus que é manifestada nos sacramentos. Pensamos em injustiças sociais, em comunhões sacrílegas, na partida da missa dominical, por diversão ou trabalho, por desvios sexuais, por aborto, por eutanásia, por desequilíbrios doutrinários, por absolvição de não-pecadores. arrependido em abusos litúrgicos. Provavelmente Deus disse: "Basta!" Tudo isso também envolve inocentes, mas não por acaso ...



Por Riccardo Barile
 

Há avaliações e reações no Covid-19 relacionadas à experiência humana que os cristãos compartilham seguindo a regra: “Examine tudo; sustenta o que é bom.” (1 Tes. 5:21). Depois, há avaliações da fé de apenas cristãos, por exemplo, vivendo o Covid-19 como uma oportunidade de praticar a exortação de Jesus: “Se alguém quiser vir atrás de mim, negue a si mesmo, tome sua cruz todos os dias, e segue-me.” (Lc 9:23), na confiança de que Jesus Cristo redimirá cada cruz e florescerá solidariedade, serviço e justiça para com os mais fracos.

Nesse comprimento de onda está o enigma e a dor das celebrações inacessíveis. E aqui os pontos de vista podem ser diferenciados: uma coisa é a razão de ficar em casa e acompanhar as celebrações e orações na televisão ou na Internet; Outra é, como sacerdote e religioso como aquele que assina, para raciocinar, muitas vezes indo à igreja e vendo-a vazia por horas.
Vendo o navio com bancos vazios todos os dias, uma pergunta preocupante costumava surgir em meu coração: Deus está escondendo seu rosto? Sim, os padres podem ir à igreja sempre que quiserem e celebrar a Missa e a Liturgia das Horas todos os dias, mas "outros"? A questão é preocupante apenas para aqueles que têm fé e confiança na Bíblia e requerem alguma explicação.
Comecemos pelo homem e pelo aforismo de Cícero († 51 aC): "Imago animi vultus, índices oculi, o rosto é a imagem da alma e os olhos são indicadores seguros" (De oratore 3, 59, 221 ) Sir 13:25 ecoou: "O coração de um homem muda de rosto tanto para o bem quanto para o mal." (Sir 13:25). Assim, na Bíblia, o rosto representa a pessoa e suas decisões profundas: "Percebo pelo rosto de seu pai que ele não é mais como antes comigo." (Gn 31.5); "Agora, deixe-me morrer, já que vi seu rosto." (Jacó, a seu filho José: Gn 46:30); "Toda a terra procurou ver a face de Salomão." (1 Reis 10:24), etc.
É verdade que Deus disse a Moisés: “Você não poderá ver meu rosto; porque o homem não me verá e viverá.” (Êx 33, 20) e ninguém pode entender Deus completamente, exceto o próprio Deus. Mas também é verdade que Deus, na linguagem das Escrituras, assumiu a imagem humana do rosto para nos contar sobre si mesmo e sobre os relacionamentos que ele estabelece ou trunca conosco. Em primeiro lugar, as relações de amizade e proteção: "Minha presença irá com você." (Êxodo 33:14), assegura Deus no deserto. Então "Deus falou com Moisés cara a cara, como alguém falando com um amigo." (Êxodo 33:11) e não apenas com Moisés, mas com todo o povo: "O Senhor falou cara a cara com você no meio da montanha de fogo.” (Deuteronômio 5: 4), finalmente prescrevendo a abençoar pessoas assim: “O Senhor faz com que seu rosto brilhe em você e tenha misericórdia de você; o Senhor te levante o rosto e te conceda a paz.” (Números 6: 25-26).
No entanto, o pecado do homem pode causar a remoção do rosto de Deus. Assim, Deus se expressou falando a Moisés e profetizando os pecados do povo na terra prometida em que ele estava entrando: "Eu os abandonarei, e esconderei meu rosto deles, e eles serão consumidos (...). enfrentar naquele dia, por todo o mal que terão causado, por terem se voltado para outros deuses.” (Deuteronômio 31: 17-18). As citações no mesmo sentido são numerosas: "Fixarei a minha face contra você."  (Lv 26:17), o Senhor "ocultará a sua cara" (Mi 3,4), "o Senhor estava muito zangado com os israelitas, ele os varreu de sua presença (...) os expulsou de sua presença.” (2 Reis 17: 18-20), etc.
Tudo isso também é verdade para o Novo Testamento. Positivamente, se agora vemos com confusão, quando o perfeito virá "veremos cara a cara." (1 Cor 13:12) e na Jerusalém celestial os eleitos "verão a cara dele", isto é, a face de Deus. (Ap 22: 4) No negativo, no final dos tempos, Jesus Cristo retornará para punir aqueles que não reconhecem a Deus e não obedecem ao Evangelho com "dor de perdição eterna, excluída da presença do Senhor e da glória de seu poder." (2 Ts 1). : 9)
O rosto de Deus encarnou-se no rosto de Jesus, que mesmo na Transfiguração "a aparência do seu rosto tornou-se outra ... brilhou como o sol." (Lc 9:29; Mt 17: 2). Mas, como se tratava de uma experiência "humana", como as coisas humanas acontecem com o tempo e, no momento da Ascensão, Jesus "foi elevado e recebeu uma nuvem que o escondeu dos olhos." (Atos 1: 9 ) e hoje não é mais possível ver fisicamente o rosto de Jesus como durante sua vida terrena. E não é uma perda, mas uma bem-aventurança ligada à fé: "Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:29)
No entanto, hoje ainda resta algo a ver: "Os mistérios da vida de Cristo constituem os fundamentos do que Cristo agora distribui nos sacramentos através dos ministros de sua Igreja, uma vez que" o que era visível em nosso Salvador passou agora a seus mistérios / quod (...) Redemptoris nostri conspicuum fuit, em sacramenta transivit (São Leão Magno, Sermón 74,2 ), (CCC 1115). Nesse sentido, a Segunda Oração Eucarística diz: "Agradecemos porque você nos faz dignos de atendê-lo", em latim "astare coram te" ou "estar diante de você". A Liturgia das Horas, na segunda quinta-feira da Páscoa, lembra um texto de São Gaudenzio de Brescia († 410), segundo o qual os sacramentos, em particular a Eucaristia, devem ser celebrados até a volta de Cristo, porque “os sacerdotes e todos os povos da os fiéis têm todos os dias diante de seus olhos a representação viva da paixão do Senhor (exemplo da paixão é o cristianismo ante oculos habentes diário)”. São Tomás de Aquino explica que a Eucaristia é um sacrifício porque "é de certa forma uma imagem" re "introdutória (re-representativa) da paixão de Cristo, que é uma verdadeira imolação" (III, q 83, a1) e o Conselho de Trento repete quase literalmente que Jesus Cristo na Última Ceia deixou um sacrifício visível (a Missa) que "re" apresenta o sacrifício sangrento da cruz (cf. D 1740).
Aqui estamos no ponto doloroso: a face de Deus se manifesta nos sacramentos e especialmente na eucaristia, mas são precisamente esses que são inacessíveis à maioria das pessoas e, portanto, através do que aconteceu e está acontecendo, parece que Deus removeu o rosto impedindo os batismos, Crismas - eu sei, a confirmação é dita, mas deixe-me preferir Crisma, que se lembra do "crismo" -, Sacramento da Penitência, Ordenações, Casamentos e até ... exorcismos (Tenho certeza de que um certo número de exorcistas respeita o bloqueio!).
Eu sei, a objeção está ao virar da esquina: "Não vamos dizer bobagem, não foi Deus quem desviou o rosto, somos nós que simplesmente não podemos ir à igreja devido ao contágio". De fato, há mais, parece que o velho ditado de que "Deus escreve bem em linhas tortas" foi invertido. Não, aqui as linhas parecem totalmente retas: o contágio está lá e, como ainda não há evidências seguras de que ele é produzido em laboratório, parece um contágio normal e o Estado tem o dever normal de tomar medidas (geralmente válidas, mesmo se houver) por um, eles podem ser questionáveis). Os católicos (italianos) são ressegurados pelos bispos e pelo Papa para cumprir as disposições acima sobre celebrações. Sim, as linhas são retas, mas a conclusão é torta: a face sacramental de Deus não é mais acessível!
Nesse ponto, aqueles que têm fé enfrentam um mistério do qual surgem duas perguntas: “Como Deus permitiu isso? E então, o diabo não está envolvido ou, pelo menos, não está gostando (exceto pela autonomia de fatores naturais e pessoas humanas)?” A segunda pergunta é fácil de responder: "Sim, o diabo gosta disso". A resposta para a primeira pergunta é mais complexa. De fato, mesmo que Deus positivamente permitisse e não quisesse essa situação, de acordo com os textos bíblicos, a privação e retirada de seu rosto (sacramental) estão relacionadas ao esquecimento e ao abandono, ou seja, pecados contra ele e contra o próximo.
Todos são convidados a refletir um pouco sobre o passado: pense nas injustiças sociais, que são a primeira disputa - e não a única - em que São Paulo escreveu que quem não reconhece o corpo do Senhor "come e bebe o julgamento de Deus sobre si mesmo” (1 Coríntios 11:29); Pensemos na caridade e aceitação que, mesmo dentro da companhia eclesial, às vezes sofre; Pensemos em nos distanciar dos Sacramentos e da Missa Dominical, seja por diversão, por trabalho ou por negligência; pense em desvios sexuais que não são mais reconhecidos como "desordenados" e um domínio insano da vida (aborto e eutanásia); pense em muitos desequilíbrios doutrinários; Pensemos em uma série de absolutas sacramentais e comunhões que "não foram feitas"; Vamos pensar no abuso litúrgico e no estilo de algumas missas que não evocam a experiência de Moisés em frente à sarça ardente, mas o escritório da paróquia, o oratório, a cadeira como um professor se divertindo, o fórum político, etc. e diante do qual talvez Deus tenha dito: "Basta!"
E aqui surge uma objeção adicional: supondo que isso seja verdade, de fato, não é considerado infeliz para aqueles para quem a missa festiva foi / faz parte das eleições opcionais, mas para as pessoas boas que foram à missa e queriam ir e, em vez disso, eles são privados disso. Como Deus pode permitir tal injustiça? Especificamos: a partir dos textos bíblicos mencionados acima, a privação da face sacramental de Deus diz respeito a um povo ou a uma comunidade e não pode ser atribuída em detrimento desta ou daquela pessoa que, se santa, continuará inundada pela graça divina, mesmo que experimentará, pelo menos externamente, danos sociais. Eu poderia acrescentar considerações filosóficas e teológicas complexas, mas prefiro insistir em um fato mais simples, misterioso e ao mesmo tempo profundo: talvez Deus permita o sofrimento dessas pessoas santas, porque elas estão mais dispostas a orar para que Deus converta corações e retorne benevolentemente mostrar seu rosto. E a oração, baseada na exortação: “Busque o Senhor e sua força; busque seu rosto continuamente.” (Salmos 105: 4), ele dirá: “não escondas de mim o teu rosto, para que eu não me torne como os que descem à sepultura.”(Salmos 143: 7): “Deus, tenha piedade de e abençoe-nos, para que o seu rosto brilhe sobre nós.” (Sl 67: 2). De fato, todos devemos orar em coro dessa maneira: "Por você, Senhor, faça seu rosto brilhar em seu santuário devastado." (Daniel 9:17), simplesmente substituindo "vazio" por "devastado". Em suma, "quem é injusto, ainda é injusto, e quem é impuro, ainda é impuro, e quem é justo, pratica a justiça ainda, e quem é santo, santifique-se ainda mais.” (Ap 22:11), isso também se aplica às vezes ao Covid-19.
Nota: Além das citações bíblicas, a interpretação que dei não é inspirada ou revelada, nem é a única possível; portanto, aqueles que não a compartilham têm todo o direito de rejeitá-la. No entanto, vivemos não apenas de certezas inspiradas e reveladas, mas também de hipóteses razoáveis ​​e discernimento das Escrituras, e não é dito que toda "narrativa" católica deve necessariamente ser deixada ou central esquerda.
 
Original do site brujulacotidiana


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...