domingo, 13 de junho de 2021

Como receber a Eucaristia com dignidade

A hóstia consagrada é a mesma para todos, mas seu efeito depende da saúde espiritual de quem a recebe.

comungar com dignidade

 

Nos sacramentos, a doutrina católica distingue o aspecto objetivo do subjetivo, ou seja, a validade do próprio sacramento da sua eficácia para o destinatário. A terminologia clássica se refere a isso com as fórmulas ex opere operato e ex opere operantis, respectivamente. Um sacramento é válido ex opere operato se os elementos necessários para a sua celebração estiverem presentes (cf. "Elementi di validità della Confessione", Il Timone, junho de 2018), embora frutifique ex opere operantisse o destinatário realiza certos atos. Isso porque os sacramentos "dão frutos em quem os recebe com as disposições exigidas" (Catecismo, n. 1131).

As palavras de Santo Tomás

No que diz respeito à comunhão eucarística, Cristo está realmente presente em cada hóstia consagrada, mas esta presença objetiva (que não depende da fé de quem comunica) só comporta um fruto de graça se for recebido de uma determinada maneira. Além disso, a presença de Jesus no sacramento pode ser prejudicial, em vez de salvífica, se a pessoa que comunica está em pecado grave.

A revelação divina ensina: “Portanto, qualquer que comer o pão e beber o cálice do Senhor indignamente, é culpado do corpo e do sangue do Senhor. Portanto, que cada um examine a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe a sua condenação” (1Cor 11,27-29)

Santo Tomás de Aquino exprimiu esta doutrina na sequência Lauda Sion , na qual lemos que o sacramento: “É recebido pelos bons e recebido pelos maus, mas com frutos desiguais: para uns vida, para outros, morte”. E continua: “É a morte para os pecadores e a vida para os justos: veja como a mesma comida tem efeitos tão opostos”.

A questão é precisamente esta: a comunhão é igual para todos, mas não tem o mesmo efeito para todos, pois esta depende do estado de saúde espiritual de quem comunga e da devoção (interior e exterior) com que ele se comunica.

A maternidade da Igreja

A Igreja deseja manter os que estão em pecado grave longe da comunhão, não por vontade discriminatória ou por "usar a comunhão como arma", mas por amor: a Igreja, como Mãe amorosa, quer impedir a comunhão de tendo efeito a morte em quem o recebe sem estar em condições de fazê-lo. A Igreja age como uma mãe de família, mantendo instrumentos cortantes ou produtos perigosos fora do alcance de seus filhos. Esses instrumentos e produtos são muito úteis para quem sabe usá-los, mas podem ser letais para quem não está preparado para usá-los da maneira correta.

Recentemente, tornou-se moda citar a famosa descrição de Santo Inácio de Antioquia, segundo a qual a Eucaristia é o "remédio da imortalidade" (Aos Efésios20,2). Ele traduziu nestes termos o que o próprio Senhor disse: "Quem comer este pão viverá para sempre" (Jo 6,51). Porém, os Padres deixaram claro que não bastava receber a hóstia consagrada para ter vida, porque ela deve ser vivida com fé e amor, estando na graça de Deus. Na verdade, um remédio pode curar ou matar, dependendo do paciente. O fato de que a Eucaristia foi instituída por Cristo como o remédio da salvação não exclui que recebê-la indignamente pode agravar a condição espiritual do pecador. Santo Agostinho, comentando o capítulo 6 do Evangelho de São João, escreve que Jesus falava assim “para que comamos a carne de Cristo e o sangue de Cristo não só no sacramento, o que muitos ímpios também fazem, mas para que nós coma e beba até a participação do Espírito.Dessa forma, permaneceremos no corpo do Senhor como membros, para que seu Espírito nos vivifique e não nos escandalize, embora, por enquanto, muitos sacramentos comam e bebam temporariamente conosco, e no final terão tormentos eternos.» (Comentário sobre o Evangelho de João, XXVII, 11). Quem recebe o corpo eucarístico em pecado mortal comete um sacrilégio que - expressando-se em termos de espiritualidade - "causa sofrimento" ao Senhor.

As quatro condições

Então, o que é necessário para receber a comunhão com dignidade?

É assim que o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica responde a esta pergunta: “Para receber a Sagrada Comunhão é preciso estar totalmente incorporado à Igreja Católica e estar na graça de Deus, isto é, sem consciência do pecado mortal. Quem está ciente de ter cometido um pecado grave deve receber o Sacramento da Reconciliação antes de se aproximar para receber a Comunhão. Importantes também são o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude corporal (gestos, vestimentas), como sinal de respeito a Cristo” (n. 291). Para que a comunhão dê frutos, deve-se atentar para estes aspectos:

  • Deixando de lado a complexa questão da chamada "intercomunhão" entre cristãos de diferentes confissões, para receber a comunhão é necessário ser um fiel católico em comunhão com a Igreja, isto é, não ser excomungado nem questionado. Excluem-se os que "persistem obstinadamente em manifesto pecado grave" (Código de Direito Canônico, cân. 915). Além do caso dos divorciados que voltaram a casar civilmente e não vivem "como irmão e irmã", podemos lembrar o caso (pior ainda) daqueles que praticam aborto ou eutanásia, ou cooperam formalmente com essas práticas. Neste contexto, insere-se a questão de saber se um político católico pode apoiar políticas a favor do aborto, da eutanásia ou apoiar outras condutas que se opõem claramente à doutrina católica e que, apesar disso,eles continuam a receber a comunhão.
  • É necessário estar em estado de graça, ou seja, não estar ciente de nenhum pecado mortal cometido desde a última confissão até o momento da comunhão. A comunhão só pode ser recebida em estado de pecado grave se não for possível confessar antes e houver uma "razão grave" para a qual é necessário receber a comunhão. Nestes casos, é necessário "praticar um ato de contrição perfeita, que inclui a intenção de confessar o mais cedo possível" (cân. 916). Pode-se considerar que são poucos os tipos de ocasiões em que existe um motivo sério que exige a comunhão em estado de pecado mortal (a vergonha produzida por se sentir julgado pelos outros não é um motivo sério).
  • É necessário observar o jejum eucarístico anterior. De acordo com a regulamentação em vigor, deve-se abster "de qualquer alimento e bebida pelo menos uma hora antes da Sagrada Comunhão, com exceção apenas da água e dos remédios" (cân. 919, §1). “São dispensados ​​os idosos ou enfermos, bem como os que deles cuidam” (§3).
  • É extremamente oportuno cuidar da atitude interior e exterior com que os fiéis se aproximam do altar. Interiormente, é necessário viver a comunhão pelo que ela é, a saber: o encontro real com o Senhor crucificado e ressuscitado. Não reconhecer a sua presença com fé é um pecado, como ensina Santo Agostinho: "Ninguém come esta carne sem antes adorá-la [...], pecaríamos se não a adorássemos" (citado por Bento XVI na Sacramentum Caritatis, n. 66). Para que uma comunhão dê frutos espirituais, é necessário meditar sobre a identidade d'Aquele que recebemos (e devemos agradecer depois da comunhão). Uma vez que o ser humano não é apenas a alma, mas também o corpo, deve expressar a fé e a adoração à sua maneira e o fará por meio de gestos adequados (genuflexão, ajoelhar-se, evitar cruzar as pernas ao sentar, etc.), além de vestir-se com recato, de acordo com a circunstância e o local.

Valor incalculável

O valor da comunhão bem recebida é incalculável. Graças a comunhões verdadeiramente sagradas, os membros da Igreja crescem, o Espírito Santo habita no coração dos crentes e os transforma progressivamente à imagem de Cristo, para glória de Deus Pai. A Eucaristia faz os santos e, assim, a Eucaristia faz a Igreja.

Postado por Mauro Gagliardi em Il Timone.

Traduzido por Verbum Caro para InfoVaticana.

 

Fonte - infovaticana

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...