quinta-feira, 12 de novembro de 2020

De onde vem a modéstia e por que ainda é essencial hoje

O vestido modesto já deu testemunho da dignidade única das mulheres. Ainda assim ou a modéstia é apenas um costume desatualizado?

 

 
Por Hugh Owen
 
 
Hoje em dia, nas Igrejas Católicas de Rito Latino e Bizantino, bem como nas outras Igrejas da Igreja Católica, muitas tradições e costumes antigos foram questionados e muitos dos fiéis foram levados a acredito que a maioria das “velhas maneiras” de fazer as coisas são “velhas” e não se aplicam mais em nossos dias. Uma das “velhas maneiras” de fazer as coisas que é amplamente considerada como “chapéu antigo” é a “velha maneira” de se vestir - tanto os antigos padrões de vestimenta em geral quanto, em particular, os padrões de vestimenta para o culto divino. Neste artigo, consideraremos se os padrões católicos tradicionais de “modéstia” são “antigos” ou ainda válidos - sujeitos a mudanças de acordo com a moda, ou divinamente ordenados e atemporais.

Antes de abordar o tema da modéstia, será importante distinguir entre os costumes, ou "velhas maneiras" de fazer as coisas, que estavam erradas de acordo com o Evangelho - e que, portanto, precisavam ser mudadas - e as "velhas maneiras" de fazer as coisas que foram exigidos pelo Evangelho e que devem ser mantidos. Uma “velha maneira” de fazer as coisas que não estavam de acordo com o Evangelho era a prática de longa data de segregação nas igrejas católicas em muitas partes dos Estados Unidos. Duas gerações atrás, em muitos estados da União, as igrejas católicas eram completamente segregadas de acordo com a cor. Não seria preciso muita leitura do Novo Testamento ou dos Padres da Igreja para saber que esta prática contradiz o ensino de Nosso Senhor Jesus Cristo como foi entendido na Igreja desde o início. Na carta de São Tiago,o apóstolo condena veementemente qualquer tipo de discriminação na Igreja com base na riqueza ou posição social, o que certamente inclui a discriminação racial. Assim, o abandono da segregação deve ser celebrado por todos os cristãos católicos como uma vitória do Evangelho.

O velho costume de segregação de acordo com a raça é (com razão) tão repulsivo para as pessoas hoje que muitos católicos bizantinos e membros de outras igrejas dentro da Igreja Católica são tentados, infelizmente, a considerar outros costumes praticados ao mesmo tempo como igualmente dispensáveis. Mas isso é ilógico - e extremamente perigoso. É ilógico porque o mero fato de que dois costumes prevaleciam na mesma comunidade católica ao mesmo tempo (e que um deles era mau) não prova que o segundo costume também era mau ou dispensável. Também é perigoso porque se o segundo costume estiver de acordo com o ensino do Evangelho, conforme foi transmitido pelos apóstolos, a rejeição desse costume causará grande dano às almas dos fiéis. Em suma, é preciso aprender a fazer a pergunta vital:“Este ou aquele costume está de acordo com o Evangelho como foi entendido na Igreja desde o início?” Se a resposta for “sim”, esse costume deve ser defendido. Se a resposta for “não”, ela pode ser mudada por um bom motivo - contanto que a nova prática também esteja de acordo com o Evangelho como foi transmitido pelos apóstolos.

A modéstia protege a castidade

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica:

Castidade significa a integração bem-sucedida da sexualidade dentro da pessoa e, portanto, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual. A sexualidade, na qual se exprime a pertença do homem ao mundo corporal e biológico, torna-se pessoal e verdadeiramente humana quando se integra na relação de uma pessoa com a outra, na dádiva recíproca e vitalícia de um homem e de uma mulher. A virtude da castidade envolve, portanto, a integridade da pessoa e a integralidade do dom (Catecismo, 2337).

Adão e Eva foram criados em um estado de perfeita integridade em que suas paixões e apetites estavam completamente subordinados à razão e sua razão à vontade de Deus. Em seu estado original de integridade, Adão e Eva possuíam castidade perfeita. Com o pecado original, porém, nossos primeiros pais perderam o dom da integridade. Suas paixões e apetites não permaneceram mais sujeitos à razão, nem sua razão se submeteu facilmente à vontade de Deus. Nessas condições, a castidade não poderia ser preservada sem a salvaguarda extra da modéstia, que o Catecismo define como "recusar-se a revelar o que deveria permanecer oculto", acrescentando que a modéstia é

ordenado à castidade de cuja sensibilidade dá testemunho. Orienta o olhar e o comportamento dos outros em conformidade com a dignidade das pessoas e a sua solidariedade. . . Inspira a escolha de roupas. Ele mantém silêncio ou reserva onde houver risco evidente de curiosidade doentia. (Catecismo da Igreja Católica, 2521-2522)

Uma pesquisa das Sagradas Escrituras sobre o assunto da modéstia confirma este ensino. A primeira menção de roupas em toda a Bíblia ocorre no livro de Gênesis após a queda de Adão. Antes da queda, Adão e Eva estavam vestidos com a glória de Deus. É por isso que os versos das Vésperas Bizantinas para a Festa da Transfiguração comparam a glória de Jesus no Monte. Tabor para a glória original de Adão:

Por meio de sua transfiguração, Você devolveu a natureza de Adão ao seu esplendor original, restaurando seus próprios elementos para a glória e o brilho de sua divindade. Por isso clamamos a você, o Criador de Tudo, "Glória a você."

De acordo com São João Crisóstomo, quando Adão e Eva pecaram contra Deus no Paraíso, eles perderam a graça de Deus que os iluminou com glória e se conscientizaram de sua nudez.

E os olhos de ambos foram abertos; e quando se perceberam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram aventais para si. (Gen. 3: 7)

Tendo perdido a glória de Deus na qual foram criados, Adão e Eva procuraram vestir seus corpos nus com folhas de figueira. Mas Deus não ficou satisfeito com esses "aventais" e forneceu a Adão e Eva roupas compridas feitas de peles de animais, peles que exigiam a morte sacrificial de animais - um prenúncio da futura morte sacrificial de Nosso Senhor Jesus Cristo, que merecida por Adão e Eva e por todos os seus filhos uma parte de Sua castidade perfeita.

Assim, logo no início da história humana, Deus revestiu o primeiro homem e a primeira mulher de uma forma que salvaguardou a sua castidade. Isso se reflete na iconografia da tradição bizantina, que sempre retrata Adão e Eva após o exílio do Paraíso vestidos com peles de animais ásperas que os cobrem dos ombros aos joelhos. A importância da modéstia no vestuário para nossos primeiros pais recebe ainda maior ênfase nos ícones da Ressurreição, que mostram o Senhor Ressuscitado resgatando Adão e Eva do Hades, totalmente vestidos da cabeça aos pés.

No estado original do homem, revestido da luz da glória, os corpos e almas de Adão e Eva existiam em perfeita harmonia com a Vontade Divina. Mas depois da Queda, seus corpos e almas ficaram desordenados, e as paixões que deveriam servir à alma tornaram-se rebeldes. Mesmo que Adão e Eva continuassem a ser “uma só carne” com a bênção de Deus após a queda, o desejo de um pelo outro não estava mais perfeitamente ordenado como teria sido no estado original de integridade. À medida que seus filhos e netos começaram a povoar a Terra, a necessidade de modéstia tornou-se ainda mais urgente. Assim, Deus teve que ensinar o homem a disciplinar sua mente e seu corpo, para manter a ordem correta dentro de si, para que pudesse viver na amizade de Deus. Os Dez Mandamentos exigiam que o povo de Deus mantivesse um alto padrão de castidade,e a Lei mosaica determinava punições estritas para aqueles que violassem a santidade do casamento por meio de fornicação, adultério ou perversão sexual.

Sob a Antiga Aliança, as mulheres tinham direitos de que não gozavam na maioria das outras sociedades. Para as mulheres hebraicas, a roupa modesta do corpo de uma mulher não era apenas uma proteção contra a luxúria e a falta de castidade, mas também um sinal de sua dignidade. Quando o profeta Isaías profetizou contra a Babilônia, ele a personificou como uma mulher e predisse que ela cairia de sua posição de poder e prestígio para uma escravidão abjeta. No mundo antigo, apenas escravos e prostitutas desnudavam as pernas ou descobriam as coxas. Sabendo disso, pode-se apreciar o horror do aviso de Isaías à Babilônia:

Ó filha dos caldeus... não serás mais chamada de terna e delicada. Pegue as pedras de moer e moa a farinha; descubra os seus cabelos, descubra a perna, descubra a coxa, passe os rios. Tua nudez será descoberta, sim, tua vergonha será vista. (Is. 47: 1-3)

Nenhuma mulher de Israel exporia deliberadamente suas pernas ou coxas à vista do público. Imodéstia desse tipo só era imposta a escravos e prostitutas. Assim, o vestido modesto testemunhava a dignidade única das mulheres na sociedade hebraica e as distinguia das mulheres gentias, que muitas vezes eram tratadas como bens móveis.

 

Fonte - lifesitenews

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...