domingo, 4 de abril de 2021

A ressurreição de Cristo como centro e ápice da fé

Apresentamos hoje uma síntese da doutrina cristã sobre a ressurreição de Cristo, extraída de uma brochura da Igreja de San Carlo al Corso, em Roma.


 

 

Fato central do cristianismo

A ressurreição de Cristo é um acontecimento extraordinário, original, irrepetível e único na história humana. É o fato central do Cristianismo, o centro da pregação e testemunho Cristão, do início ao fim dos tempos. A Páscoa é a festa principal, a mais importante de todo o ano, "fundamento e núcleo de todo o ano litúrgico" (Concílio Vaticano II, Sacrosanctum Concilium, 106). Procuremos ilustrar sinteticamente esta extraordinária importância da Ressurreição de Cristo, partindo sobretudo da sua historicidade.


A) HISTORICIDADE DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Em que sentido a Ressurreição de Cristo é um evento histórico?

  • Não é no sentido de que alguém pudesse comparecer diretamente, fotografar o evento no momento em que aconteceu. "Que noite feliz, canta o Exulteto de Páscoa, só ela conheceu o momento em que Cristo ressuscitou dos mortos!" “Ninguém foi testemunha ocular do próprio evento da Ressurreição e nenhum evangelista o descreve. Ninguém pode dizer como isso aconteceu fisicamente. Menos ainda, a sua essência mais íntima, a passagem para outra vida, era perceptível aos sentidos» (CIC, 647).
  • No entanto, a Ressurreição de Cristo é um evento histórico no sentido de que realmente aconteceu na história e teve sinais e provas historicamente comprovados.
  • Ao mesmo tempo é também um acontecimento misterioso, que transcende e ultrapassa a própria história, na medida em que é um mistério da Fé e, como tal, exige a Fé, um dom de Deus, graças ao qual se pode exclamar com a cabeça de Santo Tomás. - sobre o Cristo ressuscitado: "Senhor meu e Deus meu" (Jo 20,28).

Quais são os sinais, as provas que atestam a Ressurreição de Cristo?

  • Existem dois em particular:
    • A tumba vazia
    • As aparições do Cristo ressuscitado.
  • Graças a essas evidências, a verdade histórica da Ressurreição de Cristo "está amplamente documentada, embora se hoje, como no passado, não haja necessidade de alguém que a duvide ou mesmo negue de várias maneiras" (Bento xvi, Quarta-feira, Catequese, 26 de março de 2008).

Qual é o valor do túmulo vazio?

«No contexto dos acontecimentos pascais, o primeiro elemento que se encontra é o túmulo vazio. Não é em si uma prova direta. A ausência do corpo de Cristo no sepulcro poderia ser explicada de outra forma (cf. Jo 20,13; Mt 28,11-15). Apesar disso, o túmulo vazio constituiu um sinal essencial para todos. Sua descoberta pelos discípulos foi o primeiro passo para o reconhecimento do fato da Ressurreição. É o caso, em primeiro lugar, das mulheres santas (cf. Lc 24,32-23), depois de Pedro (cf. Lc 24,12). «O discípulo que Jesus amava» (Jo 20, 2) afirma que, ao entrar no túmulo vazio e descobrir «as ataduras no chão» (Jo 20,6), «viu e acreditou» (Jo 20,8). Isto supõe que se encontrou no estado de sepultura vazia (cf. Jo 20,5-7) que a ausência do corpo de Jesus não pode ter sido obra humana e que Jesus não voltou simplesmente à vida terrena como aconteceu com Lázaro (cf. Jo 11,44)» (Catecismo, 640)

Quais são as características das aparições do Cristo ressuscitado?

  • Tais aparências:
    • eles são rigorosamente documentados no Novo Testamento (Evangelhos, Atos e Cartas dos Apóstolos são todos consistentes em sua descrição).
    • São numerosas: as duas Marias (Jo 28,1-8); a Maria Madalena (Jo 20,11-18); aos discípulos no Cenáculo (Jo 20,19-23); os transeuntes de Emaús (Lc 24,13-35; Mc 16,12-13); a Thomas (Jo 20,24-29); os discípulos nas águas do lago (Jo 21,1-14); para outros (Jo 20,30-31); Paulo e 500 irmãos (1 Cor 15, 3-9; 20-21).
    • Eles mostram um fato fundamental: a iniciativa não é dos discípulos, mas dEle, o Cristo, o Vivente, como atesta também o Livro dos Atos: "Ele se mostrou vivo a eles" (1, 3). Portanto, não é algo que começa com os discípulos, mas sim com o próprio Cristo.
    • Eles permitem verificar que o corpo ressuscitado de Jesus é o mesmo que foi martirizado e crucificado, porque ainda traz os sinais da paixão (cf. Jo 20,20,27).
    • Eles testemunham a nova dimensão do Ressuscitado, o seu modo de ser "segundo o Espírito", que é novo e diferente do anterior modo de ser "segundo a carne".
    • Consentem que Jesus ressuscitado confie aos Apóstolos e discípulos a missão de anunciar aos outros a sua Ressurreição e o seu Evangelho: «Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.» (Mt 28,19); E disse-lhes: «Ide por todo o mundo e proclamai o evangelho a toda a criação» (Mc 16,15).
  • O Jesus ressuscitado aparece em primeiro lugar às mulheres, que foram, portanto, as primeiras a encontrar Jesus ressuscitado e a anunciar aos apóstolos:
    • Mulheres incrédulas, que recebem por isso, na manhã de Páscoa, também a censura do anjo: "Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo?" (Lc 24, 5);
    • Mulheres incontestáveis: naquela época, no contexto hebraico, o testemunho da mulher não tinha valor oficial, legal.

Agora, o fato de que Jesus se manifestou primeiro às mulheres é mais um teste para acreditar na verdade histórica de sua ressurreição e na veracidade de tudo o que foi escrito pelos evangelistas. Com efeito, se não tivesse acontecido realmente, por que confiar o importante testemunho da Ressurreição de Cristo em primeiro lugar às mulheres, cuja palavra não tinha valor jurídico?


Qual é o valor do testemunho dos apóstolos?

  • O valor do testemunho dos Apóstolos decorre das características que tal testemunho apresenta:
    • O núcleo central do testemunho de diferentes pessoas, em diferentes situações e lugares, concorda em todas as aparições e atesta que o Senhor ressuscitou e se manifestou vivo.
    • É um testemunho muito antigo. O testemunho mais antigo da Ressurreição é o do Apóstolo São Paulo: “Porque vos transmiti, em primeiro lugar, o que por sua vez recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; que ele foi sepultado e que ressuscitou no terceiro dia, de acordo com as Escrituras; que ele apareceu a Cefas e depois aos Doze; mais tarde, ele apareceu a mais de quinhentos irmãos ao mesmo tempo, muitos dos quais ainda estão vivos e outros já morreram. Então ele apareceu a Santiago; mais tarde, a todos os apóstolos. E, finalmente, ele apareceu a mim também, como a um homem abortado” (1 Cor 15,3-8). A data em que essas palavras foram escritas é aproximadamente 56 ou 57 DC. Mas São Paulo afirma ter recebido de outros, depois de sua conversão, o núcleo central de tal testemunho (cf. Atos 9,3-18). E, portanto, este texto pode ser rastreado até aproximadamente 35 DC, ou seja, mais ou menos 5 ou 6 anos após a morte de Cristo. Este testemunho é, portanto, de grande valor histórico, devido à sua idade.
    • Os apóstolos aparecem como testemunhas e não como inventores desses testemunhos. Na verdade, a Ressurreição parecia-lhes uma coisa impossível, além do imaginável. O próprio Jesus deve superar sua resistência, sua incredulidade: "Oh, lento de coração para crer!" (Lc 24, 25); Por que você está preocupado e por que surgem dúvidas em seu coração? Olhe para minhas mãos e meus pés; Sou eu mesmo. Toque-me e veja que um espírito não tem carne e ossos como vocês vêem que eu tenho” (Lc 24,38).
  • Pelo testemunho deles, percebe-se que a Ressurreição de Cristo é um evento que:
    • Eles se superam, que também são testemunhas. A este respeito, não devemos esquecer que quando Jesus foi capturado e crucificado, os discípulos fugiram e pensaram que o caso de Jesus já estava encerrado, sem nutrir qualquer esperança de uma ressurreição. No lugar do entusiasmo, após a morte de Cristo, houve apenas desânimo e decepção nos discípulos. E, portanto, a ressurreição estava além de seus pensamentos e esperanças.
    • Portanto, ela precede, é mais, muda totalmente o pensamento e a vontade dos Apóstolos, que portanto não poderiam ter inventado tal fato.
    • Isso muda suas vidas: torna-os corajosos para que possam até enfrentar o martírio. Este é um motivo ulterior a favor da historicidade da Ressurreição de Cristo, visto que ninguém morre por mentir.

B) IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Quão importante foi sua ressurreição para Cristo?

A ressurreição de Cristo não é:

  • Um fato que toca a Cristo somente do ponto de vista espiritual, mental ou psicológico.
  • Um retorno à nossa vida terrena, e nem mesmo uma simples ressuscitação de um cadáver, “como no caso das ressurreições que fez antes da Páscoa: a filha de Jairo, o jovem de Naim, Lázaro. Esses eventos foram eventos milagrosos, mas as pessoas afetadas pelo milagre mais uma vez tiveram, pelo poder de Jesus, uma vida terrena "comum". A certa altura, eles morrerão novamente. A ressurreição de Cristo é essencialmente diferente. Em seu corpo ressuscitado, ele passa do estado de morte para outra vida além do tempo e do espaço. Na ressurreição, o corpo de Jesus é preenchido com o poder do Espírito Santo; participa da vida divina no estado de sua glória, tanto que São Paulo pode dizer de Cristo que ele é "o homem celeste" (Catecismo, 646).

A Ressurreição de Cristo é:

  • O ponto culminante de sua Encarnação.
  • A transformação do corpo de Cristo, que é glorificado e entra em uma ordem radicalmente diferente. Sua corporeidade é diferente da que tinha antes. Não está sujeito às leis físicas; não é mais condicionado pelo espaço e pelo tempo. Porque entra e sai com as portas fechadas; ele aparece e desaparece onde, como e quando quer, “seu corpo ressuscitado é o mesmo que foi crucificado, e traz os traços de sua paixão, mas agora ele já participa da vida divina, com as propriedades de um corpo glorioso. Por isso, Jesus ressuscitado é soberanamente livre para aparecer aos seus discípulos onde quiser e sob várias formas” (Compêndio, 129).
  • A obra das três Pessoas da Santíssima Trindade: «o Pai manifesta o seu poder, o Filho «recupera a vida, porque a deu gratuitamente» (Jo 10,17), reunindo a sua alma e o seu corpo, que o Espírito Santo vivifica e glorifica”(Compêndio, 130).
  • O "sim" de Deus a Jesus que os homens condenaram e mataram: é o selo que Deus põe nas palavras e nas obras de Jesus. É o vértice, a plenitude, a síntese de todo o desígnio que o Pai tem sobre o Filho. O livro de Atos testifica: "Deus deu a todos os homens uma prova segura de Jesus, ressuscitando-o dentre os mortos" (17:31).
  • A prova definitiva e decisiva de sua divindade. Ele havia dito: "Quando você ressuscitar o Filho do homem, então saberá que eu sou" (Jo 8:28). A morte de Cristo é o cumprimento da consumação da vítima, o testemunho supremo da sua caridade, enquanto a sua ressurreição é a prova da sua verdade como Filho de Deus e do próprio Deus.
  • Ele confirma tudo que:
    1. O Antigo Testamento havia predito (cf. Lc 24,26-27,44-48)
    2. Jesus disse, prometeu (cf. Mt 28,6; Mc 16,7; Lc 24,67) e cumpriu
  • A vitória sobre o pecado e a morte.
  • A glorificação, a exaltação, a elevação de Jesus à destra do pai. Desta forma, «o Senhor reina com a sua humanidade na glória eterna do Filho de Deus, intercede incessantemente perante o Pai por nós, envia-nos o seu Espírito e dá-nos a esperança de chegar um dia com ele, ao lugar que nos preparou”(Compêndio, 132).

Quão importante é a ressurreição de Jesus Cristo para nós?

  • A ressurreição de Cristo não diz respeito apenas à pessoa e obra de Jesus. Este é um fato de alcance universal, que abrange toda a história humana e o destino de cada ser humano, atinge intimamente a existência humana e é capaz de modificá-la.
  • A ressurreição de Cristo de fato:
    • É o fundamento, o centro, o ápice da fé cristã: «Se Cristo não ressuscitou», afirma São Paulo, «é vã a nossa pregação e também vã a nossa fé» (1 Cor 15,14); Na verdade, não é novidade acreditar que Jesus está morto: isso também é acreditado pelos pagãos, todos acreditam. Em vez disso, o que é verdadeiramente novo, original e barulhento é acreditar que Ele ressuscitou.
    • É a vitória sobre o pecado e sobre a morte, porque Jesus ao morrer destruiu a morte e ao ressuscitar deu vida aos homens. «Ele nos fez passar da escravidão à liberdade, da tristeza à alegria, do luto à festa, das trevas à luz, da escravidão à redenção. É por isso que lhe dizemos: Aleluia!» (Melitón de Sardes-santo do século II-, Homilia Pascal).
    • Que «realiza a adoção filial porque os homens se tornam irmãos de Cristo, como o próprio Jesus chama os seus discípulos depois da sua ressurreição: «Ide, avisai os meus irmãos» (Mt 28,10; Jo 20,17). Irmãos, não por natureza, mas por dom da graça, porque esta filiação adotiva confere uma real participação na vida do Filho único, que ele revelou plenamente na sua ressurreição” (Catecismo, 654).
    • A verdadeira fonte do serviço de amor da Igreja, que procura aliviar o sofrimento dos pobres e dos fracos, tendo revelado um amor mais forte que a morte, mais forte que o mal. «Na Páscoa a árvore da fé floresce, a pia batismal fecunda, a noite resplandece com uma nova luz, desce o dom do céu e o sacramento dá o seu alimento celeste. Na Páscoa a Igreja acolhe todos os seres humanos e faz deles um só povo e uma só família» (Antigo Autor desconhecido, Da «Homilia da Páscoa», Disc. 35, 6-9).
    • Aconteceu no domingo - “primeiro dia da semana” (Mc 16, 2) -, por isso o domingo é para os cristãos:
      1. O feriado da semana (morre Domini).
      2. Dia principal da celebração comunitária da Eucaristia (preceito festivo). Na verdade, a Santa Missa celebra a Comemoração da Páscoa do Senhor.
    • Faz do Domingo de Páscoa o feriado mais importante do ano: todas as outras festividades decorrem dele.
    • Torna-se nossa ressurreição, em uma dimensão tripla:
      1. Batismal: «Sepultados com ele no baptismo, também foste ressuscitado com ele pela fé na acção de Deus, que o ressuscitou dos mortos» (Colossenses 2, 12);
      2. Moral: todos os dias devemos morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida: “Portanto, se foste ressuscitado com Cristo, procura as coisas do alto, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Aspire às coisas do alto, não às da terra ”(Colossenses 3: 1-2);
      3. Escatológico: “Aquele que ressuscitou Cristo dos mortos também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós” (Rm 8,11).

Que relação existe entre a ressurreição de Cristo e a ressurreição de nossos corpos?

  • A Ressurreição de Cristo é a causa eficiente (fonte) e exemplar (modelo) de nossa justificação e ressurreição, o início e a fonte da futura ressurreição de nossos corpos que acontecerá no fim deste mundo: “Cristo ressuscitou dos mortos como os primeiros frutos de quem dormiu. […]; Pois assim como todos morrem em Adão, todos reviverão em Cristo”(1 Cor 15, 20-22). Nosso corpo, portanto, no fim dos tempos:
    • Ele ressuscitará transformado: "Compreender como acontecerá a ressurreição está além da possibilidade de nossa imaginação e compreensão" (Compêndio, 205).
    • Ele receberá a mesma retribuição que a alma recebeu no julgamento de Deus no momento da morte do corpo: "os que fizeram o bem para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal, para a ressurreição do juízo" (Jo 5,29).
  • A ressurreição de nossos corpos será acompanhada pela transformação de toda a criação e do universo, que "libertados da escravidão da corrupção, participará da glória de Cristo, inaugurando" os novos céus e a nova terra" (2 P 3, 13). Assim se realizará a plenitude do Reino de Deus, ou seja, o cumprimento definitivo do desígnio salvífico de Deus de "fazer com que tudo tenha Cristo por Cabeça, o que está nos céus e o que está na terra" (Ef 1,10). . Deus então será "tudo em todos" (1 Cor 15,28), na vida eterna" (Compêndio, 216).                 
  •  
  •  
  •  
  •  Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...